Conecte-se com a LIVE MARKETING

Eventos

Ubrafe apresenta expectativas para os eventos B2B em 2023 em São Paulo

Publicado

em

Os resultados do Barômetro Eventos B2B, primeiro levantamento quantitativo sobre o setor de Eventos com foco na geração de negócios – feiras, congressos e convenções, pós-pandemia, recém-divulgado pela Ubrafe – União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios, em parceria com a SPTuris – São Paulo Turismo, registraram cerca de 5,4 milhões de visitantes em 650 eventos B2B considerados de porte grande (acima de 700 pessoas) e mega (acima de 5.000 pessoas) realizados nas principais venues (locais de eventos), somente no segundo semestre de 2022, em São Paulo.

Para 2023, a expectativa é que sejam realizados, pelo menos, 1.500 eventos B2B de porte grande e mega, nas principais venues durante o ano e, que poderão atingir 12 milhões de visitantes na capital paulista – número igual ao atual número de habitantes.

Com toda essa movimentação, a entidade estima receber uma média de 4 milhões de turistas de negócios (30% do total de participantes), somente nos eventos realizados nas principais venues. Considerando que cada turista deva passar em média três dias na capital e investir cerca de R$ 3,5 mil em transporte, alimentação e hotel, a cidade de São Paulo deverá ter um impacto de R$ 14 bilhões somente com o turismo de negócios relacionados com os eventos B2B.

“Se as projeções forem alcançadas, e estamos trabalhando arduamente para isso, o impacto estimado será de R$ 14 bilhões. Se somarmos a isto os gastos de quem já vive aqui em São Paulo e participa de eventos com foco em negócios – uma média de R$ 500 por pessoa -, seríamos capazes de acrescentar mais R$ 4 bilhões na economia. O impacto total dos eventos B2B na cidade de São Paulo em 2023 pode chegar, então, a R$ 18 bilhões, ou seja, superando os valores pré-pandemia”, informou o diretor-executivo da Ubrafe, Paulo Octávio Pereira de Almeida.

A indústria de Eventos impacta, sozinha, mais de 50 setores da economia. Dados relativos ao número de Feiras e Eventos de Negócios pré-pandemia indicam mais de 2.000 eventos contabilizados em todo o país durante o ano.  Somente no Estado de São Paulo, são, em média, 8,2 milhões de visitantes em Feiras e Eventos de Negócios ao ano, o valor do impacto anual na Economia Brasileira na geração de resultados para as empresas expositoras dos eventos é de R$ 305 bilhões – considerando as mais de 2.000 feiras e eventos pelo Brasil, o impacto é de cerca de R$ 1 trilhão, nacionalmente. O volume de investimentos no setor de Eventos chega a R$ 16,3 bilhões ao ano.

Continue lendo

Eventos

Farol Santander São Paulo recebe exposição inédita e interativa sobre a arte popular brasileira

Publicado

em

O Farol Santander São Paulo, centro de cultura, turismo lazer e gastronomia, recebe, de 22 de agosto a 23 de novembro de 2025, a exposição Brasil: Arte Popular, com curadoria de Leonel Kaz e Jair de Souza. A mostra, uma das mais significativas, completas e representativas já realizadas sobre o tema, reúne cerca de 200 conjuntos artísticos, totalizando mais de 400 itens que representam a inventividade, a força simbólica, as tradições, as origens e a relevância de uma arte moldada em estado puro pelas mãos dos brasileiros.

Em mais de 600m² de área expositiva, são contemplados artistas e trabalhos desde os primórdios da criação em território nacional, até a contemporaneidade. A exposição ocupa as galerias dos andares 20 e 19 e conta também com interatividade a partir de uma mesa percussiva digital e instrumentos musicais artesanais e orgânicos.

A arte popular brasileira é singular e pode ser considerada a mais diversa do mundo. No Brasil, cada artista propõe sua originalidade própria, por meio do território em que habita e dos materiais que utiliza (barro, argila, madeira, ferro, folha de flandres, penachos).

A partir desta origem, há a criação de um universo que traduz a herança histórica recebida de seus antepassados, das lendas que cada qual escutou, da música e ritmos que ouviu. A arte popular brasileira faz com o que o público se reconheça nela e, ao mesmo tempo, conheça um Brasil ainda não tão desbravado em diversas medidas.

De acordo com a proposta curatorial e ampla pesquisa realizada em território nacional, junto a colecionadores de todo o Brasil, essa exposição faz brotar, diante dos olhos, um país profundo, que é capaz de entrelaçar as suas origens étnicas com toda uma magia. E é justamente no mesmo momento em que todos os olhos do mercado de arte se voltam, finalmente, à importância da arte popular, que o Farol Santander São Paulo promove uma das mais amplas exposições sobre o tema.

“Essa é uma exposição espetáculo, possivelmente, a maior sobre arte popular brasileira já realizada. Nossa arte popular é nossa história. Há uma África inteira dentro de cada um de nós. Há uma inteira América também. Mostrar a força destes territórios e destas origens não apenas por palavras, mas por objetos criados pela mão inventora de coisas, é o propósito da exposição”, analisa o curador Leonel Kaz.
 

Continue lendo

Eventos

PHD Eventos expande atuação com novos espaços premium

Publicado

em

Em um cenário onde o setor de eventos corporativos projeta um crescimento de 8,4% em 2025, segundo a Abrape (Associação Brasileira de Promotores de Eventos), a PHD Eventos, renomada por suas experiências 360°, consolida sua estratégia de expansão. A companhia anuncia a integração de três espaços icônicos ao seu portfólio exclusivo: SPHaus, Mirante Congonhas e Experience House. Essas novas parcerias elevam a capacidade da PHD Eventos para atender a uma demanda crescente por eventos inovadores e memoráveis, pavimentando o caminho para a meta ambiciosa de realizar até 900 eventos e ultrapassar R$120 milhões em faturamento anual.

“As experiências imersivas e a conexão genuína são o cerne do novo conceito de mercado. Estamos construindo um portfólio completo de venues para atender nossos clientes em todos os tamanhos e formatos, garantindo que cada evento seja único e impactante”, revela Marco Bordon, CEO da PHD Eventos. “Com estas adições estratégicas, ficamos mais próximos da nossa meta de 35 espaços até o final do ano, um número que está perfeitamente alinhado com nossa previsão para o primeiro semestre.” As novas parcerias reforçam o compromisso da PHD Eventos em oferecer diversidade, localização estratégica e infraestrutura de ponta.

Continue lendo