Eventos
Rodada de negócios movimenta o segmento MICE no Rio de Janeiro

A jornada regional do Speed Meeting 2023 acontece no dia 10 de agosto e será iniciada pelo Rio de Janeiro, tendo como patrocinador o Grupo Wish, representado pelo Hotel Prodigy Santos Dumont, onde o evento será realizado.
O evento contará com dois públicos participantes: empresas fornecedoras de soluções para atender as demandas dos setores de eventos corporativos, incentivos, feiras e congressos, rh e treinamentos corporativos, e do outro lado, gestores contratantes dessas soluções.
Com o objetivo principal de promover networking qualificado e oportunidades de negócios, o Speed Meeting é maior rodada de negócios dedicada a promover aos segmentos MICE e RH-T&D no Brasil.
A programação inicia-se pela manhã com o Speed Meeting RH-T&D, com a presença de mais de 25 empresas compradoras, e 18 empresas fornecedoras de soluções como benefícios corporativos, gestão de pessoas, treinamentos e tecnologia para gestão de benefícios, além de salas para treinamentos e gráficas promocionais.
Após o almoço, o encontro terá como tema o segmento MICE, e contará com a presença de 30 fornecedores de soluções para eventos corporativos, incentivos, feiras e congressos, entre as empresas fornecedoras confirmadas estão: infraestrutura para eventos espaços para treinamentos e eventos (hotéis, resorts, centro de convenções), brindes corporativos, produtora audiovisual, streaming, mobilidade corporativa, gráficas promocionais, além de tecnologia para eventos e cenografia.
Entre as empresas que se apresentarão na rodada de negócios estão: Grupo Wish, Prieto Brindes, Support Audiovisual, Transgala, Tudu, Royal Palm Hotéis & Resorts, Setugroup, RCD Hotels – Hard Rock, Promopress, Porto de Galinhas CVB, Plus Brindes, Palladium Hotel Group, Fogo de Chão, Level Up, Five Transportes, Enjoy Punta Del Este, Elo Brindes, Club Med, CEP Transportes, Centro de Eventos de Recife, Bourbon Hotéis e Resorts, Argentina, Aviva, Foz do Iguaçu, Hilton, Studio Hologram, Meliã Hotels International, Unity Brindes, Arena Hotéis, Descomplique Eventos.
Essas empresas terão reuniões com mais de 30 empresas compradoras que atuam no estado do Rio de Janeiro, porém que têm demanda de contratação de soluções para atender aos seus eventos em todo território nacional e internacional.
A participação é exclusiva de compradores convidados e fornecedores patrocinadores da edição.
Próximas edições:
Após o Rio de Janeiro, o Speed Meeting chegará a Campinas, Curitiba, Belo Horizonte, São Paulo e, estreando em Brasília, em novembro.
Idealizado e promovido pelo Grupo EBS, que organiza e promove feiras de negócios e eventos de relacionamento, há mais de 20 anos, o Speed Meeting já recebeu pouco mais de 4.6 mil profissionais compradores convidados, mais de 1.6 mil fornecedores, e promoveu mais de 80 mil reuniões.
“Nosso trabalho é desenvolver um trabalho bastante assertivo e importante para os players do setor, através do nosso relacionamento tanto com os compradores quanto com os fornecedores. Fortalecemos as relações dentro da cadeia produtiva do segmento MICE, estreitando relações e gerando negócios para toda a cadeia”, declara Marcello Baranowsky, CEO do Grupo EBS.
Eventos
JCDecaux e MIS fazem exposição em relógios de rua no Dia da Fotografia

A JCDecaux, que atua no mercado de mídia out of home (OOH), e o Museu da Imagem e do Som (MIS), instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, firmaram uma parceria para levar uma exposição de fotografia contemporânea para as ruas de São Paulo. A ação, que marca o Dia da Fotografia (19 de agosto), vai exibir 20 imagens selecionadas do projeto Nova Fotografia, iniciativa anual do MIS que revela novos talentos da cena fotográfica brasileira.
Idealizada pela Euphoria Creative, a campanha ocupará, a partir de 18 de agosto, relógios digitais da JCDecaux em pontos estratégicos da cidade, funcionando como uma galeria de arte a céu aberto. Além de promover visibilidade para fotógrafos, a ação reforça o uso do mobiliário urbano como meio de aproximar a cultura do cotidiano de milhões de pessoas.
O projeto contará com obras de sete artistas que retratam diferentes perspectivas da capital paulista. As imagens, acompanhadas de convite para visitar o acervo completo no MIS, estarão distribuídas em 156 relógios digitais, com estimativa de 1,5 milhão de impactos ao longo do período de veiculação.
“Queremos que as pessoas se surpreendam ao encontrar arte no caminho para o trabalho, para casa ou durante um passeio. É uma maneira de mostrar que a fotografia está viva na cidade e dialoga com todos”, afirma André Sturm, diretor geral do MIS.
Para a JCDecaux, a parceria reforça o potencial do OOH como plataforma para experiências culturais e de marca. “O mobiliário urbano é parte da vida da cidade e pode ir além da comunicação comercial. Ao integrar cultura e mídia, criamos oportunidades únicas de engajamento e inspiração no espaço público”, destaca Silvia Ramazzotti, diretora de marketing da JCDecaux Brasil.
Eventos
UBRAFE divulga balanço sobre o recorde na realização de eventos B2B em São Paulo no 1º semestre 2025

A UBRAFE (União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios), única entidade que representa oficialmente o setor de feiras e centros de eventos B2B no Brasil, em parceria com a São Paulo Turismo (SPTuris), acaba de apresentar o levantamento quantitativo semestral de 2025 sobre o setor de eventos voltado à geração de negócios, o Barômetro UBRAFE SP TURIS – incluindo feiras, congressos, convenções e eventos corporativos. Ao longo dos primeiros seis meses do ano, os participantes dos eventos B2B foram responsáveis por um impacto econômico total de R$ 5,4 bilhões na cidade de São Paulo.
“Se compararmos esse valor ao mesmo período do ano passado, observamos um crescimento de R$ 1 bilhão, o que evidencia o fortalecimento do setor de eventos na capital paulista. Esse barômetro reforça o quanto o segmento de eventos B2B está em constante crescimento, contribuindo positivamente para o mercado de negócios em São Paulo”, aponta Paulo Octávio Pereira de Almeida (P.O.), diretor executivo da UBRAFE.
Dados registrados de janeiro a junho de 2025 mostram um total de 612 eventos B2B com foco em geração de negócios, todos com pelo menos 700 participantes cada — um aumento de 19% em comparação com o mesmo período de 2024, que contou com 516 eventos. A análise deste primeiro semestre revelou ainda um total de 3,2 milhões de visitantes únicos — 14% a mais do que no 1º semestre de 2024 —, dos quais 70% são moradores do estado de São Paulo, representando 2,2 milhões de pessoas. Os outros 30% são turistas de negócios, moradores de outros estados e do exterior, representando 1 milhão de pessoas que vieram a São Paulo para participar de eventos B2B na cidade.
Do total de eventos realizados, 69% foram voltados ao segmento Corporativo, reunindo, porém, apenas 15% do número de visitantes. As Feiras Setoriais de Negócios correspondem a 13% do total dos eventos realizados, mas concentram 70% dos visitantes realmente comprovando que são o principal formato de eventos presenciais com foco em negócios. Por sua vez, os Congressos representaram 10% da quantidade total de eventos, atraindo 5% do público. Já as Convenções correspondem a 8% do total, recebendo 10% dos participantes B2B.
“Com base nas projeções que temos, nossa expectativa é encerrar o ano de 2025 com uma movimentação econômica estimada em R$12bilhões na cidade de São Paulo, com a realização de mais de 1200 eventos de grande porte e a participação de aproximadamente 8 milhões de pessoas”, destaca Paulo Ventura, presidente do conselho de administração da Ubrafe.