Universo Live
Lojas virtuais vendem o equivalente a quase 4 semanas de Black Friday durante o mês de abril

Levantamento realizado pela plataforma Nuvemshop aponta aumento de 175% no volume de transações em comparação com mesmo período de 2019; crescimento em relação a março foi de 45%.
O mês de abril se consolidou como o primeiro mês completo com as lojas físicas fechadas em grande parte do país por conta das medidas de isolamento social. Com o e-commerce como única alternativa para o varejo, as lojas virtuais registraram um número de pedidos equivalente a 3,5 vezes o número alcançado na Black Friday 2019, principal data do comércio eletrônico. O levantamento foi realizado pela plataforma de e-commerce Nuvemshop, que conta atualmente com mais de 35 mil lojas.
Durante o período, o desempenho foi superado a cada semana, chegando a um volume de pedidos apenas 7% menor do que a tão esperada data de liquidações de final de ano. No comparativo com o mês de março, que obteve alta significativa apenas na segunda quinzena com o início da quarentena, o aumento foi de 45%. Já em relação ao mesmo período do ano anterior, em condições normais, o aumento foi de 175%.
De acordo com Luiz Piovesana, CMO da Nuvemshop, o desempenho comparável à Black Friday torna-se ainda mais relevante porque apenas 16% das transações foram concluídas com descontos (contra 19,4% em março), diferentemente da data reconhecida pelas ofertas atrativas. “O e-commerce está vivendo uma constante Black Friday, pensando no volume de compras, e não promoções”, afirma Piovesana. “Depois do estado de choque inicial causado pelo isolamento social, tanto empreendedores quanto consumidores estão readaptando a forma de consumir e isso invariavelmente está acontecendo no on-line”, completa.
Produtos digitais, brinquedos e alimentos dominam, turismo e serviços sofrem
As dez categorias que registraram maiores crescimentos nas vendas são lideradas por “Produtos Digitais”, que engloba conteúdos como cursos, jogos e aplicativos on-line, com 275,1% em relação a março. Em seguida, aparecem as categorias “Brinquedos”, com 127,2% e “Comida e Bebida”, com 110,3%, seguidos pelos praticamente empatados “Presentes”, com 85,4% e “Pets”, com 85,3%.
Completam o “top 10” “Música & Filmes” (78,1%), “Materiais de Escritório” (66,7%), “Casa & Decoração” (62,2%), “Joias & Bijouterias” (54,4%) e “Moda” (54,3%). Já as categorias que apresentaram números negativos foram “Viagens” (-98,7%), “Serviços” (-16,3%) e “Equipamentos Mecânicos” (-5,1%).
A Nuvemshop perguntou ainda qual o nível de satisfação dos lojistas após os resultados do mês de abril. Entre os respondentes, 53,5% disseram estar “otimistas e vendo oportunidades de continuar com bom nível de vendas” ou “sem maiores preocupações” em relação ao futuro do seu negócio. Já 30,5% afirmaram estar “muito preocupados, cogitando encerrar as atividades se o isolamento permanecer pelos próximos meses”.
Inovação diante da necessidade
Segundo Luiz Piovesana, passado o susto inicial, o consumidor voltou a comprar produtos para usar quando o isolamento acabar. Além dessa mudança de comportamento, o executivo aponta ainda a criatividade do empreendedor diante da necessidade como um dos principais impulsionadores nesse momento de incertezas econômicas.
“Estão surgindo serviços mais específicos, como experiências on-line para aprender gastronomia ou contação de histórias para crianças. Buffets, artistas e lojas de presentes também estão criando alternativas para comemorações feitas com distanciamento social, ou para datas como Dia das Mães”, afirma. “O que percebemos é que o isolamento está promovendo uma revolução digital sem precedentes, acelerando as mudanças de hábitos que levariam anos em apenas alguns meses”, finaliza.
Universo Live
Ampro anuncia composição do Conselho para 2026-2030

A Ampro – Associação de Marketing Promocional anuncia a nova composição de seu Conselho para o período 2026-2030, em um movimento de continuidade das diretrizes institucionais e evolução das frentes estratégicas da entidade. O novo ciclo marca a eleição de Wilson Ferreira Junior, (Spice Eventos) à presidência do Conselho e reafirma o compromisso da entidade com o fortalecimento sustentável e estruturado do marketing de experiência no Brasil.
Atuante como presidente executivo da associação entre 2016 e 2019, e conselheiro permanente da entidade desde 2019, Wilson assume o cargo após o encerramento do mandato de Celio Ashcar Jr. (AKM).
A nova formação do Conselho combina continuidade e renovação, reunindo lideranças com experiência em diferentes frentes do ecossistema. Passam a integrar o colegiado temporário Régis Duarte (Creata); Alexa Carvalho (ETC & TAL Brand Experience); Felipe Malta (F/Malta); Valdeck Junior (Sallero); e eleito como conselheiro permanente, Tiago Fattori (Diferencial Live Marketing).
A composição reforça o papel da Ampro como articuladora estratégica do setor, mantendo agendas estruturantes já em curso e ampliando a capacidade de articulação institucional da entidade. O compromisso é dar sequência ao trabalho de fortalecimento das relações de mercado, à profissionalização do ecossistema e à consolidação de práticas sustentáveis em toda a cadeia do marketing de experiência.
“A qualidade e a relevância do marketing de experiência brasileiro são compatíveis com os mercados mais avançados do mundo, porém o setor, aqui no país, tem maturidade institucional ainda incipiente. Como presidente do Conselho, ao lado da estrutura corporativa e de meus pares, minha ambição é contribuir efetivamente para diminuir esse descompasso. Aliando conhecimento e prática de mercado, antecipando movimentos regulatórios, fortalecendo relações sustentáveis e, junto aos stakeholders da Ampro, construindo as bases de um ecossistema mais profissional, maduro e resiliente”, afirma Wilson Ferreira Junior.
Universo Live
Técnico da seleção brasileira de futebol Carlo Ancelotti inicia tour de brasilidade no Carnaval a convite da Brahma

Em um movimento que une a paixão nacional pelo futebol à efervescência do Carnaval, o técnico da seleção brasileira, Carlo Ancelotti, desembarcou no Brasil nesta sexta-feira, 13 de fevereiro. O “Mister” dará início a uma imersão cultural inédita, sendo o protagonista da campanha “Tá Liberado Acreditar”, assinada pela Brahma. A estratégia de live marketing visa estreitar os laços entre o treinador italiano e as raízes da brasilidade, utilizando a maior festa popular do país como cenário para fortalecer a conexão com a torcida antes do Mundial.
A jornada carnavalesca de Ancelotti começou em grande estilo em Salvador. Na capital baiana, o técnico foi recebido para sentir o impacto sensorial do Circuito Barra-Ondina, tendo como anfitrião o cantor Léo Santana. A recepção calorosa na Bahia marca o primeiro contato do treinador com a energia das ruas e a força cultural do Nordeste, estabelecendo um clima de confiança e proximidade que pauta a nova comunicação da marca.
Sem tempo para descanso, o roteiro do Mister segue para São Paulo neste sábado (14). No Sambódromo do Anhembi, Ancelotti participará de uma ativação de conteúdo de alto engajamento no Camarote Bar Brahma: um episódio especial do Charla Podcast. O técnico dividirá a bancada com os pentacampeões Denilson, Vampeta e Júnior, em um encontro que promete misturar tática, resenha e as histórias que conectam o samba aos gramados.
O encerramento da turnê de brasilidade acontece no domingo (15), na Cidade Maravilhosa. O clima de “esquenta” para a Copa do Mundo atingirá seu ápice na Marquês de Sapucaí, onde Ancelotti brindará o Carnaval carioca no Camarote Nº1. No templo do samba, ele terá como anfitrião ninguém menos que Ronaldo Fenômeno, selando a viagem com um encontro de gigantes que simboliza a autoridade da Brahma no território do futebol e do entretenimento. Com essa estratégia, a marca não apenas promove o Carnaval, mas humaniza o comando da Seleção, convidando o país a acreditar em uma jornada vitoriosa.









You must be logged in to post a comment Login