Conecte-se com a LIVE MARKETING

Eventos

15ª Edição do FestAruanda 2020 anuncia filme sobre ‘Paralamas’

Publicado

em

O documentário Os Quatro Paralamas, inspirado na história da banda e a relação entre os músicos é o filme escolhido para abrir a 15º edição do FestAruanda, que esse ano vai acontecer entre os dias 10 e 17 de dezembro.

Dirigido por Roberto Berliner e codirigido por Paschoal Samora, o filme tem a narrativa que acompanha a banda desde o início no Circo Voador, em 1983, é construída a partir da relação dos três músicos que sobem ao palco – Herbert, Bi Ribeiro e João Barone – além de José Fortes, o empresário do grupo

A organização do 15º FestAruanda anuncia a lista dos curtas-metragens selecionados para a mostra competitiva nacional da edição 2020. A seleção do evento, que segue com patrocínio do Grupo Energisa e Governo do Estado através da Companhia de Águas e Esgostos da Paraíba (Cagepa), foi constituída pelos jornalistas e críticos Amilton Pinheiro (SP), Suyene Correia (SE) e Marcus Mello (RS). Foram contemplados filmes (confira lista abaixo) das regiões Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste. O inédito filme Os Quatro Paralamas, de Roberto Berliner, será a atração de abertura do festival.

Da Paraíba, foram selecionados quatro filmes: “Remoinho”, de Tiago A. Neves; “A Pontualidade dos Tubarões”, de Raysa Prado; “Reinado Imaginário”, de Hipólito Lucena e “Pranto”, de Jaime Guimarães. Para o presidente do Comitê de Seleção, Amilton Pinheiro, no ano de comemorações e festividades, pelos quinze anos de existência do festival, “foram mais de dois meses debruçados sobre os 666 inscritos, número recorde, das quatro regiões do país, com inúmeros curtas que trataram da Pandemia da Covid, como tema e possibilidade de produzir numa situação tão adversa e extraordinária”.

Ele justificou ainda porque o Comitê decidiu selecionar mais do que os 12 curtas usuais das edições passadas. O fato, segundo ele, “deveu-se à excelente qualidade técnica e de linguagem dos filmes, além da abordagem assertiva de temáticas importantes e urgentes para um país que viveu durante quase dois anos na eminência de ruptura da sua tão combalida democracia”.

Já o jornalista e crítico Marcus Mello, de Porto Alegre-RS, que participou pela primeira vez do Comitê, disse ter sido “um privilégio” a oportunidade. “Sem dúvida alguma, a melhor experiência que tive ao longo desses meses de isolamento social em função da pandemia do novo coronavírus. Ao longo de 18 semanas assistimos centenas de filmes, que são uma comprovação da extraordinária diversidade do cinema brasileiro contemporâneo”, classificou.

Para ele, mesmo em um momento tão dramático, em que o Governo Federal claramente quer acabar com a produção audiovisual no Brasil, “nossos cineastas resistem, apresentando filmes de grande vitalidade e força criativa”, ressaltou. Ainda segundo o jornalista, é bastante significativa a presença de cinco títulos realizados em cidades do interior, bem como de obras vindas de estados que costumam ficar esquecidos na seleção de festivais, como o Piauí e o Maranhão.

“Isso revela uma descentralização da produção audiovisual brasileira que é extremamente bem vinda e terá consequências muito positivas em um futuro próximo”, apontou.

Para a jornalista Suyene Correia, que participou pelo terceiro ano consecutivo do Comitê e, por essa razão, será seu último ano na função, foi um duplo sentimento experimentado na maratona 2020. “Se fico triste, por um lado, por ser o último ano, por outro, alegro-me pela oportunidade de assistir a produções audiovisuais tão ricas de temáticas urgentes, criativas em sua artesania e oriundas de todas as regiões do Brasil”, disse.

E completou: “Não foi tarefa fácil chegar aos 15 curtas selecionados de um universo de 666 inscritos. Mas a satisfação foi grande ao ver a região Nordeste pulsando no setor do audiovisual – mesmo em tempos adversos – e constatar a presença significativa das mulheres por trás das câmeras. Agora, é esperar a realização da 15ª edição do FestAruanda e conferir quais os filmes que sairão vencedores desta edição histórica.”

Filmes de Curta-Metragem Selecionados (Mostra Competitiva Nacional)

1- “Remoinho”, de Tiago A. Neves (Ficção) Ingá/PB Duração: 12:27 Gênero: Drama;

2- “A Pontualidade dos Tubarões”, de Raysa Prado (Ficção) João Pessoa/PB Duração: 15:59 Gênero: Drama;

3- “Reinado Imaginário”, de Hipólito Lucena (Ficção) Campina Grande/PB Duração: 8:45 Gênero: Drama;

4- “Pranto”, de Jaime Guimarães (Ficção) Campina Grande/PB Duração: 12:10 Gênero: Terror;

5- “Filme_Urgência_Curte1”, de Paulo Silver (Documentário) Maceió/AL Duração: 12:38 Gênero: Documentário;

6- “Mãtãnãg – A Encantada”, de ShawaraMaxakali e Charles Bicalho (Animação) Ladainha/Belo Horizonte/MG;

7- “A Profundidade da Areia”, de Hugo Reis (Ficção) Vitória/ES Duração: 16:00 Gênero: Ficção Científica;

8- “Recôncavo”, de Pedro Henrique Barbosa (Ficção) Brasília/DF Duração: 10:00 Gênero: Drama;

9- “Construção”, de Leonardo de Rosa (Documentário) Pelotas/RS Duração: 16:01 Gênero: Documentário;

10- “PiuPiu”, de Alexandre Figueirôa (Documentário) Recife/PE Duração: 16:11 Gênero: Documentário;

11- “À Beira do Planeta Mainha Soprou a Gente”, de Bruna Barros e Bruna Castro (Documentário) Salvador/BA Duração: 13:18 Gênero: Documentário;

12- “Sobre Nossas Cabeças”, de Susan Kalik e Thiago Gomes (Ficção) Salvador/BA Duração: 14:59 Gênero: Drama/Ficção Científica;

13- “Vai Melhorar”, de Pedro Fiuza (Ficção) Natal/RN Duração: 14:58 Gênero: Drama;

14- “La Travessía”, de Otávio Almeida (Documentário) Terezinha/PI Duração: 13:20 Gênero: Documentário;

15- “Rasga Mortalha”, de Thiago Martins de Mello; São Luís/MA Duração: 13:50 Gênero: Animação

Serviço:

15ª Edição do FestAruanda

Data: de 10 a 17 de dezembro

Informações: www.festaruanda.com.br e

instagram @festaruanda

Local: Cinépolis (Manaíra Shopping)

Podcast: https://open.spotify.com/show/17ptpdngqnnU9I1KqicHPp?si=EbTm2vWDQ3WIRb2ySUtMFA

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Deixe uma resposta

Eventos

Exposição “Cazuza Exagerado” estreia sua maior edição em São Paulo com novas experiências imersivas

Publicado

em

Depois de conquistar o público carioca e atrair mais de 60 mil visitantes, a exposição “Cazuza Exagerado” desembarca em São Paulo em sua maior edição. A partir de 22 de dezembro, o Shopping Eldorado recebe uma montagem de 1.800 m², mais ampla e detalhada, que mantém o espírito irreverente do artista enquanto apresenta novas experiências imersivas criadas especialmente para a capital.

No Rio de Janeiro, a mostra emocionou personalidades como Gilberto Gil, Ney Matogrosso, Marieta Severo, Frejat, Bebel Gilberto e Sandra de Sá, além de mobilizar fãs de todas as idades. A chegada a São Paulo atende a uma demanda que cresceu nas redes sociais e entre admiradores que aguardavam a oportunidade de viver a exposição de perto. Entre as novidades da temporada está o palco Cantos e Contos, espaço dedicado à música, poesia e encontros especiais que aproxima ainda mais o público do universo do artista.

Apresentada pelo Ministério da Cultura e Bradesco, a exposição tem realização da Sorria!, com coprodução da Hit Makers, empresa do Grupo 4ZERO4, Caselúdico e Sociedade Viva Cazuza. Celebrando os 40 anos do álbum “Exagerado”, a mostra propõe uma imersão sensorial e afetiva na trajetória do artista. O público terá acesso a mais de 700 itens originais preservados por Lucinha Araujo ao longo de décadas, entre roupas emblemáticas, documentos, manuscritos, fotos raras, registros audiovisuais e objetos pessoais. Ambientes históricos também foram recriados, como a Pizzaria Guanabara, o palco do Chacrinha, a Galeria Alaska e o camarim do último show no Canecão.

Com curadoria de Ramon Nunes Mello, a edição paulistana apresenta onze salas imersivas que atravessam infância, Barão Vermelho, carreira solo e sua faceta de cronista de uma geração. A montagem inclui ainda conteúdos inéditos sobre a relação de Cazuza com São Paulo, como registros do primeiro show da turnê Ideologia no Aeroanta e lembranças do período em que parte de seu tratamento ocorreu na cidade.

“Cazuza nos inspira a enxergar a vida com mais coragem, irreverência e arte. Depois de tantos pedidos para levar a exposição a São Paulo, é muito especial atender esse desejo do público. Estamos chegando com uma versão extendida, mas com a mesma qualidade que emocionou tantas pessoas no Rio”, afirma Fernando Ligório, CEO do Grupo 4ZERO4.

O uso de tecnologia, hologramas, inteligência artificial e projeções expande a força imersiva da mostra e reforça sua proposta de oferecer uma experiência sensorial completa ao visitante. A edição paulista leva essa abordagem ainda mais longe, ampliando a escala das instalações e aprofundando a relação entre memória afetiva, arte e inovação.

Continue lendo

Eventos

Arena Digitalks reúne líderes do mercado para discutir negócios, marketing, inovação e tecnologia em São Paulo

Publicado

em

Nos dias 3 e 4 de dezembro, São Paulo recebe o Arena Digitalks, evento que acontece no Community Creator Academy e reunirá alguns dos principais nomes do mercado para debater tendências, desafios e oportunidades em negócios, marketing, inovação e tecnologia.

Ao longo de dois dias, o público poderá acompanhar uma série de painéis com executivos, especialistas e líderes de diferentes segmentos, proporcionando uma visão estratégica sobre o futuro do ecossistema digital no Brasil. Entre as empresas confirmadas estão Globo, NWB e N Sports, Vivo Ads, IstoÉ, Eurofarma, Getnet, Artplan, SBT, Unilever, Kondzilla e EQI Investimentos, reforçando a pluralidade de vozes e mercados representados no encontro.

Além dos painéis corporativos, o Arena Digitalks também contará com a presença de nomes de destaque do setor. Entre eles, Hugo Rodrigues, ex-chairman da WMcCann; Pyr Marcondes, que atuou como diretor do Meio & Mensagem por 11 anos e é fundador da Macuco Tech Adventures; Marcela Pinori, vice-presidente da Visa Brasil; e Felipe Spina, ex-sócio da Distrito e fundador da Maestro ABM.

“A proposta do Arena Digitalks é oferecer uma imersão completa nas transformações que moldam o ambiente de negócios contemporâneo, conectando profissionais, marcas e criadores em um espaço que estimula troca de conhecimento, networking qualificado e cocriação de soluções inovadoras.” explica Daniel Rosa, CEO do Digitalks.

Com curadoria de conteúdo voltada às principais demandas do mercado atual, o evento se posiciona como um dos mais relevantes do calendário de marketing e inovação, reforçando o compromisso do Digitalks em impulsionar o desenvolvimento do setor e fomentar discussões estratégicas para o futuro digital do país.

O evento também sediará o Arena Bossa, maior competição de startups, em uma iniciativa do Next Group com a Bossa Investimentos. A startup selecionada irá ganhar ganhar mais de R$250 mil em prêmios, sendo R$50 mil em dinheiro, R$30 mil em investimento em mídia, R$50 mil em consultoria de internacionalização além de mais R$125 mil em prêmios.

Continue lendo