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Ícone dos anos 70 e 80, a Mobylette está de volta

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O Brasil viveu nos anos 70 uma verdadeira invasão de ciclomotores, mas um produto não sai da cabeça daquela geração até hoje: a Caloi Mobylette, veículo que inclusive virou sinônimo de categoria e emprestou seu nome para similares de outras marcas. Por mais de duas décadas, dominando os anos 80 e até invadindo os 90, a Mobylette foi sonho de consumo de jovens de diversas idades.

Rápida, descolada, símbolo de status, a Caloi Mobylette marcou gerações. O barulho do seu motor nunca foi patenteado, mas era inigualável. Bastava escutar o ronco e todos torciam o pescoço para ver ela cortando ruas e avenidas das cidades. Saudade de anos que está com os dias, ou melhor, horas contadas.

No dia 16 de março, à meia-noite, a Caloi começou a vender pelo Mercado Livre a nova Caloi Mobylette. Ícone do passado, a campanha para o lançamento do produto não poderia ter slogan melhor: “A lenda voltou”.

Assinado pela agência Dabba, a campanha da nova Caloi Mobylette será toda desenvolvida no universo online, nas redes sociais. Um time de embaixadores ajudará a marca a contar a história do passado e a escrever uma nova história.

“A Mobylette marcou gerações, ela foi uma verdadeira febre por mais de duas décadas, e sua memória permaneceu viva na cultura brasileira graças a uma legião de fãs e colecionadores que mantiveram sua chama acesa. Agora é com grande orgulho que trazemos de volta a Caloi Mobylette às ruas, mas de uma nova forma, com visual urbano mais moderno, na versão elétrica, redefinindo o futuro da mobilidade”, fala Eduardo Rocha, diretor de marketing da Caloi, que completa: “O consumidor atual, além de antenado nas tendências globais, quando busca um produto quer algo que faça a diferença na sua vida, como a nova Mobylette fará, pois trata-se de um veículo sustentável que ainda gera economia, praticidade, agilidade e eficiência quando o assunto é transporte urbano”.

Para desenvolver a nova Mobylette, a Caloi mesclou no produto algumas releituras do quadro do passado, como a parte frontal, com as novas necessidades do consumidor. Toda a geometria foi pensada à antropometria do ciclista brasileiro para uma pilotagem vertical que fosse versátil e facilitasse a obtenção de uma velocidade eficiente, ideal para encarar trechos urbanos curtos, do dia-a-dia, assim como passeios mais longos. O modelo tem ainda tubo rebaixado, assim como na primeira Mobylette, fator que facilita ao ciclista subir na bike, permitindo assim uma melhor pedalada. Os pneus de quatro polegadas são outros atrativos que proporcionam maior estabilidade, absorvendo todo tipo de impacto e garantindo maior conforto e rendimento.

São diversos os diferenciais técnicos e tudo chama a atenção na nova Caloi Mobylette, mas o grande destaque está por ser um veículo elétrico. Se antes ela era a gasolina, agora em um mundo sustentável, a modernidade exige novos comprometimentos.

 

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Ruffles transforma “pensamento aleatório” em mídia OOH

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“Quem transformou o leite em queijo”. “E se eu comesse a sobremesa antes do jantar?”. “Será que Ruffles com chocolate fica bom?”. Pelo menos uma vez na vida, todo mundo já teve um desses “Pensamentos Aleatórios” e a marca transformou algo tão comum no dia a dia dos consumidores, em conceito para reforçar seu posicionamento. Nativa das redes sociais, a campanha de Ruffles acompanha em tempo real as interações do público e foi a partir do comentário da influenciadora Larissa Gloor que a marca criou uma forma divertida e lúdica de levar os pensamentos aleatórios também para as ruas das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

A campanha, criada e desenvolvida pela Bakery by Ampfy, já vem gerando conexão verdadeira e identificação bem humorada com o público ao longo dos últimos meses e, recentemente, brincou com os limites da realidade, ao se inspirar no comentário da influenciadora para amplificar também o lançamento Ruffles sabor Pimenta Mexicana, que chegou ao mercado nacional em julho de 2025.

Para reverberar a iniciativa, as peças circulam em OOHs em São Paulo e no Rio de Janeiro, onde a influenciadora foi pessoalmente mostrar o resultado de seus pensamentos aleatórios: relógios e outdoors surrealistas e curiosos. Toda ação rendeu ainda divertidos conteúdos para as redes sociais, mostrando que às vezes aquele pensamento aleatório pode inclusive virar uma ação de marca. O “ensaio fotográfico” também marcou presença na primeira edição impressa da revista Capricho desde o seu retorno oficial, agora que voltará a ser comercializada neste formato.

“Para nós, essa é uma evolução natural da campanha, que nasceu da escuta e conexão com o nosso público desde o momento zero. A campanha ‘Pensamentos Aleatórios’ vive da espontaneidade e da cultura digital e, ao explorar o comentário da Larissa Gloor sobre o sabor Pimenta Mexicana, demonstramos o quanto estamos ativamente acompanhando o engajamento dos nossos consumidores e fãs da marca”, comenta Bruno Macário, diretor de marketing da PepsiCo Brasil.

A campanha “Pensamentos Aleatórios” celebra a espontaneidade e defende que mesmo a rotina diária pode ter espaço para aquilo que não está programado. Brincando com aqueles pensamentos de pegar um docinho da mesa do bolo antes do parabéns ou até mesmo combinar batata frita com sorvete, a marca continua apoiando que as pessoas se permitam viver além do roteiro esperado.

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Mandala 360º transforma gift corporativo em movimento cultural com artistas da comunidade LGBTQIAPN+

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O Grupo Mandala acaba de lançar o Projeto Mandalas das Diversidades, uma iniciativa concebida para expressar o posicionamento institucional da companhia por meio de uma experiência artística e afetiva. Em parceria com o Espaço Casario, responsável pela curadoria de 14 artistas da comunidade LGBTQIAPN+ alagoanos, o trabalho resultou em uma coleção de 150 caixas ilustradas que celebram pluralidade, liberdade criativa e respeito às múltiplas identidades que já começaram a ser enviadas gratuitamente a diversas partes do país.

Idealizado, produzido e coordenado pela agência Mandala 360º, o projeto nasceu a partir do desejo de criar um material de fim de ano que superasse o modelo institucional tradicional e ampliasse a conexão entre o DNA do grupo e a diversidade das vivências humanas. O presente, pensado inicialmente para clientes e parceiros do grupo, foi aberto também ao público interessado em arte, diversidade e comunicação.

A ação começou como um gesto simples: presentear clientes e parceiros do Grupo Mandala com caixas pintadas individualmente pelos artistas curados pelo Casario. Cada caixa acomoda produtos que representam simbolicamente as empresas do grupo, como a geleia artesanal de acerola com pimenta, que homenageia a Casa do Chef e o Cerimonial Thiago Cadete; o porta celular associado à Unne; a caixa personalizada que reforça a agilidade da Mandafazer e um jogo Tetris, criado para evidenciar o caráter lúdico da Mandala Games. À medida que o processo avançava, tornou-se evidente o potencial narrativo dessa iniciativa, o que motivou a equipe a registrar todas as etapas em um documentário.

Com o acúmulo de registros e a repercussão espontânea da ação, o projeto ganhou novas dimensões e evoluiu para um livro que consolida, de forma visual e poética, tanto o percurso criativo dos artistas quanto a integração simbólica de todas as empresas do Grupo Mandala. O resultado é um case que une arte, design, branding e propósito, ressignificando o material corporativo de fim de ano e transformando-o em um movimento cultural.

Segundo Manoel Barbosa, CEO do Grupo Mandala, o projeto representa a essência da empresa. “Queríamos construir algo que fosse além de uma peça institucional, algo que traduzisse nossos valores a partir de uma perspectiva sensível e genuína. A força desse projeto está na liberdade criativa dos artistas, na pluralidade das histórias e na forma como tudo se conecta ao propósito do grupo.”

“Quando artistas se reúnem em torno de um mesmo gesto criativo, nasce uma força que não pertence a um indivíduo, mas ao conjunto. Cada caixa é única —mas juntas, transformam-se em um grande círculo de diversidade, respeito e esperança. Mandalas da Diversidade é o reflexo do que acontece quando a arte acolhe, une e amplia mundos. Um convite para ver, sentir e celebrar quem somos — em todas as nossas cores”, afirma Gustavo Boroni, curador do projeto e gestor de criatividade e relacionamento do Espaço Casario.

O Mandalas das Diversidades envolveu mais de 30 profissionais diretos e indiretos desde o início do processo, no começo de outubro. A participação de artistas locais posiciona Alagoas no centro da narrativa e reforça o compromisso da Mandala em valorizar talentos regionais, respeitando e celebrando a diversidade sem recorrer a mensagens panfletárias. A organicidade do projeto, que surgiu como presente e se transformou em obra editorial, reforça o potencial da criação colaborativa e do diálogo entre arte, marcas e território.

Fundado em Alagoas e presente em diversos estados brasileiros, o Grupo Mandala reúne empresas especializadas em comunicação, design, gastronomia, entretenimento, produção e soluções criativas. Com atuação integrada e foco em inovação, o grupo desenvolve projetos 360º que combinam estratégia, estética e propósito, conectando marcas a experiências relevantes e culturalmente pertinentes.

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