Empresa
Elemidia inova para oferecer soluções sob medida aos anunciantes
Com investimentos em tecnologia, uso intensivo de dados e formatos diferenciados, empresa aposta na relevância das mensagens para se tornar mais estratégica
Com a evolução do modelo de negócios, companhia apresenta nova marca e posicionamento, após trabalho de branding realizado com a agência Ana Couto
“Queremos desafiar anunciantes e agências a usarem nossos recursos com mais criatividade e efetividade”. É com esse espírito que Eduardo Alvarenga, CEO da Elemidia, apresenta o novo posicionamento da marca. “Crescemos muito nos últimos anos graças à evolução do nosso modelo de negócios. Atualmente oferecemos soluções completas e adaptadas a todos os tipos de projeto, dos maiores e mais tradicionais aos mais diferenciados e customizados. A Elemidia deixou de ser uma mídia complementar. Hoje somos uma plataforma estratégica para a comunicação das marcas que desejam participar de forma relevante da rotina dos consumidores”, define.
A transformação da empresa é fruto dos investimentos em tecnologia, da expansão de novas verticais (condomínios residenciais e shopping centers), do uso de dados e da oferta de formatos diferenciados para ajudar marcas e agências a criar peças mais efetivas e inovadoras. “Agora não falamos apenas com os profissionais de mídia das agências. Nossa conversa é também com os criativos, que buscam novas maneiras de impactar o público, e com os times de planejamento e negócios, que precisam garantir os resultados das campanhas”, afirma Raphael Jimenez, diretor de publicidade da Elemidia.
Jimenez acredita que a empresa foi capaz de fazer uma leitura acertada do mercado anunciante, que buscava interações mais genuínas com o consumidor, por meio de uma presença mais próxima no seu dia a dia. Chegando em outubro a 20 mil telas instaladas em 53 cidades de 16 Estados, a Elemidia impacta 25 milhões de pessoas por semana. “Nossa matéria-prima é uma das mais escassas e disputadas no mercado: a atenção. Nossas telas registram 95% de índice de atenção graças a uma combinação virtuosa entre conteúdo e publicidade que impacta os consumidores no momento ideal, entregando utilidade e relevância”, explica Alvarenga.
Para refletir esse movimento, a empresa está mudando seu posicionamento para apostar nas “conversas que precisam acontecer” e usar big data e IoT para tornar “mais inteligentes” as comunidades ou micro comunidades em que atua. Após um trabalho de mais de seis meses, com consultoria da agência Ana Couto, a Elemidia passa a se posicionar no mercado com a premissa de que “toda conversa é possível”, seu novo slogan. “A gente precisava de uma identidade que deixasse clara nossa transformação e, ao mesmo tempo, funcionasse como uma plataforma de negócios para impulsionar nosso crescimento futuro”, diz Lucio Schneider, diretor de marketing da empresa.
A ideia é explorar o conhecimento acumulado para entregar soluções práticas para as pessoas, não só no ambiente digital, mas principalmente no mundo real das empresas, dos condomínios e dos centros de compras. Apoiada em seu potencial de “iniciar conversas”, a empresa ajuda as marcas a se conectarem ao momento em que a audiência é impactada pela mensagem, usando informações em tempo real para entregar peças com conteúdos mais úteis e relevantes. “O maior diferencial da Elemidia é a relevância do seu conteúdo, dada sua altíssima retenção, customização por localização e atualização com informações em tempo real.
Por isso, em um contexto de mundo em que vivemos uma crise de credibilidade, a Elemidia é a plataforma perfeita para as conversas que precisam acontecer. Ao oferecer conteúdo de qualidade para abordar as questões mais relevantes do momento, as marcas participam de forma assertiva, diariamente, apresentando soluções para as necessidades das pessoas”, observa Igor Cardoso, diretor de planejamento da Ana Couto.
A Elemidia lançou uma campanha para divulgar as novidades, apresentar sua nova marca e as possibilidades que oferece ao mercado. “Queremos ajudar anunciantes e agências a explorar ao máximo o potencial das nossas telas e painéis. Temos flexibilidade de formatos, capacidade de customização e múltiplas opções de segmentação. Estamos prontos para entregar peças relevantes que aliem criatividade a resultados”, reforça Schneider. Na esteira da campanha, a Elemidia já passou a oferecer formatos especiais em 6, 10, 15 e 30 segundos. Para o executivo, as mudanças não vão parar por aí. “Estamos em busca de criatividade e efetividade e já temos as ferramentas para entregar ambas. Como isso vai acontecer? Depende das marcas e da nossa capacidade de fazê-las enxergar e aproveitar todo o nosso potencial”, conclui Alvarenga.
Empresa
Caravana de Natal Coca-Cola exige seis meses de preparação
A Caravana de Natal da Coca-Cola FEMSA Brasil rodará o país até o dia 23 de dezembro. O show itinerário encanta o público por onde passa. Ao todo, a Caravana de Natal percorrerá 19 mil quilômetros, visitando 85 municípios, distribuídos por 7 Estados, e impactará mais de 62 milhões de pessoas. A empresa paranaense de marketing PromoPlus Live Marketing, responsável pela ação há mais de 10 anos, faz a magia acontecer através de muito trabalho e dedicação. Para que tudo isso seja possível, a empresa conta com profissionais de vários estados contratados temporariamente. “São seis meses de preparação todos os anos para fazer a caravana em várias cidades do Brasil, geramos mais de 150 empregos diretos e indiretos na execução desta campanha que é uma de referência mundial na Coca-Cola”, explica a sócia fundadora da PromoPlus, Ana Paula Barbosa.
Nos bastidores da Caravana de Natal da Coca-Cola FEMSA Brasil, a equipe de produção trabalha com 3.200 metros de mangueiras luminosas e 1.000 pontos de fibra óptica para compor o cenário visual. Um dos elementos principais é a instalação de 40 metros de painéis de LED em formato de lata de Coca-Cola, que exigem programação detalhada para apresentar vídeos com ícones da marca, simulações do líquido da bebida e elementos desenvolvidos com inteligência artificial. A montagem e sincronização dessas estruturas são realizadas por equipes especializadas, garantindo a execução de cada detalhe técnico. “Essa caravana representa o resultado de meses de planejamento e trabalho em equipe, com profissionais de diversas áreas alinhados para criar uma experiência que vai além do visual. Nosso foco está em unir tecnologia e criatividade para transmitir a mensagem da marca de forma impactante e memorável, sempre considerando os desafios de logística e produção que um projeto dessa magnitude exige. É um orgulho ver o conceito ganhar vida e se transformar em um espetáculo que envolve e emociona o público”, comenta Ana Paula.
Todo ano há uma novidade, mas neste ano a Caravana traz uma simbologia duplamente especial. Com o tema “Desperte o Papai Noel que há em você”, a caravana terá ações e atrações especiais quando passar pelo Rio Grande do Sul. Um caminhão extra no comboio traz a mensagem “Unidos Pelo Rio Grande do Sul” e um jingle gaúcho foi criado para celebrar a região. A ação também irá envolver doações de 900 cestas básicas, que serão entregues para 18 ONGs de diversas cidades, além de visitar clientes da Coca-Cola FEMSA Brasil. “A iniciativa é uma das mais aguardadas em todo o território da Coca-Cola FEMSA Brasil, e este ano ela ganha um significado ainda mais especial. Após os desafios enfrentados pelas comunidades do Rio Grande do Sul, devido às recentes enchentes, decidimos expandir nossa Caravana de Natal e criar uma ação pensada especialmente para o Estado, com o objetivo de levar mais esperança e alegria às localidades afetadas. Além disso, vamos atender duas rotas simultaneamente, ampliando o número de cidades contempladas e levando a magia do Natal a ainda mais pessoas, especialmente àquelas que enfrentaram momentos de dificuldade”, afirma Luciano Sá, gerente de Experience & Prestige Accounts da Coca-Cola FEMSA Brasil.
You must be logged in to post a comment Login