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Marketing de influência: como as comunidades potencializam as marcas

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A oportunidade de criar uma proximidade maior com os clientes é um dos pontos que mais chama atenção das marcas para as comunidades, que também são conhecidas como “Fórum 4.0”. O levantamento do Community Roundtable, que aponta as estratégias de comunidade com um ROI médio de 6.469% para as marcas, é a prova de que esse tipo de ação está em alta entre as empresas.
As comunidades propiciam a troca de conhecimento por meio da produção de artigos, interação rápida, cursos online e se tornou uma oportunidade para o público, influenciadores e marcas conviverem em um ambiente virtual seguro e garante até mesmo uma chance de obter renda e maior faturamento. De acordo com Luciano Kalil, CPO da Squid e especialista em comunidades, essa é uma forma assertiva de as marcas entenderem o que de fato os consumidores estão buscando.

“Para se aproximar dos seus clientes, empresas têm investido na construção de comunidades como um canal direto de relacionamento com influenciadores e, claro, com o consumidor. Esse canal se torna um ambiente de troca de informações e também para a construção de produtos e serviços que tenham a cara daquele público, pois quem consome tem esse canal direto com a marca”, analisa o executivo da empresa líder em marketing de influência e comunidades no Brasil.

Essas comunidades também são importantes para que as empresas compreendam quais as necessidades da sua marca e apliquem mudanças em seus serviços ou produtos. É como se fosse um novo FAQ, em que as principais dúvidas dos usuários são esclarecidas e a partir disso, é possível realizar mudanças que aproximem ainda mais aquela empresa ao público final.

No mundo, essa solução já é a realidade de muitas empresas. A Lego, por exemplo, criou uma comunidade para os amantes da marca. Lá, os consumidores conseguiram propor novas soluções, votar em seus favoritos e enviar feedbacks. As ideias mais populares se tornam produtos e o idealizador do projeto ganha um percentual das vendas. A plataforma agrega mais de 1 milhão de inscritos.

“Aqui no Brasil, a Squid lançou o #ClubeDaInfluência e já possui mais de 40 mil inscritos. Nesse espaço, os criadores de conteúdo ajudam os outros de forma colaborativa e encontram na plataforma cursos que proporcionam a profissionalização de influenciadores digitais. É uma oportunidade de gerar conhecimento, além de movimentar o mercado da influência”, explica Luciano Kalil.

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Philco cria Boombox gigante e transforma o Natal Disney em palco de experiência imersiva de áudio

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Pela primeira vez no Brasil, Philco se une a Disney para celebrar o Natal com experiências inéditas, emocionantes e totalmente imersivas ao público. A cidade de Curitiba recebe o Disney+ Open Air, um espaço a céu aberto que combina projeções, música, conteúdos Disney e atrações interativas, criando um grande ambiente de celebração para todas as idades.

É nesse cenário que a Philco apresenta a ativação “Som dos Desejos Philco”, uma experiência que traduz o DNA de inovação, emoção e tecnologia da marca. De 5 a 23 de dezembro, das 10h às 22h, no Parque Barigui, a Philco transforma o ambiente em um palco de imersão audiovisual e engajamento digital, conectando o público ao universo da música, da criatividade e do entretenimento.

Na área externa, o público é recebido por uma versão monumental da Boombox PBX01, com 4 metros de altura, que apresenta o novo speaker portátil da Philco de forma impactante. O equipamento, conhecido por entregar som potente, bateria com longa duração, graves encorpados e conectividade prática para qualquer ocasião, embala o ambiente com trilhas sonoras e cria o clima perfeito para uma experiência imersiva. Inspirado na linguagem musical e tecnológica da marca, o espaço funciona como um cenário vibrante e instagramável que convida os visitantes a registrarem sua passagem pelo local.

Dentro da ativação, a experiência se torna ainda mais interativa, ja que os visitantes são convidados a criar suas próprias batidas musicais, personalizando sons e gravando vídeos que podem ser compartilhados nas redes com a trend “Crie a sua batida”, desenvolvida em parceria com o TikTok. A dinâmica reforça a proposta de UGC (User Generated Content) da ação, incentivando o público a participar ativamente da comunicação da marca.

Além do aspecto digital, a ativação aproxima o público da performance real dos produtos, permitindo que cada pessoa teste a qualidade sonora, explore as funções e vivencie de perto a potência e a tecnologia da linha de áudio. Essa integração fortalece a campanha “Philco Extreme – Sinta a Batida”, conectando conteúdo, experiência e experimentação prática dos equipamentos.

O público visitante também poderá explorar a sala de experimentação Philco, onde além de assistir ao conteúdo personalizado de sua criação, irá conhecer mais sobre os produtos das linhas de áudio e Fast Smart TVs, ampliando a imersão dos visitantes nas tecnologias e inovações que a marca oferece ao mercado brasileiro.

“Nosso propósito foi transformar o som em emoção. A Philco faz parte da vida das pessoas há nove décadas, e essa ativação celebra essa trajetória de inovação com uma linguagem contemporânea, digital e totalmente experiencial, que conecta nossos produtos ao público de forma divertida, inspiradora e instagramável”, explica Amanda Urzum, diretora comercial de Áudio e Vídeo da Philco.

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AMPRO Awards revela vencedores e bate recorde de agências

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A 25ª edição do AMPRO Awards, principal premiação de Live Marketing do Brasil, reuniu ontem, 24 de novembro, os principais nomes do setor na Estação Motiva Cultural, em São Paulo. Com 509 cases inscritos e participação recorde de 108 agências, a edição histórica de 25 anos reforçou a relevância crescente da premiação no mercado.

A cerimônia foi conduzida por Bruna Calmon e Vinicius Nascimento, que anunciaram os vencedores das campanhas inscritas em quatro verticais e distribuídas em 40 categorias, com troféus de Ouro, Prata e Bronze – patrocinados pelo 2º ano consecutivo pela Hub4Pay.

Os vencedores dos Grand Prix foram a AKM Agência, na categoria ESG, e a PROS, na categoria criatividade. A Score Agency foi eleita Agência do Ano. Nas verticais Effectiveness, Activation, Experience e Business, os Grand Prix ficaram respectivamente para a FanClub Live & Digital Marketing, End To End, PROS e Score Agency, que lideraram seus segmentos com cases que combinaram estratégia, execução e inovação. A lista completa de vencedores de todas as categorias pode ser conferida neste link.

A noite também foi marcada pelas apresentações de Paula Lima e do Duo Divas, formado por uma violoncelista e uma violinista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – OSESP, que levaram ao palco performances especiais em celebração aos projetos mais criativos e impactantes do live marketing no último ano.

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