Universo Live
Profissionais de Eventos organizam passeata geral pelo retorno do setor em São Paulo

No próximo dia 13 de setembro, a partir das 9h45, um grupo de mais de 2.500 profissionais ligados à indústria de eventos vai se encontrar em frente ao Monumento “Empurra”, em frente ao parque do Ibirapuera, em São Paulo, para a 1ª Passeata Geral pelo Retorno do Setor de Eventos. O movimento tem como objetivo enfatizar a importância do setor para a economia e fazer reinvindicações, consideradas urgentes para sobrevivência das categorias, como a criação de um programa municipal de retomada, a criação de uma linha de crédito voltada para o setor e uma renda mínima aos profissionais até o fim da decretação do estado de calamidade, a exemplo do PL 735.
“Somos produtores, promotores, recepcionistas, carregadores, faxineiros, seguranças, brigadistas, enfermeiros, médicos, motoristas de ambulância, motoristas de transportes, cenógrafos, cenotécnicos, técnicos, animadores, decoradores de eventos, paisagistas, empresas de mobiliário, fotógrafos, cinegrafistas, produtoras de filmes, gráficas, artistas, buffets, garçons, cumins, copeiros, cozinheiros e chefs de cozinha, mestres de cerimônia, redatores, diretores de arte, planners, atendimentos, assessores de casamento, cataqueiros, manobristas, entre outros, ou seja profissionais que se dedicam, dia a dia, para proporcionar engajamento com marcas, lançamentos de produtos, eventos e experiências ao público. Durante toda a história, nos dedicamos a fazer acontecer sem holofotes, mas a história mudou”, afirma o produtor executivo Felipe Floripa Guedes.
Formando “alas/setores” que representarão os mais diversos serviços e profissões que envolvem os eventos, os profissionais vão montar um “desfile” por toda a extensão do trajeto, que compreenderá desde a saída lateral da Alesp – Assembleia Legislativa de São Paulo – vai contornar o Monumento “Empurra”, seguir até o retorno que antecede o Obelisco terminando o percurso em frente a Alesp. As alas serão sinalizadas por cordas, faixas e cartazes que irão ilustrar momento dos profissionais. O distanciamento será respeitado com fitas coloridas que estarão nas mãos de cada participante, esticadas com 1,5m de distância, e o uso de máscaras será obrigatório.
“Acima de tudo, queremos nos mobilizar de maneira única e unida, respeitando todos os protocolos e orientações da OMS. Organizamos a passeata reivindicando acesso aos créditos do governo, apoio e crédito aos freelancers. A ideia é reforçar os pleitos já manifestados pela “Passeata Com Cases”, manifesto dos profissionais em espetáculos de São Paulo e outros movimentos que foram realizados entre o dia 02 de agosto e 01 de setembro de 2020”, reforçam integrantes do movimento.
Somente a indústria de Eventos impacta mais de 50 setores da economia e movimenta, anualmente no país, mais de R$ 930 bilhões, o que representa quase 13% do PIB – índice maior que o das indústrias automobilística, farmacêutica e a petrolífera -, com a geração de 25 milhões de empregos diretos e indiretos. O Brasil organiza e recebe cerca de 590 mil eventos anuais. Com a necessidade do isolamento, 98% dos eventos foram cancelados no Brasil e de acordo com a Associação Brasileira de Eventos (Abrafesta), o setor teve queda de mais de 90% nos serviços. Segundo a AMPRO – Associação de Marketing Promocional -, a ausência dos Eventos já causou prejuízos estimados de mais de R$ 200 bilhões à economia brasileira.
“Expor as estatísticas não promove a retomada. Precisamos voltar a exercer nossas funções, com segurança”, enfatiza Felipe Floripa Guedes.
Profissionais interessados em participar da passeata devem efetuar o cadastro pelo site do evento: www.unidospeloseventos.org
Confira as reivindicações dos profissionais, endereçadas ao Prefeito de São Paulo, Bruno Covas, e Secretários de Cultura:
- A necessidade (obrigatoriedade) da contratação dos serviços de técnicos e operadores por parte dos teatros, espaços culturais, escolas, companhias teatrais e demais organizações beneficiadas pela Lei nº 14.017/2020/ALDIR BLANC, observando a lei 6.533/78 e Decreto 82.385/78.
- Criação de um programa municipal de retomada, para apresentação de um protocolo único para o setor de eventos seguindo as diretrizes da ANVISA, as recomendações do SUS e da OMS. Visando a retomada segura, para evitar retrocessos.
- Visando a estruturação para o enfrentamento de situações adversas futuras que venham a colocar em risco a sobrevivência dos profissionais da cadeia de produção cultural, no caso da não utilização plena dos 80% do recurso de auxílio emergencial da LEI 14.017/2020 / ALDIR BLANC, que o saldo remanescente seja destinado à movimentos como Backstage Invisível, Manifesto da Graxa Brasil, AJUDEUMFREELA, SOS MUNDO DOS EVENTOS, EVENTOSOS e outros movimentos reconhecidos pelo setor e que já estão desenvolvendo trabalhos deste tipo para auxílio aos profissionais.
- Solicitamos a criação de uma linha de Crédito pelos bancos privados e estatais voltada para o Setor de Eventos, com concessão desburocratizada e célere, com juros subsidiados e carência para início de pagamento, visando principalmente o pagamento de folha de salários e das despesas ordinárias como (aluguel, água, luz, dentre outras) das empresas, bem como profissionais freelancers que emitem notas fiscais para o pagamento dos seus respectivos salários / cachês, evitando sua falência como pessoas físicas e jurídicas.
- Desta forma, assim como a PL 735, necessitamos com urgência que seja garantido a esses profissionais uma renda mínima aos invisíveis que prestam serviços exclusivamente no setor de eventos, garantido a subsistência de todos os seus familiares até o fim da decretação do estado de calamidade e o retorno efetivo do setor.
- A instituição de incentivos fiscais para o setor de eventos durante e após a pandemia de covid-19 (coronavírus), enquanto caracterizado estado de calamidade pública. Art. 2º. Fica a União autorizada a conceder isenção fiscal, anistia e remissão, totais ou parciais, para as pessoas físicas e jurídicas do setor turístico no Brasil efetivamente atingidas por desequilíbrio econômico-financeiro durante a pandemia de covid-19 (coronavírus), quando caracterizado estado de calamidade pública, devidamente reconhecidos pelo Governo Federal. § 1º As empresas que receberem tais benefícios ficam vedadas de praticar demissões de funcionários sem justa causa durante o tempo em que durarem os referidos incentivos fiscais, sob pena de revogação. § 2º As isenções fiscais, anistias e remissões de que tratam o caput serão regulamentadas pela Receita Federal, que deverá estabelecer seus critérios de aplicação, percentuais, valores e prazos de vigência.
1ª Passeata Geral pelo Retorno do Setor de Eventos
Data: 13/09/2020
Horário: das 9h45 às 12h30
Local de encontro: Praça Gal. Estilac Leal – Paraíso – São Paulo/SP
Interessados em participar devem efetuar o cadastro pelo site: www.unidospeloseventos.org
Universo Live
Nestlé oficializa comunidade proprietária Moça Lovers para integrar fãs e impulsionar o marketing de influência

A Moça, uma das marcas mais tradicionais e icônicas da Nestlé no mercado brasileiro, acaba de anunciar o lançamento da plataforma Moça Lovers. A iniciativa consiste em uma comunidade proprietária desenvolvida para estreitar a conexão com sua base de consumidores, estimulando a participação ativa do público na criação de narrativas, receitas e experiências digitais. O projeto de live marketing digital e relacionamento busca centralizar os entusiastas da marca em um ecossistema exclusivo, fortalecendo a estratégia de influência digital e o alcance orgânico da companhia.
Desenvolvida pela agência Publination, a plataforma foi estruturada para converter a afinidade espontânea dos consumidores em engajamento contínuo. Ao reunir defensores da marca e microinfluenciadores em um único espaço, a Moça Lovers pretende incentivar a co-criação de conteúdos autênticos, ampliando a presença digital da marca de forma colaborativa e espontânea nas redes sociais.
A estratégia baseia-se no fato de que o público brasileiro já possui uma relação afetiva histórica com o produto, utilizando-o como sinônimo de categoria em celebrações e rituais familiares. A proposta da Nestlé, portanto, é dar voz e ferramentas para que esses consumidores assumam o protagonismo da comunicação.
Carolina Guimarães, responsável pela unidade de negócios de culinários da Nestlé, aponta que o projeto apenas oficializa um comportamento que já acontecia na rotina dos consumidores. “Moça não criou a comunidade Moça Lovers. Ela sempre existiu. Há décadas, consumidores compartilham receitas, memórias e rituais com Leite Moça, nas mesas de família, nos perfis de criadores, nas conversas sobre o que faz uma sobremesa ser única. A marca já ocupava, organicamente, um lugar de referência genuína de iconicidade, superioridade e aspiração para os brasileiros. O lançamento da comunidade Moça Lovers é o reconhecimento formal desse movimento. Pela primeira vez, a marca estrutura e celebra o que o Brasil já construía por conta própria, reunindo criadores, fãs e consumidores para se conectar ainda mais com a marca e se tornarem protagonistas dessa conversa.”
A arquitetura da plataforma aposta em mecânicas de gamificação para manter a comunidade ativa. Os membros participam de uma jornada estruturada em níveis de engajamento, cumprimento de desafios temáticos, rankings de atividade e distribuição de prêmios exclusivos para os perfis mais produtivos.
Essa dinâmica acompanha as principais tendências de comunicação digital, como a expansão da creator economy (economia dos criadores de conteúdo) e o fortalecimento do UGC (user-generated content, ou conteúdo gerado pelo usuário), transformando clientes regulares em embaixadores naturais da marca.
Giulia Sinhorini, diretora de planejamento e estratégia da Publination, detalha o impacto metodológico dessa nova plataforma de relacionamento. “Moça Lovers representa uma nova forma de estruturar o relacionamento entre marcas e comunidades. Ao reunir consumidores e creators em um mesmo ecossistema, a plataforma cria oportunidades para ampliar o alcance orgânico da marca, fortalecer o senso de pertencimento e gerar conexões duradouras.”
Universo Live
Gillette e Zé Delivery fecham parceria inédita e mudam identidade visual de personagem para atrair sorte ao futebol brasileiro

Se o futebol nacional é impulsionado por talento, ele também é movido a superstição, rituais e criatividade. Sabendo que cada detalhe cultural é valioso na hora de atrair energias positivas para as torcidas, a Gillette e o Zé Delivery anunciaram uma cooperação histórica no mercado de live marketing. Pela primeira vez desde a sua criação, o famoso personagem do marketplace da Ambev, conhecido por sua icônica identidade visual de barba cheia, apareceu de rosto limpo. A estratégia faz parte da campanha #CaraDeCampeão, que celebra o centenário da Gillette no Brasil e convoca os torcedores a adotarem a barba feita como um amuleto de sorte, inspirando-se nos anos em que a seleção levantou a taça mundial com os atletas de rosto barbeado.
Para inaugurar o projeto e surpreender os consumidores, o Zé Delivery alterou simultaneamente suas fotos de perfil em todas as plataformas digitais, exibindo o mascote totalmente sem barba. A mudança drástica no visual do especialista em entregas de bebidas sinaliza a adesão oficial da plataforma ao movimento liderado pela marca de cuidados pessoais, conectando conveniência e paixão esportiva em uma única conversa com o público.
A parceria promete movimentar o comportamento dos consumidores tanto no ambiente digital quanto no presencial. A proposta é integrar o ritual de barbear aos preparativos para assistir às partidas em casa, combinando a preparação do visual com a agilidade do serviço de entrega da Ambev, que leva bebidas geladas aos lares brasileiros em poucos minutos. A ação reforça o plano de mídia e ativação do aplicativo para a temporada esportiva, que contará com ofertas exclusivas, cupons promocionais e benefícios desenhados para os momentos de confraternicação.
Marcio Rocha, diretor de marketing da Gillette no Brasil, ressalta a relevância de conectar marcas com forte apelo popular em torno de rituais coletivos. “Unir duas marcas que fazem parte do ecossistema de paixão do torcedor brasileiro, em um momento tão importante para o esporte como esse, é algo muito especial. O Zé é um ícone da cultura popular e, pela primeira vez em sua história, transforma sua característica mais marcante para aderir ao movimento de Gillette. Isso mostra o poder que as marcas têm em comunicar de maneira leve e irreverente, gerando conversa e fazendo parte da cultura. Para buscar o título e atrair sorte e confiança, vale tudo, inclusive mudar o visual.”
O projeto com o Zé Delivery serve como um dos principais desdobramentos da plataforma #CaraDeCampeão. Ao completar 100 anos de atuação e inovação em território brasileiro, a Gillette decidiu amarrar seu legado histórico de patrocínios esportivos à rica cultura de crenças que envolve os torcedores de futebol no país.
Ao resgatar memórias de conquistas históricas do esporte e vinculá-las ao hábito cotidiano do barbear, a marca consegue ressignificar uma rotina comum de higiene, transformando-a em um verdadeiro ato de apoio à seleção. A expectativa das marcas envolvidas é que o movimento ganhe as ruas, estimulando o público a adotar o visual limpo como um manifesto de otimismo para o campeonato.









You must be logged in to post a comment Login