Conecte-se com a LIVE MARKETING

Empresa

Petrobras lança game inspirado na transição energética no Fortnite

Publicado

em

A Petrobras lança o “Energy Cars Tycoon”, um game online que combina entretenimento e educação na plataforma de jogos gratuitos do Fortnite. O objetivo é engajar a Geração Z (jovens nascidos entre 1994 e 2012) e promover a conscientização sobre a transição energética justa. O projeto inédito, que mistura Tycoon e Corrida, foi criado pela Ogilvy Brasil em parceria com a Druid Creative Gaming e Pixel Hunters.

Com anúncios que reforçam a mensagem “corra, colete, evolua”, o game incentiva os jogadores a correr com veículos conceituais para coletar recursos, desenvolver suas bases e investir em equipamentos para aumentar seu desempenho. Para isso, dois veículos são movidos a combustíveis criados pela Petrobras e já usados nas pistas do mundo real: a gasolina Podium Carbono neutro – a única que tem todas suas emissões compensadas – e o Diesel R, que contém insumos como o óleo vegetal na sua composição. Mantendo a ideia de energias mais sustentáveis e descarbonizadas, há ainda os veículos movidos a hidrogênio e o elétrico.

“O universo dos games se mostra um ambiente propício para abordarmos um assunto tão importante como a transição energética justa, aproximando a Petrobras da Geração Z. O tema é abordado de forma dinâmica, unindo duas pautas relevantes para o jovem: tecnologia e meio ambiente. Com esta ação no Fortnite, criamos uma experiência de marca disruptiva e ao mesmo tempo conectada aos interesses desses jovens”, avalia a gerente de publicidade e mídia da Petrobras, Ana Claudia Esteves.

Todo o gameplay acontece em uma ilha, com cenários detalhados e quatro pistas temáticas, cada uma representando um tipo de energia assim como nos veículos. A floresta traz montanhas, plantações e áreas verdes de baixo impacto ambiental. No autódromo, arquibancadas com público NPC garantem uma experiência mais realista. A pista futurista, transmite tecnologia, utiliza vapor, água e eletrólise, destacando a velocidade. Já a pista costeira combina praia e mar, com áreas de salto que tornam o jogo ainda mais desafiador e emocionante.

O anfitrião é um robô projetado especialmente para acompanhar os participantes, transmitindo informações de forma leve e divertida. Ele interage com Peixoto, personagem amplamente conhecido pela comunidade do Fortnite. A jornada do Peixoto começa em seu quarto, onde ele recebe um convite especial do seu amigo robô para entrar no universo do Energy Cars. O personagem é transportado para a ilha do jogo, onde explora as pistas temáticas e interage com os elementos exclusivos de cada ambiente.

“Nosso objetivo com o ‘Energy Cars Tycoon‘ foi criar uma experiência além do entretenimento, proporcionando uma conexão genuína entre a Geração Z e a mensagem da Transição Energética Justa liderada pela Petrobras. Escolher o Fortnite como palco dessa narrativa foi uma decisão estratégica porque é um ambiente onde os jovens estão, e onde podemos conversar com eles de forma autêntica e relevante. Combinamos criatividade e tecnologia para entregar algo que diverte, educa e inspira”, destaca Mathias Almeida, diretor executivo de criação da Ogilvy Brasil.

Continue lendo

Empresa

Flywheel, retail tech do Omnicom, anuncia integração completa de Mercado Ads em sua plataforma proprietária

Publicado

em

A Flywheel, retail tech do Omnicom, dá mais um passo importante na expansão de suas capacidades de Retail Media na América Latina e anuncia a integração de Mercado Ads, unidade de negócios em publicidade do Mercado Livre, para Brasil e México à sua plataforma proprietária Flywheel Commerce Cloud (FCC). A plataforma permite que marcas e anunciantes passem a ter dados unificados de Share of Voice e Media Reporting em um único ambiente, cobrindo o maior marketplace da região.

“Com esse anúncio, a Flywheel reafirma seu compromisso em oferecer a plataforma mais completa e estratégica para gestão de mídia em marketplaces. O FCC fortalece a capacidade das marcas de operar de forma mais inteligente e competitiva no Brasil e no México, com acesso a insights dinâmicos e de alta frequência sobre a performance de Ads”, afirma Janaina Reimberg, Managing director da Flywheel LATAM.

Ao trazer Mercado Ads para o ecossistema do FCC, a Flywheel habilita decisões de mídia mais inteligentes, rápidas e competitivas em escala multinacional.

“Hoje, somos o terceiro maior player de mídia digital na América Latina e a     maior player de Retail Media da região. Trabalhamos com uma gigante base de dados primários que nos permite gerar bilhões de sinais de audiências para que as marcas possam alcançar os consumidores certos no momento certo da jornada. Mais do que um avanço tecnológico, a integração representa um marco estratégico para a parceria da Flywheel e Mercado Ads.”, afirma Mario Meirelles, diretor sênior de Mercado Ads no Brasil.

Continue lendo

Empresa

UNICEF lança a campanha “Estufa Improvável” com alerta sobre o impacto da crise climática na educação em diversas partes do mundo

Publicado

em

Com o intuito de chamar a atenção para as condições de calor extremo enfrentadas por estudantes em diversas partes do mundo, o Fundo das Nações Unidas (UNICEF) criou, em Brasília, a instalação “Estufa Improvável”. Trata-se de uma sala de aula cenográfica que simboliza um ambiente escolar, em um momento de onda de calor. Criação da agência Artplan, o projeto é um alerta sobre como as mudanças climáticas afetam o desempenho de crianças e adolescentes nas escolas em diferentes partes do mundo.
A estrutura conta com circulação de ar limitada e sensação térmica semelhante à enfrentada em escolas durante períodos de ondas de calor. A proposta é permitir que o público vivencie, por alguns minutos, uma realidade que já faz parte da rotina de milhões de alunos em todo o mundo.
A ação foi realizada no dia 10 de novembro, quando se iniciava a 30ª Conferência das Partes (COP30) com o propósito colocar luz sobre o problema, quando líderes mundiais, cientistas e sociedade civil estão no Brasil, debatendo soluções e medidas para conter os avanços da crise climática. “As crianças são mais vulneráveis ​​aos impactos das crises relacionadas com o clima, incluindo ondas de calor, tempestades, secas e inundações mais fortes e mais frequentes. O calor excessivo compromete a capacidade de concentração de crianças e o conforto climático para que elas e seus professores se envolvam com qualidade em atividades pedagógicas. Além disso, muitas não conseguem chegar à escola se o caminho estiver inundado, se os rios estiverem secos, ou se as escolas forem destruídas ou usadas como abrigos”, explica Mônica Dias Pinto, chefe de Educação do UNICEF no Brasil.
“A ‘Estufa Improvável’ parte de uma pergunta objetiva: como traduzir um dado científico em uma experiência que gere compreensão imediata? Em vez de depender exclusivamente da linguagem verbal, propusemos uma vivência concreta, uma sala de aula que permite sentir, fisicamente, o impacto de uma onda de calor. Este recurso aproxima o público do problema e apoia na estruturação de um debate com base em evidência e percepção real”, pontuam Pedro Rosas e Pedro Galdi, Diretores de Criação da Artplan.
Além da experiência imersiva, crianças e adolescentes que visitaram a estufa, no dia 10 de novembro pela manhã, participaram de atividades educativas sobre os impactos das mudanças climáticas no cotidiano escolar.
Continue lendo