Conecte-se com a LIVE MARKETING

Universo Live

Parceria de Havaianas e TikTok convida Carlinhos Brown e artistas nordestinos para celebrarem a Vibe do Verão

Publicado

em

Ser verão é um estado de espírito, é o que defende a Havaianas e TikTok em novo projeto que marcará também a estreia da marca brasileira na plataforma.

Criado e produzido por Carlinhos Brown e outros 8 artistas que representam todos os estados do Nordeste, o projeto Especialistas de Verão, defende que o verão é um estado de espírito e não somente uma estação do ano, sendo assim, é possível ser verão o ano todo. Pela primeira vez na história de Havaianas, uma música é criada em colaboração entre diversos artistas de diferentes estilos e ritmos. O projeto é uma co-criação entre Havaianas e TikTok e trará uma web série inédita ao novo perfil da marca no app, com conteúdos originais dos bastidores da gravação da música, além dos famosos desafios que contarão com a participação de diversos criadores e influenciadores do TikTok − o principal destino mundial para vídeos móveis de formato curto.

A ação marca a estreia de Havaianas no TikTok, plataforma de conteúdo criativo que mais cresce nos últimos tempos, e com uma audiência prioritariamente composta pela Geração Z e Millennials, o que reforça a atenção da marca para esse exigente público, que busca cada vez mais conectividade com outros usuários e experiências com as quais se conectem.

Especialistas de Verão
Pensando em verão o ano todo, qual região do país logo nos vem à mente? Justamente, o Nordeste foi escolhido como cenário e enredo para esse movimento musical integrado que gerará diversos conteúdos exclusivos para os canais sociais de Havaianas e TikTok. Com clipe musical, web series e dicas inusitadas dos artistas de cada região do Nordeste compilados em diversos vídeos.

O clipe seguirá um formato de making off, com Carlinhos Brown (Bahia) no seu próprio estúdio (Studio Ilha dos Sapos no Candeal), em Salvador, e os demais artistas, alternando com momentos nas ruas da cidade.

Cada músico convidado, além do próprio Carlinhos, representa um estado, são eles: Elisa Lemos (Alagoas), Flaira Ferro (Pernambuco), Furmiga Dub (Paraíba), Gabriel Galvão – da banda Taco de Golfe (Sergipe), Luiza Nascim – da banda Luiza e os Alquimistas (Rio Grande do Norte), Maguim do Pife – da banda Caju Pinga Fogo (Piauí), Núbia (Maranhão) e RAPdura (Ceará).

A Web Serie – Os Especialistas de Verão – será composta por três episódios e conta com a participação do Na Rédea Curta, Thiago Almasy e Sulivã Bispo, uma dupla de humor que apresentará de forma leve e divertida os bastidores da criação musical.

Para o conteúdo dos Especialistas de Verão, cada artista envolvido no projeto foi convidado a compartilhar dicas e curiosidades sobre a sua cidade, estimulando o descobrimento de novos lugares em cada estado da região. Todo conteúdo será publicado no meio digital e canais sociais da marca.

“Todo projeto foi pensado a quatro mãos, entre Havaianas e TikTok, e logo que começamos a pensar no briefing o nome do Carlinhos Brown foi o primeiro que surgiu, ele é a cara do Brasil, a cara do verão, além de ser uma pessoa que tem um carisma especial e é querido por todos, igual a Havaianas, que todo mundo usa, todo mundo gosta do Carlinhos. Ele foi fundamental para que o projeto fosse um sucesso, pois serviu como referência e ponto de união entre todos os músicos convidados.” – Mariana Rhormens, head de Marketing e Comunicação de Havaianas Brasil. “Ter o TikTok junto nesse projeto tem sido fundamental para gerarmos uma conexão verdadeira com o público jovem. Não queremos apenas criar, queremos engajar esse público com a nossa marca e nosso lifestyle, convidando as pessoas a criar seus próprios conteúdos dentro da plataforma. ” finaliza Mariana.

“Firmar parceria com uma marca que é a cara do Brasil como a Havaianas é motivador e nos deixa muito felizes. E ninguém mais brasileiro e representante da cultura nordestina que Carlinhos Brown, junto com os maravilhosos artistas convidados do projeto, para trazer esse conteúdo tão inspirador de alegria e criatividade para o TikTok. Tudo isso é a cara da nossa plataforma e enriquece ainda mais a experiência dos nossos usuários”, afirma Rafaela Furtado, head de parcerias estratégicas do TikTok na América Latina.

A ação de Havaianas e Tik Tok foi desenvolvida pela Sherpa42.

Quer conhecer melhor os artistas Especialistas de Verão? Confere a nossa turma abaixo:

CAJU PINGA FOGO
A cultura do pífano tem seus mais novos representantes. Levando alegria por onde passam, Caju Pinga Fogo – grupo formado na Universidade Federal do Piauí – tem como proposta resgatar e enaltecer a cultura dos pífanos. Maguim, representante do grupo, faz isso com maestria com sua rabeca na mão e “chinelas” de madeira nos pés.

ELISA LEMOS
Cantora, compositora e atriz. Representando o estado de Alagoas, Elisa Lemos é uma artista completa. Seu jeito tímido e fala mansa se transformam no exato instante em que ela sobe ao palco, encantando a todos com sua voz de timbre forte e aveludado.

FLAIRA
Com seus passos de dança e uma sonoridade que mesclam música pop, eletrônica e erudita, a pernambucana Flaira resgata em suas músicas a raíz de suas origens, conectada a leveza artística de seus movimentos.

FURMIGA DUB
O folclore da Paraíba encontra o dub para formar o cocostep. Furmiga Dub traz em sua essência o ritmo Coco, que harmonicamente serve de base para o baião e o ragga. O resultado dessa mistura é quase um dubstep, com essência 100% nordestina.

LUISA E OS ALQUIMISTAS
O barulho que nasceu no Rio Grande do Norte para dominar o Brasil. Luísa Nascim, líder do grupo Luísa e os Alquimistas, traz em seu som um mergulho na energia dos batidões eletrônicos da música urbana nordestina, uma alquimia perfeita que mistura um punhado de dancehall, com pitadas de reggaeton e elementos do tecnobrega.

NÚBIA
A capital brasileira do reggae na voz de uma jovem que inspira. Direto do Maranhão, Núbia se inspira nos ritmos tradicionais jamaicanos para compor letras e melodias de grande impacto, assim como sua voz marcante e surpreendente.

RAPADURA
Rapadura é doce, sagaz e inspirador. Do Ceará vem o canto falado com a batida de rap, expressando uma narrativa regional que impacta com a riqueza de suas letras, que ultrapassam as fronteiras de estilos, transformando o rap em repente usando o poder da mente.

TACO DE GOLFE
O rock independente nacional pulsa no Sergipe. Representado pelo guitarrista Gabriel Galvão, o grupo instrumental Taco de Golfe tem no improviso o seu grande trunfo musical, que resgata com louvor a cena rock brasileira.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Deixe uma resposta

Universo Live

Leão e Housi promovem ação criada pela Fri.to Publicidade

Publicado

em

A Leão, marca de chás, se uniu a Housi, startup especializada no segmento de moradia por assinatura, para convidar os paulistanos a ficarem “de boa”. A iniciativa faz parte da campanha de inverno de 2025 e convida o público a desacelerar o ritmo urbano agitado e estabelecer uma conexão emocional consigo mesmo.

Uma cabine foi instalada em frente a Housi Paulista. Quem passar pelo local poderá selecionar, em um tela, a opção “Tô de boa” e escolher um sabor de chá, quente ou frio. Em alguns minutos, um compartimento irá se abrir e entregar a bebida.

A ação criada pela Fri.to Publicidade especialmente para a Leão faz parte do conceito “Fica de Boa” e busca oferecer momentos de descontração, autocuidado e bem-estar. Enquanto isso, os consumidores experimentam os diferentes sabores de Chá Leão que mais combinam com seu estilo de vida em cada momento. A ativação traz a Housi como parceira porque as duas marcas têm valores em torno do bem-estar, da leveza e do equilíbrio emocional.

“A Housi tem buscado, cada vez mais, marcas conectadas com o cuidado e o bem-estar. Acreditamos que Leão está neste caminho e conectada com o que acreditamos. Mais do que uma  proptech, também queremos ser um espaço de autocuidado”, pontua Alexandre Frankel, CEO da Housi.

Continue lendo

Universo Live

A indústria brasileira de som reforça protagonismo na regulação da IA

Publicado

em

O avanço da inteligência artificial tem provocado transformações profundas em diversos setores da economia criativa. Na indústria de som, esse movimento desperta tanto expectativas quanto preocupações. A Apro+Som (Associação Brasileira das Produtoras de Som) está na linha de frente desse debate, articulando propostas e acompanhando o Projeto de Lei 2338/2023, que estabelece diretrizes para o uso da IA no Brasil.

Na última semana, foi realizada a primeira audiência pública na Câmara dos Deputados sobre o PL 2338/2023. Na ocasião, a Apro+Som, junto a mais de 40 entidades da indústria criativa, musical, jornalística e de comunicação, apresentou uma carta reforçando a importância do marco regulatório que assegura transparência no uso de obras e protege os interesses de criadores artísticos e intelectuais.

Segundo Bia Ambrogi, presidente da Apro+Som, a urgência desse debate está na preservação dos direitos de quem cria obras autorais. “Todos que fazem parte da cadeia criativa precisam continuar protegidos. Se uma obra é utilizada no input de mineração de dados para treinamento da IA e gera algo novo no output como resultado final, é justo que haja remuneração. Nenhum setor pode se apropriar, de forma gratuita, dos recursos produtivos de outro setor com a justificativa de que é preciso deste insumo para crescer”, relata.

A dirigente explica que, embora a regulação seja essencial para todos, há uma diferença perceptível no impacto entre grandes e pequenas empresas do setor criativo.. As corporações de maior porte têm se beneficiado ao reduzir custos com serviços em escala, enquanto as empresas menores utilizam a IA de forma pontual, sem substituir a mão de obra criativa. “No fim, todas perdem sem a regulação. O direito autoral é constitucional e precisa ser resguardado, independentemente do porte da empresa”, afirma.

Outro ponto levantado por Bia Ambrogi é a tendência de agências e anunciantes ampliarem o uso da IA para assumir etapas da produção que antes eram delegadas às empresas especializadas. Para ela, trata-se de um processo de adaptação, mas não de substituição. “Não existe uma única pessoa ou tecnologia capaz de pensar, criar, executar, sonorizar, distribuir e medir resultados de uma campanha inteira. Especialistas continuarão sendo necessários, ainda que em formatos diferentes.”

A Apro+Som reforça que a regulação trará benefícios tanto para grandes quanto para pequenas empresas, além de profissionais autônomos. Com regras claras, haverá segurança jurídica e reconhecimento pelo uso de suas obras. A ausência de regulação, por outro lado, traz insegurança jurídica a quem usa e amplia o risco de concentração de poder nas mãos de big techs enfraquecendo o mercado nacional.

O PL 2338/2023, já aprovado no Senado, segue em tramitação na Câmara dos Deputados e, posteriormente, retornará ao Senado para votação final. O movimento IA Responsável, do qual a Apro+Som é uma das lideranças, acompanha de perto cada etapa, inspirando-se em modelos regulatórios já implementados em países da União Europeia.

Esse movimento também fortalece o posicionamento internacional do Brasil no debate sobre IA. “Quanto maior o alinhamento entre os países, mais eficiente será a regulação. A tecnologia não conhece fronteiras, por isso precisamos falar a mesma língua quando o tema é uso de dados protegidos por Direitos Autorais. A Apro+Som acompanha o cenário nacional e internacional e integra a frente IA Responsável, formada por cerca de quarenta associações dos setores criativos.”Um trabalho coletivo, com diferentes focos mas com o mesmo objetivo: preservar o direito autoral, um princípio constitucional, aplicando-o com regras adaptadas à realidade da inteligência artificial”, reforça Bia.

 

Continue lendo