Universo Live
Redução de custos nem sempre é a melhor resposta diante da crise

Sustentabilidade se tornou um tema extremamente relevante no mundo corporativo há alguns anos. Mas quando falamos de B2B e da relação entre comprador e fornecedor, esse termo não se limita apenas às questões ambientais, mas também à longevidade. Ou seja, ao tipo de parceria estabelecida entre as partes e o quanto ela se mantém saudável ao longo do tempo.
Em um cenário igual ao que estamos vivendo hoje, de riscos, crise e instabilidade econômica, a continuidade no relacionamento é extremamente importante para enfrentar o momento delicado e não prejudicar nenhum lado da cadeia. Pensar nisso, antes de cortar custos, por exemplo, é essencial para o período pós-pandemia.
É comum que a primeira coisa a se pensar diante de uma crise seja proteger a saúde financeira, mas reduzir gastos a qualquer custo pode não ser a melhor maneira de minimizar o risco – é necessário pensar no pós-crise. Por exemplo, será que vale a pena cortar o contrato e ameaçar a sobrevivência de um fornecedor que atende sua empresa satisfatoriamente? Ou é melhor tentar uma negociação que seja boa para ambas as partes e fortaleça ainda mais o relacionamento? Com certeza, a relação sairá fortalecida, quando a turbulência passar.
Quem souber ser criativo e criar uma rede de colaboração entre empresas e fornecedores, terá resultados melhores. O mundo corporativo funciona como uma colmeia. Cada decisão de negócio que um empresário toma afeta outras empresas – sejam elas clientes ou fornecedoras. É necessário agir em conjunto, e não pensar só no curto prazo, dialogar com as companhias que fazem parte da mesma cadeia e tentar encontrar saídas que preservem a parceria e a confiança entre aliados estratégicos.
Estamos passando por uma crise sem precedentes, não existem respostas prontas. No entanto, depois de cinco meses de vivência neste cenário, percebemos que as empresas que estão conseguindo se reinventar, reconfigurar processos e revisar recursos de maneira cuidadosa – entendendo, de fato, se a melhor estratégia tem realmente a ver com custo mais baixo – estão se fortalecendo. E esse processo passa, também, pela capacidade de decidir não apenas cortar custos, de maneira aleatória. É necessário saber onde enxugar para não pôr em risco a saúde e o futuro da empresa. Trocar de fornecedor levando em conta apenas o fato de pagar mais barato, sem considerar outros critérios, pode comprometer a qualidade das entregas e a satisfação dos próprios clientes, por exemplo.
Em linhas gerais, é necessário atuar na crise sem ignorar que ela vai passar – sim, vai passar! Em muitos casos, as decisões mais assertivas levam em conta a importância de manter parceiros e continuar trabalhando com materiais e serviços de qualidade e personalizados para seu negócio. Assim, de fato, a empresa estará preparada para voltar à produção normal no momento de retomada da economia.
*Marcelo Pereira, especialista de gestão de fornecedores no Mercado Eletrônico, e Priscila Miguel, coordenadora do FGV-CELOG (Centro de Excelência em Logística e Supply Chain da FGV EAESP)
Matéria publicada no portal de notícias ADNews. Se quiser mais informações sobre o mundo da publicidade e do marketing acesse: https://adnews.com.br/
Universo Live
Disney Brasil aposta em iniciativas para promover “O Diário de Pilar na Amazônia”

“O Diário de Pilar na Amazônia” chegou aos cinemas levando para as telonas uma das franquias infantis mais queridas da literatura brasileira. Com mais de 800 mil livros vendidos em todo o mundo, “Diário de Pilar”, série da escritora Flávia Lins e Silva, ganha agora sua primeira adaptação em live-action.
Dirigido por Eduardo Vaisman e Rodrigo Van Der Put, o filme acompanha Pilar (Lina Flor), uma jovem curiosa e exploradora, que viaja até a floresta amazônica através de sua rede mágica, presente de seu avô, junto com o seu melhor amigo Breno (Miguel Soares). Lá, ela conhece Maiara (Sophia Ataíde), ribeirinha que teve sua comunidade destruída e Bira (Thúlio Naab), um garoto que vive na região. Com a ajuda de seres folclóricos, Pilar e seus amigos embarcam na missão de reencontrar a família da amiga e impedir o desmatamento da floresta. O elenco de ainda conta com Babu Santana, Marcelo Adnet, Emílio Dantas, Rafael Saraiva, Nanda Costa, Rocco Pitanga, Roberto Bomtempo, entre outros.
Este é o primeiro lançamento nacional da The Walt Disney Company nos cinemas em 2026. Para marcar essa estreia, o filme ganhou uma forte estratégia de mídia em três das principais praças do país: São Paulo, Rio de Janeiro e Belém, com formatos de grande impacto e alta circulação, realizando uma presença robusta em TV aberta, com 20 dias de veiculação na Globo, Record e SBT.
Em São Paulo, os destaques incluem o Aeroporto de Congonhas e as estações Sé e Luz do metrô, além de ativações em shoppings, painéis digitais e mídia no Parque Ibirapuera e no Parque Villa-Lobos, ampliando o alcance junto a famílias, crianças e praticantes de atividades ao ar livre. A capital paulista conta ainda com uma ativação especial no Shopping Eldorado, um dos pontos mais movimentados da cidade, entre 9 e 21 de janeiro. O espaço, de altíssimo fluxo, tem expectativa de receber mais de 800 mil pessoas e oferece uma área para fotos com a rede mágica do filme, além da distribuição de uma cartilha de aventuras.
No Rio de Janeiro, a campanha ocupa espaços estratégicos como o Aeroporto Santos Dumont, com telas distribuídas por todo o terminal — lobby, áreas de embarque e desembarque — além de presença em bancas digitais e empenas nas regiões da Gávea e Barra da Tijuca.
Em Belém, cidade diretamente conectada ao universo do filme, a estratégia inclui circuito em shoppings e painéis de LED, reforçando o vínculo da história com a Amazônia e com o público local
No ambiente digital, o investimento se estende por 30 dias, com ações em grandes plataformas e projetos especiais em parceria com Uber, Gameloft e Adoro Cinema, além de presença contínua em Meta, TikTok e Instagram, garantindo relevância, engajamento e conexão direta com pais, educadores e crianças.
A experiência do filme também se expande para o universo dos produtos. Uma coleção limitada, criada pela Conspiração em parceria com a Disney, convida a criançada a defender a natureza enquanto se diverte. A linha inclui camisetas, bonés, meias, caneca, bolsa e até um caderno inspirado no diário da personagem — com direito ao gatinho Samba no bolso mágico.
Universo Live
Rei do Mate lança SuperCopões colecionáveis de Hello Kitty and Friends

O Rei do Mate anuncia o lançamento dos SuperCopões colecionáveis da Hello Kitty and Friends , que chegam às lojas da rede a partir do dia 12 de janeiro. A novidade une o universo kawaii a uma experiência de consumo afetiva, apostando em design exclusivo e no apelo do colecionismo para fãs de todas as idades.
Nesta primeira fase da campanha, três modelos exclusivos já estão disponíveis, estampados com personagens como Hello Kitty, My Melody, Kuromi e Keroppi. Ao longo da ação, a coleção contará com 27 artes diferentes, lançadas gradualmente por tempo limitado.
Segundo Antônio Carlos Nasraui, CEO do Rei do Mate, a parceria reforça a estratégia da marca de se manter próxima das tendências culturais e do público jovem. “Hello Kitty and Friends é uma marca que atravessa gerações e dialoga com valores como amizade, leveza e positividade, que também fazem parte do DNA do Rei do Mate. Com os SuperCopões, queremos criar uma experiência emocional, divertida e memorável para os nossos consumidores”, afirma.
A iniciativa fortalece o posicionamento do Rei do Mate como uma marca democrática e atual, que conecta lifestyle, cultura pop e tradição. Além de funcionais, os SuperCopões se tornam itens de desejo, estimulando o engajamento do público ao longo de toda a campanha.









You must be logged in to post a comment Login