Eventos
Setor de eventos cria plataforma para alinhar boas práticas no ESG

O setor de eventos caminha para o alinhamento de boas práticas conforme as exigências ESG no Brasil. O ESG Pulse, plataforma criada por especialistas desse mercado, começa a unir e instruir criadores, organizadores e prestadores de serviços para entregas com mais impactos positivos à sociedade e ao meio ambiente. A solução é voltada especialmente a empresas que buscam usar seus eventos para educar seus fornecedores com melhores práticas ESG na entrega de seus serviços.
“Pensamos em uma forma de impulsionar o setor, que economicamente se constitui como uma das maiores potências na economia brasileira e contribui de maneira robusta para o PIB nacional. A proposta é contribuir e inspirar toda a cadeia de valor do setor, por meio da transferência de conhecimento sobre como aliar as entregas, que sempre envolvem criatividade, tecnologia e inovação, para atender com excelência os seus clientes, com as melhores práticas ESG em todos os processos que realiza, tornando-se uma referência de sustentabilidade e inclusão”, afirma o idealizador do ESG Pulse, Helio Brito Jr., que atua no setor de eventos há mais de 30 anos.
Segundo Brito Jr., a ideia da criação da plataforma, que já recebeu investimentos de mais de R$ 620 mil até o momento, é a de convidar profissionais da indústria para serem inspiração com a apresentação de melhores práticas, além de terem sua prestação de serviços repensada e alinhada com os pilares ESG. De acordo com a matriz de impacto da plataforma, o ESG Pulse, em seu estágio gerencial de desenvolvimento, tem o potencial de impulsionar 400 mil negócios locais, envolver 1,2 milhão de colaboradores do setor e aprimorar mais de 4 milhões de serviços prestados.
“Mais do que uma plataforma para coleta, análise e mensuração de práticas ESG para esse mercado, nos posicionamos como um movimento, por isso nosso lema é ‘Push the Pulse!’, pois nos colocamos como um impulsionador de transformação ativa para impactar positivamente clientes, fornecedores, comunidades e negócios locais que estejam envolvidos com a cadeia de valor dos eventos. A ideia é instruir e inspirar organizadores, fornecedores e colaboradores e revisar com cada fornecedor o que eles têm praticado e como podem repensar a prestação de serviços para trazerem impactos positivos para a sociedade e para o Planeta. Vamos transferir conhecimento para toda essa imensa cadeia produtiva, para que o setor de eventos, que já sabe fazer tão bem o que faz, torne-se uma referência de sustentabilidade e inclusão”, acrescenta.
O ESG Pulse é considerado uma iniciativa pioneira no Brasil, já que é a primeira plataforma voltada diretamente para a instrução e alinhamento do setor de eventos. Por aqui, a indústria de eventos impacta, sozinha, mais de 50 setores da economia. Dados relativos ao número de eventos pré-pandemia registram mais de 590 mil eventos sediados anualmente no Brasil segundo o último dimensionamento divulgado pela ABEOC – Associação Brasileira de Empresas de Eventos, em parceria com o Sebrae. Somente para os eventos de negócios na capital paulista, as expectativas para 2023 preveem impacto de até R$ 18 bilhões na economia da cidade e a participação de 12 milhões de pessoas, segundo a UBRAFE – União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios.
Eventos
UBRAFE divulga balanço sobre o recorde na realização de eventos B2B em São Paulo no 1º semestre 2025

A UBRAFE (União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios), única entidade que representa oficialmente o setor de feiras e centros de eventos B2B no Brasil, em parceria com a São Paulo Turismo (SPTuris), acaba de apresentar o levantamento quantitativo semestral de 2025 sobre o setor de eventos voltado à geração de negócios, o Barômetro UBRAFE SP TURIS – incluindo feiras, congressos, convenções e eventos corporativos. Ao longo dos primeiros seis meses do ano, os participantes dos eventos B2B foram responsáveis por um impacto econômico total de R$ 5,4 bilhões na cidade de São Paulo.
“Se compararmos esse valor ao mesmo período do ano passado, observamos um crescimento de R$ 1 bilhão, o que evidencia o fortalecimento do setor de eventos na capital paulista. Esse barômetro reforça o quanto o segmento de eventos B2B está em constante crescimento, contribuindo positivamente para o mercado de negócios em São Paulo”, aponta Paulo Octávio Pereira de Almeida (P.O.), diretor executivo da UBRAFE.
Dados registrados de janeiro a junho de 2025 mostram um total de 612 eventos B2B com foco em geração de negócios, todos com pelo menos 700 participantes cada — um aumento de 19% em comparação com o mesmo período de 2024, que contou com 516 eventos. A análise deste primeiro semestre revelou ainda um total de 3,2 milhões de visitantes únicos — 14% a mais do que no 1º semestre de 2024 —, dos quais 70% são moradores do estado de São Paulo, representando 2,2 milhões de pessoas. Os outros 30% são turistas de negócios, moradores de outros estados e do exterior, representando 1 milhão de pessoas que vieram a São Paulo para participar de eventos B2B na cidade.
Do total de eventos realizados, 69% foram voltados ao segmento Corporativo, reunindo, porém, apenas 15% do número de visitantes. As Feiras Setoriais de Negócios correspondem a 13% do total dos eventos realizados, mas concentram 70% dos visitantes realmente comprovando que são o principal formato de eventos presenciais com foco em negócios. Por sua vez, os Congressos representaram 10% da quantidade total de eventos, atraindo 5% do público. Já as Convenções correspondem a 8% do total, recebendo 10% dos participantes B2B.
“Com base nas projeções que temos, nossa expectativa é encerrar o ano de 2025 com uma movimentação econômica estimada em R$12bilhões na cidade de São Paulo, com a realização de mais de 1200 eventos de grande porte e a participação de aproximadamente 8 milhões de pessoas”, destaca Paulo Ventura, presidente do conselho de administração da Ubrafe.
Eventos
Nova plataforma facilita organização de eventos corporativos para PMEs

Pequenas e médias empresas que desejam promover eventos corporativos com qualidade profissional, mas não dispõem de orçamento para contratar uma agência especializada, agora podem contar com a plataforma Brilhar Eventos. Trata-se de um marketplace criado pela Joia – Experiências que Transformam, desenvolvido justamente para democratizar o acesso a experiências corporativas bem planejadas, com praticidade, transparência e controle de custos.
Com poucos cliques, é possível montar um evento completo e simular orçamentos personalizados, com base no tipo de ação, número de participantes, data, horário, local e serviços agregados, como buffets, mobiliário, decoração e brindes. Voltada inicialmente para eventos internos na capital e Grande São Paulo, a Brilhar também permite que fornecedores se cadastrem diretamente na plataforma, ampliando sua visibilidade e criando novas conexões comerciais.
A proposta atende especialmente empresas que não têm equipe ou verba dedicada exclusivamente para eventos, mas desejam realizar treinamentos, encontros com clientes, ativações de marca, convenções ou confraternizações com até 100 pessoas.
“Queremos que toda empresa, independentemente do porte, tenha acesso a eventos bem estruturados e com qualidade profissional. A Brilhar foi pensada para facilitar esse caminho, tornando o processo mais simples, ágil e acessível para quem nem sempre tem tempo ou estrutura para planejar”, afirma Flávia Morizono, diretora de planejamento e operações da Joia.
Com quase 13 anos de atuação no mercado de live marketing e eventos corporativos, a Joia compartilha sua expertise com empresas que desejam crescer e fortalecer sua cultura organizacional por meio de experiências memoráveis, e aposta no aquecimento do setor de eventos para impulsionar um crescimento de 40% em 2025.