Universo Live
Startup reduz em até 90% o tempo gasto com atividades de marketing no varejo

O setor varejista é um dos mais movimentados e exige mais tempo e concentração para desenvolver estratégias de marketing e vendas. Mas muitas equipes gastam tempo demais com criação e otimização de campanhas online, que hoje podem ser automatizadas e executadas com ainda mais precisão. É o que oferece a Pareto, startup de Inteligência Artificial especializada em RPA para marketing e vendas.
Com a automação de processos robóticos, é possível economizar, em um ano, até 4980 horas de trabalho ou ter 28,3 meses a mais no mesmo período. Com o uso da tecnologia, a gestão e monitoramento das campanhas de mídia paga são realizados automaticamente, como alertas e sugestões de otimização para o profissional executar, muitas vezes, com apenas um clique.
“A nossa missão é devolver aos profissionais o tempo desperdiçado em tarefas repetitivas, como fazer análises, preencher planilhas e monitorar dados. Queremos que os profissionais de marketing e vendas trabalhem em atividades realmente estratégicas, reduzindo o estresse, ansiedade e até burnouts, tão ligados à fadiga mental de atividades monótonas. Além disso, o empresário vai ganhar uma operação com menos falhas humanas, um time mais engajado e super produtivo, já que o tempo com tarefas repetitivas foi poupado. As pessoas e empresas deveriam usar a inteligência artificial para impulsionar os profissionais e não para substituí-los. E é exatamente isso que estamos fazendo por aqui”, explica Rica Barros, CEO da Pareto.
Cálculos da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostram que o varejo deve movimentar R$ 34,3 bilhões só neste Natal, um avanço de 4,3% em relação ao mesmo período do ano passado. O que ressalta a importância da gestão do tempo dos profissionais de marketing e vendas, usando tecnologia para reduzir a carga operacional e aumentar a dedicação ao trabalho estratégico. O foco deve ser investir tempo em diferenciais da marca de negócio para, consequentemente, aumentar o volume de vendas.
“Esse é um momento estratégico para o setor varejista. Mais de 90% das buscas por presentes no ano acontecem nesta época. É importante que as empresas comecem a se preocupar com a produtividade estratégica e intelectual do seu time, especialmente em datas com tantas vendas na balança. Além disso, a atenção tem que estar redobrada para erros manuais, especialmente no Marketing. Por isso, vale cada esforço de usar RPAs de um clique, como as que entregamos na Pareto. Em menos de 2 minutos, é possível ter boa parte das campanhas online automatizadas”, finaliza Barros.
Universo Live
Ampro apresenta novo Guia Referencial de Valores para o marketing de experiência no Brasil

A Ampro – Associação de Marketing Promocional – anuncia a atualização do Guia Referencial de Valores (GRV), documento oficial que estabelece parâmetros para a prestação de serviços de marketing de experiência no país. Desenvolvido a partir de uma pesquisa nacional abrangente, o material tem como objetivo garantir práticas de remuneração sustentáveis para toda a cadeia de valor do setor.
A iniciativa é liderada pela diretoria setorial de relações institucionais da Ampro e está alinhada às formas lícitas de remuneração em vigor. O GRV orienta empresas e profissionais do setor na formação de valores que assegurem equilíbrio entre contratantes e contratados, promovendo a qualidade na entrega dos serviços e a sustentabilidade financeira dos negócios.
“Ao adotar esses parâmetros, promovemos um mercado mais justo, competitivo e comprometido com a excelência na entrega”, destaca Heloísa Santana, presidente executiva da entidade, reforçando o papel da Associação na construção de um setor mais forte e estruturado.
Os valores referentes a serviços digitais foram incorporados a partir do Guia da Abradi, fruto de uma parceria estratégica que contribui para o alinhamento com as melhores práticas do mercado digital. Essa colaboração garante a atualização dos parâmetros frente às transformações do ambiente online.
Além de servir como referência para empresas e profissionais, o GRV reconhece o valor estratégico das agências, oferecendo diretrizes que permitem manter a competitividade e a inovação na entrega de soluções aos clientes.
“O objetivo é que o GRV, além de servir como referência para a precificação de projetos nas agências, contribua para a isonomia de processos em todo o mercado, abrindo caminho para que as soluções estratégicas e a criatividade possam ser mais valorizadas na relação agência-cliente”, ressalta Valdeck Junior, diretor de relações institucionais da AMPRO. O novo Guia Referencial de Valores já está disponível nos canais oficiais da Ampro.
Universo Live
MAPFRE plantará três árvores para cada gol na CONMEBOL Libertadores

A MAPFRE, companhia global de seguros e patrocinadora oficial da CONMEBOL Libertadores, vai transformar cada gol marcado na edição da competição deste ano em uma ação concreta de restauração ambiental. Desde a fase preliminar, iniciada em 4 de fevereiro, até a grande final, em novembro, em Lima (Peru), cada bola na rede representará o plantio de três mudas de espécies nativas da Mata Atlântica.
Ao final do torneio, a estimativa é que mais de 1.600 mudas sejam plantadas, volume suficiente para recuperar um hectare, área equivalente a um campo de futebol. Esse número foi calculado com base na média histórica de gols da competição e no tamanho da área destinada à recuperação.
O plantio ocorrerá no Parque Estadual do Jurupará, no Vale do Ribeira, em São Paulo, região que concentra a maior área contínua de Mata Atlântica do país e é reconhecida pela diversidade de fauna e flora. A execução técnica ficará a cargo da Reservas Votorantim, parceira da MAPFRE na restauração de áreas degradadas, responsável desde a seleção das espécies até o monitoramento do crescimento das mudas.
Mais de 300 gols já foram marcados até o momento, e a expectativa é de que a ação envolva o público durante toda a competição numa contagem pública nas redes sociais. A iniciativa será oficialmente lançada no programa ‘Os Donos da Bola’, da Band, apresentado pelo ex-jogador Neto.
“A vinculação ao número de gols aproxima o torcedor da causa ambiental. É uma métrica simples de acompanhar e que conecta a emoção do futebol a um impacto ambiental concreto. Mesmo que o placar final seja menor que o estimado, vamos plantar as 1.600 mudas. O objetivo é restaurar a área, não apenas contabilizar gols. Queremos aproveitar a visibilidade da nossa marca na CONMEBOL Libertadores para gerar um legado positivo e associar a paixão do futebol a causas que importam para toda a sociedade, afirma Fátima Lima, diretora de sustentabilidade da MAPFRE.