Empresa
TikTok estreia série de tours virtuais por museus brasileiros

Com programação em cinco museus brasileiros, TikTok inicia a “Semana dos Museus” com um tour pelo Instituto Ricardo Brennand
A partir desta quarta-feira (11), o TikTok inicia uma semana cultural com tour virtual, apresentações de exposições e de acervos de cinco museus brasileiros. O evento, chamado de “Semana dos Museus“, levará os usuários para o Instituto Ricardo Brennand, o Museu do Amanhã, o Museu do Futebol, o Paço do Frevo e o Museu da Língua Portuguesa.
A programação na plataforma inicia hoje (11), com um tour virtual pelo Instituto Ricardo Brennand, às 10h. Na quinta (12), às 15h, é a vez do Museu do Amanhã aparecer no aplicativo, com a exposição “Coronaceno: Reflexões em Tempos de Pandemia”. Na sexta-feira, acontece a divulgação pela exposição “Tempo de reação – 100 anos do goleiro Barbosa”, do Museu do Futebol, às 16h.
No final de semana, haverá o passeio virtual pelo recém-inaugurado Museu da Língua Portuguesa, às 16h do sábado (14). No domingo, acontece o tour pelo Paço do Frevo, com a apresentação “batalha de passinhos”, unida aos movimentos do frevo.
“No TikTok, nos orgulhamos de ser um lugar onde museus e galerias podem abrir suas portas digitalmente e conectar audiências em todo o mundo com seu conteúdo tão emocionante. Com a Semana dos Museus, queremos dar continuidade ao nosso projeto de levar para uma audiência global tudo o que os museus e as instituições culturais podem oferecer de melhor e exaltar a cultura e história local”, afirma Ronaldo Marques, gerente de Parcerias de Conteúdo do TikTok no Brasil.
Para participar da ação e se juntar às lives culturais do TikTok, confira a página da Semana dos Museus no aplicativo e conecte-se a partir do dia 11 de agosto aos perfis dos museus na plataforma.
Matéria publicada no portal de notícias AdNews. Se quiser mais informações sobre o mundo da publicidade e do marketing acesse: https://adnews.com.br/
Empresa
Pedro Scooby surfa Onda de Cheddar no Méqui

Empresa
Pesquisa revela que 51% dos profissionais de Marketing veem a qualidade da produção de IA como equivalente à de humanos

Com aplicações que vão da otimização de estratégias à automação de tarefas e à personalização de experiências para clientes, a Inteligência Artificial tem transformado rapidamente o setor de marketing no Brasil. Apesar da adoção massiva, menos de 20% dos profissionais avaliam esses impactos como majoritariamente positivos, segundo estudo realizado pela agência Enlink com colaboradores da área, entre setembro e dezembro de 2025.
Levantamentos conduzidos pelo IAB Brasil em parceria com a Nielsen, divulgados em fevereiro deste ano, indicavam o uso de IA por 80% das agências brasileiras. Já o novo estudo da pesquisa Enlink aponta que a tecnologia está presente em 100% das iniciativas de marketing analisadas, sendo que 40% fazem uso frequente dessas ferramentas.
Entre as soluções mais utilizadas, o ChatGPT lidera com ampla vantagem, sendo apontado como ferramenta preferida por 97,7% dos entrevistados, seguido pelo Gemini, citado por 31%. Esse uso intensivo reflete-se na percepção sobre a qualidade do conteúdo gerado, que, segundo 51% dos profissionais, já alcança um nível equivalente ao humano.
Apesar do amplo uso, características das ferramentas preocupam os profissionais, sobretudo quanto à imprecisão de informações, fato que gera desconfiança em mais de 50% dos entrevistados, os quais ressaltam a importância de checar as informações antes de concluir a aplicação. Mesmo com o receio, mais de 43% das iniciativas pretendem ampliar o uso ao longo do próximo ano.
Conforme detalha Manu Sanches, fundadora da Enlink, a pesquisa realizada teve como principal finalidade compreender de que forma a IA pode impactar o tráfego orgânico, mas os profissionais entrevistados parecem não ter chegado a um consenso sobre isso. “Ouvimos pessoas de diversas agências das regiões Sul e Sudeste, mas o que mais nos chamou atenção foi o quanto os profissionais estão longe de um denominador comum quanto ao impacto da IA sobre o tráfego orgânico. Ouvimos desde que essa finalidade está em declínio e gera ‘migalhas’, até que ela será a maior fonte para aquisição desse tipo de ativo no próximo ano”, explica.
Os dados apontam, portanto, um cenário em que a Inteligência Artificial já está amplamente incorporada às rotinas do Marketing brasileiro, ao mesmo tempo em que desperta percepções distintas entre os profissionais do setor. Enquanto parte dos entrevistados destaca ganhos operacionais e reconhece avanços na qualidade dos conteúdos








You must be logged in to post a comment Login