Universo Live
Importância de um bom portfólio na vida de um freelancer

Nos dias de hoje é mais do que evidente a presença do mundo digital e online na vida das pessoas ao redor do mundo. Atividades que envolvem desde o lazer, a educação e até a busca por oportunidades de emprego e serviços.
A Internet representa um mercado expressivo na sociedade atual, de modo que existem inúmeras oportunidades e maneiras de começar a ganhar dinheiro online. No entanto, a competitividade no mundo digital pode ser tão acirrada ou mais do que a do mercado de trabalho.
Assim como um bom currículo pode ser um importante passo para o ingresso no mercado de trabalho, o portfólio de um profissional freelancer é mais do que essencial para o profissional digital.
Levando em consideração que o portfólio é o currículo de um freelancer e sua provável chance de contratação, hoje iremos ver a importância de um portfólio bem estruturado, algumas dicas sobre a estruturação de um portfólio e também um exemplo de portfólio pronto.
Importância e dicas para elaboração de um portfólio
Como dito acima, o curriculum vitae ou CV de um profissional pode ser a chave para a conquista de uma vaga de emprego ou de uma entrevista em uma empresa. No entanto, além do currículo, existem algumas profissões que requerem um portfólio.
Esse é o caso de freelancers ou até de profissionais como fotógrafos, publicitários e marketeiros e até criadores de conteúdo online.
Para estes profissionais, o portfólio pode trazer um foco maior na criação de projetos e na estruturação de soluções ao invés de estar mais focado na realização de cursos e experiências profissionais, como é o caso do CV.
Portanto, nota-se que para algumas profissões, o portfólio pode ser até mais importante que o próprio currículo profissional por possuir um enfoque maior em projetos do profissional.
Já que vimos o quão importante um portfólio bem elaborado pode ser para diversos profissionais, vamos ver algumas dicas importantes para estruturação de seu portfólio!
- Procure trabalhos e projetos voluntários em sua área de interesse
- Comece a preencher o portfólio com essas experiências
- Inclua projetos acadêmicos em seu portfólio
- Faça networking com outros profissionais de sua área
- Dispense projetos e outros detalhes não relacionados com a área
- Foque em projetos práticos e em suas qualidades
- Seja honesto quanto às suas experiências
- O seu portfólio precisa ter uma boa apresentação
Dos pontos essenciais dentro dessas dicas, vale dar especial atenção à apresentação de seu portfólio, enriquecendo-o com gráficos, imagens e guias interativas. Também é essencial que projetos não relacionados com a vaga não possuam tanto enfoque em sua apresentação e na estruturação de seu portfólio.
Websites úteis para a elaboração de portfólios
Apesar da importância de um portfólio direto e bem estruturado, esse modelo de apresentação de projetos e experiências ainda não é tão difundido no mercado brasileiro quanto o bom e velho currículo.
Isso faz com que parte do público possa ter dúvidas e dificuldades na hora de elaborar seu próprio portfólio. Pensando nisso, vamos dar uma olhada em alguns websites que podem auxiliar na hora de desenvolver e estruturar o seu!
Segundo uma publicação do Canal Tech existem algumas plataformas gratuitas que podem auxiliar nesse momento e algumas delas são:
| Plataforma | Website |
| Behance | www.behance.net |
| Carbon Made | www.carbonmade.com |
| Cargo Collective | www.cargo.site |
| Clippings.me | www.clippings.me |
| Coroflot | www.coroflot.com |
Todos estes websites permitem que você crie portfólios com templates pré disponibilizados e de maneira rápida. No entanto, as especificidades de cada um deles varia.
Por exemplo, o Behance é um site mais indicado para fotógrafos e designers por conta de sua disposição de projetos e portfólios no site. Já, com o Coroflot, é possível fazer upload de seus trabalhos em diferentes pastas que especificam projetos distintos.
Portanto, vale a pena conferir com calma cada um dos websites citados acima para ver qual deles mais atende às suas necessidades!
Conclusão
Como vimos, nos dias de hoje o portfólio pode ser tão essencial quanto um currículo convencional, sobretudo para algumas profissões. Como esse artifício para divulgação de suas experiências e projetos anda tão em alta, vale a pena saber um pouco mais sobre e garantir mais uma maneira de mostrar suas competências para o mercado.
Nos dias de hoje é mais do que evidente a presença do mundo digital e online na vida das pessoas ao redor do mundo. Atividades que envolvem desde o lazer, a educação e até a busca por oportunidades de emprego e serviços.
A Internet representa um mercado expressivo na sociedade atual, de modo que existem inúmeras oportunidades e maneiras de começar a ganhar dinheiro online. No entanto, a competitividade no mundo digital pode ser tão acirrada ou mais do que a do mercado de trabalho.
Assim como um bom currículo pode ser um importante passo para o ingresso no mercado de trabalho, o portfólio de um profissional freelancer é mais do que essencial para o profissional digital.
Levando em consideração que o portfólio é o currículo de um freelancer e sua provável chance de contratação, hoje iremos ver a importância de um portfólio bem estruturado, algumas dicas sobre a estruturação de um portfólio e também um exemplo de portfólio pronto.
Matéria publicada no portal de notícias AdNews. Se quiser mais informações sobre o mundo da publicidade e do marketing acesse: https://adnews.com.br/
Universo Live
Robô equipado com IA interage com consumidores em supermercados, metrô e aeroportos

A JCDecaux, que atua no mercado de Out of Home (OOH), acaba de divulgar uma nova solução de interação com o público: o Robô OOH. Desenvolvido com tecnologia avançada de inteligência artificial, o robô reconhece a presença de pessoas, identifica expressões faciais dos consumidores que estão dispostos a interagir, conversa em diferentes idiomas e apresenta conteúdos personalizados relacionados a marcas, produtos e serviços.
As ativações podem ser realizadas em diversos ambientes, como em estações de metrô, aeroportos e varejo. Nos supermercados, por exemplo, o Robô OOH promove novos produtos, ofertas e promoções, sugere receitas, oferece dicas e orienta os consumidores em relação à localização de gôndolas, tornando a jornada de compra mais interativa, personalizada e dinâmica.
A estreia do Robô OOH ocorreu em parceria com Qualy, marca líder em margarinas no Brasil, em uma loja do Carrefour no bairro de Pinheiros, em São Paulo. Na ação, o Robô OOH foi apelidado de “Qualyzinho” e impulsionou a campanha “Gosto de Qualy”.
O lançamento marca o avanço da JCDecaux em soluções que aproximam as marcas e a audiência. “Despertar o interesse das pessoas em produtos e serviços no momento decisivo de compra gera impacto direto nas vendas e no engajamento, porque conecta as marcas à audiência de uma forma mais interativa e personalizada. O Robô OOH representa um avanço nessa estratégia e traz vantagem competitiva no momento em que o consumidor está escolhendo o que comprar”, destaca Silvia Ramazzotti, diretora de marketing da JCDecaux Brasil.
“Queremos surpreender nosso público por meio de uma experiência que oferece conveniência e personalização ao explorar os diferenciais de Qualy, destacando como nossas margarinas são versáteis na cozinha e atendem às mais variadas necessidades, preferências e ocasiões de consumo, garantindo um toque especial em cada receita”, afirma Marina Secaf, gerente executiva de marketing de spreads da MBRF.
Universo Live
Coty anuncia ação nacional de verão de Cenoura & Bronze com truck itinerante e ativações em praias e parques

Cenoura & Bronze, marca do portfólio da Coty no Brasil, anuncia sua campanha nacional de verão, que leva experiências de experimentação e interação para consumidores em diferentes regiões do país. A ação inclui ativações especiais em praias e parques e conta com o Truck Cenoura & Bronze, que circula por cidades estratégicas entre dezembro de 2025 e janeiro de 2026.
O truck é o ponto central da ativação, com ambientação temática da marca, espaço instagramável, atividades interativas e o lançamento da nova linha de produtos. O público pode testar o portfólio, aproveitar descontos especiais e receber brindes exclusivos – incluindo necessaires, bolas, espelhos e viseiras. Em paralelo, Cenoura & Bronze faz distribuição de sampling em pontos importantes das cidades, reforçando a campanha #VaiNoSeuSol para estimular o cuidado com a pele durante o período de maior exposição ao sol.
“Como uma das líderes no mercado de proteção solar, Cenoura & Bronze tem o compromisso de estar próxima do consumidor exatamente onde o cuidado com a pele acontece. Esta ação reforça nossa estratégia da Coty de conectar a marca ao dia a dia das pessoas, oferecendo experimentação, conteúdo e cuidado”, afirma Regiane Bueno, vice-presidente de marketing Coty Brasil & Latam.








