Eventos
GWM traz a Ópera de Pequim ao Brasil

A GWM Brasil traz para o país, em novembro, a Companhia Nacional da Ópera de Pequim, reconhecida como a mais importante do gênero na China. A companhia fará três apresentações em capitais brasileiras: Brasília (Teatro Planalto), Rio de Janeiro (Teatro Riachuelo) e São Paulo (Theatro São Pedro), nos dias 15, 19 e 21 de novembro, respectivamente.
“É uma honra trazer a grandiosidade da Ópera de Pequim ao Brasil. Este espetáculo não apenas celebra a riqueza da cultura chinesa, mas também reforça a importância de valorizarmos e compartilharmos tradições que enriquecem nosso patrimônio cultural”, destaca Thiago Sugahara, gerente de ESG da GWM Brasil.
Este evento é promovido pela GWM Brasil e pelo Ministério da Cultura, com produção da Dellarte Soluções Culturais, e apresenta a riqueza das tradições e da cultura chinesa por meio de danças, música, teatro, acrobacias e artes marciais. A turnê será realizada em colaboração com a Interlúdio, o Ministério da Cultura e o Governo Federal.
Eventos
Plaza Sul Shopping realiza 2º Matsuri em homenagem aos 130 anos da relação Brasil-Japão

Após o sucesso da primeira edição, quando recebeu cerca de 3 mil visitantes, no ano passado, o Plaza Sul Shopping promove, entre 4 e 6 de abril, mais um Matsuri, festival com temática japonesa. O evento é gratuito e será realizado no Terraço Plaza, localizado no G4, contando com diversas apresentações culturais, karaokê, barracas com produtos orientais e a culinária nipônica, que conquistou o paladar dos brasileiros. Neste ano, o Matsuri vai homenagear os 130 anos da relação Brasil-Japão.
“A primeira edição foi um sucesso e queremos trazer um evento ainda melhor dessa vez, promovendo uma grande experiência para os visitantes que apreciam uma cultura tão rica como a japonesa”, comenta Camila Ramm, gerente de marketing do Plaza Sul Shopping.
Durante os três dias de evento, haverá apresentações de danças típicas, ginástica e mágica, projeções de artes marciais e música, com bandas, grupos e karaokês. Ainda no Terraço Plaza, serão instaladas barracas com culinária tradicional japonesa, roupas típicas e os melhores artigos do mundo dos animes, os desenhos animados japoneses.
Também serão ministrados workshops de produção de mangás, origamis, clay art (arte com argila), orinuno (dobradura em tecido), mágica, oshibana (arte com florestas e folhas desidratadas) e kanzashi (enfeites de cabelo).
Eventos
FestPraRua 2025 vai promover cultura, inclusão e assistência social no centro de São Paulo

São Paulo se prepara para receber a terceira edição do FestPraRua, um festival gratuito que promove a democratização da cultura, inclusão e assistência social. O evento, marcado para o dia 26 de outubro, no Largo Paissandu, será aberto ao público e espera reunir cerca de 3 mil pessoas, incluindo visitantes, voluntários e pessoas em situação de vulnerabilidade.
Desde a sua primeira edição, o FestPraRua tem-se consolidado como um evento essencial para aproximar políticas públicas de segurança pública e fortalecer redes de apoio. As duas edições anteriores reuniram mais de 3.4 mil participantes, com dez workshops culturais e o envolvimento de 17 empresas e 14 parceiros, incluindo organizações da sociedade civil e órgãos públicos.
“Dados recentes do IBGE apontam que pessoas em situação de vulnerabilidade enfrentam barreiras para acesso a atividades culturais, um fator que compromete sua inclusão e desenvolvimento social. Outro estudo recente, da OMS, destaca que a participação em eventos culturais e atividades artísticas pode reduzir sintomas de ansiedade e depressão, promovendo bem-estar e fortalecimento comunitário. Diante desse cenário, o FestPraRua reafirma seu compromisso de ampliar oportunidades e garantir a participação ativa da sociedade em atividades culturais e sociais”, afirma Alexandre Del Rei, CEO do Instituto Human, idealizador do projeto.