Conecte-se com a LIVE MARKETING

Empresa

Fidelização de usuários nos aplicativos deve ser foco das empresas para expansão e lucratividade

Publicado

em

Pesquisa realizada pelos especialistas em CRO da Invesp (Conversion Rate Optimization Experts) revelou que aumentar a retenção de clientes em 5% aumenta consideravelmente os lucros em até 95%. Além disso, clientes fiéis de aplicativos geram três vezes mais receita do que outros compradores. Portanto, quando se trata de concentrar os esforços, as empresas já têm consciência de que vale a pena dar atenção aos clientes existentes.

Muitas marcas ainda cometem o erro de priorizar a aquisição de usuários (UA) acima de tudo. Sem dúvida, a aquisição ainda é importante, mas conforme evidenciado no estudo da Invesp, o custo é cinco vezes mais alto para conquistar um novo cliente no comparativo da retenção de um já existente. Sendo assim, faz sentido focar em engajar e reter os usuários que já baixaram o aplicativo ao invés de investir em novos.

Personalização orientada por dados

De acordo com Marlon Luft, diretor de Marketing da AppsFlyer – que atua em mensuração e análise de dados para aplicativos, todos os apps podem extrair e analisar dados sobre os comportamentos e as preferências de seus próprios usuários, possibilitando fornecer aos clientes uma experiência personalizada. “Isso permite que você dê aos usuários do seu aplicativo o que eles realmente querem, quando e onde for melhor para o usuário. As estatísticas mostram como isso é importante, já que 91% dos clientes são mais propensos a comprar de marcas que enviam ofertas e recomendações personalizadas – comparado a ofertas genéricas”, conta. “Ao mesmo tempo, muitas empresas também estão incorporando um elemento de ‘gamificação’ em seus esforços de personalização. Para isso, eles usam insights de dados de clientes para criar experiências com várias etapas, todas conectadas à geração de valor para seus clientes e resultados de negócios para a marca”, acrescenta.

Programas de fidelidade personalizados

É fácil notar que as pessoas adoram ser apreciadas, e com os clientes isso não é diferente. Portanto, de acordo com o especialista, o próximo passo para a fidelização é introduzir um programa personalizado, pois este provou ser uma das táticas mais eficazes para aumentar a receita e inspirar a fidelidade do cliente. Até 84% dos consumidores dizem que são mais propensos a ficar com uma marca que oferece um programa de fidelidade. “A chave para um programa de fidelidade de aplicativo bem-sucedido é dupla. Em primeiro lugar, deve ser fácil de usar. Se for complicado, os clientes não comprarão. Em segundo lugar, as ofertas e o conteúdo que você entrega devem ser adaptados ao usuário, para que você não os inunde com informações irrelevantes. Por isso, a personalização sempre é uma iniciativa vencedora”, explica Luft.

Nesse sentido, os programas de fidelidade inteligentes entregam mais valor para os clientes, pois estão recebendo ofertas que outros não estão – gerando, assim, lealdade à marca.

Canais móveis e serviços de localização

Notificações em push e mensagens no aplicativo atualizam os clientes sobre mudanças relevantes ao mesmo tempo em que mantêm a marca no top of mind dos clientes, garantindo que os usuários mais ativos permaneçam engajados. Para isso, existem várias maneiras de manter a comunicação com o público por meio dos dispositivos móveis – todas com seus pontos fortes – mas para atingir os objetivos, o especialista recomenda utilizar uma combinação de canais de mídias e não se ater a um único canal.

“Ao entregar uma mensagem ou um conteúdo na tela de bloqueio do usuário, o principal objetivo das notificações em push é o de incentivar os usuários a entrarem no app da sua marca ou para recuperar usuários inativos”, explica Luft, que acrescenta ainda, que as mensagens no aplicativo podem ser acionadas pela atividade de um usuário e também podem ser utilizadas para compartilhar atualizações e promoções de produtos.

“Em última análise, eles são projetados para manter os usuários mais ativos engajados. Além disso, é possível ainda usar mensagens ‘geolocalizadas’ para enriquecer a experiência dos clientes. Isso permite que você forneça conteúdo relevante ao usuário, tendo como base sua localização. É particularmente benéfico para varejistas ou restaurantes, por exemplo, pois é possível notificar os clientes sobre um desconto ou um novo prato perto de sua filial. Assim é possível melhorar a experiência e aumentar a fidelidade, alcançando os usuários com a mensagem certa, no momento certo”.

Privacidade 

Com os usuários cada vez mais conscientes do valor de seus dados pessoais, as pessoas também estão cada vez mais sensíveis à forma como esses dados são usados pelas marcas. De fato, uma pesquisa de 2019 da empresa de segurança cibernética RSA descobriu que 70% dos consumidores querem proteger suas informações de identidade e 57% desejam proteger seus detalhes de contato.

As regulamentações de privacidade também já estão sendo introduzidas em todo o mundo. Essa mudança na conscientização do consumidor significa que é do interesse de todas as empresas acertar suas políticas de privacidade de dados. Diante desse fato, mais do que nunca, os dados devem ser seguros e compartilhados apenas quando os clientes concederam permissão expressa.

“Nesta frente, a fidelização apresenta uma oportunidade única. Por exemplo, clientes fiéis se identificam voluntariamente e reconhecem valor na troca de seus dados – como pontos, descontos e ofertas personalizadas. Um programa de fidelidade não apenas protege você contra a violação dos regulamentos de privacidade, mas também ajuda a criar confiança e a se comunicar com os clientes em nível pessoal e individual”, explica Luft, que comenta, ainda, que a chave para isso é coletar apenas dados que a empresa for realmente utilizar.

Benefícios da fidelidade do cliente

A pesquisa da Invesp constatou também que clientes fiéis de aplicativos têm três vezes mais chances de repetir uma compra, o que novamente mostra a importância do foco em fidelidade. “O uso de marketing digital inteligente e orientado por dados para os aplicativos móveis pode ajudar as empresas a aumentar a fidelidade do cliente, a expandir os negócios e, por fim, aumentar a lucratividade”, conclui o especialista.

Continue lendo

Empresa

Revo anuncia Felipe Massa como primeiro embaixador da marca

Publicado

em

Revo – plataforma digital de mobilidade urbana que combina transporte aéreo e terrestre, apoiada por inteligência artificial e com reserva de assentos individuais, múltiplos ou por fretamento completo, algo inédito no mercado – anuncia o automobilista Felipe Massa como primeiro embaixador da companhia.

A escolha de Massa, piloto com carreira consolidada no cenário brasileiro e internacional, como embaixador da Revo, reforça a credibilidade e reputação da marca, adicionando autenticidade à parceria.

“A associação da Revo com o Felipe Massa vai além do marketing convencional. A busca dele por excelência, seja no automobilismo ou em sua vida pessoal, reflete os valores da nossa marca, que está em um constante processo de inovação, precisão e alto desempenho dos serviços”, diz Rodrigo Otávio Nascimento, CFO da Revo.

“Como embaixador da Revo, espero acrescentar à marca muito mais do que apenas uma associação de imagem. Meu objetivo é representar a sinergia entre os valores de desempenho, inovação, segurança e excelência técnica, que ambos compartilhamos”, afirma Massa.

Para dar início aos trabalhos em conjunto com o novo embaixador, a Revo disponibilizou hoje em suas redes sociais a primeira campanha com o piloto. O vídeo apresenta o piloto como cliente da empresa, que oferece um serviço porta a porta e possibilita economia de tempo com segurança em megacidades como São Paulo, imprevisíveis quando se fala de trânsito.

Continue lendo

Empresa

Editora MOL e Instituto Riachuelo criam novo produto social

Publicado

em

A Editora MOL e o Instituto Riachuelo lançam esta semana seu terceiro projeto conjunto, o produto social “Qual É Seu Look Hoje?”, livro que apresenta 25 tendências de moda em cartões destacáveis, proporcionando inspiração para mulheres expressarem sua personalidade por meio da moda. A partir das vendas nas Lojas Riachuelo, a publicação tem a expectativa de gerar mais de R$ 120 mil em doação para o Programa Pró-Sertão e capacitar cerca de 2.8 mil costureiras no semiárido nordestino.

Rompendo com os tradicionais padrões, a obra destaca a filosofia de que na moda tudo é permitido. A escolha do visual transcende regras e padrões, tornando-se uma expressão única de identidade e bem-estar pessoal. Seja por um dia ou para experimentar possibilidades, o livro encoraja suas leitoras a ousarem sem medo.

São oferecidas dicas de peças que estão em alta para diversos estilos, como casual, clássico, minimalista, romântico, urbano, esportivo, criativo, prático, boho, roqueiro, entre outros. Para cada estilo, há um cartão com ilustração e uma frase inspiradora que pode ser destacado para decorar ambientes ou presentear.

Geração de renda para mulheres do sertão nordestino

O livro “Qual É Seu Look Hoje?” vai além de ser uma boa leitura: parte do valor da compra apoia a capacitação de costureiras no sertão nordestino por meio do programa Pró-Sertão, do Instituto Riachuelo. Iniciada em 2013, a iniciativa busca fomentar a criação de oficinas de costura na região do Seridó, localizada no Rio Grande do Norte, contribuindo para o desenvolvimento regional e a geração de emprego e renda. A cada exemplar vendido, uma doação é feita para o programa, podendo chegar a R$ 120 mil.

“Este lançamento representa não apenas um marco em nossa parceria com o Instituto Riachuelo, mas um passo significativo em direção ao empoderamento econômico de mulheres no sertão nordestino. Estamos muito orgulhosos por apresentar mais um produto social que gera transformação real e reforça nosso compromisso com o fortalecimento da cultura de doação no Brasil”, destaca a CEO da Editora MOL, Roberta Faria.

Continue lendo