Eventos
Expo Center Norte sedia Luminna Fest, uma grande festa de Natal de luzes indoor

De 4 a 27 de dezembro, o Luminna Fest tomará conta do Expo Center Norte, um dos maiores centros de exposições da América Latina e que integra a Cidade Center Norte – complexo multiuso que reúne também os Shoppings Center Norte e Lar Center e o Novotel Center Norte. O evento, criado e desenvolvido pela Ripa Cenografia, surpreenderá os visitantes com mais de 150 esculturas iluminadas com luzes de led em uma cenografia que explora o encanto e a magia do Natal. Em um percurso de 1km em uma área de mais de 65 mil m², passando por quatro pavilhões do Expo Center Norte, o roteiro destaca três temas principais: ‘Jardins’, com elementos da natureza e mundo animal; ‘Lúdico’, passando por contos de fadas e clássicos; e ‘Santa Claus’, com cenários do Polo Norte e Lapônia.
A tecnologia será uma grande aliada do Luminna Fest, que segue todos os protocolos de saúde e segurança estabelecidos pelas autoridades competentes. Um aplicativo vai mostrar algumas surpresas durante o circuito, que tem duração aproximada de 25 minutos e é feito exclusivamente de carro. Na entrada do evento, haverá uma estrutura de serviços de alimentação com atendimento através de um QR Code, que será disponibilizado na chegada aos visitantes, e com entrega em sistema drive-thru, estando permitido comer apenas dentro do veículo. Todos os integrantes do carro passarão por aferição de temperatura e é obrigatório o uso de máscara de proteção durante todo o trajeto.
A venda dos ingressos é realizada antecipadamente pelo site e aplicativo da Sympla (https://www.sympla.com.br) conforme a disponibilidade para a data e horário, que são escolhidos no momento da compra. São mais de 30 sessões por dia, com limite de 42 carros em cada uma. O valor é cobrado por veículo de passeio.
“O Luminna Fest foi inspirado em tradicionais eventos de Natal que já tive a oportunidade de vivenciar nos Estados Unidos, mas com todas as adaptações necessárias para o atual momento. Temos uma grande preocupação em oferecer, acima de tudo, segurança. Neste sentido, o passeio acontece 100% dentro do carro a fim de preservar o isolamento social do público durante todo o trajeto. Ressalto que o evento é totalmente inclusivo e foi planejado para promover uma experiência única e inesquecível para o espectador”, explica Paulo Rizzo, fundador e CEO da Ripa Cenografia e idealizador do Luminna Fest. O executivo também reforça a importância de contar com o Shopping Center Norte, tradicionalmente conhecido por suas comemorações de Natal, como patrocinador do evento.
“Estamos muito contentes com esta parceria com o Luminna Fest, que vem para enriquecer ainda mais o Natal da Cidade Center Norte. É um evento que promete encantar e emocionar não apenas as crianças, mas toda a família. Será um grande sucesso. Reforço que algumas ações se estendem para o Shopping Center Norte. Nossos clientes serão impactados já na entrada do estacionamento com túneis de luz, que estarão espalhados em alguns dos acessos de carro, e comunicações nas cancelas”, comenta Guilherme Marini, diretor executivo do Shopping Center Norte.
Vale ressaltar que o staff do evento passará por treinamentos constantes a fim de melhor atender e orientar os visitantes. Ao entrarem nos pavilhões, todos os colaboradores terão sua temperatura corporal medida. Os banheiros serão limpos frequentemente e haverá normas de distanciamento social e uso obrigatório de máscaras de proteção para permanência no local e circulação nas áreas comuns. Todas as estações da atração possuem saídas de emergência para aqueles que precisarem ou optarem por sair antes do término do trajeto, a qualquer momento, sem interromper a exposição.
Com o objetivo de ajudar a transformar o Natal de muitas famílias e crianças da comunidade Zaki Narchi, na zona norte de São Paulo, o Luminna Fest promoverá uma campanha social para arrecadação de alimentos não perecíveis e brinquedos. A iniciativa acontece em parceria com o Instituto Center Norte, organização sem fins lucrativos que tem como propósito ajudar moradores das comunidades da zona norte, e o posto de coleta das doações ficará na entrada do evento. “Desde o início da pandemia, estamos promovendo ações e engajando nossos colaboradores, lojistas e clientes dos Shoppings Center Norte e Lar Center, parceiros e a comunidade em prol daqueles em situação de vulnerabilidade social. Temos o compromisso de continuar ajudando os que mais necessitam e convidamos a todos para entrarem nesta ação conosco a fim de beneficiarmos e transformarmos o Natal do maior número de famílias”, completa Daniela Pavan, gerente de sustentabilidade da Cidade Center Norte.
Serviço
Luminna Fest
Quando: De 4 a 27 de dezembro de 2020
Horário: Das 10h às 22h
Entrada: De segunda a quarta-feira – R﹩ 110,00. Às quintas e sextas-feiras – R﹩ 190,00. Aos sábados e domingos – R﹩ 240,00. Nos dias 24 e 25 de dezembro, o ingresso custa R﹩ 240,00. Os valores são cobrados por carro e a venda dos ingressos é realizada antecipadamente pelo site e aplicativo da Sympla (www.sympla.com.br).
Duração: Aproximadamente 25 minutos
Local: Expo Center Norte
Endereço: Rua Galatea, Portão 3
Eventos
UBRAFE divulga balanço sobre o recorde na realização de eventos B2B em São Paulo no 1º semestre 2025

A UBRAFE (União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios), única entidade que representa oficialmente o setor de feiras e centros de eventos B2B no Brasil, em parceria com a São Paulo Turismo (SPTuris), acaba de apresentar o levantamento quantitativo semestral de 2025 sobre o setor de eventos voltado à geração de negócios, o Barômetro UBRAFE SP TURIS – incluindo feiras, congressos, convenções e eventos corporativos. Ao longo dos primeiros seis meses do ano, os participantes dos eventos B2B foram responsáveis por um impacto econômico total de R$ 5,4 bilhões na cidade de São Paulo.
“Se compararmos esse valor ao mesmo período do ano passado, observamos um crescimento de R$ 1 bilhão, o que evidencia o fortalecimento do setor de eventos na capital paulista. Esse barômetro reforça o quanto o segmento de eventos B2B está em constante crescimento, contribuindo positivamente para o mercado de negócios em São Paulo”, aponta Paulo Octávio Pereira de Almeida (P.O.), diretor executivo da UBRAFE.
Dados registrados de janeiro a junho de 2025 mostram um total de 612 eventos B2B com foco em geração de negócios, todos com pelo menos 700 participantes cada — um aumento de 19% em comparação com o mesmo período de 2024, que contou com 516 eventos. A análise deste primeiro semestre revelou ainda um total de 3,2 milhões de visitantes únicos — 14% a mais do que no 1º semestre de 2024 —, dos quais 70% são moradores do estado de São Paulo, representando 2,2 milhões de pessoas. Os outros 30% são turistas de negócios, moradores de outros estados e do exterior, representando 1 milhão de pessoas que vieram a São Paulo para participar de eventos B2B na cidade.
Do total de eventos realizados, 69% foram voltados ao segmento Corporativo, reunindo, porém, apenas 15% do número de visitantes. As Feiras Setoriais de Negócios correspondem a 13% do total dos eventos realizados, mas concentram 70% dos visitantes realmente comprovando que são o principal formato de eventos presenciais com foco em negócios. Por sua vez, os Congressos representaram 10% da quantidade total de eventos, atraindo 5% do público. Já as Convenções correspondem a 8% do total, recebendo 10% dos participantes B2B.
“Com base nas projeções que temos, nossa expectativa é encerrar o ano de 2025 com uma movimentação econômica estimada em R$12bilhões na cidade de São Paulo, com a realização de mais de 1200 eventos de grande porte e a participação de aproximadamente 8 milhões de pessoas”, destaca Paulo Ventura, presidente do conselho de administração da Ubrafe.
Eventos
Nova plataforma facilita organização de eventos corporativos para PMEs

Pequenas e médias empresas que desejam promover eventos corporativos com qualidade profissional, mas não dispõem de orçamento para contratar uma agência especializada, agora podem contar com a plataforma Brilhar Eventos. Trata-se de um marketplace criado pela Joia – Experiências que Transformam, desenvolvido justamente para democratizar o acesso a experiências corporativas bem planejadas, com praticidade, transparência e controle de custos.
Com poucos cliques, é possível montar um evento completo e simular orçamentos personalizados, com base no tipo de ação, número de participantes, data, horário, local e serviços agregados, como buffets, mobiliário, decoração e brindes. Voltada inicialmente para eventos internos na capital e Grande São Paulo, a Brilhar também permite que fornecedores se cadastrem diretamente na plataforma, ampliando sua visibilidade e criando novas conexões comerciais.
A proposta atende especialmente empresas que não têm equipe ou verba dedicada exclusivamente para eventos, mas desejam realizar treinamentos, encontros com clientes, ativações de marca, convenções ou confraternizações com até 100 pessoas.
“Queremos que toda empresa, independentemente do porte, tenha acesso a eventos bem estruturados e com qualidade profissional. A Brilhar foi pensada para facilitar esse caminho, tornando o processo mais simples, ágil e acessível para quem nem sempre tem tempo ou estrutura para planejar”, afirma Flávia Morizono, diretora de planejamento e operações da Joia.
Com quase 13 anos de atuação no mercado de live marketing e eventos corporativos, a Joia compartilha sua expertise com empresas que desejam crescer e fortalecer sua cultura organizacional por meio de experiências memoráveis, e aposta no aquecimento do setor de eventos para impulsionar um crescimento de 40% em 2025.
You must be logged in to post a comment Login