Empresa
Soko cria campanha para Melissa

A Soko, agência independente de earned media do grupo FLAGCX, começa o segundo semestre com uma novidade no seu portfólio: sua primeira campanha internacional.
Produzida exclusivamente para a Melissa, marca de calçados e acessórios do grupo Grendene, a campanha BeExtra&Ordinary foi concebida a partir de uma reflexão sobre o atual cenário mundial. “Conteúdos mais reais têm se tornado POP e isso se intensificou durante o isolamento social. Alguém dançando de pijama vira um fenômeno no TikTok, lives na sala de casa com milhares de pessoas assistindo: se antes só o extra tinha espaço, hoje o ordinário também ocupa os holofotes e a campanha é sobre saber abraçar os dois”, conta Raphael Pavan, líder criativo do projeto.
Assim nasceu o conceito BeExtra&Ordinary, usando a estética das redes sociais para brincar com a aparente contradição entre esses momentos, mostramos que os calçados da Melissa podem ser usados por todas as pessoas, seja em momentos super extra ou super ordinários.
Ao som da icônica “One Way or Another“, da banda nova iorquina Blondie, a campanha global criada pela Soko conta com filme produzido pela Fauna, que foi filmado no mês de março, antes do isolamento ser implementado no Brasil. Nele, um casting múltiplo transita por situações diversas e adversas, vivendo altos e baixos com suas Melissas nos pés. Além do vídeo, Melissa traz ainda fotos especiais, com diversas imagens que brincam com a dualidade Extra&Ordinary: de dormir na praça a cochilar na piscina, de um festival de música a um temporal, os cliques trazem, assim como no vídeo, um casting múltiplo e uma linguagem visual inspirada na Geração Z, apresentando os 07 calçados bestsellers da marca.
O lançamento, que acontecerá no dia 20 de Julho, também será explorado digitalmente em plataformas como Tik Tok, WhatsApp e Instagram, contando ainda com a apresentadora Maisa como embaixadora da campanha. BeExtra&Ordinary será comunicada em todas as praças onde Melissa possui operação – são mais de 80 países, em todos os continentes, com mais de 140 lojas no exterior, 330 no Brasil, além de Galerias em São Paulo, Nova York e Londres, e mais de 4.000 pontos de venda no mercado externo.
Empresa
Descompasso estratégico limita o retorno sobre o investimento na Creator Economy brasileira

A consolidação do marketing de influência como uma das principais forças do branding contemporâneo é incontestável, mas a execução das campanhas ainda esbarra em dores estruturais. No Brasil, embora 94% das corporações reconheçam que parcerias contínuas e de longo prazo com criadores de conteúdo geram retornos mais consistentes, expressivos 70% do mercado ainda concentram suas verbas em ativações puramente táticas e pontuais. Os dados são da Pesquisa ROI & Influência, realizada pela YOUPIX em parceria com a Nielsen.
Este descompasso ganhou contornos mais urgentes após os debates do SXSW 2026. O festival global de inovação chancelou a Creator Economy como uma agenda estratégica de alta liderança e geração de novos negócios, pressionando as marcas a abandonarem os vícios de formatos analógicos de publicidade.
Para Thyago Iasino, diretor de estratégias digitais, canais e conteúdo da HouseCricket, a indústria precisa recalibrar sua visão operacional. “O influenciador deixou de ser mídia. Quem ainda trata creator como espaço publicitário está comprando alcance e abrindo mão do principal ativo dessa relação, que é a confiança construída com a audiência”, pontua o executivo.
Essa transformação é empurrada por uma mudança drástica no comportamento do consumidor. Atualmente, 65% dos internautas brasileiros já efetuaram compras motivados por recomendações nas redes sociais (Opinion Box), ao passo que, na esfera global, o índice de pessoas impactadas por criadores em suas decisões financeiras chega a 86%. O cenário prova que a métrica de sucesso migrou do alcance em massa para a profundidade da conexão.
Um dos grandes consensos do mercado corporativo em 2026 é a transição dos influenciadores de meros canais de distribuição para verdadeiras unidades de negócio independentes. O ecossistema caminha para um modelo onde os creators assumem papéis consultivos, atuando no planejamento de campanhas, na validação de portfólios em laboratórios de inovação e, frequentemente, como sócios e cocriadores de linhas de produtos em regime de joint venture.
Essa sofisticação eleva a régua da cobrança por eficiência. O investimento no setor deixou a gaveta de verbas experimentais de live marketing e passou a exigir um impacto nítido nos principais indicadores de performance (KPIs) das empresas, como custo de aquisição de clientes (CAC), conversão em vendas e ganho de market share.
Apesar do amadurecimento conceitual, a comprovação de dados continua sendo o calcanhar de Aquiles das agências e marcas. De acordo com o relatório Influencer Trends 2026, assinado pela Ogilvy, metade dos profissionais de marketing globais (50%) admite não ter ferramentas ou processos claros para provar o retorno financeiro (ROI) de suas ações com influenciadores. Mais grave ainda: 44% das campanhas rodam sem metas preestabelecidas.
Com o aumento expressivo dos aportes financeiros na Creator Economy, o mercado caminha a passos largos para um cenário de severa cobrança por maturidade profissional. As marcas que saírem na frente serão aquelas que entenderem que o marketing de influência não se resume a um post pago no feed, mas sim a uma construção de reputação a longo prazo, cujo ativo final é a confiança do consumidor.
Empresa
3 Corações celebra Dia Nacional do Café no Taste São Paulo com aula exclusiva de Alex Atala

A 3 Corações, marca oficial de café no Taste São Paulo, preparou uma programação robusta para o primeiro fim de semana do festival. Em comemoração ao Dia Nacional do Café (celebrado em 24 de maio), a companhia traz como grande destaque uma ativação de live marketing gastronômico comandada pelo renomado chef Alex Atala. No dia 23 de maio, às 16h30, o chef apresentará uma aula exclusiva explorando a versatilidade do grão na alta confeitaria.
A iniciativa visa consolidar o posicionamento da 3 Corações no território da gastronomia premium e da inovação. Durante o workshop, Atala demonstrará técnicas para a produção de um sorvete e de um chantilly utilizando o café como base de sabor, revelando as nuances e a complexidade que o ingrediente pode agregar a pratos sofisticados.
As inscrições para a atividade são totalmente gratuitas e direcionadas ao público presente no festival. Para garantir uma vaga, os interessados devem realizar o cadastro presencialmente no próprio estande da 3 Corações no dia do evento, estando sujeitos à lotação do espaço.
“O chef Alex Atala é um grande parceiro da marca e tê-lo conosco é uma forma poderosa de mostrar como o café pode ir muito além da xícara do dia a dia e fazer parte de momentos variados, trazendo nuances únicas a pratos e bebidas. Essa parceria traduz exatamente o que buscamos no Taste: conectar as pessoas a experiências que ampliam o olhar sobre o café”, destaca Anderson Spada, head de marketing da 3 Corações.
Para estender as comemorações da data sazonal ao longo de todo o sábado e domingo, a marca transformará seu espaço em um ponto de entretenimento. A 3 Corações promoverá uma coffee party integrada ao palco principal do festival, contando com a performance de um DJ convidado.
Durante os momentos de agito e música, o estande da marca operará uma dinâmica de amostragem e relacionamento, distribuindo gratuitamente uma ampla variedade de cafés do seu portfólio para os visitantes. A estratégia une de forma integrada a experimentação de produto, a construção de marca e a celebração cultural em torno da bebida favorita dos brasileiros.









You must be logged in to post a comment Login