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Saiba como preparar seu estoque para a Black Friday

A Black Friday de 2021 está se aproximando e o varejo precisa retomar os preparos anuais para aproveitar bem a data. Ainda que muitas marcas façam promoções durante todo mês de novembro, é imprescindível ter alguns cuidados especiais para o dia em si, que neste ano cai em 26 de novembro. Uma das atenções deve ser voltada ao estoque, isso vale tanto para empresas que trabalham com lojas físicas, como para os e-commerces.
É o estoque que vai garantir o maior número possível de vendas, sem faltas ou atrasos. Também é o que define a experiência do cliente com a entrega, um ponto-chave nas compras promocionais. É o que diz Graziela Luloian, gerente de Marketing e Operações na agência digital full service Raccoon: “O consumidor sempre espera que sua compra chegue o mais rápido possível. Durante a Black Friday não é diferente, inclusive esse desejo pode se intensificar, uma vez que muitas pessoas esperam pela data por meses para poder fazer uma compra maior e mais cara. Dessa forma, o estoque deve não só estar alinhado com a expectativa de venda, como um pouco mais inflado para garantir disponibilidade”.
Logo, a preparação do estoque tem papel fundamental no sucesso da Black Friday e na imagem da marca em seguida. Michele aponta que o tempo ideal para fazer essa organização é de 90 dias antes da data, mas a importância está sempre aí independente do momento. Cada empresa conhece seus fornecedores e cadeia logística e pode definir com mais exatidão quando começar, mas alguma antecedência é sempre fundamental.
Para auxiliar empreendedores a resolver essa questão no próximo mês, Graziela listou algumas dicas.
– Descubra e organize informações sobre períodos sazonais
Segundo a especialista, uma das melhores formas de prever tendências é ter uma ideia de volume e isso o empreendedor consegue observando dados passados. Com o controle dessas informações, é possível compreender a variação das vendas em dias comuns e naqueles quando há maior procura por conta de datas comemorativas ou promocionais.
Os dados coletados devem então ser organizados em planilhas ou outra ferramenta de fácil visualização. “Lembre-se que os consumidores esperam os melhores produtos em oferta, não somente aqueles que estão parados. Então para atrair é importante que os carros-chefe estejam em promoção. Além disso, é possível que os principais produtos estejam alinhados com aqueles que se deseja liquidar, até mesmo uma promo de compre um e leve outro pode ajudar”, afirma Graziela.
– Varie nas estratégias de captação
Promoções são essenciais em qualquer Black Friday, mas não são a única maneira de participar do evento e atrair público. A profissional explica: “Pesquisas apontam que o preço pode até ser um pouco acima do concorrente, mas se houver um bom cashback, por exemplo, acaba sendo até mais atrativo. Frete grátis também possui a mesma linha de raciocínio, ou porcentagem crescente de desconto, etc”. Tudo isso ajuda a esvaziar o estoque.
– Una as estratégias online e offline
O estoque de um e-commerce e loja física podem ser compartilhados, desde que bem organizados. Nesse sentido, uma boa estratégia é a Buy Online and Pick Up in Store (compre online e busque na loja). Ela costuma aumentar o ticket médio da venda, uma vez que o consumidor vai buscar o que comprou e mais de 50% deles acabam aproveitando para levar mais produtos, de acordo com Graziela.
– Utilize ferramentas e programas de auxílio
Existem muitos softwares de gestão de estoque que fazem um ótimo trabalho na organização em períodos sazonais. Eles são úteis durante todo o ano, mas se mostram ainda mais relevantes em datas como a Black Friday.
A diretora traz alguns nomes como sugestão: “Para microempresas, existem softwares gratuitos como ABC Inventory, Canvus ou Delivrd. Para estoques maiores, as mais utilizadas são Conta Azul, SAP, Linx e Sage. Elas são essenciais, mas precisam estar alinhadas com uma boa plataforma de e-commerce, se estivermos falando de comércio eletrônico. Nesse âmbito, para pequenos comércios a Loja Integrada funciona bem e, para aqueles de maior porte, as melhores opções são VTEX e Shopify”.
O que esperar da Black Friday 2021
Este é um momento peculiar para os varejistas, visto que a retomada de lojas físicas é recente e gradual ao redor do Brasil. Ao mesmo tempo, muitos estavam focados somente no e-commerce desde 2020, quando a pandemia se agravou e fez com que o virtual fosse a única possibilidade para inúmeras empresas continuarem funcionando.
Portanto, a Black Friday de 2021 acontece em um cenário novo, diferente do ano passado — já que, agora, a vacinação está de fato ajudando a retomada — e dos anos anteriores, pois ainda existem particularidades em voga por conta do covid. Além disso, a situação econômica atual lança uma sombra de dúvidas sobre a data.
O fato é que ela segue importante, ainda que diferente. “Estamos em um cenário com a maior inflação dos últimos 20 anos, alinhada com a maior taxa de desemprego. Por conta desses fatores, o poder de compra está reduzido, então o consumidor escolherá mais e deverá comprar menos, mas não deixará de aproveitar ofertas”, aponta a diretora.
Mesmo em um ano difícil, a Black Friday segue como um ponto alto nas vendas de milhões de lojas pelo País. Por isso, toda preparação é válida — talvez ainda mais justamente pela crise. Empreendedores devem aproveitar as datas de maior movimento para fechar o mês com mais alívio, e os cuidados prévios sempre ajudam a aumentar a margem de lucro.
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FutureBrand São Paulo lança ‘Tá Quente, Brasil! 2025″

A FutureBrand São Paulo, consultoria de branding do McCann Worldgroup/IPG, acaba de lançar a segunda edição do Tá Quente Brasil! 2025, levantamento proprietário que mapeia o que está em alta no país. O mapeamento cultural, que contou com o apoio da Timelens para captação de dados, aborda os movimentos que estão moldando a visão e as atitudes dos brasileiros. Foram identificados mais de mil sinais comportamentais, a partir de uma ampla rede de coleta em diferentes regiões do país, reunindo 246,5 milhões de buscas no Google, 2,9 milhões de perfis analisados em redes sociais e 22,6 milhões de menções.
“Mais do que medir o que é relevante, o material apresenta oportunidades para impulsionar negócios país afora, a partir da interpretação estratégica de informações, análise comportamental e mapeamento de sinais criativos”, acredita Ewerton Mokarzel, CEO da FutureBrand.
A pesquisa revela quatro grandes contradições que traduzem o atual momento brasileiro e apontam novos caminhos de conexão e oportunidades para as marcas: Brasil Global x Brasil Local; Brasil da Esperança x Brasil do Desespero; Brasil dos Afetos x Brasil dos Desafetos; e Brasil Público x Brasil Privado.
O levantamento tem como ponto de partida o comportamento dos consumidores brasileiros, a fim de identificar maneiras para marcas criarem vínculos dentro do contexto atual. Entre os principais temas estão meio-ambiente, música, família, religião e finanças. “A partir desses assuntos, as marcas podem entender as oportunidades de negócio, e aproveitá-las de forma assertiva”, complementa o CEO da FutureBrand SP.
O report completo pode ser baixado neste link.
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AMPRO Awards anuncia os finalistas da 25ª edição

A 25ª edição do AMPRO Awards, tradicional premiação brasileira dedicada ao Live Marketing, acaba de revelar os finalistas de 2025. Neste ano, 242 campanhas de 56 agências foram selecionadas para a shortlist em 35 das 40 categorias que compõem o prêmio, representando 47,5% das inscrições. Nesta edição, o AMPRO Awards contou com 509 projetos inscritos e 108 agências participantes.
A seleção foi conduzida por um corpo de jurados formado por 171 profissionais de comunicação e marketing, que avaliaram os cases das verticais Effectiveness, Activation, Experience e Business com base nos critérios de criatividade, estratégia e execução. Os finalistas concorrerão aos troféus de Ouro, Prata e Bronze, além dos prêmios especiais: Grand Prix de Criatividade, Grand Prix ESG, Agência do Ano e melhor case por vertical.
“O processo de avaliação é uma das maiores fortalezas do AMPRO Awards. A cada edição, reforçamos o compromisso com critérios técnicos, pluralidade e transparência, o que garante um resultado que representa, de fato, a excelência do Live Marketing no Brasil”, afirma Heloisa Santana, presidente executiva da AMPRO.
A cerimônia de premiação será realizada no dia 24 de novembro, na Estação Motiva Cultural, em São Paulo, com transmissão online.
Confira a shortlist no site oficial do AMPRO Awards.








