Conecte-se com a LIVE MARKETING

Empresa

Mulheres dão exemplos de inovações durante a pandemia de covid-19

Publicado

em

As mulheres, população que representa maioria no mundo, vem conquistando significativos avanços nas questões sociais, econômicas e também culturais. Nos últimos tempos, houve mudanças importantes como a conquista de mais equidade e respeito em comparação aos homens, mais recursos de punições contra a misoginia (característica que representa aversão às mulheres), além de maior independência financeira.

Hoje, há um crescimento da presença feminina em posições de chefia e CEO levels dentro de corporações renomadas e também cargos políticos governamentais de relevância.

Também é o público mais atingido pela crise no mercado de trabalho durante a pandemia. Segundo dados do IBGE, as mulheres representam apenas 46% da força de trabalho, no qual integra pessoas empregadas e procurando oportunidades.

Tais dificuldades não impedem, no entanto, que a figura feminina seja a maior responsável pelo sustento da família e que trilhe um caminho de sucesso em diversas áreas. Com jornadas triplas de trabalho: emprego, casa e família, 41% das mulheres afirmam estar trabalhando mais durante a quarentena, segundo a pesquisa realizada pela startup de jornalismo de dados Gênero e Número.

Mesmo com tantos desafios e dificuldades, não espanta constatar também que o público feminino foi o que mais inovou nos negócios comparado aos homens durante a pandemia. A pesquisa feita pelo Sebrae com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostra que 71% das mulheres usaram recursos para inovar nos negócios durante a crise.

Segundo a especialista em inteligência de mercado e CEO da Wish International, Natasha de Caiado Castro, a pandemia transformou a rotina das mulheres, principalmente nos negócios. “A inovação feminina veio tanto dentro das corporações ou com o empreendedorismo individual, como também para a sociedade: no momento em que, em muitos casos, tais mulheres trazem inovação tanto para o mercado de trabalho, quanto para a sociedade.”, afirma.

Inovações femininas essenciais na pandemia

Neste mês das mulheres, confira cinco figuras que conquistaram lugares de destaque durante o período de pandemia:

Natasha de Caiado Castro

A pandemia mudou consideravelmente as relações entre as pessoas, principalmente no ambiente corporativo, com a presença acentuada do trabalho remoto. O isolamento social afastou as relações interpessoais dentro das organizações e aumentou o contato mecânico entre colegas de trabalho e líderes.

Com o objetivo de aproximar a equipe, a expert em Marketing de Experiência, na qual conta com escritórios no Brasil, Vale do Silício (EUA) e França, inova trazendo soluções e atividades dinâmicas para as empresas, apesar do isolamento.

Para isso, ela explora soluções virtuais de reaproximação. “O uso de eventos híbridos – reunião virtual entre a equipe com envio de produtos (comida, bebida, etc) na casa do funcionário via delivery- demonstra atenção e empatia por parte da companhia, mesmo que os líderes estejam longe fisicamente”, explica a especialista.

“No período de pandemia, os líderes focaram em aperfeiçoar a tecnologia, com rápida digitalização e esqueceu de dar atenção às relações do time”, assegura.

Juntamente, o uso de jogos também pode ser interessante para interação entre a equipe. “A criação de um jogo virtual, no qual os colaboradores tornam-se avatares – representação humana no jogo – gera proximidade e identificação dentro da empresa, além de ser um bom entretenimento. Além disso, a gamificação possibilita reconhecimento do outro indivíduo”, conta a profissional.

“Tais atributos permitem, principalmente no trabalho remoto, maior humanização, característica essencial no isolamento social e que foi perdida em 2020. Por isso, em 2021 é importante que as companhias explorem a socialização entre as equipes utilizando ferramentas disponíveis dentro do contexto do home office”, indica.

Carmela Borst

Ainda no ambiente organizacional, a profissional de Marketing, Carmela Borst é precursora da ação ‘Engage for Good’. A expressão traduzida para o português ‘Engajamento para algo bom’ significa que empresas devem orientar e acolher toda a equipe – alguns que inclusive possam estar se sentindo isolados e afastados da companhia – e levá-los para uma única direção que envolva melhorias para a sociedade.

Para isso, o propósito escolhido pela empresa deve estar alinhado aos ideais da corporação e, simultaneamente, impactar a equipe. Isso faz com que o time fique engajado e encontre um objetivo em comum, no momento em que estará ajudando a sociedade a atravessar este período tão difícil.

 

Ester Sabino

Já na área da saúde, o destaque é a pesquisadora brasileira, professora e imunologista líder do Instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo (IMT-USP), Ester Sabino, que realizou o sequenciamento do genoma do Sars-Cov-2.

Para realizar esse feito, ela identificou a origem das primeiras contaminações no Brasil, o percurso da transmissão e o tempo em que o vírus estava presente em determinada região. Com isso, pode-se prever como o vírus se comportará em breve.

O procedimento só obteve êxito porque a cientista, há quatro anos, adotou o estudo do material genético para estudar epidemias causadas pela dengue e zika. A partir disso, foi possível sequenciar o genoma de amostras dos primeiros pacientes infectados no Brasil em apenas 48 horas, procedimento que levaria cerca de 15 dias para conclusão. Com isso, tal feito impressionou o mundo todo.

Lauren Gardner

Ainda com soluções para conter a pandemia, a engenheira e professora norte-americana do Centro de Ciência e Engenharia de Sistemas da Universidade Johns Hopkins, Lauren Gardner, liderou a criação do painel que monitora a Covid-19 no mundo.

O rastreador faz o mapeamento instantâneo dos casos de contaminações e mortes e, para isso, Lauren teve um papel fundamental liderando o time que desenvolveu o sistema. Com cerca de 1 bilhão de acessos por dia, a ferramenta tornou- se a fonte de maior autoridade para monitorar o vírus. 

 

Jacinda  Ardern

Países liderados por mulheres também ganharam holofotes graças à eficácia no combate à pandemia. Um dos principais nomes foi (e ainda continua sendo) a primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, que, por meio de boa gestão, erradicou os casos ativos de Covid-19.

A administração bem sucedida envolveu medidas duras de isolamento social no país, contanto sete semanas de isolamento social rígido e também comunicação aberta em lives, na qual conversava diretamente com a população neozelandesa.

Além disso, a Alemanha, com Angela Merkel; Taiwan, com Tsai Ing-wen e Noruega, chefiada por Erna Solberg, são outros exemplos de países liderados por mulheres que se destacaram no combate ao vírus.

Tamanha relevância da liderança feminina, foi tema do estudo intitulado ‘ Liderando a luta contra a pandemia: Gênero ‘realmente’ importa?’, no qual sugere que o sucesso das mulheres é por conta do estilo mais democrático e participativo, além da comunicação direta, diferente do tom, normalmente, diretivo dos homens.

Continue lendo

Empresa

Ampla transforma gatos reais em memes para promover adoção de pets no Recife

Publicado

em

Memes de gatos são sempre sucesso na internet, mas que tal fazer o próximo viral de um gatinho adotado? Essa é a proposta da nova campanha da Prefeitura do Recife, criada pela Ampla, para incentivar a adoção de felinos por meio do projeto Adota Pet. Batizada de “Adote um Meme”, a ação aposta no bom humor e na força da cultura digital para apresentar animais disponíveis, colocando-os como protagonistas, reforçando a importância da adoção responsável e transformando cada candidato a um novo lar em uma estrela pronta para conquistar corações (e curtidas).

“Memes, figurinhas e gifs de gatinhos são muito populares. Então pensamos: que melhor forma de fazer gatos prontos para adoção chegarem até os seus futuros tutores do que transformando cada um deles em meme? Cada compartilhamento se torna um ponto de contato e uma potencial adoção”, explica Rafael Nântua, diretor de Criação da Ampla.

Com estratégia 100% online, a comunicação conta com investimento em mídia para ampliar o alcance da ação, cards para redes sociais apresentando os gatos de forma lúdica, filme e stickers distribuídos pelo canal oficial de WhatsApp da Prefeitura, reforçando a comunicação divertida e participativa.

O Adota Pet permite aos interessados conhecerem os felinos disponíveis por meio do site adotapet.recife.pe.gov.br, onde estão fotos, informações sobre idade, temperamento e histórico de saúde. A ação busca acelerar adoções, tornando o processo mais acessível. Ao unir humor, mídia digital e engajamento online, Prefeitura do Recife e agência transformam a adoção em experiência positiva, aproximando a população da capital pernambucana dos bichinhos que esperam a oportunidade de encantar uma nova família.

Continue lendo

Empresa

Camarote Salvador cria mundo mágico e sensorial para o Carnaval de 2026 Ativações e elementos especiais vão guiar os foliões dur

Publicado

em

O “Camarote Salvador” vai se transformar em um verdadeiro portal para um mundo mágico em 2026. Com o conceito “Todos os Encantos”, baseado na ideia de escapismo, o evento promete envolver os foliões com experiências sensoriais através de uma narrativa que mescla a fantasia e realidade em todos os detalhes. De 12 a 17 de fevereiro, no final do Circuito Barra-Ondina, o público vai poder atravessar as esferas e mergulhar em um universo místico, que vai muito além da música.

Segundo Luciana Villas Boas, diretora executiva da Premium Entretenimento – produtora da festa –, o evento vai transformar o real em extraordinário. “O Camarote Salvador é conhecido por oferecer uma experiência única a quem escolhe curtir a festa e aproveitar tudo que ela tem a oferecer. Mas, no próximo ano, vamos entregar uma vivência que começa no momento em que o folião entra em nosso espaço e se desenvolve até ele sair. O trabalho será voltado para gerar uma atmosfera onírica, de sonhos e magia, e criar memórias inesquecíveis”, afirma.

A construção do enredo liga diretamente o conceito aos ambientes e será apresentada por um Oráculo Encantado, que vai guiar quem entra no Camarote Salvador. Representado por cartas de um baralho com diferentes cores vibrantes e estampa, ele ganha vida por meio de sete personagens – pilares fundamentais nesta nova dimensão, que transportam para uma jornada inédita ativando os sentidos.

Cada personagem vai ativar, de diferentes formas, uma área diferente dos mais de 12 mil m² do local da festa. A “Cartomante dos Destinos”, por exemplo, dá início à jornada, desperta os sentidos e guia os foliões para todos os encantos que estão por vir no Espaço Zen, enquanto o “Guitarrista Eletrizado” sintoniza a alma e energiza toda a estrutura no Palco Praia.

O “Percussionista Hipnótico” ativa o corpo por meio de uma pulsação única no Salvador Club, e o “Sacerdote da Fubica” reconecta às raízes, ativando a memória coletiva da folia nos dois mirantes. Já o “Alquimista dos Desejos” harmoniza os cinco sentidos, criando conexões profundas no Espaço Gourmet, enquanto o “Portal de Todos os Encantos” é por onde se entra, de fato, no universo dos encantos, ficando no corredor. Por último, o “Mestre do Cortejo” une todos os personagens e ativa o encerramento do ciclo no hall principal.

Toda a jornada será revelada de forma interligada, seja na cenografia de cada área, nas ativações especiais, nos serviços premium ou nas apresentações artísticas. Assim, cada folião conseguirá experimentar as diferentes sensações provocadas de forma individual e coletiva, em sintonia com o momento de celebração e a energia única do Carnaval da Bahia.

Continue lendo