Conecte-se com a LIVE MARKETING

Empresa

Rodrigo Faro é o novo embaixador do Banco PAN

Publicado

em

Apresentador será peça importante nas estratégias de comunicação da instituição

O Banco PAN, especialista em crédito e serviços financeiros para as classes C, D e E, anuncia o apresentador e ator Rodrigo Faro como novo embaixador e garoto-propaganda do Banco. Com isso, o artista passa a ser o protagonista da comunicação entre a instituição financeira e seus clientes, no momento em que o Banco se prepara para o lançamento de dois projetos importantes: a conta digital e a auto contratação de crédito consignado.

No caso da conta digital, as ações de promoção começaram com a parceria firmada com o Grupo Record para merchans na última edição do reality show ‘A Fazenda’ e com a criação do blog de educação financeira ‘Conta com o PAN’ dentro do portal R7, além de investimento em mídia nas plataformas digitais. Já os esforços para promover o serviço de auto contratação de crédito consignado devem começar em fevereiro.

“O Faro terá um papel institucional importante em toda a comunicação com nosso público e ilustrará as peças de campanhas internas e externas, que terão um tom ainda mais humanizado e próximo dos consumidores. Por ter uma linguagem e um perfil muito aderentes ao público-alvo do Banco, estamos seguros de que o Rodrigo trará ainda mais força para a marca PAN”, explica Gustavo Portela, head de Marketing, Pessoas e Clientes do Banco.

Essa é a primeira vez que o PAN terá um garoto-propaganda. “Estamos em um novo momento do Banco e trabalhando incansavelmente para oferecer as melhores soluções digitais para o cliente que busca dar um novo olhar para os seus desafios financeiros e conseguir crédito para realização de seus sonhos e projetos”, afirma Portela.

Em fevereiro, Faro já poderá ser visto em campanhas de mídia digital, redes sociais e PDV, além de exibição de merchandising no programa da Record TV que leva seu nome, o ‘Hora do Faro’. “Mais do que um garoto propaganda, eu me considero, de fato, um embaixador da marca. Há muita sinergia em coisas que eu e o Banco acreditamos e isso nos aproxima. Sem contar que já fui um cliente do PAN no passado. Quando precisei financiar um carro, eles estavam lá para me ajudar”, reforça Rodrigo Faro.

Rebranding

O Banco PAN anunciou, em julho do ano passado, o lançamento do seu novo posicionamento de marca, reforçando a sua atuação B2B e ampliando o foco no consumidor final (B2C). A mudança veio para ressaltar a reestruturação de serviços e processos internos, e um grande investimento em inovação tecnológica para o lançamento de novos serviços digitais.

Com base nos atributos “entusiasmo, protagonismo e proximidade”, o rebranding incluiu a renovação da identidade visual da marca, do tom de voz em todos os canais de comunicação on-line e off-line e de uma nova campanha publicitária, cuja assinatura é “Pra quem faz”.

Continue lendo

Empresa

Estudo da Creators revela que planejamento da Black Friday começa meses antes e reforça papel dos influenciadores

Publicado

em

A disputa pela atenção do consumidor na Black Friday antecipou o calendário de planejamento das marcas no mercado brasileiro. É o que aponta o estudo Open Black – Report Black Friday 2026, desenvolvido pela Creators LLC, hub de inteligência, dados e creator marketing. O levantamento reuniu dados de comportamento, mercado e plataformas para mapear o impacto da estratégia de influência em todas as fases do funil de vendas.

Pesquisas da Gauge citadas no relatório revelam que 53% dos brasileiros iniciam o planejamento de compras para a data em julho — 4 meses antes do evento —, enquanto 48% afirmam decidir por impulso para aproveitar ofertas imediatas. O cenário aponta para um comportamento que mescla pesquisa prévia com gatilhos de conversão no momento do desconto.

A Creators defende uma atuação em duas fases: de agosto a outubro, com conteúdos de consideração (reviews, tutoriais e inserção do produto na rotina), e em novembro, com foco em conversão por meio de cupons rastreáveis, live commerce e programas de afiliados. “A Black Friday não começa quando o desconto entra no ar. Quando novembro chega, o consumidor já pesquisou, comparou, salvou conteúdos e criou referências sobre aquilo que pretende comprar. O desafio das marcas é construir essa relação antes da disputa mais intensa por atenção e usar os creators não apenas como mídia de conversão, mas como parte da jornada de decisão”, analisa Nohoa Arcanjo, CEO da Creators.

Dados da YOUPIX em parceria com a Nielsen Brasil destacam que 80% dos consumidores tomam a decisão de compra fora do clique imediato, realizando buscas ou salvando conteúdos para transações posteriores. Além disso, 58% das conversões ocorrem em até sete dias após a visualização de publicações com influenciadores.

O estudo aponta ainda que 81% dos brasileiros já adquiriram produtos recomendados por criadores de conteúdo e 64% utilizam cupons ou links patrocinados com frequência. Em relação aos critérios de escolha dos perfis, 62% declaram que o número de seguidores tem pouco ou nenhum impacto na confiança, enquanto 44% descobrem novas marcas por meio de creators — superarando indicações de amigos e familiares (33%). “Os dados mostram que influência não é uma equação de tamanho de audiência. Para converter, é preciso encontrar quem tem legitimidade para falar daquele assunto e construir recorrência. O consumidor precisa reconhecer aquela indicação como algo coerente com a pessoa que está falando, e não simplesmente como mais uma publicidade de Black Friday no feed“, ressalta a executiva.

Continue lendo

Empresa

Qualy celebra 35 anos com coleção de embalagens ilustradas e estímulo ao reuso

Publicado

em

A Qualy, marca de margarinas presente em oito de cada dez lares brasileiros, anunciou o lançamento da Coleção Raízes para comemorar seus 35 anos de mercado. A novidade consiste em quatro embalagens colecionáveis com ilustrações inéditas que retratam elementos de cultura, fauna, flora e relações humanas no país. Sob o conceito “O Brasil que passa adiante”, a ação busca incentivar a reutilização dos potes plásticos no cotidiano, associando a arte à economia circular.

“Mais do que uma comemoração de aniversário, a coleção nasce de uma reflexão sobre a trajetória e o legado de Qualy ao lado dos brasileiros. Ao longo de sua história, a marca esteve presente em momentos cotidianos de milhões de famílias, passando adiante sabor, afeto, cuidado e criatividade. Agora, convidamos consumidores a refletir sobre o impacto dos seus hábitos para o futuro do país, unindo arte, brasilidade e sustentabilidade”, explica Marina Secaf, gerente executiva de marketing de spreads da MBRF.

Para a concepção visual dos potes, a marca convidou a artista pernambucana Bel Andrade Lima. A coleção é dividida em quatro temas: “Calor Humano”, focado em cenas de convivência e laços afetivos; “Biodiversidade”, que homenageia a fauna e os biomas nacionais; “Criatividade”, com foco nas manifestações artísticas e trabalhos manuais; e “Futuro”, que reúne símbolos de transformação e crescimento sustentável.

O design das embalagens foi pensado para estimular o reuso doméstico dos recipientes, postergando o descarte do plástico. A iniciativa complementa as metas ambientais da empresa, que atua como a primeira marca do segmento de margarinas a compensar 100% da massa de suas embalagens plásticas.

Em parceria com a central de reciclagem eureciclo, iniciada em 2021, a marca já retirou do meio ambiente o equivalente a 36,5 mil toneladas de plástico — o correspondente a aproximadamente 1,8 bilhão de potes de margarina —, evitando a emissão de 64,8 mil toneladas de gases de efeito estufa. O projeto soma mais de R$ 4,2 milhões investidos em melhorias de infraestrutura e gestão operacional para 153 cooperativas em 21 estados, impactando cerca de 11 mil trabalhadores da cadeia de reciclagem.

Continue lendo