Padrão
Upcycling: transformando sustentabilidade em experiências memoráveis
Por Denise Garrido
Nos últimos anos, a preocupação crescente com a sustentabilidade e o impacto ambiental tem levado a uma mudança significativa nas abordagens adotadas em diversos setores. Um desses é o de live marketing, que está cada vez mais abraçando o conceito de upcycling como uma forma inovadora e criativa de criar experiências memoráveis enquanto reduz o desperdício e promove a conscientização ambiental.
Mas e o que é o upcycling?
O upcycling é um termo que se refere ao processo de transformar materiais descartados ou itens indesejados em produtos de maior valor, qualidade ou utilidade. Diferentemente da reciclagem tradicional, que envolve a quebra de materiais para recriar algo novo, o upcycling preserva a integridade dos materiais originais, conferindo-lhes um novo propósito e uma nova vida.
A aplicação do conceito de upcycling em eventos envolve a reutilização criativa de itens e materiais para criar cenários, decorações e elementos interativos. Isso pode incluir desde a transformação de páletes em móveis rústicos até a reutilização de garrafas de vidro como luminárias. A beleza do propósito está na capacidade de incorporar elementos únicos e personalizados, ao mesmo tempo em que se promove a sustentabilidade. Isso nos permite explorar a criatividade, criando decorações e instalações exclusivas e surpreendentes. Além disso, é uma ótima oportunidade de conscientizar os participantes sobre a importância da sustentabilidade e incentivar a adoção de práticas mais amigas do meio ambiente.
Um exemplo da aplicação do conceito de upcycling
A Agência Atenas é responsável pelo planejamento, pela criação e execução da plataforma de Cultura e Sustentabilidade da marca Heineken® no Brasil. Como patrocinadora e cerveja oficial do MECA (Inhotim) 2023, que aconteceu no início de agosto em Brumadinho, a marca realizou o Heineken® Stage. O propósito da instalação foi apresentar uma nova forma de otimizar recursos até sua disposição final com o uso de materiais e estruturas de outros festivais para a construção do espaço. Com conceito criado pelo artista Kauê Fuoco, a proposta de upcycling para a composição do cenário do palco uniu a arte de Inhotim com as metas de sustentabilidade e música com as quais a Heineken® trabalha, consolidando o papel da marca neste segmento e reforçando os objetivos da plataforma Green Your City.
Por último, mas não menos importante, o upcycling em eventos é muito mais do que uma tendência passageira, é uma abordagem inovadora e sustentável que permite aos organizadores criar experiências únicas e memoráveis ao mesmo tempo em que contribuem para a preservação do meio ambiente. Ao adotar esse conceito, os eventos podem se tornar verdadeiros catalisadores de mudanças positivas, influenciando participantes e fornecedores a repensar a forma como consomem e descartam materiais. Com essa abordagem criativa e consciente, o setor de eventos está pavimentando o caminho para um futuro mais verde e sustentável.
Padrão
Luiz Eduardo Almeida é o novo gerente de produto da Nexaas
A Nexaas, retail tech especializada em omnichannel e inovação para o varejo, anuncia a chegada de Luiz Eduardo Lopes Telles de Almeida como seu novo gerente de produto. Com vasta experiência em empresas de tecnologia e consultoria, Luiz Eduardo traz consigo um profundo conhecimento em gestão de produtos digitais e uma visão estratégica voltada para o atendimento aos clientes.
Com mais de seis anos de experiência em gestão de produtos digitais, o novo colaborador destaca-se pela sua capacidade de conectar a estratégia de negócios à tecnologia, buscando agregar valor aos clientes. Sua atuação inclui a concepção de soluções analíticas e a aplicação de ciência de dados para automatizar processos complexos e gerar insights estratégicos.
“A primeira coisa que me chamou a atenção na Nexaas foi a visão das lideranças sobre o próximo ciclo da empresa. Essa visão se traduz em dois principais pontos: na consolidação das soluções de omnicanalidade, posicionando-as como verdadeiros diferenciais para varejistas que desejam oferecer serviços acima do padrão de mercado, e na oferta de mobilidade para o varejo físico a partir do nosso PDV móvel, impactando diretamente a experiência dos clientes in loco”, comenta.
Padrão
Thaiane Cortez é a nova head de marketing da GA.MA ITALY
Thaiane Cortez é a nova head de marketing da GA.MA Italy, líder global no segmento de eletrobeleza. A executiva, que acumula mais de 20 anos de carreira em empresas como Philips, Pernod Ricard e Vigor, chega à GA.MA Italy após passagem pelo Group SEB.
Ela conta que está sempre em busca de novos saberes, vivências e experiências. “Acredito que faz parte do jogo derrubar as barreiras e facilitar novos caminhos”, diz Thaiane, que é uma entusiasta do tema ESG e busca, cada vez mais, trazer maior conscientização sobre o assunto nos lugares por onde passa.