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Não basta apenas patrocinar um festival, devemos criar conexões significativas com o público

Por Denise Garrido
As marcas têm reconhecido cada vez mais a importância de estarem presentes em festivais de música. Não se trata apenas de patrocinar o evento, mas de criar uma conexão significativa com o público-alvo. As ativações de marca bem executadas têm o poder de deixar uma impressão duradoura e positiva nas mentes e nos corações dos participantes, elevando a experiência do público a um nível totalmente novo.
No início do mês, São Paulo inaugurou a primeira edição do The Town, o maior festival de música, cultura e arte, que aconteceu nos dias 2, 3, 7, 9 e 10 no Autódromo de Interlagos, com headliners, como Bruno Mars, Post Malone, Demi Lovato, Maroon 5, Foo Fighters, Jão, Seu Jorge, Ne-Yo e Racionais MC’s.
Para a Cidade da Música, mais de R$ 300 milhões foram investidos. O The Town ofereceu a mesma qualidade e sofisticação do Rock in Rio para entregar um festival com altíssima qualidade de infraestrutura, entretenimento e potência artística. Para um público de mais de 600 mil pessoas em mais de 235 horas de música distribuídas em seis palcos.
Contou ainda com inúmeras experiências que vão além dos shows. Foram nove grandes espaços, quatro brinquedos, ativações de grandes marcas, musical inédito, market square e muito mais.
Abaixo compartilho um resumo das ativações das marcas Heineken®, Volkswagen e Lagunitas na edição histórica do The Town:
Para a Heineken®, patrocinadora master do festival, ao todo foram oito pontos de ativações para transmitir as mensagens da marca e o discurso da plataforma Green Your City. Na Tirolesa Heineken®, por exemplo, os consumidores puderam se aventurar em um salto de 200 metros de comprimento sobre uma multidão de milhares de pessoas e sobrevoar a Cidade da Música durante os principais shows. Com o espaço Good Times Brouwerij (Cervejaria Good Times), foi oferecido uma experiência imersiva com os ingredientes que fazem parte de tudo o que a Verdinha representa. Uma viagem por todos os bons tempos vividos e um convite para construir os próximos 150 anos com cidades mais verdes e sustentáveis. Um outro exemplo foi o HNK Studio, com a proposta de viver a música integralmente, por meio de uma experiência sonora. Em grupos de até 12 pessoas, os participantes puderam vivenciar intensamente experiências musicais em um inédito estúdio. O andar superior do espaço também contou com um estúdio exclusivo para a gravação de podcasts com convidados especiais, entre eles a dupla PodDelas que entrevistou Criolo e o MC Hariel.
A Volkswagen do Brasil levou quatro espaços de entretenimento para conectar a marca com o público do The Town. O estande Skyline contou com uma jornada em realidade virtual na qual o visitante pôde construir o primeiro modelo elétrico da marca no Brasil de forma lúdica em uma espécie de metaverso. No VW Play Garage, foi montado um palco no meio do evento, onde os visitantes poderiam cantar uma música em karaokê com uma banda ao vivo.
No Amarok Extreme, a marca construiu uma pista de iron track montada no evento para que os convidados sentissem toda a força e robustez da picape em uma experiência conduzida por um piloto profissional. Por fim, o Car Stage contou com um espaço instagramável reunindo a Kombi clássica e sua versão 100% elétrica, o ID.Buzz, usados na campanha de 70 anos da Volkswagen com a cantora Maria Rita e sua mãe, Elis Regina.
A cerveja Lagunitas, uma das marcas craft do Grupo Heineken, levou uma ambientação inédita construída com as características de uma nave extraterrestre em formato de um bar, utilizando os principais elementos que a marca comunica na campanha “Californian for Real”.
São exemplos que mostram como a criatividade é a força motriz por trás das ativações bem-sucedidas, ainda mais em festivais de música, com um público tão diverso. Ao criarmos experiências memoráveis e autênticas de marca com a cultura e o espírito do festival, podemos nos conectar de forma mais profunda e significativa com as pessoas.
Além disso, as redes sociais desempenham um papel significativo nesse processo. Os participantes frequentemente compartilham suas experiências nas mídias sociais, ampliando o alcance da marca para um público ainda maior. Essa exposição orgânica é inestimável e pode gerar um retorno que pode ir além do fim do festival.
Concluindo, as ativações de marca são muito mais do que simples promoções ou tendências – são uma parte essencial da cultura dos festivais de música modernos.
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FutureBrand São Paulo lança ‘Tá Quente, Brasil! 2025″

A FutureBrand São Paulo, consultoria de branding do McCann Worldgroup/IPG, acaba de lançar a segunda edição do Tá Quente Brasil! 2025, levantamento proprietário que mapeia o que está em alta no país. O mapeamento cultural, que contou com o apoio da Timelens para captação de dados, aborda os movimentos que estão moldando a visão e as atitudes dos brasileiros. Foram identificados mais de mil sinais comportamentais, a partir de uma ampla rede de coleta em diferentes regiões do país, reunindo 246,5 milhões de buscas no Google, 2,9 milhões de perfis analisados em redes sociais e 22,6 milhões de menções.
“Mais do que medir o que é relevante, o material apresenta oportunidades para impulsionar negócios país afora, a partir da interpretação estratégica de informações, análise comportamental e mapeamento de sinais criativos”, acredita Ewerton Mokarzel, CEO da FutureBrand.
A pesquisa revela quatro grandes contradições que traduzem o atual momento brasileiro e apontam novos caminhos de conexão e oportunidades para as marcas: Brasil Global x Brasil Local; Brasil da Esperança x Brasil do Desespero; Brasil dos Afetos x Brasil dos Desafetos; e Brasil Público x Brasil Privado.
O levantamento tem como ponto de partida o comportamento dos consumidores brasileiros, a fim de identificar maneiras para marcas criarem vínculos dentro do contexto atual. Entre os principais temas estão meio-ambiente, música, família, religião e finanças. “A partir desses assuntos, as marcas podem entender as oportunidades de negócio, e aproveitá-las de forma assertiva”, complementa o CEO da FutureBrand SP.
O report completo pode ser baixado neste link.
Gente
Paula Munhoz é a nova diretora de marketing de chocolates da Nestlé

A Nestlé Brasil anuncia a promoção de Paula Munhoz como nova diretora de marketing de chocolates. A executiva, que está há 16 anos na empresa, será responsável pelas marcas Nestlé e Garoto. Paula substitui Tatiana Perri, recém promovida para a liderança de CPW Brasil, a divisão global de cereais matinais da empresa.
Paula iniciou carreira em marketing corporativo e mídia, passando por áreas como comunicação corporativa, Nestlé Health Science, Nutrição e CPW, o que contribuiu para seu desenvolvimento e liderança. Em 2022 assumiu a posição de gerente executiva de CPW e respondeu pelo reposicionamento de várias linhas de produtos, conquistando o Prêmio TOP of Mind na categoria e transformando o portfólio com lançamentos relevantes, exposição para novos públicos, além acelerar o crescimento e a liderança da categoria.
“Sigo motivada para transformar estratégias em resultados por meio da inovação centrada no consumidor e do trabalho colaborativo. Estou pronta para assumir este novo desafio na divisão de chocolates e contribuir para o crescimento sustentável dos negócios”, afirma Paula Munhoz.








