Gente
Phillip Klien é novo CEO da ClickBus

A ClickBus, plataforma que atua em vendas online de passagens rodoviárias no Brasil, anuncia Phillip Klien como seu novo CEO. O executivo, que teve passagens pela área de crescimento de algumas das grandes empresas do mercado, assume a posição de Fernando Prado, que passa a integrar o conselho da empresa da qual é fundador.
“Esse movimento é estratégico para empresa. Buscamos uma pessoa que possa estar focada 100% em trazer a estratégia pro dia a dia da ClickBus, mais focada na rotina da empresa, enquanto eu assumo um papel mais estratégico no conselho da empresa para pensar nos nossos próximos grandes passos”, conta Fernando Prado, fundador da ClickBus.
Phillip Klien chega a empresa após já ter assumido a vice-presidência de marketing e growth no PicPay. O executivo tem passagens por empresas como OLX, Uber e Twitter, além de ter sido fundador da Predicta – empresa pioneira em marketing digital no Brasil. Phillip assume o posto de CEO da ClickBus com o objetivo de ajudar a empresa a dar os próximos passos em sua rota de crescimento.
“Assumo esse novo desafio com muito orgulho, curiosidade e ambição. A ClickBus é o principal marketplace de passagens rodoviárias no Brasil e espero que minha experiência com marketplaces digitais em fase de hyper growth ajude a empresa a acelerar ainda mais seu crescimento. Além disso, este é também um mercado cheio de oportunidades que tem muita estrada pela frente. Vamos continuar a trazer tecnologia de ponta em tudo que tocamos. Ainda temos muito o que explorar quando se trata de inovação para esta indústria”, diz Klien.
Pandemia e Expectativas 2021
Em 2020, ano em que o setor de turismo sofreu por conta da pandemia, a ClickBus apresentou uma retração de 27% em sua receita, no comparativo com o período anterior. Em volume de passagens, foram emitidas 20% menos passagens que em 2019.
Porém, com a vacinação em andamento, já é possível enxergar uma retomada ainda em 2021 para o setor, que não parou durante todo o período da crise. A empresa espera ter um resultado maior do que o que obtivemos em 2019.
Segundo dados da ABRATI (Associação Brasileira das Empresas de Transportes Terrestres de Passageiros), apenas no primeiro trimestre deste ano o número de passageiros embarcados caiu cerca de 70% e o faturamento 73%, em relação ao ritmo normal. Na ClickBus, no entanto, a queda foi de apenas 23% na emissão online de passagens e 19% na receita gerada na comparação com o mesmo período de 2020. Vale ressaltar que o setor só começou a ser afetado pelos efeitos do Covid-19 a partir da segunda quinzena de março de 2020.
“Após um ano de pandemia nós já sabemos com o que estamos lidando e temos uma visão melhor do cenário. Conseguimos, juntamente com nossos parceiros, desenvolver ações que reforçaram a segurança dos nossos passageiros durante seu trajeto, quando foi necessário viajar – teremos muitas inovações que iremos apresentar ao mercado”, comenta Prado, que esteve na operação da empresa durante a pandemia.
Enquanto as vendas foram afetadas negativamente pela pandemia, a relevância dos canais digitais para o setor teve um aumento no ano. Em 2020, a participação das vendas online chegou a 20% no setor. “A participação do nosso app na emissão de passagens cresceu 65% em relação a 2019. Neste período as vendas em App representaram 31% do total. Acreditamos que, com o cenário da pandemia, isso se deu pela praticidade e facilidade deste canal, além de ser uma maneira mais segura de comprar.”, explica Klien, novo CEO da ClickBus.
Gente
Norsk Hydro Brasil nomeia Eduardo Lutz como novo diretor de comunicação

A Norsk Hydro Brasil anunciou a chegada de Eduardo Lutz para o cargo de diretor de comunicação. O executivo assume a liderança da área com a atribuição de consolidar a narrativa de sustentabilidade e gerir a reputação institucional da companhia no mercado nacional, reforçando os desdobramentos e debates industriais do pós-COP30, conferência realizada em Belém (PA).
Lutz retorna ao país após uma temporada na sede global do grupo em Oslo, na Noruega, onde exercia a função de head global de marca e posicionamento. Com mais de 15 anos de atuação no mercado B2B, o profissional acumula bagagem nos setores de mineração, metais, energia e óleo e gás, com passagens por multinacionais como GE e Baker Hughes. “O Brasil está no centro do debate global sobre uma transição energética justa, e a Hydro tem legitimidade única nessa conversa. Operamos de norte a sul do país, com uma atuação que combina descarbonização, geração de empregos e desenvolvimento das comunidades onde estamos presentes — da mineração e refino no Pará à extrusão no Sul. Vamos dar profundidade a esse posicionamento e mostrar, com transparência, tanto os avanços quanto os desafios”, destaca Eduardo Lutz.
A nomeação ocorre em um momento de maior exposição pública e institucional da empresa no país. A visibilidade impulsionada pelas pautas da COP30 na região amazônica serviu de pano de fundo para a veiculação de campanhas institucionais em âmbito nacional, a exemplo de ações estreladas pela cantora Fafá de Belém sobre as operações e projetos sociais mantidos pela Hydro no estado do Pará.
Gente
Docol anuncia Rafael Gisse como novo diretor de marketing

A Docol, fabricante atuante nos segmentos de metais, louças sanitárias e soluções em aço inox, oficializou a reformulação de sua estrutura executiva com a nomeação de Rafael Gisse para o cargo de diretor de marketing. O movimento integra a estratégia da companhia para reforçar frentes de crescimento, inovação e eficiência operacional no ano em que completa sete décadas de atividade.
Graduado em comunicação social com ênfase em marketing pela ESPM e com MBA pela FIA Business School, o executivo possui especializações por instituições como Northwestern University, Fundação Dom Cabral, Insper, FGV e Harvard Business School. Com mais de duas décadas de atuação nas áreas de marketing, inovação e trade marketing, Gisse acumula passagens por empresas como Apex Tool Group, Reckitt, Duracell e Procter & Gamble, tendo gerido estratégias de portfólio e equipes regionais na América Latina.
Em sua nova posição, o profissional assume o comando de uma equipe composta por mais de 77 colaboradores distribuídos pelas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste. A gestão abrange as divisões de branding e comunicação, especificação, merchandising, inteligência de mercado, customer experience, pricing, além das marcas Mekal e Casa Docol.
A atuação do novo diretor terá foco na integração dessas unidades estratégicas, alinhando as diretrizes de comunicação ao suporte comercial nas variadas categorias de produtos da empresa — desde louças e metais sanitários até a linha premium em aço inox —, visando mapear novas oportunidades de expansão no mercado nacional.








