Empresa
Unilever lidera movimento contra o desperdício de alimentos no Brasil

O Brasil está entre os 10 países que mais desperdiçam comida no mundo. De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, cerca de 30% da produção de alimentos no país é desperdiçada. Apenas em 2019, 931 milhões de toneladas de alimentos foram descartadas*. E o fato de o desperdício ocorrer ao longo de toda a cadeia – produção, transporte, manufatura, food service e consumidor final – dá a dimensão do desafio por trás dessa questão.
Não à toa, a Unilever incluiu o tema do desperdício alimentar em seu plano de sustentabilidade. No documento, a companhia chama a atenção para o fato de 1/3 dos alimentos produzidos no mundo ir para o lixo – o que significa desperdiçar recursos como água e solo – e se compromete a reduzir à metade o desperdício de alimentos em toda operação, das fábricas aos pontos de venda, até 2025. Mas a companhia quer ir além das suas fronteiras e vem utilizando a escala de suas marcas para reduzir o desperdício e levar alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Hellmann’s acredita que comida é muito boa para ser desperdiçada e vai liderar essa agenda por meio do projeto “Unidos pela Comida”, oferecendo o conforto que uma refeição deliciosa pode proporcionar a todos que precisam.
A iniciativa viabiliza que diversas marcas doem alimentos próximos ao vencimento que seriam descartados para que a INFINEAT, responsável pela logística do projeto, faça o transporte desses alimentos. Os produtos são levados para a Sefras, organização humanitária engajada no combate à fome, que é responsável por transformar esses alimentos em refeições deliciosas capazes de não só alimentar, mas acolher e reduzir o desperdício e em distribuí-las para pessoas em situação de vulnerabilidade.
O projeto iniciou no Dia das Mães, dia 09 de maio, e teve como objetivo salvar – durante aquele mês – 4 toneladas de alimentos do desperdício, contribuir com 12 mil refeições e juntar 10 parceiros. O resultado foi além das expectativas, e foi possível salvar 7,9 toneladas de alimentos, contribuindo, assim, com 13.600 refeições. Além disso, até o final de outubro, a iniciativa permitiu que 68 toneladas de alimentos que seriam desperdiçadas contribuíssem com 122 mil refeições. Os resultados positivos do projeto abriram portas para novos planos, ainda maiores, com a ambição de expandir o modelo para outras regiões do país e chegar a um total de um milhão de refeições doadas, o que equivale a 500 toneladas de alimentos que não serão jogados fora, até maio de 2022.
“Em Hellmann’s acreditamos que comida é muito boa para ser desperdiçada. Por isso, queremos inspirar os consumidores a reaproveitarem os seus alimentos, ajudando nessa luta. Acreditamos que essa é uma questão central para a construção de um sistema alimentar mais justo e inclusivo e, por isso, queremos potencializar cada vez mais a iniciativa por meio da força das nossas marcas e ao mobilizar e engajar indústrias, varejistas parceiros e os nossos consumidores”, conclui Agatha Matias, Gerente de desenvolvimento de marcas.
Mas essa não foi a primeira vez que a Unilever movimentou suas marcas para levar alimento para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Além das doações realizadas pela companhia em 2020, em combate às complicações sociais e de saúde pública causadas pela pandemia, em 2021 a Unilever iniciou a maior ação de combate à fome já realizada pela empresa no Brasil. Foram mais de 400 toneladas de macarrão Knorr (800 mil pacotes) enviadas para os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará e Pernambuco. No total, a quantidade é suficiente para o preparo de mais de 3,2 milhões de refeições.
“A atualização do plano de sustentabilidade da Unilever, lançado em 2020, tem uma frente específica para tratar de ‘nutrição positiva, saúde e bem-estar’ e uma das prioridades é justamente lidar com essa questão, que é um problema global e que tem uma série de consequências. Como uma das maiores empresas de alimentos do mundo, a Unilever tem um papel fundamental na transformação do sistema alimentar para que este seja mais justo e inclusivo”, afirma Thais Hagge, VP de Marketing para Foods.
Parcerias em prol do fim do desperdício
Para viabilizar o projeto, a Unilever Brasil contou com diversos parceiros. Liderado por Hellmann’s, o “Unidos pela Comida” conta com a participação do projeto INFINEAT, que surgiu justamente para coletar alimentos que seriam descartados e os levar para quem precisa; e da organização humanitária Sefras, que atuam no combate à fome.
Outras marcas da própria companhia também participam – como Arisco, Knorr, Cremogema e The Vegetarian Butcher -, assim como de outras empresas – como Bauducco, Bonduelle, Coop e Renata. Para a próxima fase, além da prospecção de cozinhas e de novas empresas que queiram contribuir doando alimentos, outras marcas da Unilever darão ainda mais força ao projeto. São elas: Maizena e Mãe Terra.
Empresa
EstrelaBet anuncia Zé Roberto como novo embaixador da marca

A maior gamingtech brasileira anuncia o ex-jogador Zé Roberto como seu novo embaixador. Referência em longevidade, disciplina e superação, o ídolo chega para representar o espírito da marca e reforçar o posicionamento “Vai pra cima”, que estimula coragem, confiança e autenticidade em cada desafio.
Com uma trajetória marcada pela excelência e pela constante evolução, Zé Roberto simboliza o novo momento da empresa, refletido na campanha “Vai pra cima”, que celebra a atitude e a determinação de quem vive o jogo com intensidade. Assim como o ex-atleta, a marca acredita que o sucesso é resultado de preparo, consistência e evolução contínua.
“Estamos vivendo uma fase marcante para o setor de apostas esportivas no Brasil, e nada mais simbólico do que contar com alguém como o Zé Roberto, uma lenda do esporte que jogou no mais alto nível e inspira gerações pela mentalidade vencedora e pela busca por evolução”, afirma João Gerçossimo, CEO da EstrelaBet.
“Minha carreira sempre foi pautada pela atitude e pela coragem de ir além, de não aceitar limites. Ser embaixador desta marca reflete a filosofia que vivi em campo em diferentes clubes do mundo. É uma honra me juntar a uma empresa que valoriza a ousadia, a confiança e o protagonismo em cada jogada. No esporte, como na vida, confiança e atitude levam você além”, declara Zé Roberto.
A parceria simboliza uma filosofia compartilhada: vencer é mais do que contar com a sorte, é acreditar em si mesmo. Essa conexão entre autenticidade, preparo e mentalidade vencedora traduz a essência da marca, que une tecnologia, emoção e propósito para criar experiências de entretenimento cada vez mais humanas e responsáveis.
Empresa
Ana Clara reage à descobertas do primeiro cabelo branco em campanha de Natura Lumina Antissinais

Como parte da campanha de Natura Lumina Antissinais Regenerador Capilar – linha inovadora que previne, reverte e trata os fios brancos – a marca apresenta uma série de conteúdos com Ana Clara. Os vídeos mostram a apresentadora e influenciadora reagindo a tweets de internautas sobre o surgimento do primeiro fio branco, com leveza e humor, abrindo uma conversa sobre cuidados capilares e escolhas pessoais.
A estratégia dos conteúdos se baseia em um insight obtido por meio de social listening: o primeiro fio branco é um marco na vida das pessoas, despertando curiosidade e reflexões sobre decisões individuais. A campanha propõe uma conversa leve e acolhedora, mostrando que é possível cuidar dos fios de diferentes formas.
A linha Natura Lumina Antissinais Regenerador Capilar combina Bioproteína Tripla Ação e o ativo Pró-Melanina, uma tecnologia inédita da marca. Com shampoo, condicionador, sérum, máscara e leave-in, o tratamento oferece uma rotina completa para recuperar a densidade, resistência e textura dos fios maduros. O sérum atua diretamente no bulbo capilar para estimular a produção natural de melanina, prevenindo e revertendo os primeiros sinais de grisalhamento.
“Tratar o tema dos primeiros fios brancos com ciência é essencial. Lumina Antissinais nos convida a olhar para nossos cabelos com liberdade para escolher o que nos faz bem – seja assumir os fios brancos ou cuidar para retardar o seu aparecimento, mas sempre tratá-los para mantê-los saudáveis, com brilho e vitalidade. Ana Clara traduz exatamente essa abordagem: espontânea, divertida e livre de imposições”, afirma Denise Coutinho, diretora de marketing e comunicação da Natura.
Os conteúdos com Ana Clara refletem esse olhar: em cada vídeo, ela reage com humor e empatia aos tweets de pessoas compartilhando suas experiências com o primeiro fio branco, desmistificando medos e dúvidas comuns, mostrando que o cuidado com o cabelo pode ser descontraído e cheio de personalidade. A Natura destaca que sua linha atende a todos os tipos de cabelo, respeitando a decisão de cada pessoa, além de ressaltar os benefícios de densidade, textura e nutrição proporcionados pelos produtos da linha.
“A ideia desta série de vídeos foi criar um espaço divertido e próximo para falar sobre o momento do primeiro fio branco. Ao unir histórias reais e a tecnologia inovadora da linha, buscamos construir uma narrativa que respeita a liberdade de escolha de cada pessoa e valoriza a diversidade de experiências. Nosso objetivo foi mostrar que a marca entende, acompanha e apoia as mulheres em cada decisão sobre seus fios”, comenta Verônica Gordilho, co-COO da agência Africa Creative.
Os vídeos estão sendo publicados no perfil da Natura em collab com a Ana Clara, no Instagram e TikTok, e também estão disponíveis em formato de shorts no YouTube. “Foi um prazer fazer parte da campanha e uma tarde deliciosa. Além do produto ser maravilhoso com uma super tecnologia, tem um aroma delicioso”, finaliza Ana Clara.








