Conecte-se com a LIVE MARKETING

Empresa

Kwai divulga estudo inédito sobre a força dos jovens de classe média no Brasil

Publicado

em

Se os jovens de 16 a 34 anos da classe média fossem um Estado, teriam a segunda maior renda do Brasil, ficando atrás apenas do Estado de São Paulo. Eles fazem parte de uma geração de nativos digitais que anseiam pelas conexões, se preocupam com a sociedade como um todo e são consumidores criativos, que estão cada vez mais próximos das marcas. Ou seja: os representantes do presente e do futuro do Brasil. O dado faz parte da pesquisa feita pelo Instituto Locomotiva, num projeto contratado pelo Kwai for Business, plataforma de negócios do Kwai, app de criação e compartilhamento de vídeos curtos. O estudo procura ilustrar quem é esse público, definindo suas características, seus comportamentos e sua importância para os diferentes segmentos da economia brasileira.

A classe média no geral representa nada menos do que 70% da população, contabilizando mais de 116 milhões de brasileiros, sendo 41,4 milhões de jovens. “Há um entendimento bastante claro que este público é um dos principais segmentos em termos demográficos e de consumo em território nacional. Nosso objetivo com esse estudo é destrinchar os hábitos de consumo e entender melhor a relação dele com os apps e as redes sociais”, comenta Paulo Fernandes, diretor de Kwai for Business nas Américas.

De acordo com a pesquisa, que entrevistou cerca de 1.500 brasileiros entre 16 e 34 anos, a classe média têm as redes sociais como segundo ativo mais importante da sua vida, perdendo apenas para os apps de banco entre os mais jovens, e plataformas de mensagens instantâneas para a geração de 35+.

Autoimagem e identidade
O estudo esmiúça como a classe média se autodefine. Quem tem idade entre 16 e 34 anos dentro desse segmento destaca a dimensão racial (41%), a idade (47%) e o gênero (58%) como características importantes na definição da própria identidade. Entre a população com mais de 35 anos, esse ranking muda um pouco e fica composto da seguinte forma: papel na família (52%) em primeiro lugar, seguido por gênero (50%) e trabalho/profissão (48%).

Principais interesses e consumo
Entre os assuntos considerados como importantes para essa geração, a música (60%) se classifica em primeiro lugar, e 7 entre cada 10 jovens da classe média consideram de suma importância conhecer novos artistas. Carreira (57%) e bem-estar (56%) completam o top 3 da lista de interesses.

No quesito de identificação, o grupo se reconhece mais com as marcas do que os mais seniores, sendo que 72% revelam que têm uma que define a sua identidade. O estudo também ressalta que, enquanto a classe média de até 34 anos se identifica mais com marcas esportivas, aqueles do mesmo estrato com 35 anos ou mais preferem as que estão ligadas à tecnologia.

A pesquisa também revela que a principal categoria de consumo entre os jovens desse segmento é o vestuário (60%). Higiene e beleza (54%) e alimentos para preparar (54%) compõem a lista empatados em segundo lugar.

Bancarização
Outro ponto abordado nesse diagnóstico é como esse público se relaciona com as finanças. No que se refere ao acesso a serviços financeiros, a combinação de contas entre bancos digitais e tradicionais é a opção mais comum tanto para os jovens quanto para os mais velhos. Porém, entre os últimos é mais frequente o uso exclusivo das instituições tradicionais e entre os primeiros é mais corriqueiro o acesso exclusivo aos digitais.

Somente 12% dos jovens possuem contas abertas apenas em bancos tradicionais, 28% em bancos digitais, 50% possuem ambas e 10% declararam não ter conta em nenhuma instituição financeira.

“Essa geração representa um mercado com muito potencial no Brasil. Eles são um público mais digitalizado, mais escolarizado e mais ativo economicamente comparados ao total da população. Esses jovens querem espaços e plataformas onde se sintam representados, 84% disseram se identificar com marcas que trazem elementos do seu dia a dia e 77% preferem marcas que valorizam a cultura local do país”, comenta Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva.

Continue lendo

Empresa

Viih Tube, Bruna Oliveira e Denise Gomes são as novas influenciadoras de Plenitud

Publicado

em

Plenitud, que atua no segmento de roupas íntimas descartáveis para incontinência urinária da Kimberly-Clark, apresenta seu novo squad de influenciadoras para falar sobre a linha Plenitud Femme, voltada para mulheres durante o puerpério.

As três influenciadoras da marca, Viih Tube (@viihtube), Bruna Oliveira (@bruoliveiira__) e Denise Gomes (@eudeniisegomes) têm como missão engajar e levar informação sobre autocuidado para as mulheres em fase de recuperação pós-parto, promovendo o uso de Plenitud Femme como uma solução confiável para lidar com as pequenas perdas urinárias e outros fluidos típicos desse período.

Viih Tube, uma das principais influenciadoras digitais do Brasil, com mais de 33 milhões de seguidores no Instagram, atualmente está grávida de seu segundo filho, Ravi, cujo nascimento está previsto para novembro. Conhecida por compartilhar sua maternidade de forma autêntica e transparente, é uma voz influente e ressonante entre as mães. “Ter Plenitud ao meu lado nesse momento tão importante faz toda a diferença. A roupa íntima realmente oferece o conforto e a segurança que precisamos durante o puerpério, um período que, apesar de ser muito especial, também é repleto de desafios. A marca está comigo nos momentos mais sensíveis, e isso é algo que me tranquiliza e me permite focar no que realmente importa: minha família e meu bem-estar”, comenta Viih Tube.

Continue lendo

Empresa

Estúdio Rocket anuncia parceria com MetLife para produções audiovisuais imersivas

Publicado

em

O Estúdio Rocket, parte integrante do Hub Rocket, anuncia parceria com a MetLife com inovações para as produções audiovisuais da marca. Com recursos de ponta, como Vídeos 360º Interativos e Imersivos e IA Generativa para produção de conteúdos, as soluções serão entregues de forma criativa e com tecnologias de alto impacto.

“O uso de vídeos 360º é uma nova maneira de criar conteúdo envolvente, permitindo que os consumidores explorem ambientes e produtos de forma interativa e detalhada. Esse formato aumenta significativamente o tempo de interação e a retenção da marca, proporcionando uma experiência imersiva que reforça o engajamento e a memória do consumidor”, afirma Eduardo Santos, líder criativo do Estúdio Rocket.

A estratégia, segundo Santos, é especialmente eficaz em campanhas publicitárias que buscam capturar a atenção do público em um ambiente de comunicação saturado, melhorando resultados considerando a economia de atenção que avalia o interesse e retenção perante os conteúdos.

Para a nova conta, o estúdio irá incorporar ainda a IA generativa, com plataformas otimizadas como ChatGPT, Artlist e MidJourney para criar conteúdo personalizado em grande escala. Além disso, processo inclui a geração de textos, imagens e vídeos, otimizando o tempo de produção com foco na qualidade. “Para marcas como a MetLife, que demandam um alto volume de conteúdo em múltiplas plataformas, essa abordagem será essencial para manter a relevância e a personalização em larga escala”, acrescenta Eduardo Santos.

“O uso dessas tecnologias não só revoluciona a forma como contamos histórias, mas também como nos conectamos com o público, entregando uma experiência memorável e inovadora”, explica o líder criativo do Estúdio Rocket. “Estamos empolgados em aplicar essas ferramentas nas campanhas da MetLife e criar narrativas visuais mais profundas e interativas”.

A parceria marca um novo capítulo tanto para o Estúdio Rocket quanto para a MetLife, mostrando o compromisso de ambas as marcas em adotar soluções tecnológicas de ponta para melhorar a comunicação com seus consumidores.

Continue lendo