Padrão
Upcycling: transformando sustentabilidade em experiências memoráveis

Por Denise Garrido
Nos últimos anos, a preocupação crescente com a sustentabilidade e o impacto ambiental tem levado a uma mudança significativa nas abordagens adotadas em diversos setores. Um desses é o de live marketing, que está cada vez mais abraçando o conceito de upcycling como uma forma inovadora e criativa de criar experiências memoráveis enquanto reduz o desperdício e promove a conscientização ambiental.
Mas e o que é o upcycling?
O upcycling é um termo que se refere ao processo de transformar materiais descartados ou itens indesejados em produtos de maior valor, qualidade ou utilidade. Diferentemente da reciclagem tradicional, que envolve a quebra de materiais para recriar algo novo, o upcycling preserva a integridade dos materiais originais, conferindo-lhes um novo propósito e uma nova vida.
A aplicação do conceito de upcycling em eventos envolve a reutilização criativa de itens e materiais para criar cenários, decorações e elementos interativos. Isso pode incluir desde a transformação de páletes em móveis rústicos até a reutilização de garrafas de vidro como luminárias. A beleza do propósito está na capacidade de incorporar elementos únicos e personalizados, ao mesmo tempo em que se promove a sustentabilidade. Isso nos permite explorar a criatividade, criando decorações e instalações exclusivas e surpreendentes. Além disso, é uma ótima oportunidade de conscientizar os participantes sobre a importância da sustentabilidade e incentivar a adoção de práticas mais amigas do meio ambiente.
Um exemplo da aplicação do conceito de upcycling
A Agência Atenas é responsável pelo planejamento, pela criação e execução da plataforma de Cultura e Sustentabilidade da marca Heineken® no Brasil. Como patrocinadora e cerveja oficial do MECA (Inhotim) 2023, que aconteceu no início de agosto em Brumadinho, a marca realizou o Heineken® Stage. O propósito da instalação foi apresentar uma nova forma de otimizar recursos até sua disposição final com o uso de materiais e estruturas de outros festivais para a construção do espaço. Com conceito criado pelo artista Kauê Fuoco, a proposta de upcycling para a composição do cenário do palco uniu a arte de Inhotim com as metas de sustentabilidade e música com as quais a Heineken® trabalha, consolidando o papel da marca neste segmento e reforçando os objetivos da plataforma Green Your City.
Por último, mas não menos importante, o upcycling em eventos é muito mais do que uma tendência passageira, é uma abordagem inovadora e sustentável que permite aos organizadores criar experiências únicas e memoráveis ao mesmo tempo em que contribuem para a preservação do meio ambiente. Ao adotar esse conceito, os eventos podem se tornar verdadeiros catalisadores de mudanças positivas, influenciando participantes e fornecedores a repensar a forma como consomem e descartam materiais. Com essa abordagem criativa e consciente, o setor de eventos está pavimentando o caminho para um futuro mais verde e sustentável.
Padrão
FutureBrand São Paulo lança ‘Tá Quente, Brasil! 2025″

A FutureBrand São Paulo, consultoria de branding do McCann Worldgroup/IPG, acaba de lançar a segunda edição do Tá Quente Brasil! 2025, levantamento proprietário que mapeia o que está em alta no país. O mapeamento cultural, que contou com o apoio da Timelens para captação de dados, aborda os movimentos que estão moldando a visão e as atitudes dos brasileiros. Foram identificados mais de mil sinais comportamentais, a partir de uma ampla rede de coleta em diferentes regiões do país, reunindo 246,5 milhões de buscas no Google, 2,9 milhões de perfis analisados em redes sociais e 22,6 milhões de menções.
“Mais do que medir o que é relevante, o material apresenta oportunidades para impulsionar negócios país afora, a partir da interpretação estratégica de informações, análise comportamental e mapeamento de sinais criativos”, acredita Ewerton Mokarzel, CEO da FutureBrand.
A pesquisa revela quatro grandes contradições que traduzem o atual momento brasileiro e apontam novos caminhos de conexão e oportunidades para as marcas: Brasil Global x Brasil Local; Brasil da Esperança x Brasil do Desespero; Brasil dos Afetos x Brasil dos Desafetos; e Brasil Público x Brasil Privado.
O levantamento tem como ponto de partida o comportamento dos consumidores brasileiros, a fim de identificar maneiras para marcas criarem vínculos dentro do contexto atual. Entre os principais temas estão meio-ambiente, música, família, religião e finanças. “A partir desses assuntos, as marcas podem entender as oportunidades de negócio, e aproveitá-las de forma assertiva”, complementa o CEO da FutureBrand SP.
O report completo pode ser baixado neste link.
Gente
Paula Munhoz é a nova diretora de marketing de chocolates da Nestlé

A Nestlé Brasil anuncia a promoção de Paula Munhoz como nova diretora de marketing de chocolates. A executiva, que está há 16 anos na empresa, será responsável pelas marcas Nestlé e Garoto. Paula substitui Tatiana Perri, recém promovida para a liderança de CPW Brasil, a divisão global de cereais matinais da empresa.
Paula iniciou carreira em marketing corporativo e mídia, passando por áreas como comunicação corporativa, Nestlé Health Science, Nutrição e CPW, o que contribuiu para seu desenvolvimento e liderança. Em 2022 assumiu a posição de gerente executiva de CPW e respondeu pelo reposicionamento de várias linhas de produtos, conquistando o Prêmio TOP of Mind na categoria e transformando o portfólio com lançamentos relevantes, exposição para novos públicos, além acelerar o crescimento e a liderança da categoria.
“Sigo motivada para transformar estratégias em resultados por meio da inovação centrada no consumidor e do trabalho colaborativo. Estou pronta para assumir este novo desafio na divisão de chocolates e contribuir para o crescimento sustentável dos negócios”, afirma Paula Munhoz.








