Universo Live
Um desafio para a indústria de anúncios: é hora de mitigar o viés na publicidade

Desde que a revolução programática varreu a indústria de publicidade há mais de uma década, os profissionais de marketing vêm utilizando algoritmos para determinar qual demografia atingir e como segmentar audiências em suas campanhas. Mas hoje, eles estão em uma encruzilhada.
Entre as preocupações crescentes sobre os jardins murados, a equidade, a transparência e a privacidade do consumidor, a indústria tem que assumir outra obrigação – trabalhando em conjunto para rapidamente rearquitetar o futuro da ad-tech.
As tecnologias avançadas estão impulsionando maior eficiência e precisão, mas o potencial para consequências não intencionais – em particular, o viés – ainda existem. Os vieses muitas vezes não são intencionais, mas uma consequência de pressupostos e julgamentos humanos. O perigo é a capacidade da tecnologia de capturar e escalar esses vieses, impactando e alienando as mesmas audiências com as que os anunciantes procuram se conectar. A IBM acredita que toda marca e agência deve tomar medidas para entender o viés e seu impacto nas campanhas e na confiança do consumidor.
Em junho de 2021, o IBM Watson Advertising anunciou uma iniciativa de pesquisa para usar a IA de código aberto para avaliar como o viés indesejado está na publicidade digital e explorar como reduzi-lo em campanhas publicitárias. Tudo iniciou com uma hipótese: o viés existe em publicidade digital hoje, e a IA pode ser usada para ajudar a identificá-lo e mitigá-lo. Ao trabalhar em estreita colaboração com IBM Research e usando abordagens estabelecidas como o kit de ferramentas IA Fairness 360 (AIF360), se analisou os fatores que levam a um viés indesejado no funil publicitário e como a IA pode ajudar.
Para o estudo, foi feita uma parceria com o Ad Council para entender a possível presença de viés não intencional em algoritmos e dados em um esforço criativo de testes de mensagens em sua campanha de conscientização de COVID-19: o “It’s Up to You”. A campanha foi o maior esforço de educação para vacinação dos Estados Unidos até hoje. Ela aconteceu no final da primavera de 2021 e se concentrou em gerar conscientização sobre as opções de vacina disponíveis.
As primeiras descobertas da pesquisa são promissoras e mostram que o viés existe na publicidade digital e que a mitigação do viés é possível usando ferramentas e recursos de IA. Este é um grande momento e a comprovação tanto do progresso da pesquisa quanto do avanço da IA à medida que a indústria espera construir ad-tech que irá segmentar grupos de forma mais equitativa e também manter – ou em alguns casos, melhorar – o desempenho da campanha publicitária.
Se trata de um começo, mas há muito mais trabalho a ser feito. É preciso que a indústria de publicidade se manifeste em torno dessa causa para garantir que todos façam o possível.
IBM Watson Advertising está emitindo um apelo para a ação e procurando colaborar com o setor para aprimorar as ferramentas de código aberto, dados e modelos de IA com o objetivo de criar poderosas tecnologias abertas que possam ajudar a automatizar a mitigação do viés na publicidade. IBM Watson Advertising também precisa que marcas e agências se juntem em suas pesquisas em andamento, contribuindo com dados de campanha, log files e novos modelos para exploração em uma iniciativa aberta do setor que ajudará a inaugurar uma nova era.
Se marcas, agências e editoras se posicionarem em conjunto com o compromisso de avançar e adotar melhores práticas que possam ajudar a mitigar o viés em campanhas publicitárias, é possível abordar um problema que existe há décadas para o bem dos consumidores e da sociedade como um todo.
Universo Live
TV1 transforma Méqui 1000 em espaço de brincadeiras imersivas

A TV1 é a responsável pela nova intervenção cenográfica do icônico Méqui 1000, na Avenida Paulista. A exibição “Brincando de Méqui” propõe uma imersão completa no universo da marca, evoluindo a loja em um ambiente lúdico, sensorial e altamente instagramável — onde cada detalhe convida o público a interagir, se divertir e criar memórias.
A experiência já começa pela fachada, personalizada para lembrar a extensa caixinha do McLanche Feliz. A frente do Méqui 1000 também traz um Megafone Drive em tamanho ampliado, cuja brincadeira é falar de um lado e ter a sua voz transformada no outro. Ainda na fachada, os pequenos poderão se divertir em duas posições de atendimento com gigantografias do brinquedo “caixa registrada”, onde as crianças se posicionam como atendentes e abrem botões que simulam pedidos, gerando fictícias.
Após a fachada, os visitantes são recepcionados por um tabuleiro localizado na entrada e que representam um jogo de chão com 12 desafios que incentivam o público a cumprir tarefas como “fingir que o ketchup está espirrando” ou “simular um drive-thru com sotaque divertido”. A proposta é transformar o tempo de espera no restaurante em uma experiência criativa e participativa.
No “Meu Dia de Méqui”, o visitante se posiciona em frente a um painel com recorte para o rosto e assume simbolicamente o papel de funcionário do mês. A ativação continua com o “Caixa Toy”, em que as caixas tradicionais do restaurante são envelopadas com visual de brinquedo, reforçando a estética de um mundo encantado em que tudo remete à infância.
A escada que leva para o andar de cima foi estilizada em amarelo vibrante. O mezanino foi totalmente integrado à experiência. O ambiente foi transformado num espaço imersivo e feito por adesivos em recortes aplicados nas paredes e pisos, criando um efeito 3D que envolve o visitante por todos os lados.
A experiência se estende até o drive-thru. O totem de atendimento foi totalmente adesivo, incorporando elementos visuais que remetem ao universo dos brinquedos.
“Criamos uma jornada visual e sensorial que ativa o afeto, o pertencimento e a curiosidade. A ideia é fazer com que cada visitante se sinta parte do Méqui, como se estivesse dentro de um brinquedo interativo. Essa ludicidade gera memórias e fortalece vínculos”, afirma Simone Pires, diretora executiva da TV1.
“Combinando design imersivo, acessibilidade visual e interatividade, a TV1 entrega uma ativação que reposiciona o restaurante como um espaço de experiência, onde o entretenimento é parte essencial do consumo. ‘Brincando de Méqui’ é mais um exemplo de como a criatividade pode transformar pontos de venda em pontos de afeto”, finaliza a executiva.
Universo Live
Epson leva experiência imersiva ao inverno de Campos do Jordão

Durante a temporada de inverno e férias, a busca por experiências que aliam conforto e entretenimento se intensifica. Campos do Jordão, em São Paulo, é um destino tradicionalmente conhecido e procurado por milhares de turistas em busca de baixas temperaturas, paisagens naturais e atividades diferenciadas. Pensando nisso, a Epson, líder global em impressão e projeção de imagens, está realizando uma ação especial na cidade durante todo o mês de julho, de sexta e sábado das 14h às 22h, e domingo, das 12h às 20h, com foco em entretenimento, lifestyle e tecnologia.
A campanha conta com uma ativação exclusiva em um truck, que convida o público a vivenciar uma experiência imersiva com projeções, entregas de brindes e a promoção especial “Compre e Ganhe”. Na promoção, válida durante todo o período da ação, ao realizar a compra de qualquer projetor diretamente na Loja Oficial Epson, que oferece entrega em domicílio, o consumidor ganha brindes especiais.
Com localização estratégica, o truck está posicionado ao lado do teleférico do Parque Capivari, em Campos do Jordão, que chega a receber mais de 1,5 milhão de visitantes durante o inverno. “A escolha do destino está alinhada ao nosso objetivo de nos aproximarmos do público por meio de uma experiência sensorial e afetiva, conectada ao lifestyle e clima de aconchego da serra paulista”, conta Andrea Milanesi, head de marketing de consumer da Epson do Brasil.
Dentro do truck, os visitantes encontram imagens e vídeos sendo projetados pelo projetor smart LS650 em um espaço aconchegante. Já do lado de fora, é possível relaxar em cadeiras dispostas em frente ao truck, onde diferentes conteúdos são exibidos ao longo do dia, oferecendo uma experiência imersiva com os projetores smart portáteis EF21 e EF22. O público também pode conferir de perto outros modelos em exibição no espaço.
“Mais do que destacar os diferenciais dos nossos produtos, queremos mostrar que os projetores podem ser ótimos aliados para quem busca lazer, experiências imersivas e projeção de qualidade. Portáteis, práticos e versáteis, são equipamentos ideais para levar em viagens ou até mesmo usar em casa para ficar debaixo das cobertas no clima frio. Isso porque transformam qualquer espaço em um verdadeiro cinema para ver filmes, maratonar séries ou outros programas, ou até para jogar com a família e os amigos”, afirma Andrea.