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O que a Geração Z quer? Pesquisa revela hábitos, desejos e novos caminhos

Uma pesquisa recente com mais de 150 mil Centennials acaba de mudar o significado do que muitas marcas supõem sobre a Geração Z. A confirmação veio com uma pesquisa realizada por influenciadores relevantes na América Latina, com mais de 8,6 milhões de seguidores.
Quais são suas plataformas de entretenimento favoritas?
ÁUDIO
Na mente das marcas e dos consumidores, não é surpresa que as plataformas de áudio sejam a número um, com o Spotify tendo 70% da preferência. No entanto, foi identificado plataformas que estão começando a aparecer nas conversas e que as marcas talvez ainda não tenham em seu radar e que podemos começar a explorar, como o Trebel e o SoundCloud. É importante enfatizar que ser um dos primeiros a adotar tendências e plataformas ajuda a posicionar as marcas como inovadoras e destaca que elas estão atentas ao pulso e à velocidade com que essa geração está se movendo.
VÍDEO
Em termos de entretenimento em vídeo, ou seja, plataformas de streaming de séries e filmes, 46% dos entrevistados indicaram que preferem a Netflix, seguida por Prime video (20%), Star+ (16%), Disney+ (8%), HBO MAX (5%), entre outras plataformas (5%). Sem dúvida, o fato de o Star+ estar em terceiro lugar é uma surpresa, pois ele é preferido até mesmo em relação à HBO, que tem uma forte oferta de conteúdo voltado para a Geração Z (Euphoria) e ao Disney+, cuja aposta também se inclina para o público jovem.
Além disso, seu gênero favorito é o drama; 24% disseram que gostam de romances, 23% de dramas adolescentes e 16% de k-dramas ou doramas coreanos. Esses resultados estão de acordo com o boom da cultura coreana no México, sendo o quinto país do mundo que mais consome esse conteúdo, o que abre a porta para que as marcas colaborem com criadores de outros países e não se concentrem apenas em um mercado, pois com as redes sociais podemos ver que as fronteiras do consumo estão cada vez mais globalizadas, independentemente do país de origem e do idioma.
“É uma geração que gosta de conteúdo amoroso, inspirador e evocativo com uma idealização romântica, e isso na América Latina se traduz em uma forte preferência por novelas de vários países. Embora a Netflix ainda seja a plataforma de streaming preferida, o Prime Video está crescendo, sem dúvida devido ao fato de custar menos e ter benefícios adicionais, pois ao se inscrever no Amazon Prime, a oferta de vídeo é adquirida automaticamente. Portanto, o número de usuários do Prime Vídeo pode não ser um indicativo de quantas pessoas gastam e assistem à sua oferta de vídeo. Em breve, também estaremos observando a chegada de novos concorrentes, como o Meli Play”, disse Mariana Carreón, diretora de pesquisa e estratégia cultural da another.
Quais são seus dispositivos favoritos?
Os eletrônicos de consumo estão muito próximos da categoria de entretenimento. Os fones de ouvido são o gadget por excelência da Geração Z. 66% dos entrevistados disseram que não saem de casa sem fones de ouvido. O que vale a pena observar, no entanto, é que, embora exista o mito de que a Geração Z não consome mídia tradicional, como a televisão, isso é completamente falso.
Uma geração de gamers
Sabemos que a geração Z está repleta de gamers. No entanto, é surpreendente a quantidade desse público, dos 63.000 entrevistados, 100% se consideram gamers.
75% jogam em seus smartphones e, dos outros 25% que jogam em consoles, 38% preferem Xbox, 35% Playstation e 19% Nintendo.
Isso nos diz que a Geração Z certamente joga videogames, mas o nível de dedicação e complexidade varia, enquanto nos smartphones sabemos que os jogos são mais simples (para passar o tempo), nos consoles e PCs, tende a haver uma dedicação maior de horas e paixão por jogos específicos.
Free Fire é o jogo favorito, possivelmente por sua compatibilidade com smartphones, ao contrário de Fortnite que só pode ser jogado em consoles ou computadores, deixando-o em último lugar de preferência. Ainda no top 3 estão jogos como COD e Minecraft.
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Sucesso da intervenção urbana realizada pela Visualfarm na Praça dos Arcos reforça a importância da inclusão social e do resgate de espaços públicos

A primeira experiência imersiva, o Visualdome – parceria entre a Visualfarm e o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura,Economia e Indústria Criativas, e ProAC ICMS –, propôs uma reflexão sobre a ocupação urbana e seu impacto no meio ambiente através de imagens 360º projetadas em um domo geodésico de 18 metros de diâmetro, similar a um planetário. As projeções proporcionaram uma experiência audiovisual imersiva comparando o relevo e a vegetação de antes do descobrimento do Brasil ao que temos hoje na área ocupada pela capital paulista.
A segunda, o Tactile – apresentado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas, e ProAC Direto, consistiu na realização de uma pista de dança sensorial para pessoas surdas e ouvintes poderem desfrutar juntos. Música e imagens que traduziam as diversas frequências sonoras foram unidas à sensação tátil através do aplicativo Tactile, que transmite as vibrações da música no aparelho celular em contato com o corpo de cada um.
Guilherme Felipe mergulhou nas duas experiências imersivas do domo geodésico. Ele é o intérprete de LIBRAS no vídeo do Visualdome e esteve na Praça dos Arcos para conferir o resultado. Também, como pessoa surda, ele curtiu a balada na pista de dança Tactile. “Foi uma experiência nova para mim. Eu senti e acompanhei o ritmo da música perfeitamente”, conta Guilherme.

Visual Dome
O projeto também contou com o apoio de empresas como as consultorias Acessibiliart e Surdo Mundo, a plataforma de atendimento em libras ICOM, e a sentidades que trabalham na acessibilidade de pessoas com surdez Instituto Santa Terezinha, Centro de Educação para Surdos Rio Branco e APASMA – Associação de Pais e Amigos dos Surdos de Mauá.
Para a atriz Cris Carniato, Tactile é “uma imersão de sentidos”. Ela achou incrível a proposta de uma pista de dança para pessoas surdas que é inclusiva para ouvintes. A dupla de influencers do Guia Paulistinha também destaca que é uma “mistura de sentidos para pessoas surdas e ouvintes”, enquanto o Visualdome, segundo a dupla, nos faz refletir sobre como “São Paulo se transformou na megalópole de hoje”.
A proposta das ações foi reforçar a importância da inclusão, do resgate e da ocupação dos espaços públicos de forma gratuita e democrática. A Praça dos Arcos, localizada na confluência das avenidas Paulista, Rebouças e Angélica mais rua da Consolação, foi escolhida por ter se tornado somente um ponto de passagem.
O diretor criativo da Visualfarm, Alexis Anastasiou, explica que “nossa intenção, com essa intervenção que combina duas ações diferentes, foi criar pontes entre pessoas com e sem deficiência auditiva e entre o Brasil do passado e o de hoje. Por meio dessas pontes podemos gerar reflexões e mudanças queprecisamos”. E completa, “não podemos simplesmente desistir dos espaços da cidade, aceitando a existência desses vazios urbanos que se transformaram apenas em corredores. Ainda dá tempo de criar soluções alternativas à degradação e incrementar a convivências entre as pessoas”.
Visualdome e Tactile ocuparam a Praça dos Arcos, entre os dias 23 e 28 de novembro, onde centenas de pessoas aproveitaram as experiências imersivas com entrada franca e acessibilidade também para cadeirantes.

Visual Dome
Realização: Visualfarm em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas, e ProACDireto (Tactile) e ProAC ICMS (Visualdome).
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AMPRO anuncia shortlist da 23ª edição do AMPRO Globes Awards

A AMPRO, Associação de Marketing Promocional, divulgou, em primeira mão, por meio de sua conta oficial do Instagram @amprooficial, a shortlist da 23ª edição AMPRO Globes Awards.
Quem preside o júri da edição da premiação deste ano é Dilma Campos, fundadora e CEO da Nossa Praia, head de ESG da B&P Partners e conselheira da AMPRO, em conjunto com Felipe Simi, fundador, CEO e COO da Soko e presidente do Observatório da Diversidade na Propaganda. Participaram, também, mais de 170 jurados, com bagagens e vivências distintas, alinhados ao princípio da entidade de dar protagonismo à representatividade como gênero, idade e distribuição geográfica.
Dos 467 cases inscritos, 28% estão na shortlist divulgada, em que o júri elegeu os melhores nas seguintes 17 categorias: Creative Business Transformation, Melhor Construção de Marca, Melhor Lançamento de Produto, Melhor Campanha de Comunicação Integrada, Melhor Ideia ou Conceito, Melhor Experiência de Marca, Melhor Evento Presencial, Virtual ou Híbrido, Melhor Promoção, Melhor Uso de Relações Públicas, Melhor Ação de Entretenimento, Melhor Ação de Branded Content, Social ou Influencer, Melhor Ativação de Patrocínio, Melhor Campanha de Incentivo, Melhor Execução de Trade Marketing, Melhor Campanha de Trade Marketing (Multicanais), Melhor Campanha de Fidelidade de Marca e Melhor Campanha B2B. Além das premiações especiais: Agência do Ano; Grand Prix e pela primeira vez, o Grand Prix ESG.
“O júri do AMPRO Globes Awards é um reflexo da cultura da instituição. Buscamos profissionais de comunicação e marketing, para além do eixo Rio-São Paulo, de diferentes faixas etárias e gêneros, sempre pautados pela verticalidade racial. São criativos, anunciantes, profissionais de agências e acadêmicos, membros de entidade e imprensa, e esse ano, também incluímos a novidade de estudantes com alta performance acadêmica, porque acreditamos na pluralidade e na potência dos novos entrantes no nosso mercado”, afirma Heloisa Santana, presidente da AMPRO.
Os premiados da 23ª edição AMPRO Globes Awards serão anunciados no dia 11 de dezembro, durante as atividades do evento de 30 anos da AMPRO, que acontecerá no Blue Note, em São Paulo, onde serão entregues os troféus. Ainda neste dia acontecerão três talks com nas trilhas de pessoas, creators e tecnologia & inovação e ESG como tema vertical.
Confira a shortlist:
Vertical Business
Creative Business Transformation
Agência | Case | Cliente |
AKM PERFORMMA | FAVELA POWER | GERANDO FALCÕES |
BATUQUE PROMO | CASHBACK DINÂMICO | WHIRLPOOL |
MKT House | Promoção Juntas Elas Causam em Dobro | Reckitt |
MKT House | Promoção Veja Pisadinha | Reckitt |
SCORE GROUP | Chopp Brahma Refil no Outback | Ambev/BRAHMA & Blooming Group/OUTBACK |
TERRUÁ | Cartão Orgulho | Banco do Brasil |
TERRUÁ | Mercado Global de Carbono | Banco do Brasil |
TERRUÁ | #ForMoreWomenInTech | Banco do Brasil |
Melhor Construção de Marca
Agência | Case | Cliente |
ATENAS COMUNICAÇÃO | Heineken Nature Band | Heineken do Brasil |
BATUQUE PROMO | Let’s Rock the Break | nestlé / kitkat |
DM9 | Stranger Bunker | Burger King Brasil |
END TO END | Pelé no Dicionário | sportv |
Grupo TV1 | Amstel – Me chame pelo meu nome | Amstel – The Heineken Company |
PHOCUS | Dona Sônia | Grupo Equatorial |
TERRUÁ | Cartão Orgulho | Banco do Brasil |
TERRUÁ | #ForMoreWomenInTech | Banco do Brasil |
Melhor Lançamento de Produto
Agência | Case | Cliente |
AVANTGARDE BRASIL | Lançamento do Novo Nissan Sentra 2023 | Nissan do Brasil |
California | Combinações Surpreendentes | Brahma (Ambev) |
DM9 | Bob Esponja – Fenda do BK | Burger King Brasil |
DM9 | One Photo | Leica |
DM9 | Stranger Bunker | Burger King Brasil |
Grupo TV1 | Rampage – The Ride Experience | Stellantis |
TERRUÁ | Cartão Orgulho | Banco do Brasil |
VOE | BORN READY – Jack Daniels e Coca-Cola | Coca-Cola |
Melhor Campanha de Comunicação Integrada
Agência | Case | Cliente |
ATENAS COMUNICAÇÃO | Devassa Carnaverão | Heineken do Brasil |
BATUQUE PROMO | Let’s Rock the Break | nestlé / kitkat |
DM9 | Stranger Bunker | Burger King Brasil |
END TO END | Pelé no Dicionário | sportv |
MKT House | Promoção Veja Pisadinha | Reckitt |
PHOCUS | Dona Sônia | Grupo Equatorial |
PHOCUS | Mutuca | Equatorial Energia |
Vertical Consumer
Melhor Ideia ou Conceito
Agência | Case | Cliente |
ATENAS COMUNICAÇÃO | Heineken Nature Band | Heineken do Brasil |
BATUQUE PROMO | Let’s Rock the Break | nestlé / kitkat |
California | Sócios do Zé | Zé Delivery (Ambev) |
DM9 | Stranger Bunker | Burger King Brasil |
MKT House | Tudo começa com uma inspiração e Bic na mão | Bic |
SOKO | Heinz Tattoo Ink | Heinz |
TERRUÁ | Cartão Orgulho | Banco do Brasil |
TERRUÁ | #ForMoreWomenInTech | Banco do Brasil |
Melhor Experiência de Marca
Agência | Case | Cliente |
ATENAS COMUNICAÇÃO | Heineken Nature Band | Heineken do Brasil |
ATENAS COMUNICAÇÃO | Heineken Rock in Rio | Heineken do Brasil |
AVANTGARDE BRASIL | Lançamento do Novo Nissan Sentra 2023 | Nissan do Brasil |
RED DOOR AGENCY | Heineken Village | Heineken |
SOKO | Um Lugar ao Sol | Dove |
SEU NOME NA RUUA | Show de Sustentabilidade | Suzano |
VOE | BORN READY – Jack Daniels e Coca-Cola | Coca-Cola |
VOE | I Am The Mountain | Amstel |
GURU 360 | 37 OKTOBERFEST BLUMENAU | Spaten |
Melhor Evento Presencial, Virtual ou Híbrido
Agência | Case | Cliente |
ATENAS COMUNICAÇÃO | Heineken Nature Band | Heineken do Brasil |
ATENAS COMUNICAÇÃO | Heineken Rock in Rio | Heineken do Brasil |
AVANTGARDE BRASIL | Lançamento do Novo Nissan Sentra 2023 | Nissan do Brasil |
DM9 | Stranger Bunker | Burger King Brasil |
FLUXXO PUBLICIDADE | Lançamento da nova novela das 6 – Fuzuê | Rede Globo |
RED DOOR AGENCY | Heineken Village | Heineken |
TERRUÁ | Árvore BB (Rio 2C) | Banco do Brasil |
TERRUÁ | Cartão Orgulho | Banco do Brasil |
TERRUÁ | Dia das Mulheres BB | Banco do Brasil |
TERRUÁ | Mercado Global de Carbono | Banco do Brasil |
TERRUÁ | #ForMoreWomenInTech | Banco do Brasil |
VOE | BORN READY – Jack Daniels e Coca-Cola | Coca-Cola |
WORLD SURF LEAGUE | De: Day Off Para:Day En – Como a WSL subverteu as regras da natureza e trouxe todo mundo para o surf | World Surf League |
Melhor Promoção
Agência | Case | Cliente |
BATUQUE PROMO |