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Importância de um bom portfólio na vida de um freelancer

Nos dias de hoje é mais do que evidente a presença do mundo digital e online na vida das pessoas ao redor do mundo. Atividades que envolvem desde o lazer, a educação e até a busca por oportunidades de emprego e serviços.
A Internet representa um mercado expressivo na sociedade atual, de modo que existem inúmeras oportunidades e maneiras de começar a ganhar dinheiro online. No entanto, a competitividade no mundo digital pode ser tão acirrada ou mais do que a do mercado de trabalho.
Assim como um bom currículo pode ser um importante passo para o ingresso no mercado de trabalho, o portfólio de um profissional freelancer é mais do que essencial para o profissional digital.
Levando em consideração que o portfólio é o currículo de um freelancer e sua provável chance de contratação, hoje iremos ver a importância de um portfólio bem estruturado, algumas dicas sobre a estruturação de um portfólio e também um exemplo de portfólio pronto.
Importância e dicas para elaboração de um portfólio
Como dito acima, o curriculum vitae ou CV de um profissional pode ser a chave para a conquista de uma vaga de emprego ou de uma entrevista em uma empresa. No entanto, além do currículo, existem algumas profissões que requerem um portfólio.
Esse é o caso de freelancers ou até de profissionais como fotógrafos, publicitários e marketeiros e até criadores de conteúdo online.
Para estes profissionais, o portfólio pode trazer um foco maior na criação de projetos e na estruturação de soluções ao invés de estar mais focado na realização de cursos e experiências profissionais, como é o caso do CV.
Portanto, nota-se que para algumas profissões, o portfólio pode ser até mais importante que o próprio currículo profissional por possuir um enfoque maior em projetos do profissional.
Já que vimos o quão importante um portfólio bem elaborado pode ser para diversos profissionais, vamos ver algumas dicas importantes para estruturação de seu portfólio!
- Procure trabalhos e projetos voluntários em sua área de interesse
- Comece a preencher o portfólio com essas experiências
- Inclua projetos acadêmicos em seu portfólio
- Faça networking com outros profissionais de sua área
- Dispense projetos e outros detalhes não relacionados com a área
- Foque em projetos práticos e em suas qualidades
- Seja honesto quanto às suas experiências
- O seu portfólio precisa ter uma boa apresentação
Dos pontos essenciais dentro dessas dicas, vale dar especial atenção à apresentação de seu portfólio, enriquecendo-o com gráficos, imagens e guias interativas. Também é essencial que projetos não relacionados com a vaga não possuam tanto enfoque em sua apresentação e na estruturação de seu portfólio.
Websites úteis para a elaboração de portfólios
Apesar da importância de um portfólio direto e bem estruturado, esse modelo de apresentação de projetos e experiências ainda não é tão difundido no mercado brasileiro quanto o bom e velho currículo.
Isso faz com que parte do público possa ter dúvidas e dificuldades na hora de elaborar seu próprio portfólio. Pensando nisso, vamos dar uma olhada em alguns websites que podem auxiliar na hora de desenvolver e estruturar o seu!
Segundo uma publicação do Canal Tech existem algumas plataformas gratuitas que podem auxiliar nesse momento e algumas delas são:
| Plataforma | Website |
| Behance | www.behance.net |
| Carbon Made | www.carbonmade.com |
| Cargo Collective | www.cargo.site |
| Clippings.me | www.clippings.me |
| Coroflot | www.coroflot.com |
Todos estes websites permitem que você crie portfólios com templates pré disponibilizados e de maneira rápida. No entanto, as especificidades de cada um deles varia.
Por exemplo, o Behance é um site mais indicado para fotógrafos e designers por conta de sua disposição de projetos e portfólios no site. Já, com o Coroflot, é possível fazer upload de seus trabalhos em diferentes pastas que especificam projetos distintos.
Portanto, vale a pena conferir com calma cada um dos websites citados acima para ver qual deles mais atende às suas necessidades!
Conclusão
Como vimos, nos dias de hoje o portfólio pode ser tão essencial quanto um currículo convencional, sobretudo para algumas profissões. Como esse artifício para divulgação de suas experiências e projetos anda tão em alta, vale a pena saber um pouco mais sobre e garantir mais uma maneira de mostrar suas competências para o mercado.
Nos dias de hoje é mais do que evidente a presença do mundo digital e online na vida das pessoas ao redor do mundo. Atividades que envolvem desde o lazer, a educação e até a busca por oportunidades de emprego e serviços.
A Internet representa um mercado expressivo na sociedade atual, de modo que existem inúmeras oportunidades e maneiras de começar a ganhar dinheiro online. No entanto, a competitividade no mundo digital pode ser tão acirrada ou mais do que a do mercado de trabalho.
Assim como um bom currículo pode ser um importante passo para o ingresso no mercado de trabalho, o portfólio de um profissional freelancer é mais do que essencial para o profissional digital.
Levando em consideração que o portfólio é o currículo de um freelancer e sua provável chance de contratação, hoje iremos ver a importância de um portfólio bem estruturado, algumas dicas sobre a estruturação de um portfólio e também um exemplo de portfólio pronto.
Matéria publicada no portal de notícias AdNews. Se quiser mais informações sobre o mundo da publicidade e do marketing acesse: https://adnews.com.br/
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Pesquisa revela nova jornada de compra no Brasil

A mLabs, plataforma de gestão inteligente de mídias sociais, em parceria com a Conversion, agência de performance digital e SEO, lançam a pesquisa “A Nova Jornada de Compra”. O estudo revela como diferentes faixas etárias se comportam nos diversos canais digitais — incluindo IAs, redes sociais e mecanismos de busca — e como se relacionam com marcas, conteúdo e produtos. A pesquisa, realizada com 800 entrevistados de todo o Brasil, traça um retrato detalhado das gerações Baby Boomer, X, Millennial e Z, e aponta as tendências que devem guiar o consumo em 2026.
“Criamos este estudo para mapear como as quatro gerações coexistem no mercado brasileiro, cada uma dominando ferramentas diferentes para consumir. Os dados revelam não apenas uma mudança comportamental, mas a necessidade de repensar estratégias de marketing”, explica Diego Ivo, fundador e CEO da Conversion.
“Mais do que acompanhar tendências, é preciso entender a nova lógica da influência — construída por meio de dados, relevância e credibilidade. O comportamento online de cada geração revela que a relação entre marcas e pessoas está cada vez mais guiada por propósito e contexto, e não apenas por visibilidade online”, completa.
Diferenças entre gerações: o que move cada público
O estudo revela um Brasil digitalmente diverso e gerações que, embora convivam nas mesmas plataformas, têm motivações e critérios distintos.
Geração Z (18 a 26 anos): é a mais conectada e socialmente ativa. 87% descobrem produtos, serviços ou marcas no Instagram e 80% no TikTok, plataformas usadas não só para lazer, mas também como fonte de informação, aprendizado e consumo. É o grupo que mais valoriza autenticidade e posicionamento de marca, e 67,2% deles já afirmam utilizar IA (como ChatGPT) para perguntar sobre vantagens e desvantagens de produtos. É a geração que usa a inteligência artificial como uma espécie de “consultor digital” para validar e tomar decisões.
Millennials (27 a 42 anos): são a geração mais híbrida e estratégica. 83,5% descobrem produtos no Instagram, 73,5% no YouTube e 72% no Google. Também estão entre os que mais utilizam IA (56%) como ferramenta de pesquisa e decisão. Preferem marcas que ensinam, inspiram e entregam utilidade: 58% dizem confiar mais nas IAs do que em pessoas próximas para obter informações atualizadas.
Geração X (43 a 58 anos): busca equilíbrio entre canais. O Google lidera com 84,5% das pesquisas, seguido por YouTube (60%) e Instagram (45,5%). Essa geração valoriza credibilidade, experiência e comparação, com 47,5% já utilizando IA em suas buscas. Embora demonstrem abertura à tecnologia, mantêm cautela e priorizam a validação em fontes oficiais e lojas físicas.
Baby Boomers (59+): têm presença digital crescente. 77,5% utilizam o Google e 58,5% o YouTube como principais canais de descoberta de produtos, serviços ou marcas. O Instagram (50,5%) e o Facebook (37,5%) aparecem como redes de uso mais frequente. Ainda que o uso de IA seja menor (31%) para pesquisar marcas ou produtos, quase 48% dessa geração afirmam usá-la para encontrar o menor preço ou melhor oferta, demonstrando um perfil prático e orientado à eficiência.
As plataformas que dominam o país
O estudo aborda o tema sob duas perspectivas complementares. Quando o assunto é descobrir novos produtos ou marcas, destacam-se como principais fontes o Google (76%), seguido por Instagram (73,3%), YouTube (69%), TikTok (55,4%) e televisão (49,9%).
Já quando o foco é buscar informações sobre produtos, serviços ou marcas já conhecidas, os canais mais utilizados são o Google (78,8%), YouTube (59,5%), Instagram (51,13%), inteligências artificiais (48,5%) e TikTok (38,75%).
Fatores que mais influenciam na decisão de compra final
Preço (80,6%)
Qualidade do produto (77,4%)
Frete grátis (77,3%)
Reputação/confiabilidade da marca (45,8%)
Avaliações de outros compradores (45,4%)
A IA como divisor geracional e o futuro do consumo no Brasil
O destaque da pesquisa, além da presença das redes sociais em toda a jornada de compra, para todas as gerações, é a presença relevante da inteligência artificial nas jornadas, ainda que em diferentes medidas.
A IA surge como um dos principais divisores geracionais do consumo brasileiro. A Geração Z (59,5%) e os Millennials (56%) já transformaram os algoritmos em verdadeiros consultores digitais de compra, estabelecendo uma relação de confiança que supera muitas fontes tradicionais. Para eles, consultar a IA é tão natural quanto usar o Google.
Por outro lado, a Geração X (47,5%) demonstra uma adoção mais cautelosa, porém crescente, enquanto os Baby Boomers (31%) seguem um ritmo mais gradual e ainda enfrentam barreiras de entrada. Essa diferença de quase 30 pontos percentuais entre os extremos evidencia como a IA se tornou um marco entre as gerações nativas digitais e aquelas em processo de adaptação ao ambiente online.
“O crescimento da IA e das redes sociais entre os mais jovens não representa uma substituição do Google, mas a expansão das buscas. Os usuários jovens descobrem produtos e serviços através das redes sociais de forma fluida, utilizam o Google para buscar informações factuais de forma ativa e vão para a IA fazer análises contextuais, comparativas. Isso cria uma experiência de pesquisa híbrida mais rica e personalizada do que qualquer geração anterior teve acesso”, afirma Rafael Kiso.
Os dados reforçam que essa transformação já antecipa o futuro do consumo no Brasil. 41,5% da Geração Z e 37% dos Millennials acreditam que a IA vai revolucionar completamente a forma como compramos, percepção que reflete o quanto essas gerações já a incorporaram ao dia a dia. Entre os mais maduros, 35% da Geração X e 35,5% dos Baby Boomers veem a IA como muito importante, mas não acreditam que ela substituirá totalmente as formas tradicionais de consumo.
“Cada geração se relaciona com as IAs do seu jeito, mas nenhuma delas deixa de se relacionar. Não é mais possível pensar no futuro do consumo sem pensar nas IAs”, conclui Kiso.
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Doritos acelera com a Fórmula 1

Doritos, marca de tortilhas da PepsiCo – uma das maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo – dá a largada na sua campanha que marca a estreia oficial no universo de Fórmula 1 em 2025. A iniciativa é um dos pilares da marca que reforça seu posicionamento de autenticidade e ousadia. O público vai poder acompanhar os desdobramentos desse momento icônico de Doritos online e pelas ruas de São Paulo, além de poder participar da promoção da marca e concorrer a capacetes oficiais de corrida e mini capacetes.
“Doritos sempre se conectou com quem ousa e tem coragem de ser você mesmo. A parceria com a F1 é extremamente estratégica, pois reforça essa atitude, unindo a energia das arquibancadas, a ousadia dos pilotos e o espírito global do esporte. É a chegada da intensidade de Doritos às pistas, com patrocínio previsto para os próximos 5 anos”, explica Samia Chehab, diretora de marketing da PepsiCo Brasil.
A fanzone acontece de 7 a 9 de novembro no kartódromo de Interlagos (ingressos à venda) e oferecerá shows, simuladores e telões para acompanhar as corridas. Ativações de marca, como de Doritos, também estarão disponíveis para o público participante. No espaço da marca, criado pela agência Valiant, o público poderá mergulhar ainda mais no universo da Doritos. O estande contará com uma ativação chamada “Crunch Radio”, onde o público poderá espelhar a intensa comunicação por rádio das equipes de corrida, proporcionando uma imersão direta e divertida da F1. E o ponto alto será com uma corrida de bolinhas que desafia os fãs e entrega pura diversão no clima da Fórmula 1. O espaço ainda conta com um photo opportunity temático para registrar a experiência.








