Eventos
Green Rio 2023 chega à 11ª edição com foco em economia azul

Mais uma vez tendo o Rio de Janeiro como cenário, começa no dia 31 de agosto, na Marina da Glória, a 11ª edição do Green Rio/Green Latin America. Os eventos, voltados à bioeconomia mundial, são gratuitos e se estendem até 2 de setembro.
Com apoio da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e da Fecomércio, o evento apresenta novidades em relação ao do ano passado, com a presença de uma ecobarreira e palestras sobre economia azul. Haverá ações e debates no estande do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e workshop de bioeconomia Brasil-Alemanha.
A palestra de abertura do Green Rio 2023 será de Jefferson Gomes, diretor de inovação e tecnologia do Senai-DN, engenheiro mecânico e professor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Jefferson acompanhou o desenvolvimento dos Institutos Senai de Inovação pelo país.
Pela primeira vez, o Green Rio vai receber nos três dias de evento a tecnologia HRios Ecobarreira Inteligente. Trata-se de uma estação ambiental para monitoramento, coleta e armazenamento de resíduos sólidos em rios e afluentes. Por meio de um sistema de sensoriamento remoto, a ecobarreira utiliza energia 100% renovável. Um dos seus objetivos é despoluir a Baía de Guanabara.
Segundo a Associação brasileira de empresas de limpeza pública e resíduos especiais (Abrelpe), a Baía recebe diariamente 98 toneladas de lixo: plásticos, madeiras, metais, papel e outros que causam danos ao ecossistema aquático do local. A estrutura é projetada para atender a diversas características de rios, logística de transporte e implantação em áreas remotas, assim como a viabilidade financeira operacional em regiões mais carentes e com ausência de saneamento básico adequado. Os visitantes do Green Rio poderão entrar e fazer algumas experiências.
“A colocação da ecobarreira, na Marina da Glória, vai ser um divisor de águas, uma tração de desenvolvimento para a economia do mar para o Estado do Rio de janeiro”, diz Marcius Victorio Costa, diretor-executivo da HRios.
A economia azul – que aborda o desenvolvimento sustentável dos recursos costeiros – vai se desenvolver no estande do Sebrae, por meio de encontro de iniciativas e de oportunidades de negócios voltados ao assunto, desde a pesca ao turismo.
A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS) é um dos apoiadores do Green Rio e terá um estande no evento, com o objetivo de realizar encontros institucionais e divulgar as ações em curso e planejadas no âmbito da Economia Azul.
Eventos
Luminiscence integra roteiro turístico global de São Paulo através de parceria com a iFriend

O espetáculo imersivo Luminiscence – Luzes de São Paulo consolidou sua posição como destino obrigatório na capital paulista ao anunciar uma parceria estratégica com a iFriend. A plataforma, que opera em 130 países conectando viajantes lusófonos a experiências autênticas, passa a oferecer o show em seu portfólio oficial, inserindo a Catedral da Sé no centro do circuito de turismo cultural e histórico internacional.
A experiência une música sinfônica, projeções mapeadas em 3D e artes visuais para narrar a história e a arquitetura de um dos maiores símbolos de São Paulo. Ao integrar-se à iFriend, o espetáculo amplia seu alcance para turistas que buscam pacotes personalizados, guias especializados ou o olhar de moradores locais. “É uma forma de inserir o espetáculo de maneira ainda mais orgânica no roteiro turístico de São Paulo, valorizando a história e a beleza da cidade”, destaca Fernanda Abreu, vice-presidente de entretenimento ao vivo da Endemol Shine Brasil, empresa que lidera o projeto no país.
Para Diogo Leão, CIO da iFriend, a parceria fortalece o conceito de turismo vivo. “Acreditamos em um turismo onde cultura, história e emoção se encontram. Integrar esse espetáculo ao nosso portfólio é ampliar as possibilidades de descoberta em um dos destinos mais pulsantes do Brasil”, afirma.
A iniciativa marca a expansão da Endemol Shine Brasil no segmento de entretenimento live, transformando patrimônios históricos em plataformas de arte e tecnologia. Através da plataforma iFriend, os visitantes podem agora acessar condições especiais e roteiros que colocam a experiência imersiva da Catedral da Sé como o ponto alto da visita à metrópole.
Eventos
Portland lança 8ª temporada no Maxi Space e transforma conversas de bastidor em inteligência de mercado

No próximo dia 11 de abril, o Maxi Space, em São Paulo, será o palco da oitava temporada da Portland, uma iniciativa que consolida sua metamorfose de um processo seletivo em formato de reality show para um dos mais pulsantes ecossistemas da criatividade brasileira. Com mais de 680 mentes criativas inscritas nesta edição, o evento reafirma sua vocação de iluminar as tensões do mercado para transformá-las em tendências aplicáveis, trazendo para os holofotes o que antes ficava restrito aos corredores.
A evolução da Portland foi orgânica, impulsionada pela percepção de que a verdadeira fricção criativa acontecia nos intervalos. “A gente só colocou no palco o que estava sendo discutido no backstage”, resume Bruno Höera, fundador da Portland. Dessa premissa consolidaram-se os formatos Talks — debates abertos e provocadores — e os Clubs — ambientes de compartilhamento de vivências profundas e autorais. “O Club chama club porque você está contando algo valioso que só contaria para quem está próximo, mas com o objetivo de espalhar essa palavra para o mundo”, explica Höera.
A curadoria desta temporada mergulha em pautas que o mercado muitas vezes evita, mas que são cruciais para a sua evolução. Entre os destaques, um Talk mediado por Natália Lima (Oficina Consultoria) reunirá Bianca Tenenberg (Repense Comunicação) e Renata Simon (VBSO Advogados) para discutir o equilíbrio sensível entre criatividade, reputação e responsabilidade em campanhas que nascem sob o constante julgamento das comunidades digitais.
A estrutura do Live Marketing também estará sob análise em uma mesa que reúne líderes que migraram da operação para o comando de suas próprias agências. Nomes como Leticia Frungillo (Lets Produções), Adipe Neto (Brain Company) e Beto Cintra (Mojo.ag) refletirão sobre como o domínio técnico se converteu em visão de negócio, provando que a inovação frequentemente nasce de quem executa. Outro eixo provocativo questionará o distanciamento das novas gerações do mercado de promoções, em um debate mediado por Alexandre Pereira (Portal da Promo).
Mais do que um evento, a 8ª temporada se apresenta como um momento de virada onde o encontro entre diferentes gerações e repertórios gera movimentos concretos no mercado.








