Conecte-se com a LIVE MARKETING

Universo Live

Profissionais de Eventos organizam passeata geral pelo retorno do setor em São Paulo

Publicado

em

No próximo dia 13 de setembro, a partir das 9h45, um grupo de mais de 2.500 profissionais ligados à indústria de eventos vai se encontrar em frente ao Monumento “Empurra”, em frente ao parque do Ibirapuera, em São Paulo, para a 1ª Passeata Geral pelo Retorno do Setor de Eventos. O movimento tem como objetivo enfatizar a importância do setor para a economia e fazer reinvindicações, consideradas urgentes para sobrevivência das categorias, como a criação de um programa municipal de retomada, a criação de uma linha de crédito voltada para o setor e uma renda mínima aos profissionais até o fim da decretação do estado de calamidade, a exemplo do PL 735.

“Somos produtores, promotores, recepcionistas, carregadores, faxineiros, seguranças, brigadistas, enfermeiros, médicos, motoristas de ambulância, motoristas de transportes, cenógrafos, cenotécnicos, técnicos, animadores, decoradores de eventos, paisagistas, empresas de mobiliário, fotógrafos, cinegrafistas, produtoras de filmes, gráficas, artistas, buffets, garçons, cumins, copeiros, cozinheiros e chefs de cozinha, mestres de cerimônia, redatores, diretores de arte, planners, atendimentos, assessores de casamento, cataqueiros, manobristas, entre outros, ou seja profissionais que se dedicam, dia a dia, para proporcionar engajamento com marcas, lançamentos de produtos, eventos e experiências ao público. Durante toda a história, nos dedicamos a fazer acontecer sem holofotes, mas a história mudou”, afirma o produtor executivo Felipe Floripa Guedes.

Formando “alas/setores” que representarão os mais diversos serviços e profissões que envolvem os eventos, os profissionais vão montar um “desfile” por toda a extensão do trajeto, que compreenderá desde a saída lateral da Alesp – Assembleia Legislativa de São Paulo – vai contornar o Monumento “Empurra”, seguir até o retorno que antecede o Obelisco terminando o percurso em frente a Alesp. As alas serão sinalizadas por cordas, faixas e cartazes que irão ilustrar momento dos profissionais. O distanciamento será respeitado com fitas coloridas que estarão nas mãos de cada participante, esticadas com 1,5m de distância, e o uso de máscaras será obrigatório.

“Acima de tudo, queremos nos mobilizar de maneira única e unida, respeitando todos os protocolos e orientações da OMS. Organizamos a passeata reivindicando acesso aos créditos do governo, apoio e crédito aos freelancers. A ideia é reforçar os pleitos já manifestados pela “Passeata Com Cases”, manifesto dos profissionais em espetáculos de São Paulo e outros movimentos que foram realizados entre o dia 02 de agosto e 01 de setembro de 2020”, reforçam integrantes do movimento.

Somente a indústria de Eventos impacta mais de 50 setores da economia e movimenta, anualmente no país, mais de R$ 930 bilhões, o que representa quase 13% do PIB – índice maior que o das indústrias automobilística, farmacêutica e a petrolífera -, com a geração de 25 milhões de empregos diretos e indiretos. O Brasil organiza e recebe cerca de 590 mil eventos anuais. Com a necessidade do isolamento, 98% dos eventos foram cancelados no Brasil e de acordo com a Associação Brasileira de Eventos (Abrafesta), o setor teve queda de mais de 90% nos serviços. Segundo a AMPRO – Associação de Marketing Promocional -, a ausência dos Eventos já causou prejuízos estimados de mais de R$ 200 bilhões à economia brasileira.

“Expor as estatísticas não promove a retomada. Precisamos voltar a exercer nossas funções, com segurança”, enfatiza Felipe Floripa Guedes.

Profissionais interessados em participar da passeata devem efetuar o cadastro pelo site do evento: www.unidospeloseventos.org

Confira as reivindicações dos profissionais, endereçadas ao Prefeito de São Paulo, Bruno Covas, e Secretários de Cultura:

  • A necessidade (obrigatoriedade) da contratação dos serviços de técnicos e operadores por parte dos teatros, espaços culturais, escolas, companhias teatrais e demais organizações beneficiadas pela Lei nº 14.017/2020/ALDIR BLANC, observando a lei 6.533/78 e Decreto 82.385/78.
  • Criação de um programa municipal de retomada, para apresentação de um protocolo único para o setor de eventos seguindo as diretrizes da ANVISA, as recomendações do SUS e da OMS. Visando a retomada segura, para evitar retrocessos.
  • Visando a estruturação para o enfrentamento de situações adversas futuras que venham a colocar em risco a sobrevivência dos profissionais da cadeia de produção cultural, no caso da não utilização plena dos 80% do recurso de auxílio emergencial da LEI 14.017/2020 / ALDIR BLANC, que o saldo remanescente seja destinado à movimentos como Backstage Invisível, Manifesto da Graxa Brasil, AJUDEUMFREELA, SOS MUNDO DOS EVENTOS, EVENTOSOS e outros movimentos reconhecidos pelo setor e que já estão desenvolvendo trabalhos deste tipo para auxílio aos profissionais.
  • Solicitamos a criação de uma linha de Crédito pelos bancos privados e estatais voltada para o Setor de Eventos, com concessão desburocratizada e célere, com juros subsidiados e carência para início de pagamento, visando principalmente o pagamento de folha de salários e das despesas ordinárias como (aluguel, água, luz, dentre outras) das empresas, bem como profissionais freelancers que emitem notas fiscais para o pagamento dos seus respectivos salários / cachês, evitando sua falência como pessoas físicas e jurídicas.
  • Desta forma, assim como a PL 735, necessitamos com urgência que seja garantido a esses profissionais uma renda mínima aos invisíveis que prestam serviços exclusivamente no setor de eventos, garantido a subsistência de todos os seus familiares até o fim da decretação do estado de calamidade e o retorno efetivo do setor.
  • A instituição de incentivos fiscais para o setor de eventos durante e após a pandemia de covid-19 (coronavírus), enquanto caracterizado estado de calamidade pública. Art. 2º. Fica a União autorizada a conceder isenção fiscal, anistia e remissão, totais ou parciais, para as pessoas físicas e jurídicas do setor turístico no Brasil efetivamente atingidas por desequilíbrio econômico-financeiro durante a pandemia de covid-19 (coronavírus), quando caracterizado estado de calamidade pública, devidamente reconhecidos pelo Governo Federal. § 1º As empresas que receberem tais benefícios ficam vedadas de praticar demissões de funcionários sem justa causa durante o tempo em que durarem os referidos incentivos fiscais, sob pena de revogação. § 2º As isenções fiscais, anistias e remissões de que tratam o caput serão regulamentadas pela Receita Federal, que deverá estabelecer seus critérios de aplicação, percentuais, valores e prazos de vigência.

1ª Passeata Geral pelo Retorno do Setor de Eventos

Data: 13/09/2020

Horário: das 9h45 às 12h30

Local de encontro: Praça Gal. Estilac Leal – Paraíso – São Paulo/SP

Interessados em participar devem efetuar o cadastro pelo sitewww.unidospeloseventos.org

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Deixe uma resposta

Universo Live

Coca-Cola Femsa lança promoção com 230 mil pins colecionáveis para agitar o período do mundial

Publicado

em

A Coca-Cola Femsa acaba de apresentar sua nova estratégia de live marketing para o maior torneio de futebol do planeta: uma coleção exclusiva de pins. A iniciativa transforma os principais rituais do torcedor — como a boa comida, as comemorações e as reuniões entre amigos — em itens colecionáveis. Ao todo, serão distribuídos 230 mil pins em cinco modelos colecionáveis: três inspirados diretamente no universo do futebol e dois formatos especiais que celebram as principais combinações gastronômicas das partidas: pizza e hambúrguer.

O cronograma da campanha possui um forte apelo sazonal, iniciando-se em 28 de maio (Dia do Hambúrguer) e estendendo-se até o dia 10 de julho (Dia da Pizza). Toda a ativação foi concebida e desenvolvida pela agência de comunicação Elemento Cultural, focando na união entre o ato de torcer e o prazer de comer. “O futebol é um dos principais pontos de conexão entre as pessoas e a Coca-Cola está sempre presente nesses momentos. Mais do que acompanhar as partidas, queremos criar experiências que tornem o ato de torcer ainda mais especial”, destaca Hugo Medeiros, diretor de trade marketing da Coca-Cola Femsa.

Para garantir o brinde, a dinâmica é simples: na compra de um combo contendo duas unidades de Coca-Cola nos estabelecimentos parceiros, o consumidor ganha na hora um pin colecionável surpresa. A ação abrange 440 pontos de venda distribuídos estrategicamente pelos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Os acessórios serão entregues em embalagens lacradas e sem opção de escolha prévia, ativando o gatilho do mistério e incentivando a cultura de troca de figurinhas e colecionáveis entre os torcedores. O ecossistema de parceiros reúne grandes redes de foodservice, como Patties Burger, Cabana Burger, Pizza Crek, Bella Capri, Dídio Pizza, Holy Burger e Netão Bom Beef.

Para impulsionar a campanha, a engarrafadora colocará no ar um filme hero focado no ambiente digital e nas redes sociais, além de suportar os restaurantes participantes com materiais de ponto de venda e ações integradas de comunicação.

Fernanda Bianco, CEO da Elemento Cultural, ressalta que a força do projeto está na valorização do cotidiano do público. “Transformamos hábitos e momentos já presentes no dia a dia do público em uma experiência de marca contínua, capaz de gerar engajamento ao longo de toda a campanha”, finaliza.

Continue lendo

Universo Live

Smirnoff surpreende torcedores em bares de São Paulo com convocação para assistir à estreia do Brasil em Nova Iorque

Publicado

em

A Smirnoff, marca do portfólio da Diageo, resolveu elevar a temperatura do live marketing e premiar a autenticidade dos torcedores brasileiros. Em uma ação surpresa intitulada “Olheiros Seleçoff”, a marca monitorou secretamente frequentadores de grandes bares de São Paulo e convocou os mais apaixonados para embarcar rumo a Nova Iorque, onde acompanharão de perto a estreia da seleção brasileira na Copa do Mundo da FIFA 2026™.

A ativação ocorreu entre os dias 10 e 17 de maio em pontos tradicionais da boemia paulistana, como O Pasquim Bar e Prosa (Vila Madalena) e o Boteco São Bento (Iaim), durante as transmissões dos jogos do Campeonato Brasileiro. Sem que o público soubesse, câmeras registraram as reações mais calorosas, enquanto os influenciadores Vini Maga e Samanta Alves atuaram como os “olheiros” oficiais, responsáveis por identificar quem transformava o bar em uma verdadeira arquibancada.

A revelação do prêmio aconteceu no calor do momento, gerando reações explosivas e espontâneas que sintetizam a catarse do futebol. “Existe um desejo real da torcida de assumir um protagonismo e viver esse momento cada vez mais de perto. E foi exatamente isso que vimos nas reações durante a ação”, comenta Vitor Pavarini, diretor de criação da PROS, agência parceira na iniciativa.

Em solo americano, o grupo de torcedores selecionados terá a missão de atuar como criadores de conteúdo, transmitindo a energia dos bastidores e transformando Nova Iorque em uma extensão da festa brasileira. A estratégia marca um momento histórico para a controladora da marca. A Diageo firmou-se como a Apoiadora Oficial de Bebidas Destiladas da Copa do Mundo FIFA 2026™ nas Américas, assinalando a primeira vez que a entidade máxima do futebol fecha uma parceria com uma empresa deste segmento.

“Como apoiadora oficial da Copa do Mundo da FIFA™, queremos ir além de marcar presença e criar experiências reais para as pessoas”, afirma Adriana Nogueira, head de White Spirits da Diageo Brasil. “Levar esses torcedores para Nova York para viver de perto o primeiro jogo da seleção é uma forma de transformar esse momento em algo inesquecível. A gente acredita que a Copa do Mundo FIFA 2026™ não acontece só dentro do estádio. Ela começa no bar, na torcida, no coletivo, e é essa energia que queremos levar para o mundo.”

A jornada de branding da Smirnoff para o Mundial vai além da viagem de incentivo. A marca estruturou uma plataforma robusta de conteúdo e produto que inclui o lançamento de 48 receitas de caipiroska, cada uma inspirada em uma das nações participantes da competição. O projeto engloba ainda o lançamento de seis filmes que exploram as nuances culturais dos países e 48 jingles originais que traduzem a identidade de cada seleção em música.

Para Guilherme Martins, diretor de marketing da marca, a ação sintetiza o foco na experiência do consumidor. “Nossa campanha nasceu com a ideia de transformar o fã em protagonista”, afirma. “A ação Olheiros Seleçoff Smirnoff foi o ponto de partida dessa jornada, mas o que está em jogo é muito maior: sair de um bar no Brasil e chegar até a Copa do Mundo FIFA™, vivendo essa experiência de dentro, como parte ativa dela.”

Como praxe em todas as suas comunicações institucionais e de praça, a Smirnoff encerra a ativação reforçando a bandeira do consumo responsável, relembrando os torcedores de que a melhor jogada do campeonato é celebrar os lances com equilíbrio e moderação até o apito final.

Continue lendo