Conecte-se com a LIVE MARKETING

Gente

P&G anuncia mudanças em sua estrutura Marketing e Comunicação no Brasil e América Latina

Publicado

em

A P&G, uma das maiores empresas de bens de consumo do mundo, anuncia mudanças organizacionais nos times de marketing, comunicação e mídia no Brasil e categorias na América Latina. Isabella Zakzuk será a nova Diretora Sênior de Operações de Marcas, liderando as estratégias e execuções de mídia, data, loja e comunicação na P&G Brasil. A executiva segue na liderança das marcas da categoria de Beleza no país e responderá diretamente a Juliana Azevedo, presidente da P&G no Brasil. Já Luis Henrique Siqueira, Diretor Sênior de Marketing de Oral Care, também passa a ser responsável pela categoria de Lâminas da companhia. As duas áreas estavam sob o comando de Leonardo Romero, que passa a ter um cargo na estrutura da P&G América Latina promovido a General Manager de lâminas para a região.
Na P&G há mais de 14 anos, Isabella Zakzuk iniciou sua trajetória profissional na própria companhia, onde ingressou como estagiária, passando pela área de marketing das categorias de Cuidados com as Roupas, gerente das marcas Pantene e H&S, até ser promovida a Diretora Sênior de Marketing das marcas de beleza da P&G Brasil em 2018, categoria que continuará à frente na nova estrutura.

Nos últimos anos, Zakzuk tem se destacado pela maneira inovadora como vem conduzindo o negócio de beleza na P&G, tendo estado a frente de grandes projetos de sucesso como o reality show Cabelo Pantene, que está agora em sua terceira edição, a realização da Casa Pantene, espaço aberto ao público na Avenida Paulista que foi palco do lançamento linha Cachos, na expansão da categoria de hair care trazendo a marca Herbal Essences para o Brasil, e agora na criação da plataforma Oh My Hair!, hub de conteúdo sobre beleza e cuidados com o cabelo. Um dos resultados mais expressivos conquistados por Zakzuk é a liderança de mercado da marca Pantene.

Luis Henrique Siqueira, atualmente Diretor Sênior de Marketing de Oral Care, agora também Líder de Lâminas da P&G Brasil, está na companhia desde 2005, onde também ingressou como estagiário. Siqueira construiu sua carreira, inicialmente, nos segmentos de Cuidados com as Roupas e Cuidados com a Saúde, até assumir a liderança do segmento de saúde em 2017, tendo Oral-B e Vick como as principais marcas. À frente dessa categoria, conquistou resultados expressivos como a liderança de Oral-B em escovas, vem realizando uma forte campanha de conscientização da população sobre a importância da saúde bucal, e inovou no trabalho de marketing de influência de Oral-B, trazendo os dentistas como influenciadores e experts da marca nas redes sociais. Todas essas iniciativas fizeram com que Oral-B se tornasse a marca que mais cresceu presença em lares brasileiros em 2020¹ pela Kantar. Como líder da área de marketing de cuidados com a saúde da P&G, Siqueira trouxe inovações à categoria, o que levou a marca Vick ao recorde de liderança do mercado.

Já Leonardo Romero é promovido a um novo desafio como General Manager de lâminas para América Latina. O executivo está na companhia há mais de 19 anos, tendo liderado projetos em todas as categorias nas quais a P&G atua no Brasil. Tem sua carreira construída nas áreas de marketing, vendas e planejamento estratégico, no Brasil e em outros países, e nos últimos anos atuou como vice-presidente de marketing e marcas na P&G Brasil, além de líder da categoria de lâminas.

Romero liderou grandes projetos que marcaram a história da P&G no país como o lançamento da marca Old Spice no Brasil, a campanha com o Joel Santana para Head&Shouders, o relançamento da campanha “O poder do toque” de Vick, o relançamento de Pampers em 2016 com a fralda Confort Sec, o lançamento de campanhas de propósito de Gillette como “Você está pronto” e “Minha pele do meu jeito” de Gillette Venus, além de trazer mais representatividade à marca Pantene, com as campanhas Belezas Brasileiras, em 2014, e Pantene Cachos, em 2017. Além disso, é conhecido por sua forte capacidade de inovação e habilidade de negócios, tendo digitalizado o marketing da P&G, lançando os Modelos Ágeis e reinventando o ecossistema de publicidade para a P&G Brasil, e recuperado mais de 50 mil lojas para a Gillette durante a pandemia.
Continue lendo

Gente

Bruno Salles lança livro sobre os desafios da maturidade digital e da escalabilidade de produtos

Publicado

em

Em um cenário corporativo no qual as organizações direcionam aportes financeiros crescentes para soluções de inteligência artificial, engenharia de dados e automação de processos, uma lacuna analítica desafia CEOs e diretores de mercado: por que tantas iniciativas de transformação digital falham em pavimentar um crescimento sustentável para as companhias?

Foi a partir dessa provocação central para a perenidade dos negócios que Bruno Salles, CPTO (Chief Product & Technology Officer) da Accesstage — fintech especializada em infraestrutura tecnológica para gestão financeira e Open Finance —, desenvolveu o livro “Código não é Produto – Como a tecnologia e os novos produtos criam crescimento real para as empresas”.

A obra aborda as principais dores e gargalos enfrentados por organizações tradicionais e nativas digitais na estruturação de ativos tecnológicos que equilibrem valor percebido pelo cliente e retorno financeiro para os acionistas.

Ao longo dos capítulos, o autor defende a tese de que o diferencial competitivo das corporações migrou da posse isolada da tecnologia para a competência de orquestrar, sob a mesma diretriz, as frentes de produto, experiência do cliente (CX), eficiência operacional e estratégias de growth marketing. “Ter uma equipe de desenvolvimento eficiente não significa, necessariamente, construir um produto de sucesso. Código é apenas uma parte da equação. Produto é resultado da compreensão profunda das necessidades do cliente, da capacidade de execução e da geração contínua de valor”, pondera Bruno Salles.

Um dos pontos altos da publicação reside na crítica cirúrgica às empresas que operam “projetos disfarçados de produtos”. Salles detalha como o vício corporativo de aceitar customizações excessivas para atender demandas isoladas de clientes sabota a escalabilidade técnica, criando códigos proprietários complexos que oneram as margens de lucro, comprometem a eficiência da engenharia e travam a expansão sustentável da marca.

A publicação encerra com uma reflexão sobre as novas competências da liderança em ecossistemas orientados por dados e IA, lembrando que a inovação disruptiva está associada à cultura organizacional e ao alinhamento estratégico, e não à mera aquisição de novas ferramentas digitais.

Continue lendo

Gente

Galeria.ag reorganiza área de dados e tecnologia com promoções e nova liderança em inteligência artificial

Publicado

em

A Galeria.ag, agência que atua como espinha dorsal da Galeria.Holding — powerhouse independente do mercado publicitário nacional —, acaba de anunciar uma reestruturação estratégica em seu braço de dados e inteligência. A agência oficializou as promoções internas de Marcelo Azevedo, que assume o posto de head de automação & IA, e de Lucas Prando, alçado ao cargo de diretor executivo de insights. Ambos os executivos continuam sob o comando direto de Guido Sarti, sócio e vice-presidente de dados e tecnologia da Galeria.ag. Para encorpar o time de analistas, a operação anuncia ainda a contratação de Mariana Guarnieri como Especialista de Insights.

Com a movimentação, Marcelo Azevedo assume uma cadeira recém-criada e considerada vital para a competitividade da agência no atual cenário tecnológico. O profissional liderará toda a agenda de automação de processos e aplicação de inteligência artificial generativa e analítica voltada ao negócio, além de acumular a gestão das frentes de engenharia de dados e soluções de CRM. Azevedo traz na bagagem 14 anos de atuação no mercado de comunicação, registrando passagens por agências como R/GA e DPZ&T. Presente no time desde o dia zero da fundação da Galeria, ele também é sócio da Gaia, empresa do grupo focada exclusivamente em soluções proprietárias de IA.

Paralelamente, Lucas Prando assume o comando geral de toda a célula de insights. Sua missão na nova cadeira será injetar uma visão consultiva e estratégica voltada para a inteligência competitiva, monitoramento de tendências de comportamento do consumidor e interpretação de grandes volumes de dados. Acumulando 13 anos de estrada na indústria da comunicação, Prando consolidou sua trajetória em áreas como pesquisa de mídia, inteligência estratégica e data intelligence. Assim como Azevedo, faz parte da equipe fundadora da Galeria.ag, tendo trabalhado previamente em grandes marcas do setor como Y&R e DPZ&T.

Para fechar o ciclo de novidades na unidade de negócios, Mariana Guarnieri chega para integrar o time executivo de insights. Graduada em Relações Públicas e em fase de conclusão de um MBA em data science & analytics pela Poli-USP, a profissional traz um portfólio multidisciplinar com passagens por marcas do varejo e agências como AMARO, FCB Brasil e Ampliva, onde liderou entregas de Business Intelligence, SEO, CRO e performance digital.

Continue lendo