Empresa
Skol lança o desafio Sinuquinha vs Snooker e convida Baianinho de Mauá para representar o país em amistoso internacional

O novo herói do esporte nacional atende pelo nome de Baianinho de Mauá, conhece? Considerado o bruxo das sinuquinhas de boteco do país, Baianinho se une a Skol para elevar o esporte a um patamar jamais visto. Para a diversão ir mais longe, a marca apresenta o desafio Sinuquinha vs Snooker, campanha criada pela agência GUT, para trazer os maiores vencedores de snooker da Grã-Bretanha para um amistoso, com o jogo transmitido pelas redes sociais do atleta.
A ideia nada convencional partiu dos consumidores nas redes sociais, que insistem em adicionar alguns esportes, genuinamente brasileiros, em grandes competições. Esporte que não entra em grandes eventos, por falta de competitividade. “Com a campanha Sinuquinha vs Snooker, o Baianinho de Mauá chega para mostrar que há também ídolos consagrados espalhados pelos bares brasileiros. Para a Skol, transformar este herói dos botecos em nosso atleta foi um movimento natural. Somos a cerveja da leveza e da diversão, conceitos que o Baianinho já inspirava em sua legião de fãs”, explica Helena Isaac, diretora de marketing da Skol
O convite para os campeões de Snooker também não será nada convencional. Skol planeja anunciar nas ruas de Londres, cidade com o maior número de campeões da categoria. Assim que os interessados se manifestarem, o grande duelo será agendado e Baianinho irá lutar pelo ouro.
“Enquanto rolam uma centena de modalidades esportivas do outro lado do mundo, a gente do lado de cá sentiu falta de uma delas que, assim como Skol, é a cara do brasileiro. Skol agora vai elevar a sinuquinha brasileira a outro patamar, colocando ainda mais diversão na equação”, explicam os diretores de criação da GUT Rainor Marinho e Murilo Santos
Fenômeno da sinuquinha, Josué Ramalho da Silva, conhecido como Baianinho de Mauá, tem 46 anos e joga desde os 13. Sucesso absoluto na internet, Baianinho roda o país em busca de adversários a sua altura, exibindo tacadas perfeitas nos diversos modelos de mesas de bilhar. Agora, o Baianinho da Skol espera seu primeiro adversário internacional.
FICHA TÉCNICA
Agência: GUT São Paulo
Anunciante: SKOL
Produto: SKOL
Título: Sinuquinha VS Snooker
Duração: 50”
Território: Brasil
ECD: Bruno Brux e Murilo Melo
Creatives Director: Murilo Santos e Rainor Marinho
Creatives: Andressa Cruz, Júnior Santos, Júlia Mota, Lucas Adam e Bernardo Sande
Head of Account:Alessandra Visintainer
Account Director: Francine Pellacani
Account Manager : Joe Richardson e Luiza Richarte
Account Supervisor: João Castro
Account Assistant : Wellington Faustino
Head Of Strategy: Amanda Agostini
Strategy Director: Annahy Laira
Strategy Manager: Julia Garcia
Social Strategist: Talita Fernandes e Marcos Vinicius
Head of Media & Data: Guilherme Cavalcanti
Media Director: Nathalia Oliveira
Media Manager: Bruno Zaza
Media Supervisor: Pedro Dias
Media Coordenador: Dandara Freire
Head of Production: Mariane Goebel
Production Director: Julia Ramos
Producer: Lincoln Braga
Produtora: draftLine Studios
Head Produção Audiovisual: Carol Sales
Direção Executiva: Julia Kannebley
Produtor Executivo: Filipe Atihé
Direção: Rafael Câmara
Diretor de Fotografia: Victor Ponce
Diretora de Arte: Bella Yumi
Diretor de Produção: Marcelo Campos
Efeitos e Produto: Fabiano Caldeira
Supervisora de Pós Produção: Ferzita Leite
Coordenador de Pós: Chico Carvalho
Montador: Aram Avedissian e Rafael Câmara
Color Grade: Renan Chagas
Motion e Composição: Luan Carvalho
Fotógrafo Still: Rodrigo Bacellar
Produtora de Som: SoundPie
Produtor: Sergio Fouad
Atendimento: Camila Madio
Locução: LOUD+
Locutor: Cesar Pereira
Dark Social Team: Draftline/ Soko
Broadcaster Lead: Wilaize Lenud
Broadcaster: Marina Manso
Dark social Leader: Kaerre Neto
Dark Social Specialist: Jonathan Amaral
Creative Data Leader: Marcelo Diniz
Art Director: Laura Shimada
Project Manager: Victor Fernandes
Aprovação do cliente:
Helena Isaac, Caroline Ferraz, Cibele Nunes, Nathalia Bergstron, Natalia Bueno, Nanci Paiva, Everton Paiva, Pedro Benassi.
Empresa
Hellmann’s e NBA ampliam parceria e levam sucesso brasileiro para a América Latina

Após três temporadas de sucesso no Brasil, Hellmann’s e NBA anunciam a expansão de sua colaboração de marketing para outros países da América Latina. A partir da temporada atual da liga, além do Brasil, México e Argentina passam a integrar o ecossistema que une sabor, cultura e esporte em uma das parcerias mais bem-sucedidas do portfólio global de Hellmann’s. A decisão vem na esteira de um case consolidado no Brasil, que se tornou benchmark dentro da Unilever e para a própria liga, com resultados expressivos de negócios.
De 2022 a 2025, de acordo com dados Nielsen1, Hellmann’s registrou um aumento de mais de oito vezes em volume e mais de doze vezes em valor de vendas de maioneses squeeze saborizadas no mercado brasileiro durante o período da campanha — de janeiro a junho — consolidando sua liderança na categoria e criando uma nova sazonalidade estratégica para seu portfólio. Conforme a mesma pesquisa, já em 2024, após o segundo ano de parceria, a marca se tornou líder absoluta em volume e valor de vendas, bem como de marketshare no segmento de squeezes, reforçando o poder da colaboração entre o sabor irresistível de Hellmann’s e a NBA.
Desde o início da parceria com liga, em 2023, Hellmann’s se conectou com o universo do basquete de forma próxima e culturalmente relevante, atuando como uma ponte entre a NBA e os fãs brasileiros. O resultado dessa conexãotranscendeu o patrocínio e gerou impacto direto tanto em percepção de marca quanto em negócio no Brasil.
“A parceria com a NBA tem sido uma das mais importantes plataformas de rejuvenescimento de marca para Hellmann’s. A liga nos conecta com um público jovem, engajado e apaixonado, que vive o esporte dentro e fora das quadras — e é justamente aí que Hellmann’s entra: transformando esses momentos em experiências ainda mais gostosas e memoráveis. Ver esse sucesso expandindo as fronteiras do Brasil e chegando em novos mercados é um orgulho enorme para nós, e mostra o potencial da marca quando atua em territórios culturais de forma relevante”, afirma Carolina Riotto, head de marketing de Hellmann’s para a América Latina.
Empresa
Nestlé lança Academia de Inteligência Racial com trilhas sobre representatividade para toda a empresa

A Nestlé dá mais um passo em sua jornada de diversidade, equidade e inclusão com o lançamento da Academia de Inteligência Racial, iniciativa criada para ampliar o letramento racial na companhia. A ação foi desenvolvida pelo grupo de afinidade racial da Nestlé, o Nesblack, que atua pelo fortalecimento da equidade dentro da organização. Nos últimos cinco anos, o número de colaboradores negros cresceu 4%, alcançando a marca de 48% de todo o quadro empresa. Entre as lideranças, o avanço é ainda maior: 60% de novas posições ocupadas por pessoas negras.
A Academia de Inteligência Racial tem o objetivo de promover uma consciência coletiva sobre a importância da representatividade e do avanço racial na companhia. A trilha de conhecimento foi estruturada em três etapas: Inteligência social, com base conceitual sobre diversidade e realidade racial no Brasil, incluindo temas como colonialismo, ações afirmativas e racismo estrutural; Sessões aplicadas, voltadas a áreas estratégicas como Recursos Humanos, Liderança, Marketing e Vendas, aprofundando discussões sobre práticas inclusivas, gestão de times diversos e oportunidades de inovação e representatividade no consumo; e Inspiração, etapa final de engajamento e mobilização, que reforça o compromisso coletivo com a equidade racial.
A iniciativa também contará com rodas de conversa com empresas referência em equidade racial e discussões práticas com parceiros estratégicos — entre eles o Mover e o Grupo Globo, explorando temas como afroconsumo e comportamento das comunidades periféricas.
“Mais do que promover o desenvolvimento individual, queremos fortalecer uma consciência coletiva sobre o papel da liderança na promoção da equidade racial. A Academia de Inteligência Racial é um passo importante nessa construção, ela nos ajuda a compreender, agir e inspirar mudanças dentro e fora da companhia”, afirma Augusto Drumond, head de diversidade e inclusão da Nestlé Brasil.
O projeto é inspirado no modelo global Thrive, criado pelo time de Diversidade e Inclusão da Nestlé Global, que tem como base a liderança inclusiva e o aprendizado contínuo. No Brasil, o modelo foi adaptado à realidade local e conectado ao movimento de aceleração racial que vem sendo estruturado pelo grupo de afinidade racial da companhia.









You must be logged in to post a comment Login