Conecte-se com a LIVE MARKETING

Eventos

Abertura da Feira EBS tem primeiro debate público sobre neutralização de carbono em eventos MICE

Publicado

em

O primeiro debate público sobre como o mercado MICE pode caminhar para a neutralização de carbono nos eventos marcou a abertura do Congresso MICE Brasil, uma das atrações da 21ª edição da Feira EBS, referência nacional para o segmento e para a área de Treinamento e Desenvolvimento (T&D), realizada na tarde desta quarta-feira (31), no Centro de Convenções Rebouças (SP).

O painel, que contou com as participações de Marcelo Chanoft, co-fundador da TES Cenografia; Regina Silva, diretora de portfólio da Fiera Milano Brasil; Lawrence Reinisch, consultor do Grupo Águia BR e mediação de Paulo Octávio de Almeida, diretor-executivo da União Brasileira de Feiras e Eventos de negócios (UBRAFE), teve como objetivo de apontar ações factíveis  em pilares organizacionais: estrutura, promoção, realização e logística. O tema ganhou ainda mais destaque no segmento após a apresentação do movimento NET ZERO CARBON EVENTS da UFI The Global Association of the Exhibition Industry na COP 27 com alternativas para redução das emissões em 50% até 2030 e a neutralização total de todos os eventos até 2050.

“A questão que a UBRAFE vem discutindo é que os eventos presenciais do futuro deveriam ser vistos e percebidos como agentes ativos de sustentabilidade. Evento é visibilidade, é vitrine, independentemente do setor. Além da realização dos eventos de forma a promover menores impactos, é preciso que os organizadores vejam as realizações como motores de geração de mudança, uma vez que impactam muitos outros segmentos relacionados”, afirmou Almeida.

Entre as ações apresentadas no debate estão: energias renováveis nos eventos e materiais reutilizáveis, eliminação de resíduos, eficiência logística, mitigar efeitos da viagem, envolver no processo os venues (espaços de eventos), organizadores e fornecedores, medir e reportar índices de KPIs, reportar resultados alcançados, difundir boas práticas, ter plano setorial e métricas definidas para identificar a efetividade dos processos.

Regina Silva destacou a importância de ações integradas entre os pilares do setor. “Além de redesenhar os eventos, é preciso incluir os parceiros, fornecedores, enfim, toda a cadeia produtiva do segmento MICE. Em nosso grupo de trabalho, discutimos começar pelo mais fácil. Dar passos menores no início para que as iniciativas ganhem força para avançarmos”.

O debate acontece em um momento em que o mercado de eventos B2B está aquecido. Segundo estimativa da UBRAFE, apresentada pelo diretor-executivo, o Brasil tem promovido 3 mil feiras por ano no período pós-pandemia, considerando os eventos como um todo, ante os 2 mil pré-pandemia, crescimento de 50%.

Marcelo Chanoft explicou que a TES iniciou o processo de menor impacto ambiental pela gestão de resíduos. “Ser mais sustentável nos torna mais eficientes. A sustentabilidade não é um gerador de custo nem um problema. Tem muitas ações que podemos pensar em fazer que são imediatas e de menor custo do que a compensação pela compra de crédito de carbono”.

Já Lawrence Reinisch, disse: “como consultor na área, recomendo que as pessoas deixem os carros em casa e caminhem até metrô ou outro meio de transporte para ir aos eventos. Já quem precisa se deslocar para outras regiões, se tiver opção, pode substituir o avião pelo transporte rodoviário em distâncias de até 500 km.

A abertura da 21ª edição foi marcada pela apresentação de Marcello Baranowsky, fundador e CEO do Grupo EBS, idealizador e organizador da feira, que aproveitou para destacar a importância de conhecer lançamentos, os assuntos mais urgentes e homenagear os responsáveis. “O evento já é consagrado, mas nesta edição conseguimos surpreender visitantes e expositores com o apoio de todos os nossos parceiros”, destacou.

Continue lendo

Eventos

Disney Brasil promove contações de histórias durante todo o mês de julho

Publicado

em

Entre os dias 1º e 31 de julho, a Disney Brasil convida crianças e famílias para uma programação especial durante as férias escolares. Ao longo do mês, a companhia promove mais uma edição do Festival de Histórias, que tem como destaque sessões gratuitas de contação de histórias em livrarias selecionadas em cidades de todo o Brasil.

Com o objetivo de cultivo o hábito da leitura de forma leve, lúdica e envolvente — transformando-a em uma experiência interativa que une entretenimento e educação de maneira divertida e acessível —, as ativações acontecem no Shopping Center Norte, em São Paulo (SP); Shopping Parque Dom Pedro, em Campinas (SP); Continente Shopping, em São José (SC); Shopping Rio Sul, no Rio de Janeiro (RJ); BH Shopping e Shopping Del Rey, em Belo Horizonte (MG); Curitiba Shopping, em Curitiba (PR); Terraço Shopping, em Brasília (DF); e Salvador Shopping, em Salvador (BA).

A programação traz uma seleção especial de narrativas inspiradas em clássicos e sucessos contemporâneos das marcas Disney, Pixar e Marvel – incluindo as histórias favoritas do público, como Lilo & Stitch, Moana, Toy Story, Vingadores, Spidey e Seus Amigos Espetaculares e Mickey & Amigos. As sessões são conduzidas por contadores especializados que encontram momentos imersivos e cativantes para os pequenos, com duração de uma hora.

Além das contações, o Festival de Histórias se estende por mais de 200 lojas em todo o Brasil, com uma ampla oferta de títulos e sinalização especiais nos pontos de venda, além de um plano robusto de marketing digital. E para completar a experiência, quem adquirir livros ou HQs Disney, Pixar, Marvel, Star Wars e 20th Century Studios, ganha uma cartela exclusiva de adesivos colecionáveis.

Continue lendo

Eventos

Mootag leva experiência imersiva da Predator às finais do RE:LO:AD 2025

Publicado

em

A Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro, foi palco de um dos eventos mais aguardados do universo gamer: as finais do RE:LO:AD 2025. O torneio, promovido pela Ubisoft em parceria com a Blast, marcou o início de uma nova era no competitivo de Rainbow Six Siege com a estreia do título “Siege X”. A competição apresentou uma dinâmica inédita que envolveu 20 equipes internacionais — cinco delas brasileiras — em uma disputa que mesclou estratégia, interatividade e inovação.

Dentro deste novo capítulo do eSport, a Predator, linha gamer da Acer do Brasil, esteve presente com força total — e uma cobertura de mídia social que refletiu a grandiosidade do momento. A comunicação da marca durante o evento ficou sob o comando da Mootag, agência especializada em brandformance da holding The 365 Group, que levou ao público uma cobertura imersiva, dinâmica e voltada para o engajamento real da comunidade gamer.

A estratégia da Mootag incluiu a ativação de um squad de influenciadores digitais, que acompanhou de perto todos os detalhes das finais do RE:LO:AD 2025. Os criadores de conteúdo compartilharam, em tempo real, suas experiências com o público em suas redes sociais, conectando fãs do jogo à atmosfera eletrizante da competição. 

Em paralelo, a agência coordenou a cobertura de mídia, amplificando o alcance das comunicações do evento em canais estratégicos. Tudo em conjunto às mídias sociais oficiais da Predator no Brasil, com conteúdos que destacaram os momentos mais marcantes do torneio, mostrando os bastidores da produção e o impacto do lançamento de “Siege X”. Com a área de CRM integrada, a ideia foi linkar os públicos a potenciais conversores dos produtos. 

Além da cobertura digital, a Predator também ofereceu ao público do torneio um espaço exclusivo ao lado da Intel, sua parceira de longa data. O stand das marcas atraiu milhares de visitantes com competições interativas, distribuição de brindes e experiências imersivas desenvolvidas especialmente para os apaixonados por Rainbow Six Siege. O local também funcionou como ponto de encontro da comunidade, criando oportunidades para interação entre fãs, influenciadores e marcas.

“Mais do que uma cobertura, o que entregamos no Campeonato RE:LO:AD 2025 foi uma estratégia de presença integrada. Aproveitamos o evento e a aguardada estreia da atualização Siege X para conectar a Predator aos fãs por meio de experiências no evento, influenciadores que têm voz na comunidade e conteúdos pensados para engajar em todas as frentes”, afirma Gustavo Peres, gerente de criação da Mootag.

Continue lendo