Empresa
Mitsubishi lança campanha que conta história da primeira e única mulher a vencer o rali mais difícil do mundo

A bordo de um Mitsubishi Pajero, a pilota alemã Jutta Kleinschmidt foi a primeira e é até hoje a única mulher a vencer o rali mais difícil do mundo, o Dakar. Esse enredo de superação segue inspirando muitas pessoas e, por isso, a história foi escolhida como pano de fundo para a Mitsubishi comemorar os 40 anos da linha de veículos Pajero.
A ação de comunicação vai ajudar a contar melhor esse feito e apresentar a todos o legado de Jutta e de tudo que ela fez a bordo de um carro da marca, apresentando o real espírito 4×4 que se faz presente em todos que dirigem um Pajero até hoje.
A campanha “Pajero Sport. 40 anos de legado 4×4” é composta por um mini-documentário de cinco minutos, que mostra imagens do mundo do rali e uma entrevista exclusiva com Jutta. Além de falar de seus desafios no esporte, ela aponta os novos itens de segurança e conforto nos carros da marca, bem como o caráter off-road que permite aos motoristas andar em dunas e trilhas. Ao lado de um Pajero Sport, ela destaca ainda a Mitsubishi Cup como espaço para novos talentos do automobilismo, especialmente mulheres.
Além do documentário (disponível em www.pajero40anos.com.br), a campanha tem um filme teaser de 30 segundos, que começa a veicular no dia 09 de fevereiro na TV a cabo e nos ambientes digitais da marca, um filme de 3 minutos e outros 2 comerciais também de 30 segundos, para dar sustentação à campanha.
A veiculação do filme principal de 3 minutos ocorrerá no dia 13 de fevereiro, antes do início do Superbowl (ESPN) e simultaneamente em outros canais de TV a cabo, como Globonews, Sportv, CNN, Universal, entre outros, todos com a versão de três minutos. Um documentário de cinco minutos terá exibição nos canais digitais. As peças de 30 segundos terão inserções diversas em TV paga. A campanha contará ainda com cinema, digital, OOH e outros meios.
Na mídia impressa, ocorre ainda a ação “Notícia”, que vai “re-veicular” as capas do Estadão e Folha de S. Paulo da data em que Jutta conquistou o Dakar, mas destacando apenas essa notícia, mostrando o valor histórico do feito. As capas mostram a notícia no mesmo tamanho e local do original, mas sem o resto do conteúdo, e com o título “Republicamos a notícia de 20 anos atrás com a importância que ela tem ainda hoje”.
A campanha visa mostrar ainda a luta de Jutta, na época, para se superar e conquistar uma das mais difíceis vitórias dentro do esporte a motor. Hoje, Jutta é presidente da comissão de rali Cross-Country da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e lidera uma iniciativa para treinar e apoiar jovens pilotas a perseguirem seus sonhos.
“O feito histórico conquistado pela Jutta a bordo de um Mitsubishi Pajero é um orgulho para a nossa marca. Recontar essa história 20 anos depois é o pano de fundo perfeito para comemorarmos os 40 anos da linha Pajero. Mais que isso, esperamos que essa ação publicitária consiga inspirar mais pessoas a sempre se superarem, independente do tamanho do desafio. Esse é o verdadeiro espírito 4×4”, afirma Letícia Mesquita A. Oliveira, diretora de marketing da marca para o Brasil.
“O Pajero tem um legado de quatro décadas e entendemos que a melhor forma de comemorar essa data é trazer a história de Jutta Kleinschmidt, uma mulher que inspirou todo um esporte tendo esse carro como companheiro de conquista. Ela foi super solícita e se envolveu com a ideia, prestando um belo depoimento que conseguimos documentar. Esperamos comemorar o legado da Mitsubishi e inspirar as pessoas”, afirma Flavio Waiteman, sócio e CCO da Tech and Soul.
Ficha Técnica Campanha 40 Anos Mitsubishi Pajero
Título: 2’39”
Cliente: Mitsubishi Motors do Brasil
Aprovação cliente Mitsubishi: Leticia Mesquita Andrade Oliveira, Marcelo Benaci, Luisa Galhardo e Shay Carvalho
Primeira e Única Ganhadora do Rally Paris-Dakar (edição 2001): Jutta Kleinschmidt
Produto: Pajero Sport
Agência: Tech and Soul
CCO: Flavio Waiteman
Diretor de Criação Executivo: Alexandre Prado
Diretor de Criação: Daniel Magri, Fabiano Feijó e Renan Bulgari
Redação: Daniel Magri e Flavio Waiteman
Direção de Arte: Guga Dias da Costa e Renan Bulgari
Redação /Digital: Eduardo Cometi
Direção de Arte /Digital: Carolina Levy Heer
Assistente de Redação: Belen Contreras
Assistente de Arte: Bruno Ferreira
CEO: Claudio Kalim
Head of Business: Wilson Pereira
Diretor Executivo Atendimento: Michelle Zeger
Atendimento: Rodrigo Svezia e Carolina Nascimento
Mídia: Ana Paula Ventura, Rafael Nishida e Caroline Gomes.
CSO: Fernando Amino Head of Strategy: Yara Rocha Consultora Estratégica: Marcia Neri
Estratégia: Carolina Maurer
BI: Luiz Cesar Leite e Lucas Vargas
Conteúdo: William Santos e Caio Figueroa
Motion: Eduardo Rodrigues Guimarães
Produção/Agência: Rogerio Gonçalves
RTVC: Daniela Andrade, João Pedro Albuquerque e André Vaccaro
Produção Gráfica: Rogerio Gonçalves, Maysa Berbel
Tratamento de Imagens: Closer Post Fotógrafo: Bruno Di Torino
Produtora de Filme: Santería
Direção: We Are Magnolias
Diretor Criativo: Felipe Luchi
Diretor de Novos Negócios: Emerson Souza
Diretor Executivo de Negócios: Roger Garcia Produtor
Executivo: Ana Paula Domingues
Diretora de atendimento: Paty Silveira
Atendimento: Isabela Ximenes, Hellen Gazetta
Coordenação de produção: Ana Paula Domingues
1º Assistente de direção: Tays Perez
2º Assistente de direção: Pri Morėra
Direção de Fotografia 2ª unidade: Caetano Salerno
Direção 2ª unidade: Victoria Zolli
Assistente de direção 2ª unidade: Giulia Levy
Diretora de Produção: Paula Ortiz
Coordenadora de produção: Ana Paula Domingues
Produtores: Gustavo Paiva, Nathalia Francatto, Larissa Weichseler
Direção de Fotografia: Guillermo Musé
Direção de arte: Miwa Shimosakai
Produção de elenco: Andrezza Thomas
Produtor de objetos: Mitsu Shimosakai
Figurino: Gabi Pinesso
Make & Hair: Otavio Maciel
Coordenação de Pós Produção: Rafael Tschope
Assistência Coordenação: Luke Sakai & Neide Oliveira
Edição/Montagem: Oscar Delamanha
Finalização: Rudá Cordaro
Color: Burn Color Grading
Pós: Liquor – Partners in Crime
Produtora de áudio: Blood Audio
Produtor Blood Audio: Otavio de Moraes
Sound designer Blood Audio: Vitor Motter
Produção Executiva Blood Audio: Dani Monaco
Empresa
Accenture lança Client Value Experience para transformar relações B2B

Empresa
Heineken convida o público a trocar áudios longos por cerveja no bar

A Heineken segue incentivando conexões reais entre as pessoas com a ação Podia Ser Uma Heineken (Could Have Been a Heineken) que convida as pessoas a trocarem os longos áudios do WhatsApp por conversas presenciais.
Inspirada no fato de que o Brasil é o país que envia quatro vezes mais mensagens de voz no aplicativo do que qualquer outro país – segundo a Meta -, a marca decidiu dar um novo destino a esses áudios: o bar. Para participar, basta encaminhar um áudio de pelo menos três minutos, com a marcação de encaminhado, para o BOT oficial de Heineken no WhatsApp. Após confirmar que tem mais de 18 anos e aceitar os termos de participação, o BOT responde com um voucher para trocar por uma Heineken® por CPF em um bar parceiro disponível no site da ação.
“Acreditamos que as melhores conversas acontecem fora das telas. A ação ‘Podia ser uma Heineken’ reforça esse convite para que as pessoas se desconectem do digital e se reconectem entre si. Mais do que uma promoção, é um lembrete de que experiências reais continuam sendo o que realmente nos aproxima”, afirma Williane Vieira, gerente de marketing da Heineken no Brasil.
Criada pela agência LePub e parte da campanha Social Off Socials, a ação acontece de forma presencial em São Paulo e no Rio de Janeiro. Cada CPF tem direito a um voucher gratuito, válido por tempo limitado após a emissão. A recomendação é gerar o código já estando no bar.
“Para ilustrar os longos áudios enviados pelas pessoas, principalmente por nós, brasileiros, exploramos diferentes formatos de mídia OOH, como envelopamento de trens, grandes e longas telas digitais que mostram o desenho de gravação de um áudio, que termina com a assinatura da campanha: Podia ser uma Heineken. Porque a provocação é justamente essa: em vez de longos áudios que impedem as pessoas de se conectarem na vida real, por que não conversarem pessoalmente desfrutando de uma Heineken?”, conta Laura Esteves, CCO da LePub São Paulo.
Além de mídia OOH, a campanha também contempla influenciadores e mídias digitais.








