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HubSpot revela pesquisa inédita sobre o futuro do marketing no Brasil em 2025

A HubSpot , plataforma de gestão de negócios e CRM, acaba de lançar o estudo “ A Realidade do Marketing no Brasil 2025 ”, que apresenta um panorama sobre as transformações no marketing brasileiro diante do avanço da inteligência artificial (IA), das mudanças nas expectativas do consumidor e da necessidade de estratégias mais conscientes e personalizadas que moldarão o setor em 2025.
A pesquisa revela que 97,9% dos profissionais de marketing no país pretendem aumentar o uso de IA em suas estratégias ao longo de 2025. A adoção da tecnologia tem gerado impacto real: 95,4% observaram aumento no ROI e 72,3% afirmando melhoria significativa na qualidade das entregas com o uso de soluções baseadas em IA.
“Estamos passando por uma transformação profunda no marketing brasileiro. A IA deixou de ser um diferencial para se tornar essencial no dia a dia dos profissionais de marketing e de conteúdo. As empresas estão adotando a IA em suas estratégias de marketing não apenas para economizar tempo, mas também porque estão conseguindo resultados consolidados, democratizando o acesso a estratégias de marketing de alto nível no país”, afirma Rakky Curvelo, gerente sênior de marketing da HubSpot Brasil.
Com base em entrevistas com 1,2 mil líderes de marketing na América do Norte, Europa, Ásia e Austrália, com um recorte específico com 550 profissionais de marketing no Brasil, a pesquisa fornece um panorama detalhado sobre a transformação do setor impulsionada pela inteligência artificial, pela personalização e por novas exigências do consumidor. Entre os principais destaques obtidos pela pesquisa, estão:
- Marketing personalizado gera resultados: 96% dos entrevistados disseram aumento nas vendas com campanhas personalizadas.
- Estratégias promissoras: Criação multimodal com IA, marketing consciente com propósito, campanhas personalizadas em escala e marketing orientado por dados.
- O conteúdo visual domina: Vídeos curtos são os formatos que trouxeram mais resultados em menor tempo (80%), seguidos por específicos ao vivo (39%), conteúdo gerado por usuários (35%), conteúdos interativos (30%) e podcasts ou outros conteúdos de áudio (23%).
- Plataformas em alta no Brasil: Instagram (89%), TikTok (58%) e YouTube (51%) são os canais mais promissores.
- Foco nas novas gerações: Millennials e Geração Z são as prioridades em estratégias B2B e B2C. As campanhas precisam ser adaptadas culturalmente para atrair esses públicos.
- Marketing de influência ganha maturidade: 43% das marcas B2B e 44% das B2C apostam em micro influenciadores (10 mil a 99 mil seguidores) para engajar comunidades de nicho, pois são os que trazem melhor retorno no Brasil. Além disso, 86% acreditam que os influenciadores gerados por IA serão comuns até o final de 2025.
- Desafios com dados: Privacidade e qualidade dos dados são os maiores entraves para ações mais eficazes. Entre os apontamentos, estão: desconfiança na coleta de dados (46%), aumento das regulamentações (33%) e baixa qualidade dos dados (28%).
A pesquisa destaca, ainda, a necessidade de adaptação ao contexto brasileiro, com foco em redes sociais locais, formatos de pagamento como PIX e campanhas que dialogam com a cultura nacional. “Entender as nuances culturais e comportamentais do consumidor brasileiro não é mais diferencial, e sim pré-requisito para as empresas”, reforça Rakky.
Neste contexto, 69% das empresas afirmaram que adaptam suas estratégias globais ao contexto brasileiro, seguidas por estratégias de influenciadores locais (46%) e modificações no marketing de conteúdo para ressoar culturalmente com a audiência brasileira (37%). Marcas como Coca-Cola e Havaianas são mencionadas como exemplos de sucesso ao localizar suas estratégias de maneira autêntica e impactante.
A adaptação das estratégias de e-commerce para implementar métodos de pagamento locais como PIX e boleto (27,67%), também reflete as particularidades do comportamento de consumo nacional. Estes números mostram que o sucesso no mercado brasileiro não vem da importação de estratégias globais, mas de um cuidado e adaptação às preferências, comportamentos e cultura locais.
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Americanas lança campanha “Cestaaaço” com Paulo Vieira

A Americanas, uma das varejistas com maior presença no Brasil, lança a campanha “Cestaaaço Americanas”, criada pela agência Suno United Creators e estrelada pelo comediante Paulo Vieira. A iniciativa reforça a proposta de valor afetiva da marca, construída ao longo de quase um século de história, unindo branding e performance de forma inovadora.
A campanha busca tornar as sextas-feiras um dia proprietário da Americanas, associando o clima de celebração do fim de semana ao símbolo mais tradicional da companhia e sinônimo de alegria: a cesta de compras. Mais do que apresentar novas ofertas a cada semana, a ação inaugura um novo momento da comunicação da varejista, que vai além do produto e do preço, ao focar em facilitadores de compras (condições especiais de pagamento), conveniência e conexão emocional com o consumidor.
Com mais de 1,5 mil lojas em todos os estados, a Americanas aposta na identificação do público com o humorista e ator brasileiro, Paulo Vieira. “O Paulo tem uma conexão única com o Brasil: é um contador de histórias nato, que traduz de forma simples e autêntica a pluralidade do nosso povo. Essa identificação tem muito a ver com a Americanas, que está presente em todos os estados e tem na proximidade com o consumidor um dos seus maiores diferenciais”, explica o CMO da Americanas, Washington Theotonio. “Essa campanha é sobre performance sim, mas com afeto, humor e verdade”, complementa.
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Oreo retoma parceria com Wandinha, da Netflix

Após o sucesso da edição especial Oreo Wandinha do ano passado, está de volta a parceria com a Netflix. Para celebrar a estreia da nova temporada da série e o lançamento da parte 2, em 3 de setembro, na Netflix, Oreo convida os consumidores a ativarem o “Modo Wandinha” com um toque recheado de ironia, mistério e aquele humor sombrio que só a personagem poderia entregar.
Oreo, como o biscoito número um do mundo, traz uma versão do tradicional conhecido biscoito da sorte, que costuma trazer mensagens otimistas. A versão de Oreo Wandinha subverte essa lógica, com frases ácidas e implacáveis da própria personagem, com o tom que a consagrou. A ação pontual, com uma pitada de surpresa, acontece em pedidos de comida asiática em restaurantes selecionados no iFood com mensagens como “Evite o romance. Evite pessoas”, “Emoções equivalem a fraqueza. Recomponha-se agora.” e “Primeira regra da vida: pessoas inevitavelmente decepcionam. Sempre tenha uma rota de fuga.”
A campanha reflete o tom irreverente de Wandinha, série da Netflix, e, além dessa ativação, a marca também destaca frases inspiradas no humor ácido da personagem nas redes sociais. A agência Leo criou títulos e conteúdos especialmente pensados para o universo de Wandinha, que ganham vida nas peças digitais e de TV.
Além de invadir as telas, Oreo se torna a primeira marca de alimentos a realizar uma ação de bordo em parceria com a Eletromidia. Durante uma semana na Azul Linhas Aéreas, passageiros de 50 voos entre São Paulo e Rio de Janeiro serão surpreendidos com o biscoito da “sorte” de Wandinha, acompanhado de uma ativação especial anunciada pela tripulação e conteúdos exibidos em vídeo durante o voo.
“Oreo sempre marca presença nas conversas culturais relevantes, sendo uma marca muito conectada ao universo do entretenimento e cultura pop. Fizemos parceria já no lançamento de Wandinha, que é um sucesso da Netflix, e não poderíamos deixar de repetir agora com a estreia da segunda temporada. Essa parceria nos permite explorar o universo sombrio da série de forma criativa, conectando-se com a Gen Z, mas sempre mantendo a leveza e o convite a diversão, que são a essência da marca”, Felipe Pedrolli, diretor de marketing de biscoitos e snacks assados da Mondelēz Brasil.