Conecte-se com a LIVE MARKETING

Empresa

Estudo da SBVC traz radiografia do varejo brasileiro em ano de retomada da economia

Publicado

em

Em 2021, o Brasil viveu um ano de idas e vindas, em que a progressiva vacinação da população e reabertura do comércio conviveram com o avanço das variantes delta e ômicron do coronavírus. Nesse cenário de incertezas, o varejo brasileiro mais uma vez apresentou um desempenho bem superior ao do PIB, contribuindo para acelerar a recuperação econômica pós-Covid. De acordo com o estudo “O Papel do Varejo na Economia Brasileira”, realizado anualmente pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), o chamado Varejo Restrito (varejo de bens de consumo, exceto automóveis e materiais de construção) fechou 2021 com uma expansão de 13,9%, três vezes mais que o crescimento de 4,6% do PIB. Este foi o quinto ano consecutivo de expansão do varejo, que desde 2016 vem superando o desempenho da economia como um todo.

A edição 2022 do estudo “O Papel do Varejo na Economia Brasileira”faz uma radiografia completa do setor varejista no País, analisa em detalhes sua participação na economia nacional, a capacidade de geração de empregos, traz números por segmento de atuação, mostra como a macroeconomia influenciou seu desempenho e revela os impactos da Covid-19 sobre o setor no ano passado.

Em 2021, o Varejo Restrito, com expansão de 13,9%, teve um resultado inferior ao Varejo Ampliado (que inclui automóveis e materiais de construção), de espetaculares 18%. Movimentando R$ 1,99 trilhão, o Varejo Restrito equivale a 22,9% do PIB brasileiro. O Varejo Ampliado, por sua vez, alcançou R$ 2,41 trilhões em 2021 e representou 27,7% do PIB nacional.

Na avaliação de Eduardo Terra, presidente da SBVC, os números do varejo em 2021 mostram que a transformação digital do setor viabilizou uma retomada rápida das vendas, assim que o cenário macroeconômico e sanitário começou a se estabilizar. “As empresas que mostraram agilidade e flexibilidade para navegar pela progressiva reabertura do comércio e, ao mesmo tempo, reforçaram seu relacionamento digital com os consumidores ampliaram suas possibilidades de interação e conhecimento dos clientes. E a partir do uso intensivo de dados, têm conseguido identificar oportunidades de crescimento e fidelização”, analisa.

Um dos aspectos em que a importância do varejo é mais relevante é o volume de empregos gerados pelo setor. A taxa de desemprego medida pelo IBGE recuou de 13,5% para 11,1% (o menor patamar desde 2016), impulsionada pela recuperação do varejo, que continua a ser o maior empregador privado do país. “Em quase todos os meses de 2021, o varejo contratou mais do que demitiu, demonstrando claramente o reaquecimento da economia”, afirma Terra. De acordo com o estudo, o varejo emprega 25,8% dos trabalhadores com carteira assinada, ou aproximadamente 8,5 milhões de pessoas. “O varejo é um setor muito resiliente e flexível, que responde rapidamente ao comportamento dos consumidores. A recuperação da economia brasileira depende do bom desempenho do setor e de sua capacidade de reinvenção”, comenta.

O estudo “O Papel do Varejo na Economia Brasileira” alinha e estrutura conceitos, definições, classificações, estatísticas e números a respeito do varejo na economia brasileira e mostra em detalhes um retrato do passado recente do setor, com uma análise da situação atual. “É fundamental que um segmento que emprega um em cada quatro trabalhadores brasileiros com carteira assinada e gera um grande impacto econômico seja cada vez mais estudado e analisado, para que toda sua cadeia de valor e os diversos órgãos dos poderes Executivo e Legislativo possam conhecê-lo e compreendê-lo mais profundamente”, afirma Eduardo Terra, Presidente da SBVC.

Para o estudo, as principais entidades que representam o varejo nacional contribuíram com a formulação dos conceitos, definições e classificações, trazendo para o estudo seus dados e estatísticas para que, organizados, possam dar um entendimento mais claro e detalhado do papel de cada uma na economia brasileira. Na visão de Eduardo Terra, esse alinhamento de conceitos e definições é fundamental. “Dessa maneira, conseguimos unificar alguns conceitos e estabelecer números mais alinhados e comuns a todo setor”, afirma Eduardo. “Isso traz uma visão mais ampla da força do varejo e de sua importância para a economia brasileira”, acrescenta.

O estudo levou em consideração os números e levantamentos das entidades representativas dos seguintes segmentos: Franchising, Shopping Centers, Hiper e Supermercados, Bares e Restaurantes, E-commerce, Material de Construção, Farmácias e Drogarias, Livrarias, Perfumarias e Pet Shops. O levantamento mostra o cenário atual que caracteriza um novo ciclo para o setor varejista, desafiando empresas a continuar seu processo de expansão, perseguindo simultaneamente mais eficiência e competitividade.

Continue lendo

Empresa

Bauducco e Ampfy trazem de volta o desafio gastronômico natalino no TikTok

Publicado

em

Depois do sucesso da primeira edição, o “Desafio Bauducco Lovers”, o desafio gastronômico para fãs no TikTok, está de volta à plataforma com uma nova temporada. Criado pela Ampfy, o reality vai eleger o maior fã de Bauducco Panettone ou Bauducco Chocottone® em uma disputa cheia de receitas, humor e espírito natalino.

Dando continuidade ao movimento de “contemporanização” da marca, que inclui rebranding, collabs e inovações de portfólio e formatos, a ação reforça a conexão da Bauducco com a Geração Z, principal público do TikTok.

Para participar, os criadores de conteúdo demonstraram seu amor por Bauducco Chocottone ou Bauducco Panettone em uma receita com o produto escolhido, postaram na plataforma com a hashtag #BauduccoLovers e a trilha oficial disponibilizada na página da missão, e seguiram o perfil oficial da marca. Foram mais de 660 vídeos enviados nessa fase, e os seis selecionados agora estão divididos entre os times “Panettoners” e “Chocottoners”, com três integrantes cada.

As provas gravadas na Bauducco Cozinha irão ao ar a partir do dia 11/11, sempre às terças-feiras, com quatro episódios no TikTok apresentados pela influenciadora e comediante Raquel Real, conhecida por conteúdos de humor e com mais de 500 mil seguidores. O último episódio abre a votação pública para eleição do novo Bauducco® Lover e a grande final, ao vivo, acontece no dia 09/12, quando o público descobrirá quem é o verdadeiro campeão.

“O Bauducco Lovers voltou em uma edição especial de Natal, uma temporada cheia de entretenimento, diversão e 100% nativa do TikTok. Dessa vez a narrativa ficará em torno de uma das disputas mais clássicas do Natal: Bauducco Chocottone x Bauducco Panettone, e vamos descobrir o maior amante dos nossos protagonistas de Natal”, comenta Mayara Ribeiro, diretora de criação da Ampfy.

“O sucesso da primeira edição do desafio mostrou o quanto nossa comunidade é apaixonada pela Bauducco. Agora, nesta nova temporada, daremos ainda mais protagonismo aos fãs da marca, valorizando a criatividade e o conteúdo que nasce deles. A Bauducco é a marca do Natal no Brasil e só nós temos o Chocottone®, nossa marca registrada que é sinônimo de categoria. Por isso faz todo sentido que sejamos nós a conduzir, de forma divertida e autêntica, essa conversa que já faz parte da tradição natalina do país” explica André Kieling, gerente executivo de marca e insights da Bauducco.

Continue lendo

Empresa

Usaflex leva novo posicionamento para ponto de ônibus na Avenida Paulista

Publicado

em

A Usaflex dá mais um passo em seu novo posicionamento e leva tagline “Viver Pede Conforto” para as ruas de São Paulo com uma ação out-of-home que transforma o ponto de ônibus da Avenida Paulista, 900, em um espaço de pausa e bem-estar. A intervenção acontece entre os dias 11 e 17 de novembro e é assinada pela Paim United Creators, com execução da Eletromídia.

O abrigo temático propõe uma experiência sensorial e imersiva, criando uma verdadeira zona de conforto em meio ao ritmo acelerado da cidade. O espaço contará com bancos estofados, ambientação nas novas cores da marca e totens digitais e estáticos exibindo a campanha. A ideia é transformar um local de espera em um momento de pausa, onde o público possa vivenciar, de forma real e tangível, a essência do novo posicionamento da Usaflex.

Segundo a marca, a escolha da Avenida Paulista reflete o desejo de estar presente nos trajetos reais das mulheres e de reforçar sua conexão com a vida urbana. Com fluxo médio estimado em 84 mil pessoas por dia, o local foi escolhido pela alta visibilidade e diversidade do público, tornando-se um palco estratégico para consolidar o novo momento da Usaflex que agora traduz o conforto não apenas como atributo físico, mas como um estado de plenitude, autoconfiança e fluidez.

Com essa ação, a Usaflex reforça sua presença no cenário urbano e consolida a nova identidade visual, marcada pelas novas cores rosa e amarelo, que expressam feminilidade, vitalidade e autenticidade.

Continue lendo