Conecte-se com a LIVE MARKETING

Empresa

Os passos básicos para a omnicanalidade

Publicado

em

Os passos básicos para a omnicanalidade

Omnicanalidade é um tema quente em praticamente qualquer segmento do varejo. Apesar da recorrência do assunto no dia a dia das empresas, não há relação clara entre porte e capacidade de aplicação da omnicanalidade — pode ser extremamente trabalhoso a uma empresa grande, enquanto ocasionalmente é um processo totalmente descomplicado a uma empresa menor.

“É mais fácil começar uma estratégia quando você começa desde o zero. O grande desafio para uma empresa se tornar omnicanal é desmontar uma cultura já montada e montar outra. No caso de um varejista que quer atuar no mundo online e na venda direta, por exemplo: quando a empresa é menor, é mais rápida em se adaptar; quando é maior, tem todo seu sistema de legados diferente para compra, linguagens e épocas, com um OMS (order management system) conversando entre diferentes partes. Isso é muito complexo e muito caro”, observa o diretor de Negócios Digitais da Easynvest, André Beisert, ao introduzir o debate promovido pela Consumidor Moderno com o apoio da Always On.

Ausência da omnicanalidade é uma questão cultural

Seja maior ou menor, ainda é comum ver empresas distantes da multicanalidade.

O CEO da Always On concorda que essa é uma questão cultural. “A empresa precisa ter uma cultura de colocar o cliente no centro de tudo. Ao mesmo tempo que isso é mais fácil, ficou mais complexo por conta da quantidade de canais”, esclarece o executivo. Para ele, é comum encontrar atendimentos digitais pasteurizados, com robôs sem real funcionalidade e dicionário semântico mínimo.

“É uma questão de C-level e top down. É o líder olhando para o consumidor. Não é sempre na linearidade de ‘coloquei A em recursos e tirei B’ mas, no decorrer do processo, faz sentido”, Elcio. “É preciso primeiro pensar em ter foco no cliente e seus objetivos principais. Em seguida, disseminar isso na empresa. Depois, é preciso avaliar como levantar dados e usá-los em todos os níveis da empresa. É preciso analisar os dados com base nas necessidades. Por fim, tem-se que testar hipóteses”, ressaltou o executivo. “Não se deve primeiro comprar a tecnologia e depois simplesmente implementar.”

Beisert complementa dizendo que empresas que nunca trabalharam com dados têm um pouco a impressão de que o big data é um programa, algo que é instalado e faz com que os dados deem  respostas automaticamente. Mas não é assim. “Tudo começa pela estratégia. Você tem que achar um problema para resolver, como uma previsão de demanda melhor porque as variáveis que está usando não estão resolvendo, por exemplo”, diz.

Segundo Elcio, resolver a questão cultural, portanto, é o primeiro passo para uma empresa atingir a omnicanalidade. “Toda organização precisa se preocupar em atender o cliente integralmente, pois o cliente fiel se relaciona melhor e compra mais. Um ponto importante é pensar no custo permissivo. ‘Eu quero mandar esse disparo e ele custa, mas quanto custa perder esse cliente?’ Às vezes, é muito mais caro perder o cliente do que usar certas operações.”

Alinhamento de expectativas

Mais do que consciência, o processo em direção à omnicanalidade exige tempo e sintonia. Tomar uma decisão de implementar um grande projeto agora para ver seu resultado daqui dois anos parece uma estratégia delicada. As ferramentas escolhidas hoje podem mudar consideravelmente. Por isso, a melhor forma de se direcionar à omnicanalidade é observar cases de sucesso, se relacionar com quem tem experiência no assunto e estabelecer os marcos do projeto.

“É importante um alinhamento de expectativas. Uma das coisas que fazemos é trabalhar com a ‘curva abc’ de desafios que o cliente tem. Em geral, ela consiste em começar pelo maior problema a ser resolvido com o menor custo e resolução mais imediata. Isso é necessário porque os projetos têm uma curva de maturação dos investimentos tecnológicos e de recursos humanos. Quem contrata tem certa ansiedade sobre o andamento do projeto, mas o início de um projeto desses é como a fundação de uma casa: você coloca 30% do orçamento e a casa ainda não está em pé”, explica o executivo com a alegoria.

Uma forma de se alinhar as expectativas, aconselha Elcio, está no estabelecimento de entregas pequenas logo no começo para trazer segurança a quem implementa o projeto de omnicanaldiade.

O melhor a ser feito

Seja uma empresa pequena ou uma companhia envolvendo diversas áreas, segundo os especialistas no webinar, o melhor a se fazer é olhar para casos de sucessos e situar-se quanto à cultura corporativa.

“Não precisa pensar nada do zero. Mesmo uma ideia totalmente inovadora e brilhante vem quando você se inspira”, propõe André Beisert.

“Costumo falar na Always On que ‘feito é melhor do que perfeito desde que o feito seja bem-feito’. Então, a busca por inovação começa desde o começo. É preciso estruturar um bom plano, situar onde a empresa está — e não onde acha que está — para então traçar para onde quer ir. De fato, não precisa criar necessariamente do zero. Tem muita coisa a se embutir na cultura e fazer uma aceleração“, conclui Elcio.

Matéria publicada inicialmente na Revista Consumidor Moderno, confira aqui a publicação original.

Os passos básicos para a omnicanalidade

Os passos básicos para a omnicanalidade

Continue lendo

Empresa

Kibon e iFood transformam figurinhas de WhatsApp em mídia promocional e relançam picolé de Guaraná Antarctica para o mundial

Publicado

em

De olho na paixão nacional pelo futebol e no comportamento de uma das populações mais conectadas e engajadas do planeta, a Kibon acaba de selar uma parceria inédita com o iFood. Válida para os meses de junho e julho, período que concentra as principais decisões dos gramados globais, a iniciativa foi batizada de “Figurinha Premiada”. A ação tática vai transformar os tradicionais stickers de WhatsApp em uma plataforma de mídia promocional, distribuindo figurinhas temáticas equipadas com cupons de desconto para compras de sorvete via delivery. O compartilhamento dos códigos acontecerá por meio de canais de transmissão e de um esquadrão de parceiros digitais.

A novidade integra a campanha “Loucos por Torcer” — desdobramento oficial da plataforma institucional “Loucos por Kibon” — e surfa em um hábito cultural já consolidado na rotina do torcedor: o uso de memes e mensagens instantâneas em tempo real durante o andamento das partidas. Ao converter essa dinâmica orgânica em uma experiência de marca, a Kibon expande seu território de atuação e entra diretamente no fluxo de conversas dos consumidores.

“O futebol sempre mobilizou o Brasil de uma forma muito intensa, seja na memória coletiva das ruas pintadas e de reunir amigos e familiares, seja, hoje, nas interações digitais e em tempo real que acompanham a cada lance. Com ‘Loucos por Torcer’, queremos resgatar e amplificar toda essa atmosfera, dentro e fora das telas, por meio de iniciativas e creators que vão nos ajudar a celebrar essa cultura e a levar a marca para essas conversas, aproximando-a dos consumidores”, contextualiza Carolina Mega, head de marketing da The Magnum Ice Cream Company no Brasil, detentora da marca Kibon.

Toda a infraestrutura tecnológica da ação é viabilizada pelas soluções de inteligência de dados da iFood Ads, que parametrizou a distribuição dos cupons digitáveis do WhatsApp para validação imediata dentro do aplicativo de entregas. O plano de mídia 360° contempla ainda inserções comerciais de peso nas transmissões oficiais da CazéTV e formatos de mídia de conversão on-app.

Buscando resgatar o lado mais nostálgico da torcida verde e amarela, a Kibon mobilizará seus influenciadores em uma ação de live marketing focada em revitalizar a tradição de pintar as ruas das comunidades brasileiras. A interatividade também ganhará força na plataforma X (antigo Twitter) com a dinâmica “Palpite Premiado”. Nos dias de confrontos da Seleção Brasileira, a marca abrirá threads oficiais de bolão e presenteará os usuários que acertarem os placares cheios com cupons promocionais da categoria “Kibon Na Sua Festa”.

A campanha também marca a expansão comercial do picolé “Guaraná no Palito” para todos os estados do país. A aguardada collab com o Guaraná Antarctica, que fez um retorno triunfal em formato pocket durante o Carnaval após quase duas décadas fora das geladeiras, passa agora a integrar em definitivo o portfólio de linha da Kibon, abastecendo o grande varejo de forma gradual ao longo do inverno.

A estratégia criativa da campanha foi idealizada pela agência Greenz. Para dar musculatura à operação de lançamento, o ecossistema de comunicação contou com o suporte da Publicis na compra de mídia, WIP no ambiente digital, BrandLovers na gestão de influenciadores e a Edelman na liderança das frentes de Relações Públicas (PR).

Continue lendo

Empresa

Kallas Mídia OOH e Lance! fecham parceria estratégica para levar cobertura do mundial de futebol às telas de rua e carros de aplicativo

Publicado

em

A chegada da maior competição global de futebol entre seleções marca o pontapé inicial de uma parceria de peso no mercado de comunicação: a união entre a Kallas Mídia OOH e o Lance!. O acordo interliga uma das maiores operadoras de mídia exterior do país a uma das principais plataformas de conteúdo esportivo do Brasil. O objetivo é expandir o fluxo de informações em tempo real e desenhar novas oportunidades de patrocínio para anunciantes interessados em conectar suas marcas à audiência apaixonada por esporte. A estratégia multiplataforma contempla projetos especiais com exibição simultânea nos ativos de mobiliário urbano da Kallas, nas telas da Zanzar — rede de mídia digital DOOH instalada em carros de aplicativo — e em todos os canais digitais do Lance!.

Como primeira grande entrega conjunta do projeto, uma parcela expressiva de toda a cobertura jornalística produzida pela redação do Lance! será transmitida de forma dinâmica nos painéis digitais da Kallas e da Zanzar em diversas capitais do país, operando em sinergia com o ecossistema online do portal. A iniciativa desenha uma jornada de consumo de mídia totalmente integrada, que amarra o ambiente físico de mobilidade urbana ao digital. Na prática, o modelo de negócios abre as portas para que grandes marcas associem suas campanhas institucionais a pautas de forte interesse público através de formatos de branded content e soluções de mídia contextualizadas.

“Estamos criando uma nova experiência de consumo de conteúdo esportivo ao conectar o alcance da mídia exterior à força do jornalismo digital. A parceria permite levar informações relevantes para milhões de pessoas em diferentes momentos da rotina, transformando nossas telas em pontos de contato com conteúdos de alta qualidade e ampliando a visibilidade tanto para a audiência quanto para as marcas”, avalia Herbert Viana, Chief Product Officer (CPO) da Kallas Mídia OOH.

A infraestrutura do projeto foi montada para abastecer o cidadão com manchetes e dados esportivos instantâneos enquanto ele circula por aeroportos, terminais de transporte, avenidas de grande fluxo e corredores metropolitanos. Placar de jogos, resumos dos destaques de cada rodada, chamadas editoriais exclusivas e informativos de serviço acompanharão o público ao longo do dia, quebrando a barreira da dependência exclusiva das telas dos smartphones.

A cobertura editorial do Lance! para o torneio mundial abrangerá detalhadamente os 12 grupos e todas as delegações inscritas, disponibilizando análises táticas, artigos de opinião, decisões de bastidores da Fifa, cerimônias de abertura e um live blog ininterrupto. Nos dias de jogos da Seleção Brasileira, correspondentes e equipes de reportagem estarão posicionados diretamente nos estádios internacionais para trazer atualizações de serviço, coletivas de imprensa pré e pós-jogo, além de ferramentas interativas como enquetes, quizzes, infográficos e notas atribuídas aos atletas pela própria torcida.

Para o veículo esportivo, o movimento representa um ganho expressivo em sua capilaridade e poder de distribuição de conteúdo. “Essa parceria estratégica com a Kallas potencializa nossa capilaridade e abre um canal inédito de impacto diário. O OOH é uma mídia extremamente relevante por sua capacidade de gerar alcance, frequência e presença em momentos-chave da rotina das pessoas. Ao unir a nossa força editorial e autoridade esportiva à robusta presença nacional da Kallas, passamos a acompanhar o torcedor em toda a sua jornada diária”, destaca Gustavo Mota, CEO do Lance!.

Embora ganhe os holofotes na largada do torneio de seleções deste ano, a parceria foi desenhada com caráter perene para compor o calendário esportivo de longo prazo. O plano de expansão prevê a cobertura dos campeonatos nacionais e das principais competições continentais de clubes, ampliando de forma gradual os cruzamentos entre dados, geolocalização e engajamento.

“O OOH é uma das poucas mídias capazes de combinar alcance massivo, contexto e integração com o digital. Ao expandir a presença do Lance! para esse ambiente, criamos novas oportunidades para marcas que buscam se conectar com o torcedor em diferentes momentos do dia. A combinação entre conteúdo, mobilidade e dados permite construir jornadas mais completas e ampliar o impacto das campanhas”, conclui Maykon Marins, head de growth do Lance!.

Continue lendo