Universo Live
Budweiser reúne 200 creators no Super Bowl para viverem uma experiência única com a plataforma global de conteúdo da cerveja em Miami

Chamados de ‘Kings of Culture’, mais de 200 creators de todo o mundo se juntam à marca de cerveja oficial da NFL para iniciativa inédita nas Américas. Brasil será representado por Kondzilla, Felipe Andreoli, Rafa Brites e Eduardo Bravin, entre outros
Muito mais do que um jogo. Não é exagero dizer que essa afirmação diz muito sobre o Super Bowl, a decisão da NFL. Afinal, a definição do campeão apenas coroa tudo o que envolve essa partida decisiva, seja isso dentro ou fora de campo, ou até mesmo durante o intervalo. Sendo assim, Budweiser não poderia ficar fora de um espetáculo tão importante. Por isso, a King of Beers – e marca de cervejas oficial da liga – leva para Miami o BUDX, um programa global da marca que une mentes criativas de todo mundo. Se prepare, os ‘Kings of Culture’ estão prontos para mostrarem todos os seus talentos! Afinal, ser king é chegar lá fazendo o seu próprio caminho.
Pela primeira vez no continente americano, essa plataforma mundial de Bud desembarca com um grande time de creators que está convocado para fazer parte dessa iniciativa. Saídos de mais de 20 países do mundo, essas mentes criativas da música, das artes, da moda e dos esportes – 200 no total – têm moldado a cultura de todo o planeta. E se o Super Bowl é um dos palcos mais grandiosos do mundo, não poderia haver lugar melhor para essas pessoas brilharem mais uma vez.
Com um dos mercados mais efervescentes da NFL, Budweiser abriu um grande espaço para personalidades do Brasil. Um dos principais criadores de conteúdos e influenciadores do país, Kondzilla está entre elas, ao lado da atriz Yanna Lavigne, do ator Bruno Gissoni, da repórter e influenciadora digital Rafa Brites, do apresentador Felipe Andreoli, da promoter Carol Sampaio, do fotógrafo e influenciador digital Eduardo Bravin, entre outros.
Além de aproveitarem experiências únicas dentro do Bud Hotel, em South Beach, inclusive com shows musicais de Halsey, Black Eyed Peas, Diplo, De La Soul and Channel Tres, os ’Kings of Culture’ serão desafiados a contarem sua história no Super Bowl e tudo o que vão vivenciar entre os dias 31 de janeiro e 2 de fevereiro.
“Budweiser tem missão de compartilhar as histórias dos grandes criadores de conteúdo de todo o mundo, e desafiamos os diferentes ‘Kings of culture’ do mundo a darem um passo a mais para conquistar um dos maiores eventos esportivos do planeta. Por meio do BUDX, em Miami, vamos entregar uma experiência única para os influenciadores culturais e celebridades, colocando a coroa de Budweiser no topo durante o fim de semana do Super Bowl 54”, afirmou Steve Arkley, vice-presidente global de marketing de Budweiser.
As pessoas podem acompanhar todo o conteúdo do BUDX pelas redes sociais: https://www.instagram.com/budx/ ou pelas hastags #BUDXMiami e #BeaKing.
Universo Live
APRO+SOM protocola PL que estabelece limite de 15 dias para pagamento às produtoras do setor criativo

Inicialmente nomeada como “Pague em 30”, a proposta formulada pela APRO+SOM evolui e ganha novo escopo com o protocolo do Projeto de Lei nº 1776/2025, agora denominado “Pague em 15”. O texto estabelece o prazo máximo de 15 dias corridos para o pagamento de contratos de até R$ 200 mil firmados com empresas do setor criativo, podendo, em caráter excepcional e mediante negociação, ser estendido para até 30 dias. A medida foi oficialmente protocolada na Câmara dos Deputados com relatoria da deputada Érika Kokay, que acolheu a iniciativa após uma série de reuniões técnicas e institucionais.
“O projeto é fruto de um processo de articulação parlamentar iniciado em 2024, conduzido pela APRO+SOM com o objetivo de enfrentar os impactos negativos dos longos prazos de pagamento, que comprometem a sustentabilidade econômica do setor de áudio’’, explica Bia Ambrogi, presidente da associação. Após a aprovação da deputada Kokay, o texto passou por análise da Consultoria Legislativa da Câmara e incorporou contribuições relevantes — entre elas, da Ministra da Cultura, Margareth Menezes, que propôs a inclusão expressa de contratos com órgãos e entidades da administração pública, a fim de evitar atrasos recorrentes em pagamentos de projetos culturais encomendados por prefeituras, que chegam a ultrapassar um ano.
Outro ponto de destaque foi a redução do prazo originalmente proposto de 30 para 15 dias corridos nos contratos de menor porte. A alteração foi sugerida pela própria relatora, com o objetivo de garantir maior agilidade nos repasses e minimizar os riscos operacionais e financeiros enfrentados pelos microempreendedores individuais, microempresas ou empresas de pequeno porte da indústria criativa.
A proposta surge em resposta a um contexto de desequilíbrio nas relações comerciais do mercado criativo. Desde 2012, com o fortalecimento das áreas de procurement nas empresas contratantes, produtoras de som e conteúdo vêm enfrentando condições cada vez mais restritivas, com prazos que frequentemente ultrapassam 90 ou até 120 dias. Esse cenário não apenas compromete o funcionamento das empresas como também inviabiliza o fluxo criativo, estimula a concentração de mercado e fragiliza a diversidade e a inovação.
A APRO+SOM reforça que esse problema não é novo, mas se agravou quando as empresas passaram a priorizar apenas a redução de custos e resultados rápidos, deixando de lado a qualidade do trabalho e a saúde da produção criativa. Como agravante, os prazos de pagamento aumentaram cerca de 20% nos últimos cinco anos, pressionando as produtoras a concentrarem esforços em gestão financeira, em vez de criação. Muitas acabam recorrendo a financiamentos para arcar com a produção das obras publicitárias, num ciclo insustentável.
“É essencial que a produção criativa deixe de ser tratada como um custo acessório e passe a ser reconhecida como um investimento estratégico para as marcas; um elemento vital na construção de valor, reputação e conexão com a audiência. O PL 1776/2025 representa, portanto, um avanço concreto na defesa de práticas comerciais mais justas e transparentes, além de contribuir para a valorização do trabalho criativo como parte central da economia da cultura e da comunicação”, conclui Bia Ambrogi.
Universo Live
Ampro e CULTSP abrem inscrições para curso gratuito de formação em eventos e live marketing

Estão abertas as inscrições para o curso gratuito “Design de Experiências e Eventos de Marca”, promovido pela AMPRO – Associação de Marketing Promocional – em parceria com o CULTSP PRO – Escola de Profissionais da Cultura. A iniciativa integra o esforço da entidade em fomentar a profissionalização do setor, contribuindo para a inclusão e a geração de oportunidades por meio da educação.
Com carga horária total de 16 horas, o curso não exige experiência prévia e é destinado a pessoas maiores de 18 anos. As inscrições podem ser feitas até o dia 22 de maio, com limite de 30 vagas, já o início das aulas está previsto para 26 de maio com término em 9 de junho.
As aulas serão conduzidas por Valdeck Junior, diretor do Comitê de Relações Institucionais da AMPRO e CEO da agência Sallero. Jornalista e pós-graduado em Gestão e Marketing Global pela EACH-USP, que atua há mais de 30 anos no mercado de comunicação e já liderou projetos para marcas como Coca-Cola, Heineken, L’Oréal e Banco do Brasil. “A qualificação é uma das chaves para o crescimento do nosso setor. Por isso, essa parceria com o CULTSP PRO é tão relevante: ela democratiza o acesso ao conhecimento e forma uma nova geração de profissionais preparados para atuar em eventos com visão estratégica e foco em experiência de marca”, destaca Valdeck Junior.
A grade de aulas contará com abordagem prática e teórica sobre planejamento, criação, produção e aspectos financeiros de eventos de marca, utilizando cases reais reconhecidos no AMPRO Awards – uma das mais prestigiadas premiações de Live Marketing do país – realizada anualmente e que já consagrou mais de 400 agências.
A iniciativa integra a trilha formativa – parceria inédita para capacitação e inserção de profissionais no mercado de eventos – assinada em janeiro deste ano, como Termo de Cooperação voltado à oferta de cursos gratuitos e à inserção de mão de obra qualificada no mercado, entre o CULTSP PRO e importantes entidades do setor – Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo – gerida pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG).
As aulas serão oferecidas em formato híbrido, com encontros presenciais no Edifício Oswald de Andrade e sessões online ao vivo e as inscrições podem ser feitas por meio deste link ou diretamente no site do CULTSP PRO.
You must be logged in to post a comment Login