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Saiba como preparar seu estoque para a Black Friday

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A Black Friday de 2021 está se aproximando e o varejo precisa retomar os preparos anuais para aproveitar bem a data. Ainda que muitas marcas façam promoções durante todo mês de novembro, é imprescindível ter alguns cuidados especiais para o dia em si, que neste ano cai em 26 de novembro. Uma das atenções deve ser voltada ao estoque, isso vale tanto para empresas que trabalham com lojas físicas, como para os e-commerces.

É o estoque que vai garantir o maior número possível de vendas, sem faltas ou atrasos. Também é o que define a experiência do cliente com a entrega, um ponto-chave nas compras promocionais. É o que diz Graziela Luloian, gerente de Marketing e Operações na agência digital full service Raccoon: “O consumidor sempre espera que sua compra chegue o mais rápido possível. Durante a Black Friday não é diferente, inclusive esse desejo pode se intensificar, uma vez que muitas pessoas esperam pela data por meses para poder fazer uma compra maior e mais cara. Dessa forma, o estoque deve não só estar alinhado com a expectativa de venda, como um pouco mais inflado para garantir disponibilidade”.

Logo, a preparação do estoque tem papel fundamental no sucesso da Black Friday e na imagem da marca em seguida. Michele aponta que o tempo ideal para fazer essa organização é de 90 dias antes da data, mas a importância está sempre aí independente do momento. Cada empresa conhece seus fornecedores e cadeia logística e pode definir com mais exatidão quando começar, mas alguma antecedência é sempre fundamental.

Para auxiliar empreendedores a resolver essa questão no próximo mês, Graziela listou algumas dicas.

– Descubra e organize informações sobre períodos sazonais

Segundo a especialista, uma das melhores formas de prever tendências é ter uma ideia de volume e isso o empreendedor consegue observando dados passados. Com o controle dessas informações, é possível compreender a variação das vendas em dias comuns e naqueles quando há maior procura por conta de datas comemorativas ou promocionais.

Os dados coletados devem então ser organizados em planilhas ou outra ferramenta de fácil visualização. “Lembre-se que os consumidores esperam os melhores produtos em oferta, não somente aqueles que estão parados. Então para atrair é importante que os carros-chefe estejam em promoção. Além disso, é possível que os principais produtos estejam alinhados com aqueles que se deseja liquidar, até mesmo uma promo de compre um e leve outro pode ajudar”, afirma Graziela.

– Varie nas estratégias de captação

Promoções são essenciais em qualquer Black Friday, mas não são a única maneira de participar do evento e atrair público. A profissional explica: “Pesquisas apontam que o preço pode até ser um pouco acima do concorrente, mas se houver um bom cashback, por exemplo, acaba sendo até mais atrativo. Frete grátis também possui a mesma linha de raciocínio, ou porcentagem crescente de desconto, etc”. Tudo isso ajuda a esvaziar o estoque.

– Una as estratégias online e offline

O estoque de um e-commerce e loja física podem ser compartilhados, desde que bem organizados. Nesse sentido, uma boa estratégia é a Buy Online and Pick Up in Store (compre online e busque na loja). Ela costuma aumentar o ticket médio da venda, uma vez que o consumidor vai buscar o que comprou e mais de 50% deles acabam aproveitando para levar mais produtos, de acordo com Graziela.

– Utilize ferramentas e programas de auxílio

Existem muitos softwares de gestão de estoque que fazem um ótimo trabalho na organização em períodos sazonais. Eles são úteis durante todo o ano, mas se mostram ainda mais relevantes em datas como a Black Friday.

A diretora traz alguns nomes como sugestão: “Para microempresas, existem softwares gratuitos como ABC Inventory, Canvus ou Delivrd. Para estoques maiores, as mais utilizadas são Conta Azul, SAP, Linx e Sage. Elas são essenciais, mas precisam estar alinhadas com uma boa plataforma de e-commerce, se estivermos falando de comércio eletrônico. Nesse âmbito, para pequenos comércios a Loja Integrada funciona bem e, para aqueles de maior porte, as melhores opções são VTEX e Shopify”.

O que esperar da Black Friday 2021

Este é um momento peculiar para os varejistas, visto que a retomada de lojas físicas é recente e gradual ao redor do Brasil. Ao mesmo tempo, muitos estavam focados somente no e-commerce desde 2020, quando a pandemia se agravou e fez com que o virtual fosse a única possibilidade para inúmeras empresas continuarem funcionando.

Portanto, a Black Friday de 2021 acontece em um cenário novo, diferente do ano passado — já que, agora, a vacinação está de fato ajudando a retomada — e dos anos anteriores, pois ainda existem particularidades em voga por conta do covid. Além disso, a situação econômica atual lança uma sombra de dúvidas sobre a data.

O fato é que ela segue importante, ainda que diferente. “Estamos em um cenário com a maior inflação dos últimos 20 anos, alinhada com a maior taxa de desemprego. Por conta desses fatores, o poder de compra está reduzido, então o consumidor escolherá mais e deverá comprar menos, mas não deixará de aproveitar ofertas”, aponta a diretora.

Mesmo em um ano difícil, a Black Friday segue como um ponto alto nas vendas de milhões de lojas pelo País. Por isso, toda preparação é válida — talvez ainda mais justamente pela crise. Empreendedores devem aproveitar as datas de maior movimento para fechar o mês com mais alívio, e os cuidados prévios sempre ajudam a aumentar a margem de lucro.

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Ampro apresenta novo Guia Referencial de Valores para o marketing de experiência no Brasil

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Ampro – Associação de Marketing Promocional – anuncia a atualização do Guia Referencial de Valores (GRV), documento oficial que estabelece parâmetros para a prestação de serviços de marketing de experiência no país. Desenvolvido a partir de uma pesquisa nacional abrangente, o material tem como objetivo garantir práticas de remuneração sustentáveis para toda a cadeia de valor do setor.

A iniciativa é liderada pela diretoria setorial de relações institucionais da Ampro e está alinhada às formas lícitas de remuneração em vigor. O GRV orienta empresas e profissionais do setor na formação de valores que assegurem equilíbrio entre contratantes e contratados, promovendo a qualidade na entrega dos serviços e a sustentabilidade financeira dos negócios.

“Ao adotar esses parâmetros, promovemos um mercado mais justo, competitivo e comprometido com a excelência na entrega”, destaca Heloísa Santana, presidente executiva da entidade, reforçando o papel da Associação na construção de um setor mais forte e estruturado.

Os valores referentes a serviços digitais foram incorporados a partir do Guia da Abradi, fruto de uma parceria estratégica que contribui para o alinhamento com as melhores práticas do mercado digital. Essa colaboração garante a atualização dos parâmetros frente às transformações do ambiente online.

Além de servir como referência para empresas e profissionais, o GRV reconhece o valor estratégico das agências, oferecendo diretrizes que permitem manter a competitividade e a inovação na entrega de soluções aos clientes.

“O objetivo é que o GRV, além de servir como referência para a precificação de projetos nas agências, contribua para a isonomia de processos em todo o mercado, abrindo caminho para que as soluções estratégicas e a criatividade possam ser mais valorizadas na relação agência-cliente”, ressalta Valdeck Junior, diretor de relações institucionais da AMPRO. O novo Guia Referencial de Valores já está disponível nos canais oficiais da Ampro.

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MAPFRE plantará três árvores para cada gol na CONMEBOL Libertadores

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A MAPFRE, companhia global de seguros e patrocinadora oficial da CONMEBOL Libertadores, vai transformar cada gol marcado na edição da competição deste ano em uma ação concreta de restauração ambiental. Desde a fase preliminar, iniciada em 4 de fevereiro, até a grande final, em novembro, em Lima (Peru), cada bola na rede representará o plantio de três mudas de espécies nativas da Mata Atlântica.

Ao final do torneio, a estimativa é que mais de 1.600 mudas sejam plantadas, volume suficiente para recuperar um hectare, área equivalente a um campo de futebol. Esse número foi calculado com base na média histórica de gols da competição e no tamanho da área destinada à recuperação.

O plantio ocorrerá no Parque Estadual do Jurupará, no Vale do Ribeira, em São Paulo, região que concentra a maior área contínua de Mata Atlântica do país e é reconhecida pela diversidade de fauna e flora. A execução técnica ficará a cargo da Reservas Votorantim, parceira da MAPFRE na restauração de áreas degradadas, responsável desde a seleção das espécies até o monitoramento do crescimento das mudas.

Mais de 300 gols já foram marcados até o momento, e a expectativa é de que a ação envolva o público durante toda a competição numa contagem pública nas redes sociais. A iniciativa será oficialmente lançada no programa ‘Os Donos da Bola’, da Band, apresentado pelo ex-jogador Neto.

“A vinculação ao número de gols aproxima o torcedor da causa ambiental. É uma métrica simples de acompanhar e que conecta a emoção do futebol a um impacto ambiental concreto. Mesmo que o placar final seja menor que o estimado, vamos plantar as 1.600 mudas. O objetivo é restaurar a área, não apenas contabilizar gols. Queremos aproveitar a visibilidade da nossa marca na CONMEBOL Libertadores para gerar um legado positivo e associar a paixão do futebol a causas que importam para toda a sociedade, afirma Fátima Lima, diretora de sustentabilidade da MAPFRE.

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