Empresa
Mitsubishi lança campanha que conta história da primeira e única mulher a vencer o rali mais difícil do mundo

A bordo de um Mitsubishi Pajero, a pilota alemã Jutta Kleinschmidt foi a primeira e é até hoje a única mulher a vencer o rali mais difícil do mundo, o Dakar. Esse enredo de superação segue inspirando muitas pessoas e, por isso, a história foi escolhida como pano de fundo para a Mitsubishi comemorar os 40 anos da linha de veículos Pajero.
A ação de comunicação vai ajudar a contar melhor esse feito e apresentar a todos o legado de Jutta e de tudo que ela fez a bordo de um carro da marca, apresentando o real espírito 4×4 que se faz presente em todos que dirigem um Pajero até hoje.
A campanha “Pajero Sport. 40 anos de legado 4×4” é composta por um mini-documentário de cinco minutos, que mostra imagens do mundo do rali e uma entrevista exclusiva com Jutta. Além de falar de seus desafios no esporte, ela aponta os novos itens de segurança e conforto nos carros da marca, bem como o caráter off-road que permite aos motoristas andar em dunas e trilhas. Ao lado de um Pajero Sport, ela destaca ainda a Mitsubishi Cup como espaço para novos talentos do automobilismo, especialmente mulheres.
Além do documentário (disponível em www.pajero40anos.com.br), a campanha tem um filme teaser de 30 segundos, que começa a veicular no dia 09 de fevereiro na TV a cabo e nos ambientes digitais da marca, um filme de 3 minutos e outros 2 comerciais também de 30 segundos, para dar sustentação à campanha.
A veiculação do filme principal de 3 minutos ocorrerá no dia 13 de fevereiro, antes do início do Superbowl (ESPN) e simultaneamente em outros canais de TV a cabo, como Globonews, Sportv, CNN, Universal, entre outros, todos com a versão de três minutos. Um documentário de cinco minutos terá exibição nos canais digitais. As peças de 30 segundos terão inserções diversas em TV paga. A campanha contará ainda com cinema, digital, OOH e outros meios.
Na mídia impressa, ocorre ainda a ação “Notícia”, que vai “re-veicular” as capas do Estadão e Folha de S. Paulo da data em que Jutta conquistou o Dakar, mas destacando apenas essa notícia, mostrando o valor histórico do feito. As capas mostram a notícia no mesmo tamanho e local do original, mas sem o resto do conteúdo, e com o título “Republicamos a notícia de 20 anos atrás com a importância que ela tem ainda hoje”.
A campanha visa mostrar ainda a luta de Jutta, na época, para se superar e conquistar uma das mais difíceis vitórias dentro do esporte a motor. Hoje, Jutta é presidente da comissão de rali Cross-Country da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e lidera uma iniciativa para treinar e apoiar jovens pilotas a perseguirem seus sonhos.
“O feito histórico conquistado pela Jutta a bordo de um Mitsubishi Pajero é um orgulho para a nossa marca. Recontar essa história 20 anos depois é o pano de fundo perfeito para comemorarmos os 40 anos da linha Pajero. Mais que isso, esperamos que essa ação publicitária consiga inspirar mais pessoas a sempre se superarem, independente do tamanho do desafio. Esse é o verdadeiro espírito 4×4”, afirma Letícia Mesquita A. Oliveira, diretora de marketing da marca para o Brasil.
“O Pajero tem um legado de quatro décadas e entendemos que a melhor forma de comemorar essa data é trazer a história de Jutta Kleinschmidt, uma mulher que inspirou todo um esporte tendo esse carro como companheiro de conquista. Ela foi super solícita e se envolveu com a ideia, prestando um belo depoimento que conseguimos documentar. Esperamos comemorar o legado da Mitsubishi e inspirar as pessoas”, afirma Flavio Waiteman, sócio e CCO da Tech and Soul.
Ficha Técnica Campanha 40 Anos Mitsubishi Pajero
Título: 2’39”
Cliente: Mitsubishi Motors do Brasil
Aprovação cliente Mitsubishi: Leticia Mesquita Andrade Oliveira, Marcelo Benaci, Luisa Galhardo e Shay Carvalho
Primeira e Única Ganhadora do Rally Paris-Dakar (edição 2001): Jutta Kleinschmidt
Produto: Pajero Sport
Agência: Tech and Soul
CCO: Flavio Waiteman
Diretor de Criação Executivo: Alexandre Prado
Diretor de Criação: Daniel Magri, Fabiano Feijó e Renan Bulgari
Redação: Daniel Magri e Flavio Waiteman
Direção de Arte: Guga Dias da Costa e Renan Bulgari
Redação /Digital: Eduardo Cometi
Direção de Arte /Digital: Carolina Levy Heer
Assistente de Redação: Belen Contreras
Assistente de Arte: Bruno Ferreira
CEO: Claudio Kalim
Head of Business: Wilson Pereira
Diretor Executivo Atendimento: Michelle Zeger
Atendimento: Rodrigo Svezia e Carolina Nascimento
Mídia: Ana Paula Ventura, Rafael Nishida e Caroline Gomes.
CSO: Fernando Amino Head of Strategy: Yara Rocha Consultora Estratégica: Marcia Neri
Estratégia: Carolina Maurer
BI: Luiz Cesar Leite e Lucas Vargas
Conteúdo: William Santos e Caio Figueroa
Motion: Eduardo Rodrigues Guimarães
Produção/Agência: Rogerio Gonçalves
RTVC: Daniela Andrade, João Pedro Albuquerque e André Vaccaro
Produção Gráfica: Rogerio Gonçalves, Maysa Berbel
Tratamento de Imagens: Closer Post Fotógrafo: Bruno Di Torino
Produtora de Filme: Santería
Direção: We Are Magnolias
Diretor Criativo: Felipe Luchi
Diretor de Novos Negócios: Emerson Souza
Diretor Executivo de Negócios: Roger Garcia Produtor
Executivo: Ana Paula Domingues
Diretora de atendimento: Paty Silveira
Atendimento: Isabela Ximenes, Hellen Gazetta
Coordenação de produção: Ana Paula Domingues
1º Assistente de direção: Tays Perez
2º Assistente de direção: Pri Morėra
Direção de Fotografia 2ª unidade: Caetano Salerno
Direção 2ª unidade: Victoria Zolli
Assistente de direção 2ª unidade: Giulia Levy
Diretora de Produção: Paula Ortiz
Coordenadora de produção: Ana Paula Domingues
Produtores: Gustavo Paiva, Nathalia Francatto, Larissa Weichseler
Direção de Fotografia: Guillermo Musé
Direção de arte: Miwa Shimosakai
Produção de elenco: Andrezza Thomas
Produtor de objetos: Mitsu Shimosakai
Figurino: Gabi Pinesso
Make & Hair: Otavio Maciel
Coordenação de Pós Produção: Rafael Tschope
Assistência Coordenação: Luke Sakai & Neide Oliveira
Edição/Montagem: Oscar Delamanha
Finalização: Rudá Cordaro
Color: Burn Color Grading
Pós: Liquor – Partners in Crime
Produtora de áudio: Blood Audio
Produtor Blood Audio: Otavio de Moraes
Sound designer Blood Audio: Vitor Motter
Produção Executiva Blood Audio: Dani Monaco
Empresa
Hellmann’s e NBA ampliam parceria e levam sucesso brasileiro para a América Latina

Após três temporadas de sucesso no Brasil, Hellmann’s e NBA anunciam a expansão de sua colaboração de marketing para outros países da América Latina. A partir da temporada atual da liga, além do Brasil, México e Argentina passam a integrar o ecossistema que une sabor, cultura e esporte em uma das parcerias mais bem-sucedidas do portfólio global de Hellmann’s. A decisão vem na esteira de um case consolidado no Brasil, que se tornou benchmark dentro da Unilever e para a própria liga, com resultados expressivos de negócios.
De 2022 a 2025, de acordo com dados Nielsen1, Hellmann’s registrou um aumento de mais de oito vezes em volume e mais de doze vezes em valor de vendas de maioneses squeeze saborizadas no mercado brasileiro durante o período da campanha — de janeiro a junho — consolidando sua liderança na categoria e criando uma nova sazonalidade estratégica para seu portfólio. Conforme a mesma pesquisa, já em 2024, após o segundo ano de parceria, a marca se tornou líder absoluta em volume e valor de vendas, bem como de marketshare no segmento de squeezes, reforçando o poder da colaboração entre o sabor irresistível de Hellmann’s e a NBA.
Desde o início da parceria com liga, em 2023, Hellmann’s se conectou com o universo do basquete de forma próxima e culturalmente relevante, atuando como uma ponte entre a NBA e os fãs brasileiros. O resultado dessa conexãotranscendeu o patrocínio e gerou impacto direto tanto em percepção de marca quanto em negócio no Brasil.
“A parceria com a NBA tem sido uma das mais importantes plataformas de rejuvenescimento de marca para Hellmann’s. A liga nos conecta com um público jovem, engajado e apaixonado, que vive o esporte dentro e fora das quadras — e é justamente aí que Hellmann’s entra: transformando esses momentos em experiências ainda mais gostosas e memoráveis. Ver esse sucesso expandindo as fronteiras do Brasil e chegando em novos mercados é um orgulho enorme para nós, e mostra o potencial da marca quando atua em territórios culturais de forma relevante”, afirma Carolina Riotto, head de marketing de Hellmann’s para a América Latina.
Empresa
Nestlé lança Academia de Inteligência Racial com trilhas sobre representatividade para toda a empresa

A Nestlé dá mais um passo em sua jornada de diversidade, equidade e inclusão com o lançamento da Academia de Inteligência Racial, iniciativa criada para ampliar o letramento racial na companhia. A ação foi desenvolvida pelo grupo de afinidade racial da Nestlé, o Nesblack, que atua pelo fortalecimento da equidade dentro da organização. Nos últimos cinco anos, o número de colaboradores negros cresceu 4%, alcançando a marca de 48% de todo o quadro empresa. Entre as lideranças, o avanço é ainda maior: 60% de novas posições ocupadas por pessoas negras.
A Academia de Inteligência Racial tem o objetivo de promover uma consciência coletiva sobre a importância da representatividade e do avanço racial na companhia. A trilha de conhecimento foi estruturada em três etapas: Inteligência social, com base conceitual sobre diversidade e realidade racial no Brasil, incluindo temas como colonialismo, ações afirmativas e racismo estrutural; Sessões aplicadas, voltadas a áreas estratégicas como Recursos Humanos, Liderança, Marketing e Vendas, aprofundando discussões sobre práticas inclusivas, gestão de times diversos e oportunidades de inovação e representatividade no consumo; e Inspiração, etapa final de engajamento e mobilização, que reforça o compromisso coletivo com a equidade racial.
A iniciativa também contará com rodas de conversa com empresas referência em equidade racial e discussões práticas com parceiros estratégicos — entre eles o Mover e o Grupo Globo, explorando temas como afroconsumo e comportamento das comunidades periféricas.
“Mais do que promover o desenvolvimento individual, queremos fortalecer uma consciência coletiva sobre o papel da liderança na promoção da equidade racial. A Academia de Inteligência Racial é um passo importante nessa construção, ela nos ajuda a compreender, agir e inspirar mudanças dentro e fora da companhia”, afirma Augusto Drumond, head de diversidade e inclusão da Nestlé Brasil.
O projeto é inspirado no modelo global Thrive, criado pelo time de Diversidade e Inclusão da Nestlé Global, que tem como base a liderança inclusiva e o aprendizado contínuo. No Brasil, o modelo foi adaptado à realidade local e conectado ao movimento de aceleração racial que vem sendo estruturado pelo grupo de afinidade racial da companhia.








