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Saiba como preparar seu estoque para a Black Friday

A Black Friday de 2021 está se aproximando e o varejo precisa retomar os preparos anuais para aproveitar bem a data. Ainda que muitas marcas façam promoções durante todo mês de novembro, é imprescindível ter alguns cuidados especiais para o dia em si, que neste ano cai em 26 de novembro. Uma das atenções deve ser voltada ao estoque, isso vale tanto para empresas que trabalham com lojas físicas, como para os e-commerces.
É o estoque que vai garantir o maior número possível de vendas, sem faltas ou atrasos. Também é o que define a experiência do cliente com a entrega, um ponto-chave nas compras promocionais. É o que diz Graziela Luloian, gerente de Marketing e Operações na agência digital full service Raccoon: “O consumidor sempre espera que sua compra chegue o mais rápido possível. Durante a Black Friday não é diferente, inclusive esse desejo pode se intensificar, uma vez que muitas pessoas esperam pela data por meses para poder fazer uma compra maior e mais cara. Dessa forma, o estoque deve não só estar alinhado com a expectativa de venda, como um pouco mais inflado para garantir disponibilidade”.
Logo, a preparação do estoque tem papel fundamental no sucesso da Black Friday e na imagem da marca em seguida. Michele aponta que o tempo ideal para fazer essa organização é de 90 dias antes da data, mas a importância está sempre aí independente do momento. Cada empresa conhece seus fornecedores e cadeia logística e pode definir com mais exatidão quando começar, mas alguma antecedência é sempre fundamental.
Para auxiliar empreendedores a resolver essa questão no próximo mês, Graziela listou algumas dicas.
– Descubra e organize informações sobre períodos sazonais
Segundo a especialista, uma das melhores formas de prever tendências é ter uma ideia de volume e isso o empreendedor consegue observando dados passados. Com o controle dessas informações, é possível compreender a variação das vendas em dias comuns e naqueles quando há maior procura por conta de datas comemorativas ou promocionais.
Os dados coletados devem então ser organizados em planilhas ou outra ferramenta de fácil visualização. “Lembre-se que os consumidores esperam os melhores produtos em oferta, não somente aqueles que estão parados. Então para atrair é importante que os carros-chefe estejam em promoção. Além disso, é possível que os principais produtos estejam alinhados com aqueles que se deseja liquidar, até mesmo uma promo de compre um e leve outro pode ajudar”, afirma Graziela.
– Varie nas estratégias de captação
Promoções são essenciais em qualquer Black Friday, mas não são a única maneira de participar do evento e atrair público. A profissional explica: “Pesquisas apontam que o preço pode até ser um pouco acima do concorrente, mas se houver um bom cashback, por exemplo, acaba sendo até mais atrativo. Frete grátis também possui a mesma linha de raciocínio, ou porcentagem crescente de desconto, etc”. Tudo isso ajuda a esvaziar o estoque.
– Una as estratégias online e offline
O estoque de um e-commerce e loja física podem ser compartilhados, desde que bem organizados. Nesse sentido, uma boa estratégia é a Buy Online and Pick Up in Store (compre online e busque na loja). Ela costuma aumentar o ticket médio da venda, uma vez que o consumidor vai buscar o que comprou e mais de 50% deles acabam aproveitando para levar mais produtos, de acordo com Graziela.
– Utilize ferramentas e programas de auxílio
Existem muitos softwares de gestão de estoque que fazem um ótimo trabalho na organização em períodos sazonais. Eles são úteis durante todo o ano, mas se mostram ainda mais relevantes em datas como a Black Friday.
A diretora traz alguns nomes como sugestão: “Para microempresas, existem softwares gratuitos como ABC Inventory, Canvus ou Delivrd. Para estoques maiores, as mais utilizadas são Conta Azul, SAP, Linx e Sage. Elas são essenciais, mas precisam estar alinhadas com uma boa plataforma de e-commerce, se estivermos falando de comércio eletrônico. Nesse âmbito, para pequenos comércios a Loja Integrada funciona bem e, para aqueles de maior porte, as melhores opções são VTEX e Shopify”.
O que esperar da Black Friday 2021
Este é um momento peculiar para os varejistas, visto que a retomada de lojas físicas é recente e gradual ao redor do Brasil. Ao mesmo tempo, muitos estavam focados somente no e-commerce desde 2020, quando a pandemia se agravou e fez com que o virtual fosse a única possibilidade para inúmeras empresas continuarem funcionando.
Portanto, a Black Friday de 2021 acontece em um cenário novo, diferente do ano passado — já que, agora, a vacinação está de fato ajudando a retomada — e dos anos anteriores, pois ainda existem particularidades em voga por conta do covid. Além disso, a situação econômica atual lança uma sombra de dúvidas sobre a data.
O fato é que ela segue importante, ainda que diferente. “Estamos em um cenário com a maior inflação dos últimos 20 anos, alinhada com a maior taxa de desemprego. Por conta desses fatores, o poder de compra está reduzido, então o consumidor escolherá mais e deverá comprar menos, mas não deixará de aproveitar ofertas”, aponta a diretora.
Mesmo em um ano difícil, a Black Friday segue como um ponto alto nas vendas de milhões de lojas pelo País. Por isso, toda preparação é válida — talvez ainda mais justamente pela crise. Empreendedores devem aproveitar as datas de maior movimento para fechar o mês com mais alívio, e os cuidados prévios sempre ajudam a aumentar a margem de lucro.
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AMPRO Awards 2025 anuncia local da cerimônia e abre venda de convites

A 25ª edição do AMPRO Awards, principal premiação brasileira dedicada ao Live Marketing, será realizada no dia 24 de novembro, às 19h, na Estação Motiva Cultural, espaço anexo à Sala São Paulo e administrado pela Fundação Osesp. O local foi escolhido por refletir valores que marcam a trajetória da premiação: sustentabilidade, cultura e impacto positivo.
“Celebrar 25 anos é reconhecer a força de um setor em plena expansão, com o aumento constante de cases e agências participantes, além do apoio de mais de 35 patrocinadores que acreditam no marketing de experiência. Estar na Motiva Cultural traduz o espírito do nosso tempo: celebrar resultados, conexões e consciência coletiva”, afirma Heloísa Santana, presidente executiva da AMPRO.
A Fundação Osesp também celebra a parceria. “É uma honra receber a 25ª edição do AMPRO Awards na Estação Motiva Cultural. Esta casa, criada para ser palco da música e da cultura, também acolhe iniciativas que inspiram e projetam o Brasil pela inovação e diversidade. Assim, reafirmamos nossa vocação de ser um espaço de encontros inesquecíveis, onde arte, comunicação e sociedade se conectam”, destaca Mariana Stanisci, superintendente de Comunicação e Marketing.
Com mais de duas décadas de história, o AMPRO Awards se consolidou como um termômetro do Live Marketing nacional, reconhecendo campanhas que unem criatividade, estratégia e execução e resultados em experiências memoráveis. Em 2025, a premiação conta com 40 categorias, distribuídas em quatro verticais – Creative Effectiveness, Excellence in Activation, Excellence in Experience e Excellence in Business -, com 509 cases inscritos, 108 agências e um corpo de júri formado por 171 profissionais pautado com marcadores de representatividade como gênero, raça, geração, distribuição geográfica, entre outros.
Entre as novidades desta edição está o Ingresso Solidário, que destinará parte da renda obtida com a venda de convites à Gerando Falcões, instituição que atua no combate à pobreza e na transformação de comunidades periféricas. Os ingressos já estão disponíveis no site da Sympla. O evento também será transmitido online.
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Levantamento inédito revela 6 tendências para Black Friday 2025

A Black Friday de 2025 será marcada por um consumidor muito mais estratégico e informado. Ele começa a pesquisar semanas antes, o que reforça a importância de ações antecipadas por parte das marcas. Além disso, a integração omnichannel e estratégias D2C estão saindo na frente, enquanto o uso da inteligência artificial está redefinindo a personalização em escala, permitindo recomendações de produto, disparo de e-mails automatizados e segmentação preditiva baseada em comportamento passado.
Esses e outros insights são fruto de um levantamento inédito realizado pela Score Media, agência de inovação em marketing digital com foco em brandformance. A empresa analisou os resultados de mais de 100 campanhas em 2024, as marcas que aplicaram estratégias baseadas em dados e IA tiveram um aumento médio de 35% na conversão de novos usuários, redução de 15% no CAC e ROI de até 32x em automações via WhatsApp.
“A Black Friday ainda é vista como uma guerra de preços, mas esse é um erro comum. Quando a marca foca apenas em desconto, perde a chance de criar conexão real. O verdadeiro valor da data está em usar esse momento para atrair, encantar e fidelizar. As marcas que entendem isso transformam picos de venda em relacionamentos duradouros e resultados consistentes no médio e longo prazo”, afirma Henrique Troitinho, CEO da Score Media.
Com base nesses aprendizados e nos dados analisados, a agência identificou um conjunto de práticas que diferencia as marcas que mais performaram durante o período. São estratégias que unem tecnologia, criatividade e inteligência de dados para transformar campanhas pontuais em resultados consistentes — e que devem orientar o planejamento de quem quer sair na frente na Black Friday de 2025. Confira:
1. O novo consumidor: mais estratégico, informado e movido pela urgência
O comportamento do consumidor mudou de forma significativa e está mais estratégico do que nunca. Ele começa a pesquisar semanas antes da data, o que reforça a importância de ações antecipadas por parte das marcas. A personalização também será um ponto essencial: campanhas segmentadas por comportamento — como “amantes de descontos”, “window shoppers”, “compradores inativos” e “VIPs de primeira viagem” — têm apresentado resultados muito superiores em engajamento e conversão.
Além disso, cresce o impacto do “fomo” (fear of missing out), com ações baseadas em urgência ganhando força. Estratégias como contagens regressivas, descontos-relâmpago e comunicações via SMS nos momentos finais da campanha se mostram cada vez mais eficazes para estimular a decisão de compra.
2. SEO, omnichannel e D2C: o tripé das campanhas vencedoras
No campo das estratégias digitais, o SEO se consolida como diferencial competitivo indispensável. De acordo com Amanda Noronha, head de SEO da Score Media, quem começa esse trabalho meses antes sai na frente. “A criação de páginas perenes de Black Friday, conteúdos evergreen e o uso de palavras-chave transacionais são práticas que garantem relevância orgânica e reduzem a dependência de mídia paga. Outro ponto essencial é a integração das campanhas omnichannel: o consumidor deve ter uma jornada fluida entre todos os canais, com automações, conteúdo orgânico e mídia paga atuando de forma sincronizada”, detalha. De acordo com a especialista, o modelo D2C (direct to consumer) também se destaca como tendência, com dados mostrando como as marcas estão cortando intermediários para ter controle sobre dados e relacionamento direto com o cliente.
3. As métricas que realmente importam na Black Friday 2025
“De acordo com nosso levantamento, 47% do resultado de uma campanha está diretamente ligado ao criativo, reforçando a importância de acompanhar métricas de engajamento, taxa de cliques e visualizações. A conversão de novos usuários é uma das mais importantes, tendo registrado aumento de 35% em campanhas anteriores. Outro dado relevante é a redução média de 15% no Custo de Aquisição de Cliente (CAC), resultado das otimizações e da segmentação mais precisa em mídia paga”, explica Bruno Dante, diretor criativo da agência.
O especialista acrescenta ainda que o ROI e a eficiência dos canais também merecem atenção. “Campanhas automatizadas via WhatsApp apresentaram ROI médio de 32x e aumento de 20% no engajamento”, diz.
Sobre métricas de jornada SEO, a orientação é o acompanhamento de tráfego orgânico, posição nos mecanismos de busca, taxa de conversão por página e abandono de carrinho. “Durante o pico da Black Friday, o monitoramento em tempo real é indispensável. Acompanhar vendas por minuto, taxa de abandono e performance do servidor garante respostas rápidas e evita perdas em momentos críticos”, afirma Amanda Noronha.
4. A revolução da IA no marketing: do atendimento à previsão de comportamento
A IA será o motor da personalização em escala, permitindo recomendações de produto, disparo de e-mails automatizados e segmentação preditiva baseada em comportamento passado. Chatbots e atendimentos inteligentes baseados em inteligência artificial generativa ajudarão a responder dúvidas e orientar o consumidor em tempo real. A IA também transforma o SEO, impactando a produção de conteúdo para mecanismos de busca por meio de snippets otimizados e FAQs inteligentes. Além disso, análises preditivas de comportamento e jornada de compra serão utilizadas para entender padrões e prever quando determinado segmento estará mais propenso à conversão.
5. O conselho de ouro para marcas que querem resultados reais
“Comece a se preparar agora e segmente sua base com inteligência. Planejamento com antecedência, segmentação de audiência baseada em comportamento e uma jornada bem estruturada — do lead ao pós-venda — são o combo que transforma esforço em resultado. Segmente para ter mais impacto. Conquiste e nutra novos contatos. Aproveite os canais”, resume Pedro Scripilliti, advisor da Verve Capital.
6. Black Friday não é sobre desconto — é sobre relacionamento
A Black Friday não é apenas sobre preço, e sim sobre relacionamento e recorrência. Marcas que focam somente no desconto atraem consumidores infiéis e perdem valor no longo prazo. O uso inteligente dos dados que a empresa já possui pode ser o diferencial: clientes inativos, abandonos de carrinho e compradores antigos são fontes valiosas de novas oportunidades. O SEO deve ser encarado como um ativo de longo prazo: quem começar agora garantirá tráfego orgânico qualificado sem precisar aumentar o investimento em mídia paga. Por fim, a experiência supera o preço: pós-venda, suporte e lembrança de marca são os fatores que farão o cliente voltar no Natal.








