Empresa
Inova OZ e Kallas Mídia OOH firmam parceria para transformar mobiliário urbano de Osasco em infraestrutura digital ativa

A agenda de cidades inteligentes avança em Osasco, um dos principais motores econômicos da Região Metropolitana de São Paulo, por meio de um modelo pioneiro de cooperação entre o setor público e a iniciativa privada. A Inova OZ, empresa pública municipal de inovação, e a Kallas Mídia OOH anunciaram um acordo estratégico para estruturar e implantar uma rede de infraestrutura digital em áreas públicas. O projeto visa integrar equipamentos físicos a sistemas conectados de monitoramento e captação de dados, fornecendo informações em tempo real para otimizar a gestão urbana e qualificar a tomada de decisões governamentais.
A operação adota um modelo compartilhado de divisão de custos, responsabilidades e receitas, com decisões conduzidas por um comitê colegiado. Dentro do arranjo, a Inova OZ assume o comando institucional para assegurar transparência, governança e o alinhamento com o interesse público. A Kallas Mídia OOH foi selecionada após processo licitatório que reconheceu seu know-how técnico em mobiliário urbano, capacidade de investimento, domínio de supply chain e experiência comercial com o pequeno varejo, o que viabilizará canais de divulgação acessíveis para os comerciantes locais.
Na prática, a iniciativa converte abrigos de ônibus, relógios, painéis e totens em sensores ativos da cidade. Os dados coletados serão direcionados ao Observatório da Cidade, ampliando o planejamento de mobilidade, segurança e zeladoria. Atualmente, o município já conta com 15 relógios urbanos, 20 ativos de informação, um BigMupi (painel de LED vertical de alto fluxo), cinco Mega LEDs e conjuntos toponímicos digitais. O plano de expansão projeta atingir 325 equipamentos conectados integrados ao Centro de Operações Integradas e à Secretaria de Segurança Pública, incluindo câmeras de reconhecimento facial, Wi-Fi gratuito e canais diretos de acionamento para a Guarda Civil Municipal.
O grande destaque tecnológico do projeto é a introdução dos Smart Poles. As estruturas multifuncionais patenteadas reúnem, em um único poste, carregadores de celular por indução e USB, botão de emergência com alerta luminoso, câmeras infravermelhas, iluminação LED inteligente com sensores de presença, medidores climáticos (radiação UV, temperatura e umidade) e painéis solares para autossuficiência energética, além de faces destinadas à comunicação informativa e publicitária. Entre as próximas entregas programadas, destaca-se a instalação de cinco painéis aéreos no calçadão de Osasco, considerado o segundo maior polo de comércio de rua da América Latina em circulação de pessoas.
Para Alex Soares, diretor-presidente da Inova OZ, o formato preserva a liderança do município enquanto acelera a modernização urbana. “O modelo garante protagonismo público na gestão e, ao mesmo tempo, incorpora tecnologia, investimento e capacidade de execução, reforçando a importância e o caráter inovador da parceria. Isso permite avançar de forma estruturada e eficiente, ampliando a capacidade da cidade de planejar, operar e responder em tempo real.”
O modelo de negócio desenhado ampara-se no conceito de sustentabilidade econômica por meio da mídia out of home (OOH). A comercialização dos espaços publicitários digitais (digital out of home – DOOH) para marcas e anunciantes financia a manutenção de todo o ecossistema tecnológico e assegura ao poder público um canal de comunicação direta e instantânea com a população, sem gerar custos aos cofres municipais. Além disso, por se tratar de um projeto liderado por uma empresa pública municipal, o arranjo foi concebido com potencial de replicação nacional, permitindo que a Inova OZ atue como indutora e exportadora dessa tecnologia para outras prefeituras brasileiras.
Rodrigo Moreira Kallas, CEO da Kallas Mídia OOH, avalia que o projeto redefine o papel do setor de mídia exterior no ecossistema das metrópoles. “Esse projeto representa uma evolução do pensar o OOH, passando para uma lógica de infraestrutura urbana conectada, com impacto direto na forma como a cidade se organiza e se comunica. Estamos falando de ativos que deixam de ser plataforma de mídia e passam a integrar uma camada mais ampla e profunda de gestão pública voltada à tecnologia, integrando serviços e dados ao ambiente urbano.”
Com a consolidação da rede, Osasco se posiciona como um dos principais cases nacionais de smart cities, demonstrando como a união entre conectividade, inteligência de dados e mídia urbana pode transformar a prestação de serviços públicos e antecipar soluções para as demandas cotidianas dos cidadãos.
Empresa
Da cozinha para as certidões de nascimento: Philips Walita encontra brasileiras que carregam a marca no nome

A maioria dos brasileiros cresceu com produtos da Philips Walita dentro de seus lares, construindo uma conexão emocional com a marca ao longo de mais de oito décadas. Mas esta conexão foi além dos produtos e dos lares: chegou também às certidões de nascimento. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 74 pessoas foram registradas com o nome “Walita”, no Brasil.
Inspirada por esta descoberta, a Philips Walita lança uma campanha ‘’Walitas do Brasil’’, criada pela agência iD\TBWA, que reúne algumas dessas pessoas para compartilhar suas histórias reais. A ideia da ação partiu de uma pesquisa nacional, que resultou no encontro de três mulheres selecionadas para protagonizarem a campanha, cujas trajetórias foram marcadas por uma ligação legítima com a marca e com as memórias afetivas de infância, principalmente pela presença dos produtos Philips Walita em suas casas, ou nas casas de familiares.
Histórias reais por trás do nome
As três brasileiras selecionadas para a campanha trazem motivações únicas e curiosas em suas certidões de nascimento: Walita Arruda, nascida em Tucumã (PA), recebeu o nome por causa de um liquidificador que pertencia à sua avó. A mãe ao ver o eletrodoméstico na cozinha da casa da avó, se encantou com o nome “Walita” escrito no aparelho e achou que era uma escolha bonita e única para dar o nome à filha.
A história da Walita Borges, curiosamente nascida também em Tucumã (PA) e hoje moradora de Nova Crixás (Goiás), começou diferente. Ela seria registrada como “Wátila”, mas o pai mudou de ideia na última hora e, quando chegou ao cartório, decidiu registrá-la como Walita. Já Wallita Pereira, natural de Gurupi (TO) e atualmente moradora de Senador Canedo (GO), teve seu registro inspirado na sonoridade do nome do irmão mais velho, Wallace.
Ao longo de suas vidas, todas relatam ter se acostumado à curiosidade genuína do público em torno de um nome tão peculiar, com as associações diretas à marca e às perguntas inevitáveis sempre que conheciam alguém novo.
Conexão emocional que vira nome
A campanha reforça a mensagem de que a Philips Walita é uma dessas marcas que ultrapassam a relação funcional com seus produtos e passam a fazer parte da vida, das memórias e das histórias dos brasileiros. “A campanha materializa essa presença de uma maneira muito particular: mostrando que a Philips Walita está tão incorporada à vida dos brasileiros que chegou até a virar nome de pessoas. Descobrir que existem pessoas que receberam o nome Walita revela o quanto uma marca pode se tornar parte da cultura e das histórias de um país”, comenta Mayra Vergani, Gerente de Marketing Brasil da Philips Walita.
“A gente conhecia a história da marca que havia nascido da união dos nomes dos fundadores Waldemar + Lita: Walita. Será que essa mesma marca há tanto tempo presente nas casas dos brasileiros não teria inspirado pais a batizarem filhos com esse nome? A pergunta virou busca no ranking de nomes do IBGE, que virou pesquisa de casting, que virou campanha”, conta Clarissa Astigarraga, Diretora de Criação Associada da iD\TBWA.
A resposta da Philips Walita ao insight da agência foi imediata: “Quando a agência nos apresentou este dado sobre os registros do nome Walita, percebemos imediatamente que era algo muito proprietário e que deveríamos nos apropriar dessa narrativa com orgulho”, ressalta Mayra.
Os conteúdos gravados com as Walitas estão em veiculação nos perfis oficiais da marca (@philipswalitabrasil), com um vídeo hero da campanha e vídeos individuais das histórias das três personagens.
Empresa
Centauro lança campanha de Dia das Crianças com foco em esporte e lança chuteira da Puma na Avenida Paulista

Com a assinatura “Crescer Juntos, em Movimento”, a Centauro apresentou sua campanha para o Dia das Crianças, estimulando famílias a substituir parte do tempo de uso de telas por momentos de lazer ao ar livre e prática esportiva. A iniciativa busca posicionar a atividade física na infância como ferramenta de convivência, desenvolvimento motor e socialização.
A narrativa foi construída a partir de dados sobre o comportamento infantil contemporâneo, indicando que crianças passam, em média, mais de quatro horas diárias diante de dispositivos digitais. Diante desse panorama, a varejista amplia a abordagem tradicional focada na troca de presentes e propõe o esporte como um catalisador de experiências compartilhadas entre pais e filhos.
“Quando falamos de esporte na infância, estamos falando de muito mais do que atividade física. É sobre experimentar, brincar, fazer amigos, descobrir uma modalidade, aprender com os pais e construir memórias. Nossa campanha de Dia das Crianças traduz justamente essa visão: queremos incentivá-las a encontrarem no movimento uma forma de crescer e criar conexões com quem está ao seu lado”, afirma Claudia Paoli, diretora de marketing, marcas próprias e licenciados da Centauro.
Como parte da estratégia de live marketing, a rede promoveu um evento especial na loja da Avenida Paulista, em São Paulo, em parceria com a Puma. A ação celebrou o lançamento da chuteira Puma Future Playmaker, modelo associado ao jogador Neymar, e ofereceu uma programação infantil com gincanas de chute ao gol, distribuição de pipoca e algodão doce, aproximando o público jovem do ambiente da marca.








