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Marketing de emboscada: Quais são os limites da propaganda?
*Douglas Miquelof
O Marketing de Emboscada é uma tradução literal para o termo ‘Ambush Marketing’, conceito de marketing defendido pelo americano Jerry C. Welsh, que foi executivo da American Express entre as décadas de 1970 e 1980 e, desde então, é proprietário de uma consultoria, com sede em Nova York. O Marketing de Emboscada é uma estratégia que consiste na associação de uma empresa e sua marca ou produto/serviço, a um determinado evento para se promover sem a devida autorização organizacional.
A consistência principal deste conceito é cunhada para classificar ações de marcas concorrentes que cercam e driblam de forma criativa e inovadora os patrocínios de grandes eventos esportivos, de entretenimento e culturais, sem que as mesmas sejam patrocinadores dos mesmos, muitas vezes desafiando marcas que são do mesmo
segmento e estão presentes com grandes investimentos nestes espetáculos de público e de mídia.
Como sabemos, patrocinadores da Fórmula 1, Nascar, NBA, NFL, Campeonatos de futebol, Rock in Rio, Lollapalooza, entre outros, investem pesado para ter sua marca em exposição e realizar ações de ativação com o uso da chancela ser a marca oficial destes eventos. Às vésperas da Copa do Mundo no Qatar e de outros tantos eventos similares aos citados acima, o termo marketing de emboscada ressurge e apoia várias discussões sobre
diversos aspectos, que muitas vezes exacerbam a criatividade e inovação, sendo bem percebida pelas pessoas e consumidores, mas que também pode passar do ponto, criando verdadeiras rupturas éticas, legais e anticoncorrencial, que em gírias atuais, podem levar ao “cancelamento” da marca.
Neste cenário, ao utilizar estratégias de marketing de emboscada, uma marca deve se atentar para vários pontos. Entre eles, a necessidade de um plano bem estruturado, com uma análise SWOT bem construída, incluindo gestão de branding safety, já que muitas vezes as ações andarão no limiar da esfera jurídica, por exemplo. Além disso, o impacto da comunicação e ações geradas deverão promover uma reação positiva na opinião pública, seja a marca uma pequena loja do varejo de bairro até uma mega indústria fabricante de bens de consumo.
Existem dois tipos de marketing de emboscada: por associação com a principal estratégia das marcas não patrocinadoras de se apropriar de algum elemento que faça referência da sua marca ao evento e o marketing de emboscada por intrusão, onde as marcas concorrentes das patrocinadoras oficiais fazem uma ação promocional/publicitária na porta do evento ou até mesmo dentro dele através de convidados e influenciadores.
São vários os exemplos de marketing de emboscada. Entre um dos mais famosos está o caso das Olimpíadas de 1996 em Atlanta. A Reebok era a patrocinadora do evento. Para ganhar destaque, a concorrente Nike fez uma ação de publicidade OOH por toda a cidade, que acabou aparecendo em várias fotos de jornais, reportagens na TV, etc.
Adicionalmente, confeccionou tênis de ouro para o atleta Michael Johnson, recordista detentor do recorde mundial dos 200 metros rasos entre 1996 e 2008 e ex-detentor dos recordes mundiais dos 400 metros rasos, que ganhou comentários em vários veículos de comunicação e da opinião pública, visto que Johnson levou, também, duas medalhas de ouro no mesmo evento, nas provas de 200 e 400 metros.
Assim, o marketing de emboscada, apesar de estratégico para marcas, deve ser avaliado caso a caso. É comum, e inteligente, que marcas e empresas se utilizem dos temas e eventos mais comentados do momento para “surfar na onda”, mas é preciso cautela e uma boa equipe de posicionamento para avaliar as possibilidades e precauções.
*Douglas Miquelof – Diretor de negócios e inovação da Compasso Coolab.
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Marketing de incentivo: como ele ajuda na satisfação dos colaboradores?
*Marilyn Hahn
A satisfação dos colaboradores é um fator primordial para o sucesso de qualquer organização. Na atual conjuntura do mercado, na qual a demanda por qualidade e personalização está em alta, as empresas precisam estar atentas às novas tendências em benefícios corporativos para manter seus funcionários motivados e producentes.
De acordo com um estudo da Universidade de Oxford, funcionários felizes e satisfeitos são 13% mais produtivos. Portanto, uma abordagem de endomarketing que inclua o marketing de incentivo pode ter um impacto relevante nos resultados do negócio e se tornar uma vantagem competitiva. Essa estratégia envolve a utilização de soluções especializadas que oferecem incentivos e premiações customizados, sem a necessidade de uma equipe dedicada exclusivamente a essa função.
O principal objetivo dessas medidas é melhorar a experiência dos colaboradores, estimulando-os a alcançar melhores resultados e promovendo uma jornada profissional positiva. Reconhecer o valor do time é essencial para garantir o engajamento e fortalecer as relações no ambiente de trabalho.
Colaboradores que recebem incentivos personalizados, como pontos acumulados, cartões pré-pagos e gift cards, tendem a se sentir mais valorizados, o que não só aumenta o comprometimento, mas também fortalece a cultura organizacional e promove maior produtividade. Além disso, utilizar cartões pré-pagos como forma de incentivo ajuda a minimizar complicações legais, já que eles não são considerados uma segunda linha de remuneração. Isso facilita a gestão de benefícios e reduz preocupações com questões trabalhistas.
Um ambiente de trabalho onde os times se sentem motivados e engajados contribui para a construção de uma marca empregadora forte. Isso favorece a retenção de talentos e diminui a rotatividade de funcionários, criando um clima organizacional positivo e produtivo.
Portanto, investir em benefícios e incentivos é mais do que uma tendência, é uma necessidade para empresas que desejam se destacar no mercado e garantir a satisfação dos seus colaboradores. O tempo é agora.
*Marilyn Hahn – CRO e cofundadora do Bankly.
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Como as marcas devem se preparar para a Black Friday?
*Monique Areze
Segundo uma pesquisa da Wake, em parceria com a Opinion Box, 32,5% dos brasileiros iniciam o monitoramento de preços já no final de julho com foco em aproveitar as melhores ofertas durante a Black Friday. Se a antecipação é um ponto importante para o público, a retórica também se faz necessária para as empresas.
Diante de um cenário cada vez mais competitivo, as marcas que desejam ter êxito na campanha de Black Friday, marcada para o dia 29 de novembro neste ano, precisam fazer um planejamento detalhado e se atentar aos mínimos detalhes.
Entre os maiores obstáculos enfrentados estão questões como logística, gestão eficiente dos estoques e o treinamento das equipes perante o volume elevado de atendimento e solicitações. Isso porque a Black Friday é uma data em que o atendimento ao cliente tem um papel crucial na jornada de compra. Um trabalho voltado a esses três elementos em conjunto tende a ser o grande diferencial para que as marcas consigam manter uma experiência fluida e positiva junto aos consumidores, desde o primeiro contato até o pós-venda.
Nesse caso, estamos falando de três pilares operacionais: planejamento estratégico, atendimento ao cliente e capacidade de execução.
Por isso, a organização para a data precisa abranger toda a logística, metas e ações de marketing do negócio, com definição clara das estratégias para que os objetivos sejam atingidos. Já o atendimento eficaz e rápido traz um diferencial desejado pelo público em um contexto onde ele busca respostas e soluções ágeis. A competência funcional, por sua vez, envolve garantir estoques adequados, uma logística de entrega eficiente e o uso de tecnologias para suportar um grande volume de transações.
Além das questões operacionais, a criação de campanhas de marketing voltadas à Black Friday, por meio de uma comunicação clara e objetiva ao público-alvo, é outro elemento fundamental. Impulsionada pelo uso de soluções de automação e personalização, as ações representam um diferencial significativo, já que permitem uma melhor segmentação do público, um fator que possibilita o envio de ofertas mais atraentes e direcionadas.
Aliás, o uso de automação não deve ser limitado ao marketing. A criação de um FAQ destinado a elucidar questões comuns para a Black Friday, como prazos de entrega, políticas de troca e devolução, formas de pagamento, além de canais automatizados para atendimento, ajuda a aliviar a sobrecarga nas equipes e, ao mesmo tempo, acelera os esclarecimentos aos consumidores. Sem contar que o recurso melhora a experiência do cliente e permite que os times priorizem somente os casos que exigem, de fato, uma solução humana.
A verdade é que as empresas que investem em um detalhado planejamento, utilizam a tecnologia de forma inteligente e proporcionam uma experiência de compra fluida saem na frente na briga pela conquista da confiança do consumidor. Num cenário competitivo, superar o óbvio e surpreender o cliente é o verdadeiro diferencial. Até porque, no final das contas, o que se constrói na Black Friday é o valor da marca e a fidelidade. Isso certamente é mais importante do que o faturamento momentâneo.
*Monique Areze – COO do Grupo Duo&Co