Gente
iD\TBWA tem nova diretora executiva de negócios

Com mais de 18 anos de carreira no mercado publicitário, Alessandra Santana é a nova diretora executiva de negócios da iD\TBWA. A profissional chega à agência comandada por Camila Costa com a missão de trazer um olhar ainda mais consultivo, analítico e estratégico – tanto para os clientes quanto para o time de negócios que irá liderar.
“Sempre acompanhei o trabalho da Alessandra e estamos muito satisfeitos e felizes com a sua chegada. Além de uma profissional altamente experiente em negócios e no mercado publicitário como um todo, ela também é uma líder nata e inspiradora. Seu perfil está em total sinergia com a filosofia e valores da iD\”, afirma Camila Costa, sócia e CEO da agência.
Alessandra se une ao time da iD\ após um período em que se dedicou à maternidade e ao empreendedorismo. Ao longo de sua carreira, passou pela Wunderman e por empresas como TelePerformance e RappCollins. Com formação em Administração de Empresa, com pós-graduação em Marketing de Varejo, traz na bagagem projetos para grandes marcas como Vivo, Motorola, Bradesco, Itaú, TAM, Gol, Dupont, Pernambucanas, Roche, Organon, Novartis e Citroën.
“Deixei o mercado por um tempo para me dedicar a outras carreiras, como a maternidade e o empreendedorismo. Mas confesso que senti falta da dinâmica do mercado, e por isso estou de volta. Me sinto ainda melhor ao retomar tudo isso na iD\, já que sempre admirei o trabalho da Camila e da equipe. Chego para compartilhar e somar ao time executivo, que também possui esse mindset e desafio de aprimorar as entregas orientadas a negócios”, finaliza a nova diretora.
Gente
Smollan anuncia movimentações executivas para as operações no Brasil e América Latina

A Smollan, especializada em soluções para o varejo, anunciou alterações em sua estrutura executiva para o Brasil e América Latina. Fabio Cequinel assume o cargo de executivo de novos negócios, enquanto José Sammi retorna à companhia para ocupar a posição de head de execução de sales & merchandising.
As movimentações acompanham a fase de expansão da empresa no mercado brasileiro, na qual atua como um ecossistema integrado que combina inteligência de dados, execução no ponto de venda, live marketing e Digital commerce.
Anteriormente na liderança de sales & merchandising da Smollan Brasil, Fabio Cequinel passa a focar na prospecção comercial, no desenvolvimento de novas oportunidades de mercado e no desenho de estratégias para marcas e varejistas. Em sua trajetória, o executivo desenvolveu projetos de merchandising para grandes empresas na América Latina e atuou na gestão de relacionamentos comerciais com players do setor.
“Nosso objetivo é ampliar ainda mais a capacidade da Smollan de desenhar soluções que conectem a estratégia, a execução e os resultados para nossos clientes. O varejo mudou, e as marcas precisam de parceiros capazes de entregar resultados mensuráveis do planejamento até a conversão final”, afirma Fabio Cequinel.
Para liderar a área de sales & merchandising, a empresa recontratou José Sammi. Com mais de duas décadas de atuação nas frentes de trade marketing e gestão operacional, o executivo possui histórico em liderança de operações nacionais, governança de indicadores de desempenho (KPIs) e aplicação de inteligência de dados na gestão de equipes de campo.
Na nova função, Sammi assume o comando das operações de campo e o acompanhamento dos projetos executados para a carteira de clientes da companhia. “Retornar à Smollan representa a oportunidade de colocar minha experiência em gestão e operações a serviço de novos desafios. A empresa que encontro hoje tem uma presença muito mais forte no mercado e um ecossistema de soluções mais amplo, o que torna esse retorno ainda mais especial. Quero contribuir para esse momento e para a evolução das operações e dos negócios dos nossos clientes”, ressalta José Sammi.
Gente
Neon anuncia Leonardo Rocha como novo chief marketing officer

A Neon, instituição financeira focada em serviços digitais para o trabalhador brasileiro, oficializou a contratação de Leonardo Rocha como seu novo chief marketing officer (CMO). O executivo acumula mais de 20 anos de carreira nas frentes de marketing e growth, tendo atuado ao longo dos últimos três anos como CMO do Gran, uma das principais edtechs do mercado nacional.
Em sua trajetória profissional, Rocha passou por empresas de tecnologia e varejo digital como B2W Digital e Descomplica, liderando frentes de crescimento, CRM, mídia, SEO e aquisição de clientes. Na B2W, ocupou a Diretoria de Marketing, onde esteve à frente de uma equipe de mais de 200 profissionais e gerenciou iniciativas para as marcas Americanas.com, Submarino e Shoptime.
“A chegada do Leonardo reforça nossa estratégia de continuar construindo uma marca cada vez mais próxima dos nossos clientes, combinando experiência de marketing, visão de crescimento e conhecimento profundo do ambiente digital. Sua experiência e trajetória serão essenciais para consolidarmos a Neon como uma marca conhecida e desejada, por clientes e não clientes dos nossos produtos”, destaca Fernando Miranda, CEO da Neon.
A contratação marca um novo momento para a Neon, que atinge a marca de 32 milhões de clientes no mercado brasileiro. A prioridade da nova gestão de marketing será consolidar a instituição financeira como a principal opção de conta corrente dos usuários no cotidiano.
“O que me atraiu foi a combinação de momento e missão. A Neon chega a 2026 com 32 milhões de clientes, resultado em plena virada e uma tese muito clara: ser o banco do trabalhador brasileiro. Poucos desafios de marketing no país têm esse tamanho. E ele conversa diretamente com o que construí nos últimos 20 anos em marcas de consumo digital, do e-commerce em grande escala à educação, negócios cujo jogo central é transformar audiência em relacionamento, e relacionamento em receita recorrente”, afirma Leonardo Rocha.
À frente da área, o executivo atuará na promoção do portfólio de produtos da empresa — que abrange cartões de crédito, CDBs e empréstimo pessoal —, impulsionando o posicionamento renovado da marca após a atualização de sua identidade visual, apresentada em setembro de 2025.








