Empresa
Inovação! Posicione-se e tenha FOCO!

Falar de inovação é algo extremamente complexo, depende muito do contexto onde o produto ou serviço estão inseridos para caracterizar-se em algo, de fato, relevante. Uma premissa comum quando se fala em inovação é o desenvolvimento de uma oferta nova e viável.
Sim, inovar é desenvolver algo viável, não é utopia, teoria ou invenção. Na verdade, poucas novidades são inovações e uma das características que define entre ser e não ser é pensar além do produto ou serviço, encontrar outras formas de desenvolver e até mesmo de construir interações.
Para auxiliar neste processo de busca pela constante inovação recomendo a leitura de “Dez Tipos de Inovação”, do Larry Keeley, inclusive este artigo tem como referência a publicação citada, mas aqui serei bem conciso para facilitar o entendimento.
O modelo 10 TI, 10 Tipos de Inovação, entregue neste livro é bem simples e ajuda muito no diagnóstico e enriquecimento das inovações que queira trabalhar, mas algo que devo reforçar aqui é como essa técnica deve ser utilizada para um posicionamento mais preciso e eficaz.
A estrutura 10 TI é dividida em 3 categorias, configuração, oferta e experiência, como pode ser observado na figura a seguir e cada uma tem seus caminhos para a inovação.
A CONFIGURAÇÃO são tipos de inovações e posicionamentos mais focados nos trabalhos internos e estruturas dos negócios.
Na OFERTA o foco está na entrega em si e como ele deve se posicionar no mercado. A performance é o que rege o desempenho e o sistema do produto ou serviço.
E na EXPERIÊNCIA, concentra-se os elementos do negócio e do sistema que estão focados na audiência-alvo.
Cada categoria tem suas subdivisões. A minha intenção é demonstrar uma ferramenta poderosa de posicionamento em que os empreendedores podem utilizar como ponto de partida na construção de um diferencial competitivo.
Vamos aos exemplos:
DROPBOX. Posiciona-se no MODELO DE LUCRATIVIDADE como uma ferramenta freemium, isso porque oferece uma oferta limitada de degustação e opções de pacotes mais completos como fonte de receita e manutenção da plataforma.
NATURA. Posiciona-se no ECOSSISTEMA DE VALOR porque possui uma rede com universidades em todo o mundo e ações de inovações abertas, metade dos seus produtos nascem dessas iniciativas.
AZUL LINHAS AÉREAS. Posiciona-se em ESTRUTURA para proporcionar baixo custo de manutenção, conforto e segurança aos passageiros e equipes de solo.
Com o famoso sistema de produção “enxuto”, a TOYOTA demonstra seu posicionamento em PROCESSOS.
Em PERFORMANCE DE PRODUTO temos como exemplo o CORNIG® GORILLA® GLASS®, um tipo de vidro resistente desenvolvido para smartphones que declara ser o mais forte contra arranhões.
No ECOSSISTEMA DE PRODUTO a NIKE é um ótimo exemplo de posicionamento, a marca oferece uma plataforma de uso desde o tênis até aplicativos, ou seja, uma suíte completa para um estilo de vida esportivo.
Como SERVIÇO temos a HYUNDAI que desenvolveu o programa Assurance, garantia para seus clientes do pagamento caso eles perdessem o emprego durante o primeiro ano de compra do carro.
Em CANAL temos como exemplo a NESPRESSO, que utilizou como posicionamento a criação de um clube seleto de aficionados por café.
Com o posicionamento de MARCA, a VIRGIN é um bom exemplo, de gravadoras às operadoras de celulares, a marca é uma das mais fortes do mundo.
Com o posicionamento focado em ENGAJAMENTO, a VOLKSWAGEN vem desenvolvendo campanhas para o uso consciente do transporte no dia a dia, pensando nos impactos sociais e ambientais.
Repare que as marcas definem um posicionamento e desenvolvem soluções focadas nas propostas listadas por Larry e de maneira tangível proporcionam experiências aos seus clientes de maneira constante e precisas.
Não existe um caminho IDEAL, o que temos são soluções que se adaptam a cada negócio, porém ter foco em um posicionamento de inovação auxilia as pequenas e médias empresas na associação desejada de marca junto aos seus consumidores e clientes, por tanto estude o caminho ideal, tenha foco, estratégia e vai pra cima.
Empresa
Live marketing no Natal 2025 gera até 50% de aumento nas buscas online pelas marcas que adotam a estratégia

Os elementos visuais típicos de diversas campanhas publicitárias de Natal, luzes, família reunida, a mesa da ceia, já se revelam saturados e muitos já não são capazes de diferenciar as marcas. Nesse contexto, players que investem em experiências sensoriais conseguem impactos mensuráveis superiores em performance digital. É o que revela pesquisa inédita da Macfor, que analisou o comportamento de busca online dos consumidores brasileiros durante a temporada de Natal de 2025 em relação a ativações de live marketing da Coca-Cola, Nestlé, Panco, Petrobrás e Bradesco.
A pesquisa mapeou ativações das marcas a seguir. A Coca-Cola patrocinou a árvore de Natal do Parque Villa-Lobos em São Paulo, SP, com carrossel de 26 metros, além de manter as Caravanas que percorreram 93 municípios em todo o Brasil com expectativa de impactar 63 milhões de pessoas. No mesmo parque, na capital paulista, a Panco patrocinou a Vila Natalina para criar um ambiente de imersão no universo da marca com cenários interativos e experimentação de produtos.
A Petrobras retomou, após 5 anos, a tradicional árvore de Natal da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, com estrutura de 60 metros abastecida com combustível renovável e programação cultural com a Orquestra Petrobras Sinfônica. A Nestlé, por meio da marca Leite Moça, inaugurou a Casa de Natal Dona do Doce na Oscar Freire, em São Paulo, e oferece oficinas gratuitas de culinária ao longo de dezembro. O Bradesco celebrou seu 17º ano consecutivo como patrocinador do Natal Luz de Gramado, iluminando a Praça Major Nicoletti na 40ª edição do evento, consolidando a longa parceria.
Os resultados revelam impacto direto e mensurável das ativações físicas no interesse online dos consumidores. A Petrobras liderou com crescimento de 50% nas buscas após retomar a árvore da Lagoa Rodrigo de Freitas no Rio de Janeiro. A Nestlé registrou alta de 13,6% nas buscas por Leite Moça com a Casa de Natal Dona do Doce em São Paulo. A Panco obteve aumento de 11,86% nas pesquisas realizadas na capital paulista através da Vila Natalina, enquanto o Bradesco alcançou crescimento de 9% no volume de buscas em Gramado (RS) com sua presença no Natal Luz. A Coca-Cola teve aumento geral de 8,8%, com destaque para o crescimento de 28% nas buscas por “Caravana Coca-Cola”, índice que não se repetiu em regiões onde a caravana não passou, evidenciando a correlação direta entre presença física e demanda digital.
Para Fabrício Macias, co-fundador e vice-presidente de marketing da Macfor, essas ativações consolidam o live marketing como eixo estratégico de comunicação. “Especialmente em um cenário onde a atenção digital se torna cada vez mais cara e disputada, têm maior destaque as marcas que entendem como a experiência sensorial tem poder sobre a jornada de compra”, declara.
A pesquisa analisou dados de volume de buscas no Google pelas marcas citadas entre 15 de novembro e 11 de dezembro de 2025, comparando com 2024.
Empresa
Estrella Galicia é destaque na Fanzone Stock Car Mr.Moo com ativações, linha premium e experiência VIP

A Estrella Galicia, cervejaria espanhola independente e de gestão 100% familiar, esteve presente na Fanzone Stock Car Mr.Moo que aconteceu no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Com uma operação robusta de ativação, a marca reforçou sua conexão com o universo do automobilismo e com experiências ligadas à alta performance, lifestyle e entretenimento.
Durante o evento, os participantes tiveram acesso a dois paredões de cerveja de barril, sendo um instalado no setor do público geral e outro na área VIP, garantindo acesso ao portfólio da cervejaria em diferentes áreas da Fanfest. No espaço VIP, o destaque ficou por conta do Carrinho 1906, na qual os presentes puderam degustar a linha premium 1906 La Milnueve, ampliando a experimentação de rótulos de maior complexidade e qualidade.
A presença da Estrella Galicia também se estendeu ao lounge do evento, que recebeu ambientação com ombrelones e barris-bistrôs personalizados, criando um espaço de convivência aconchegante. O público recebeu ainda copos exclusivos, bonés e chaveiros-abridores, itens que fortalecem a conexão e memória afetiva dos momentos vividos. Nos bares da Fanzone, o consumo era de Estrella Galicia Lager, reforçando a presença da marca em todos os pontos de contato com os consumidores.
“Este evento conecta três territórios, motosports, gastronomia e música, que conversam diretamente com os valores da Estrella Galicia: performance, autenticidade e paixão por experiências reais. Estar presente na Fanzone com uma operação completa, que vai do público geral ao VIP, reforça nossa estratégia de criar conexões genuínas por meio do esporte, do entretenimento e de um produto de alta qualidade que deixa marcas em quem consome”, destaca Renata Cecco, diretora de marketing da Estrella Galicia.










You must be logged in to post a comment Login