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Retrospectiva Waze revela comportamento dos motoristas brasileiros no trânsito

Já se perguntou qual é o petisco favorito para se comer enquanto dirige ou qual foi a música mais tocada no carro esse ano? O Waze realizou uma pesquisa para identificar comportamentos e curiosidades dos motoristas em 2021. Usando dados próprios e de uma pesquisa encomendada à Onepoll, o aplicativo fez uma retrospectiva dos hábitos de direção do ano – como os motivos para sair de casa, as cidades e os estados que os brasileiros mais dirigiram, as músicas que os mantiveram entretidos e até algumas curiosidades.
De acordo com a análise, as atividades que mais fizeram os brasileiros saírem às ruas e dirigir foram: ir às compras (68%); ir ao trabalho (61%); visitar a família (53%) e visitar os amigos (43%). O Waze também analisou dados para identificar as cidades que mais utilizaram o app e o primeiro lugar ficou com São Paulo – seguido por Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
avegações no Brasil:
Em quais cidades os Wazers dirigiram mais esse ano?
- São Paulo
- Rio de Janeiro
- Minas Gerais
- Pernambuco
- Rio Grande do Sul
- Goiás
- Paraná
- Ceará
- Bahia
- Santa Catarina
Quais foram os principais destinos?
- Restaurantes
- Postos de Gasolina
- Bares
- Aeroporto
- Hotéis e pousadas
- Estações de metrô e trem
- Estacionamento e oficinas mecânicas
- Fábricas e Indústrias
- Terminal de ônibus
- Escritórios
“O ano de 2021 foi bastante peculiar para os brasileiros: os motoristas começaram o ano otimistas, viajando e curtindo o verão. Mas, isso acabou gerando um novo pico de contaminação e as restrições voltaram a ser rígidas. Depois a vacinação começou a ser ampliada e o carro se tornou um meio de transporte importantíssimo para levar todos em segurança para se imunizarem nos drive-in de vacinação. Com o avanço da vacinação entre os adultos, a retomada das atividades cresceu e inclusive viagens de carro para cidades litorâneas, com áreas verdes e turísticas também cresceram”, explica Leandro Esposito, Country Manager do Waze Brasil.
Férias de verão: os usuários estão planejando viajar nas festas de Natal e Réveillon deste ano?
- 35% planejam viajar para outro estado
- 44% ir para outra cidade
- 21% não sabe ainda
- 12% para outro país.
“Os brasileiros estavam ansiosos para realizar atividades de costume, com isso o fluxo de carros nas grandes cidades cresceu e, em alguns casos, chegou a ultrapassar os níveis de 2019, pré-pandemia. Por fim, com nossa pesquisa e dados pudemos perceber que os brasileiros querem voltar ao hábitos de antes viajar nos feriados e festas e usar o carro muito mais como um meio de locomoção e menos como um item de ostentação”, analisa o executivo.
Comportamentos ao volante:
- Em uma média global, 60% dos entrevistados se consideram motoristas felizes e se avaliam com nota acima de 8. Já, os motoristas brasileiros foram considerados os motoristas mais felizes – junto com os mexicanos;
- Os britânicos são conhecidos pela cordialidade, por isso não é surpresa que 60% esperam pacientemente se um carro à sua frente não se movimentar, os brasileiros também aguardam com paciência, 44%. Já os norte-americanos são mais inclinados a buzinar para que o veículo se mexa.
Entretenimento:
- Doces são os lanches preferidos dos motoristas – menos nos EUA, onde os motoristas preferem comer fast food.
- “Stay”, do Justin Bieber, foi a música mais ouvida no Spotify e o “NPR News Now” foi o podcast mais ouvido no player.
- Para ficar um ano sem trânsito, 45% das pessoas de 18 a 24 anos ficariam sem celular; enquanto 38% das pessoas com +65 anos não abririam mão de nada para evitar engarrafamentos.
- Os jovens de 18 a 24 anos jogam as tradicionais brincadeiras de viagem para se divertir nas viagens. Os de 25 a 44 anos ouvem podcasts, enquanto os motoristas com mais de 55 anos preferem música.
Caminho dos sonhos:
- Os brasileiros gostariam de dirigir o Batmóvel – já, os norte-americanos, ingleses e franceses escolheram o Aston Martin do James Bond.
- A cantora Jennifer Lopez e o empresário Elon Musk foram eleitos os co-pilotos dos sonhos dos entrevistados.
A importância da carona:
- Globalmente, 33% dos motoristas dizem que dar carona é a melhor opção para evitar o trânsito e mais de 39% dos brasileiros compartilhariam o trajeto com amigo ou colega de trabalho se isso significasse passar menos tempo no trânsito.
“Hoje em dia, a carona é a melhor opção de transporte dentro das restrições atuais. Se todas as pessoas usassem os carros de maneira diferente, compartilhando mais assentos, podemos tirar alguns desses carros das ruas. Isso significa um ganho importante de um bem tão precioso que é o tempo”, finaliza o Head de Parcerias e Waze Carpool para América Latina, Douglas Tokuno.
Metodologia da pesquisa:
Pesquisa global – encomendada pelo Waze Brasil e realizada OnePoll – entrevistou 11 mil adultos em oito países individualmente, entre os dias 27 de outubro e 9 de novembro de 2021. Além dos dados externos, o app analisou dados de navegação extraídos entre os meses de janeiro a novembro de 2021.
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Nomad e Spotify lançam parceria para descobrir seu destino ideal de viagem com base no seu gosto musical

Com um calendário generoso em feriados prolongados, 2026 promete ser o ano ideal para tirar as viagens do papel. Para ajudar os brasileiros a decidirem o destino perfeito em meio a tantas oportunidades de folga, a Nomad e o Spotify uniram forças em uma campanha inédita elaborada pela agência DAVID. A parceria aposta que o histórico musical de cada pessoa é muito mais do que uma lista de canções favoritas, é um reflexo fiel da personalidade e do estilo de vida, servindo como o guia definitivo para descobrir a próxima aventura internacional.
A campanha, que é uma das grandes apostas da Nomad no semestre, está sendo lançada na época do ano em que as pessoas costumam fazer suas retrospectivas e planejamentos para o ano seguinte, e durará até março de 2026. A expectativa é alcançar mais de 42 milhões de pessoas no Brasil com a campanha, focando principalmente no público Millennial com interesse em viagens internacionais. A iniciativa será veiculada em diversos canais além do Spotify, como as redes sociais da marca (Instagram e TikTok) e inserções de mídia paga em veículos como UOL, Rolling Stone e The News .
A ação propõe uma inversão na lógica tradicional de planejamento. Em vez de roteiros genéricos, a experiência utiliza a “vibe” sonora do usuário para indicar viagens autênticas. O cruzamento de dados classifica cada ouvinte em uma das seis personas exclusivas criadas para a campanha, sugerindo destinos que tenham a mesma energia da sua trilha sonora. Ao todo, são 18 locais mapeados ao redor do mundo, desenhados para agradar desde o perfil “Nomad Guia Turístico”, que não perde um museu, até o “Nomad Ícone do Camarote”, focado em experiências de conforto, luxo e entretenimento.
Essa diversidade de perfis reforça a mensagem central da fintech, não importa o estilo da viagem ou a frequência das batidas no fone de ouvido, a conta global da Nomad atua como um passaporte financeiro flexível para todos eles. A proposta é mostrar que, seja em uma escapada curta de feriado ou nas férias longas, a tecnologia da marca elimina as barreiras financeiras para que o viajante foque apenas na experiência.
Para Thais Souza Nicolau, diretora de marketing da Nomad, o momento é perfeito para unir a conexão emocional da música com o planejamento prático. “O ano de 2026 nos dará muitas janelas para explorar o mundo e não queremos que ninguém desperdice essas oportunidades com viagens que não combinam com sua essência. A música diz muito sobre o ritmo que queremos dar à vida e trouxemos isso para o universo das viagens. Queremos inspirar as pessoas e mostrar que a Nomad é a parceira mais segura e prática para qualquer roteiro”, comenta a executiva.
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Ruffles transforma “pensamento aleatório” em mídia OOH

“Quem transformou o leite em queijo”. “E se eu comesse a sobremesa antes do jantar?”. “Será que Ruffles com chocolate fica bom?”. Pelo menos uma vez na vida, todo mundo já teve um desses “Pensamentos Aleatórios” e a marca transformou algo tão comum no dia a dia dos consumidores, em conceito para reforçar seu posicionamento. Nativa das redes sociais, a campanha de Ruffles acompanha em tempo real as interações do público e foi a partir do comentário da influenciadora Larissa Gloor que a marca criou uma forma divertida e lúdica de levar os pensamentos aleatórios também para as ruas das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.
A campanha, criada e desenvolvida pela Bakery by Ampfy, já vem gerando conexão verdadeira e identificação bem humorada com o público ao longo dos últimos meses e, recentemente, brincou com os limites da realidade, ao se inspirar no comentário da influenciadora para amplificar também o lançamento Ruffles sabor Pimenta Mexicana, que chegou ao mercado nacional em julho de 2025.
Para reverberar a iniciativa, as peças circulam em OOHs em São Paulo e no Rio de Janeiro, onde a influenciadora foi pessoalmente mostrar o resultado de seus pensamentos aleatórios: relógios e outdoors surrealistas e curiosos. Toda ação rendeu ainda divertidos conteúdos para as redes sociais, mostrando que às vezes aquele pensamento aleatório pode inclusive virar uma ação de marca. O “ensaio fotográfico” também marcou presença na primeira edição impressa da revista Capricho desde o seu retorno oficial, agora que voltará a ser comercializada neste formato.
“Para nós, essa é uma evolução natural da campanha, que nasceu da escuta e conexão com o nosso público desde o momento zero. A campanha ‘Pensamentos Aleatórios’ vive da espontaneidade e da cultura digital e, ao explorar o comentário da Larissa Gloor sobre o sabor Pimenta Mexicana, demonstramos o quanto estamos ativamente acompanhando o engajamento dos nossos consumidores e fãs da marca”, comenta Bruno Macário, diretor de marketing da PepsiCo Brasil.
A campanha “Pensamentos Aleatórios” celebra a espontaneidade e defende que mesmo a rotina diária pode ter espaço para aquilo que não está programado. Brincando com aqueles pensamentos de pegar um docinho da mesa do bolo antes do parabéns ou até mesmo combinar batata frita com sorvete, a marca continua apoiando que as pessoas se permitam viver além do roteiro esperado.








