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Estudo aponta retomada nos investimentos em mídias sociais e novos formatos de conteúdo na pandemia

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A Socialbakers, que atua em soluções para a otimização de performance corporativa em redes sociais, divulga novo relatório abrangente sobre as tendências no bilionário mercado de publicidade nas redes sociais. O estudo detalha as transformações do marketing de influência e da publicidade paga à medida que as marcas se adaptam à pandemia de Covid-19 no mundo todo. Algumas das principais conclusões do relatório incluem o retorno aos níveis pré-pandêmicos em áreas como orçamentos de publicidade, custo por clique (CPC) para anúncios pagos e a quantidade de tempo que os usuários do Facebook passam online. O levantamento também apresenta um aumento significativo na quantidade de vídeos orgânicos utilizados nas mídias sociais, tendência essa que apresenta aos profissionais de marketing uma alta taxa de engajamento do público que está em home office ou cumprindo o isolamento social.

“O segundo trimestre foi dinâmico do ponto de vista de marketing. Vimos a publicidade paga se recuperar e o CPC aumentar à medida que as empresas voltaram ao normal na maioria das regiões e setores”, afirma Alexandra Avelar, country manager da Socialbakers no Brasil. “Vimos uma queda nos gastos com anúncios no início de junho, principalmente nos EUA, o que corresponde a #BlackoutTuesday. No entanto, os gastos com anúncios voltaram ao normal quase imediatamente. Houve outra queda nos gastos com anúncios no final de junho, provavelmente relacionada aos boicotes a anúncios que também devem afetar os números no terceiro trimestre de 2020”.

Gastos com anúncios aumentam e avançam para níveis pré-pandêmicos
Em todo o mundo, os gastos com anúncios em mídias sociais aumentaram significativamente. Globalmente, as marcas gastaram 26% mais em publicidade em comparação ao final do primeiro trimestre, quando os orçamentos ainda eram muito impactados pela pandemia de coronavírus. Todos os setores analisados pela Socialbakers mostraram um aumento nos gastos com anúncios nos últimos três meses. No entanto, houveram casos em que os gastos com anúncios caíram temporariamente, provavelmente devido ao movimento #BlackoutTuesday e ao boicote a anúncios no Facebook organizado por direitos civis e grupos ativistas. O impacto do boicote nos anúncios do Facebook foi mais sentido na América do Norte, onde os gastos diminuíram 31,6% nas duas últimas semanas do segundo trimestre. Como esse boicote deve durar pelo menos até julho, os gastos com anúncios provavelmente continuarão a diminuir no início do terceiro trimestre.

Custo por clique aumenta no mundo, mas índice ainda é baixo na comparação anual
O custo médio por clique dos anúncios pagos online aumentou 55,3% depois de atingir seu ponto mais alto no início de março, antes da Covid-19 afetar todo o mundo. O maior índice de crescimento foi registrado no sul da Europa, chegando a 94%. Para todas as marcas, o CPC aumentou 42,7%, chegando a US$ 0,107. No entanto, nos principais feeds, o CPC ainda mostra um declínio ano após ano, o que significa que ainda existe uma oportunidade para marcas que possuem um bom orçamento atingirem um público maior com seus conteúdos.

Usuários do Facebook retornam à atividade online pré-pandêmica
Os dados da Socialbakers também indicam que, à medida que as comunidades em todo o mundo começaram a sair da quarentena, o tempo que passavam online voltava em grande parte aos níveis pré-pandêmicos. As interações relativas do Facebook caíram de 100% para 50,8% no segundo trimestre, mas voltaram a aumentar no final do trimestre. Essa redução foi principalmente um retorno ao nível normal após um pico anormal em meados de março, quando muitos iniciaram o período de isolamento.

Publicações com vídeos aumentam e mostram grande potencial
No começo da pandemia, em março de 2020, o conteúdo em vídeo registrou picos de interesse nas plataformas de mídia social. O Twitter, que contém mais de 20% dos tweets feitos por páginas de marcas, lidera com a maior porcentagem desse formato comparado ao Facebook e Instagram. No caso do Instagram, os vídeos representaram 17,1% de todas as postagens das marcas, um aumento de 16,3% em relação ao segundo trimestre de 2019. Já o Facebook registrou um aumento de 5,3% em relação ao mesmo período do ano passado, com os vídeos representando 18% do conteúdo nessa plataforma. Além disso, o uso do Facebook Live aumentou 27% em comparação com o segundo trimestre de 2019 e 126% nos últimos quatro meses, se tornando o formato com maior engajamento da plataforma.

“Vídeo é uma ótima maneira de gerar engajamento orgânico, já que os profissionais de marketing tentam alcançar o público que ainda está em casa”, pontua Alexandra. “Devido aos seus níveis consistentemente altos de engajamento, prevemos que muitas marcas continuarão aproveitando o Facebook Live e as transmissões ao vivo no terceiro e quarto trimestres. Para nós, a mensagem está clara. As marcas que não investirem em lives estão deixando de lado uma oportunidade de engajar mais”, conclui.

Metodologia do relatório
Os Social Media Trends Reports refletem o banco de dados da Socialbakers no início do trimestre seguinte ao trimestre do relatório. Os dados são extraídos uma vez e não são atualizados entre as liberações.

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Nutella® celebra o Dia Mundial do Pão no ambiente digital e pontos de vendas

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Nutella® celebra o Dia Mundial do Pão no ambiente digital e pontos de vendas

Francês, sírio, italiano, integral, caseiro, de forma. O pão, um dos alimentos mais tradicionais do mundo, tem seu dia comemorado mundialmente em 16 de outubro. Para celebrar a data, Nutella® resolveu criar a ação #Nutella♡Pão, com ativações em pontos de venda, no ambiente virtual e junto aos seus principais parceiros de food service. A ação acontece até o dia 16 de outubro.

“A história da Nutella® tem uma conexão muito forte com o pão. Desde quando o creme de avelã com chocolate foi criado pelos nossos fundadores, na Itália pós-guerra, a ideia era passa-lo sobre o pão para começar mais um dia de trabalho ou estudos”, conta Rodrigo Lopes, diretor de marketing de Nutella® da Ferrero para América do Sul. “Pão e Nutella® formam o casal perfeito. É claro que combinações com frutas, tapioca, bolo de cenoura e todas as outras são uma delícia, mas a união com o pão é clássica”, finaliza.

Foram produzidas 60 mil sacolas de pães personalizadas e 4 mil displays com a campanha, que serão distribuídas nos principais pontos de vendas do país.

Ao público do food service – padeiros, panificadoras e confeitarias – a marca enviará kits especiais de agradecimento pela sólida parceria, com uma espátula personalizada e, claro, um pote de Nutella®.

Nas redes sociais, a marca fará parceria com cinco criadores de conteúdos que mostrarão abordagens diferentes e individualizadas da combinação entre Nutella® e a estrela do dia, o pão.

Na plataforma Tastemade – canal de programação original, com séries de comida, viagem e entretenimento – duas receitas inéditas serão compartilhadas com o público: pãozinho de cenoura e pão sanfona de banana, sempre com Nutella®. Além de receitas deliciosas, a marca também reforça a importância do consumo equilibrado, na porção recomendada. Além das receitas, a ação contará com um quiz sobre o tema.

Por fim, para o Youtube, a marca produziu um vídeo curto, em formato bumper, especialmente para a comemoração. Nele, um casal experimenta diversos tipos de pães com Nutella® durante o café da manhã.

Sacola de pão personalizada com a campanha #Nutella♡Pão

Uma receita única

A relação de Nutella® e pão é antiga. Após a Segunda Guerra Mundial, quando o cacau era extremamente escasso, a Ferrero, empresa originária de Piemonte, na Itália, transformou esse problema em uma solução inteligente: criou uma pasta doce feita de avelãs, açúcar e um pouco do cacau.

A primeira versão podia ser cortada com a faca – era mais sólida e foi chamada de ‘Giandujot’ por conta de um personagem de carnaval da época. Posteriormente, ganhou cremosidade e outro nome:  SuperCrema.

Com o passar dos anos, a receita foi sendo aperfeiçoada até chegar à perfeição. Em mais de 170 países, Nutella passou a ser Nutella®.

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LG é o novo cliente da Raccoon

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LG é o novo cliente da Raccoon

A agência de digital full service Raccoon assume a conta da LG, conglomerado sul-coreano que atua no setor de eletrônicos, eletrodomésticos e telefonia móvel. A agência agora é a responsável pelas estratégias de Trade Marketing e de lançamento da nova Loja Online da LG, por meio das frentes de Mídias Pagas, Design, CRM, Conteúdo, CRO, SEO, Implementação SEO/CRO e Web Analytics.

A parceria se iniciou em julho e a Raccoon envolve uma equipe multidisciplinar para atender a gigante sul-coreana. Todo o time é supervisionado por um Head de Marketing e conta com três principais células, sendo elas: Performance (Mídias+Design), Inbound (CRM, Conteúdo, CRO, SEO e Implementação) e Web Analytics (Tracking, Dashboards e Ciência de Dados).

Para André Palis, sócio-fundador da Raccoon, a parceria mostra que a agência está no caminho certo de ter ao seu lado grandes empresas e também ter a certeza de um crescimento mútuo para chegar a um só objetivo em comum. “Vermos que uma empresa tão grande está confiando em nós para divulgar o lançamento de sua plataforma de e-commerce e também levar novas implementações ao mercado é motivo de orgulho para nós e só demonstra que nossa equipe está pronta para esse e demais desafios que possam surgir”, comenta Palis. “Além disso, poder participar desse lançamento é de uma confiança extrema em nosso trabalho e tenho certeza que daremos conta do recado”, finaliza o executivo.

De acordo com Aline Machado, gerente de vendas online brand shop da LG Electronics do Brasil, a parceria com a Raccoon chega em um momento importante para a marca, o lançamento de sua nova plataforma de compras online. “Na LG valorizamos a proximidade com os consumidores e sempre buscamos formas de oferecer mais comodidade e facilidade de acesso a nossos produtos. A parceria com a Raccoon nos ajudará a proporcionar uma melhor experiência de compra para nossos clientes e a criar uma identificação ainda maior com a nossa marca.”

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