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Sportv e agência V3A realizam finais do WESG Latam, apresentadas por Oi e Governo do Estado do Rio de Janeiro

A comunidade gamer brasileira teve encontro virtual no último fim de semana. Nos dias 06 e 07 de março, o Grupo Globo e a agência V3A realizaram as grandes finais do WESG Latam. O projeto apresentado por Oi e Governo do Estado do Rio de Janeiro foi uma das maiores competições multiplataforma de eSports do mundo e, desde sua estreia, em janeiro, reuniu mais de 7 mil jogadores em mais de 170 horas de competição transmitidas ao vivo nas plataformas digitais. As grandes finais, realizadas no Rio de Janeiro, foram transmitidas ao vivo pelo canal Sportv 3, para todo o Brasil, e também pelos canais oficiais do torneio no YouTube e na Twitch.
Considerado por muitos como os Jogos Olímpicos dos eSports, por reunir diversas modalidades e nacionalidades em uma mesma competição, a segunda edição do WESG Latam mobilizou legiões de jogadores e fãs de quatro importantes games do cenário esportivo. As competições de CS:GO, eFootball PES 2021, Dota2 e Starcraft 2 foram disputadas em categorias open, para jogadores profissionais e amadores, independente do gênero, disputando juntos e em igualdade. Para o CS:GO, além da categoria open, há também uma competição exclusiva para mulheres, incentivando o engajamento feminino no universo competitivo. O WESG Latam distribuiu R$ 250 mil em prêmios aos vencedores.
Victor Vocos Camargo, diretor executivo da V3A, fala sobre a importância da parceria com a Oi e com o Grupo Globo para a realização do WESG Latam. “O mercado já sabia que a audiência dos eSports vinha crescendo exponencialmente ultrapassando diversas modalidades de esportes tradicionais, mas foi nesse último ano que a ficha de fato caiu. São diversos segmentos e dezenas de marcas tentando se conectar a esse mundo, mas ainda sem saber exatamente como. Ter uma plataforma forte como o WESG, junto com a Globo, possibilita a criação de formatos ‘taylor made’ para todas as marcas, de diferentes segmentos que estão se conectando com o mundo gaming através do nosso projeto. O patrocínio de uma gigante como Oi comprova que o WESG, e todo o mercado de eSports, aponta para o futuro do entretenimento”, afirma o executivo.
Com mais de 2 bilhões de pessoas, e movimentando 91 bilhões de dólares, indústria dos games é 6 vezes maior do que a da música
A realização da segunda edição do WESG Latam é reflexo do crescimento exponencial da indústria de games e esportes eletrônicos no mundo. Maior mercado da indústria do entretenimento, os games movimentaram 175 bilhões de dólares em 2020. O Brasil acompanha de perto esta tendência. O mercado em torno dos 88 milhões de gamers do país cresceu mais de 25%, chegando a marca de 2 bilhões de dólares. Globalmente, mais de 2,7 bilhões de pessoas são gamers em algum nível dos jogos casuais de celular até as grandes competições, segundo estudo da Newzoo, especializada neste mercado.
No entanto, o interesse crescente do público é medido não apenas pelo número de jogadores, mas também pela audiência nas mais diversas mídias. Atualmente, 24 milhões de brasileiros assistem competições de eSports, sendo mais de 10 milhões de forma constante. Com isto, o Brasil está atrás apenas da China e Estados Unidos em número absoluto de entusiastas de competições de esportes eletrônicos.
Muito além das competições online, o WESG Latam se firmou como uma nova plataforma de conteúdo sobre eSports no país. Seus canais nas redes sociais e plataformas de streaming, especialmente YouTube e Twitch, se transformaram em um hub de conteúdos sobre o universo gamer.
Nyvi Estephan, estrela da cena gamer, apresenta as finais do WESG Latam
Uma nova cena de influenciadores e formadores de opinião surgiu associada ao fenômeno dos eSports. Além dos pro players, streamers e produtores de conteúdo ganharam status de celebridades para os fãs do gênero. Uma delas é Nyvi Estephan, embaixadora e apresentadora do WESG Latam2021, que soma mais de 3,2 milhões de seguidores e inscritos nas redes sociais. Ela foi eleita a melhor apresentadora América Latina e 3ª melhor do mundo segundo o eSports Awards 2019 nos Estados Unidos. Além de ter realizado o lançamento do WESG Latam 2021 em primeira mão em suas redes sociais, a influencer será a apresentadora das finais.
Agências
Natal Natura no parque Villa Lobos é assinado pela Tração Live Marketing

A Natura acaba de inaugurar a campanha Natal Natura, com ação assinada pela Tração Live Marketing, em São Paulo. A ação, que teve todo o espaço criado pela agência, começou no dia 25, no Parque Villa Lobos, com Casa de Natal do personagem da campanha (Cuco), cenários instagramáveis, dinâmica de game com distribuição de produtos gratuitos para todos os participantes e loja para os consumidores garantirem suas compras de Natal.
Ligada ao conceito da campanha deste ano, que promove o encantamento, traz a importância do afeto e do cuidado com o outro e com o planeta, uma segunda ação ainda convida os participantes a escreverem e enviarem cartões postais para quem quiserem. Uma caixa de correio gigante está posicionada no cenário e a Tração irá cuidar dos envios.
“A Natura entrega beleza e bem-estar por todo o Brasil, com seu e-commerce, lojas e venda por consultoria, e foi inspirado nisso que criamos todo o conceito desta ação, incluindo a proposta de envio de postais gratuitos em nosso BTL. Esses cartões entregarão afeto, transbordando esse projeto por todo o país. Na nossa proposta, descartamos a ideia da postagem on-line, pois receber uma mensagem digital é especial, mas é trivial. Já receber uma mensagem física em sua casa é muito mais que isso, toca mais forte o coração”, afirma a CEO da Tração, Morgana Lima.
A ação Natal Natura foi inaugurada no mesmo dia da tradicional árvore de Natal de 50m, que voltou neste ano ao Parque Villa Lobos, também com visitação gratuita. O público pode participar da ação da marca de quinta a domingo, até o dia 17 de dezembro.
Agências
Gotcha comemora 14 anos, com portfólio de clientes em expansão

Com um portfólio de clientes que soma mais de 20 empresas e o status de atendimento 360º em soluções corporativas, o hub de negócios e comunicação Gotcha comemora seu aniversário de 14 anos. Focado em garantir o growth de seus clientes por meio da posição de one stop shop, o hub celebra a data especial com mais de 120 colaboradores, todos especializados em suas áreas de atuação e que compartilham o mesmo DNA de inovação da empresa.
Criada em 2009 pelo jornalista e publicitário Paulo Fischer, a Gotcha passou por uma recente reformulação — de agência a hub — por meio da qual tem agregado mais serviços a seu pool, além de alinhar suas práticas ao que há de mais moderno no marketing mundial. “O modelo de fazer negócio mudou em panorama transnacional e, com isso, a agência passou a ter uma nova visão estratégica para as empresas. Com inteligência digital, metodologia ágil e dentro de um modelo mais participativo, que vai além da comunicação, a agência gera novos canais de vendas, cria novos produtos e ativa parcerias estratégicas. Sempre com o objetivo de criar oportunidades e novas receitas para os clientes”, explica Paulo Fischer, fundador do hub.
Nos últimos quatro anos, alguns clientes da Gotcha, como o Cartão de TODOS, por exemplo, alcançaram um aumento de captação de leads que supera a marca de 1.500%, além de um crescimento de cerca de 600% nas suas vendas online. Para alcançar esses resultados, o hub possui um fluxo de trabalho contínuo focado em growth e que inclui áreas como planejamento, pesquisa, gestão de projetos, relações públicas (PR), social, mídia, BI e tecnologia, produção, criação e novos negócios.