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Estratégias inovadoras no universo digital fortalecem a reinvenção do setor de Eventos

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Se reinventar em meio ao isolamento social e surpreender com estratégias inovadoras continua sendo o grande desafio das empresas do setor de Eventos, um dos mais afetados pela pandemia. Com atividades presenciais suspensas, o meio digital passou a ser o caminho dessa reinvenção, mas como ir além das tradicionais “lives” e unir esses dois universos para gerar maior engajamento do público?

Diante do cenário de limitação do número de participantes em ações presenciais e com protocolos de segurança e normas sanitárias a seguir, as empresas estão investindo em novas soluções para seus modelos de negócios por meio de inteligências geradas fora do seu contexto tradicional. O objetivo é manter o público “perto mesmo à distância”, com ações que priorizam o engajamento emocional e a sensação de proximidade das demais pessoas, além de oferecer conectividade e conteúdo relevante.

Ilustrando essa reinvenção do segmento, a Accuracy – agência de live marketing e produtora de conteúdo e vídeo – foi além das famosas “janelas” de conversa, que já fazem parte do cotidiano nas reuniões virtuais, e desenvolveu recentemente duas importantes estratégias para a multinacional Unilever: a 6ª edição do Unilever Talks – principal evento de relacionamento da companhia com o varejo nacional, pela primeira vez online, e o ICE OOh Summit 2021, convenção global da divisão de sorvetes da companhia.

Diante da transformação digital significativa para a realização dos dois projetos, a agência destaca 3 estratégias de reinvenção no universo online para manter o setor:

1) Formato: com foco no público-alvo do evento e no perfil das mensagens a serem transmitidas, é necessário encontrar o fio condutor para que a história seja contada até o final, sem “perder” a audiência. “Acredito que a primeira barreira do evento online deve ser quebrada através da imersão, precisamos levar a audiência ao padrão de concentração dos programas de TV ou séries via canais de streaming e, para isso, todo esforço para utilização destes recursos ou linguagem é pouco nesse momento.”, explica Marcos Pirozzelli, CEO da Accuracy.

2) Interface: com a evolução da tecnologia, chegamos ao momento da pandemia com diversos recostos tecnológicos. Cabe ao mentor de um evento online a escolha das ferramentas adequadas para pré-evento, evento e pós-evento. “Engajar o público provocando o real interesse na participação, com um rigoroso trabalho de pré-evento, talvez, seja o maior desafio nessa disciplina, mas é fundamental, afinal, assim como na cultura televisiva, nossa tarefa é convidar, lembrar e, “prender” a audiência. Para isso, devemos encontrar os melhores meios de comunicação e argumentos específicos para cada público.”, completa Pirozzelli.

3) Relacionamento: torna-se cada vais mais valioso estreitar o relacionamento com o público do evento. Seja com a interface que propicia interatividade / canal de dúvidas ou em oferecer conteúdo adicional para manter esse público conectado. Para o TALKS, por exemplo, a agência criou um site imersivo e interativo que oferece todo o conteúdo do evento segmentado, como os talks shows. A estratégia reforça a importância de engajar os participantes antes, durante e após os eventos.

O modo de contar histórias no universo corporativo mudou e, naturalmente, é preciso observar o modo com que as pessoas consomem conteúdo de um modo geral. Se no início da pandemia o consenso era “beber na fonte” da linguagem televisiva, a última milha está no processo on demand, afinal, seria esse também o reflexo do que acontece no mercado da comunicação. Como um exemplo claro, está a maior emissora de TV do Brasil apostando em uma parceria com o Google.

E, claro, é importante seguir todos os protocolos de segurança mesmo nos eventos híbridos. “Para uma gravação realizada no Rio de Janeiro, optamos em fretar um ônibus em vez da equipe utilizar a ponte aérea. Assim, nossos 40 colaboradores fizeram o teste e seguiram seguros e levando segurança para o local de destino.”, ressalta o executivo.

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Avantgarde cria ativação para a Nomad no Aeroporto de Guarulhos

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A Avantgarde criou uma ação para a Nomad, banco digital que torna possível, por meio de um único aplicativo, que brasileiros tenham uma conta totalmente regulada nos Estados Unidos, para economizar, comprar e investir em dólar. A agência idealizou uma ativação para a marca no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo – para aproveitar a reabertura das fronteiras.

A ação conta com um projeto arquitetônico com um grande painel de LED, além de uma ativação com um ATM cenográfico, onde o visitante responde algumas perguntas sobre o perfil da viagem que vai fazer. Ao final, um cupom fiscal é impresso e é possível visualizar um comparativo dos gastos da viagem com um cartão tradicional e com a Nomad.

Quem visita o espaço pode ainda tirar dúvidas sobre os serviços com promotores, além de receberem gifts, como apoio de pescoço inflável, tag de mala, e outras cortesias Nomad personalizadas.

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AktuellMix faz aquisição e se transforma em Akm Performma

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Não há mais nada que separe as experiências do mundo físico, como eventos, promoções e ativações diversas, de conteúdos digitais e o engajamento e performance proporcionados por eles. Esse movimento sem volta, potencializado por dados e BI, traz impacto positivo para a relação entre marcas e pessoas em todos os pontos de contato, criando novas formas de ativação que atravessam toda a jornada de consumo.

Em resposta a esse novo paradigma do mundo das experiências de marca, a AktuellMix anuncia a aquisição da Performma, agência de marketing especializada em alavancar negócios e produtos digitais que, em um processo de fusão corporativa, terá a operação absorvida. Assim, como parte do movimento, dá-se origem a uma nova operação que integra o melhor das duas empresas, amplia as entregas em todos os pontos de contato e que passa a se chamar Akm Performma.

A operação integrada Akm Performma nasce para ter uma entrega completa, e foco em criar produtos e serviços proprietários para as marcas. Os sócios da antiga AktuellMix serão donos de 80% da Akm Performma, com os outros 20% distribuídos pelos sócios remanescentes da Performma. A estrutura de liderança da nova empresa é encabeçada pelos co-CEOS Eduardo Andrade e Rafael Tadashi, então líderes executivos de cada uma das empresas envolvidas na negociação que reportaram ao Conselho Executivo da empresa formado por Rodrigo Rivellino, Celio Ashcar Jr. e Mario Medina.

A Akm Performma se estabelece com 120 profissionais fixos – número que pode se elevar de acordo com as demandas dos projetos – sede em um escritório de 1.000 metros quadrados em São Paulo, presença em 16 estados brasileiros, e clientes que, integrados, passam a compor uma carteira que inclui empresas como Avon, Suvinil, Anima Educação, Bradesco, SmartFit, MasterCard, Pepsico entre outros.

“Vivemos a era da digitalização da experiência. Hoje, quando uma ativação é feita, esperamos que ela seja compartilhada. Mas até agora o mercado de live marketing estava em via única, pois não atraia o consumidor no digital para a experiência. Estamos virando essa lógica, e, com dados e inteligência, tendo o dedo no pulso do consumidor de ponta a ponta na sua jornada”, explica Eduardo Andrade, co-CEO da Akm Performma.

“Essa aquisição, mais do que qualquer coisa, representa uma ampliação do olhar para as entregas atuais. Falamos de serviços que transformam a forma atual de se pensar e fazer experiências de marca, quebrando a lógica de comunicação tradicionalmente feita em

nosso setor. Com a Performma, começamos a experimentar o potencial de crescimento em novas frentes de atuação, com sua visão de criação de conteúdos digitais, serviços e produtos proprietários, sem contar uma ampliação de produtos focados no B2B, tendo uma conexão muito maior com clientes B2C”, completa.

Segundo Andrade, a Akm Performma representa uma sinergia única entre as experiências de live marketing, promoção e eventos com o digital, dentro de um pensamento único, e não como serviço agregado. Ele destaca o conhecimento da Performma em entregas como fórmula de lançamento, funil de vendas e conversão, CRM, landing pages, trackeamento, formatação de conteúdo e inúmeras ofertas que permitirão maior engajamento e alcance para as experiências.

Um dos aspectos do negócio da Performma, absorvidos na nova estrutura, é a venda de infoprodutos – foram 60 mil negociados em 2021, incluindo cursos digitais. “Somos uma agência de marketing digital e de conteúdo que foi evoluindo com o tempo e, hoje, faz uma entrega completa no funil, com landing pages, trackeamento, formatação de conteúdo. Agora, temos uma virada de chave que vai permitir o crescimento de uma nova operação que se complementa. O que fazemos é mapear dores e oportunidades para públicos diversos e , através de conteúdo, oferecer soluções para isso. Com essa aquisição, temos a possibilidade de criar experiências e produtos digitais para marcas de grande porte e, na outra via, tornar o consumidor mais engajado e conectado com as marcas”, explica Rafael Tadashi, co-CEO da Akm Performma.

A partir da premissa que experiência física e digital estão integradas, e que os dados e o BI são potencializadores de processos, a operação conjunta prevê a possibilidade de desenvolver produtos e outras linhas de serviço proprietários para as marcas, com potencial muito grande de expandir a atuação da agência. “A Performma traz tecnologia e inteligência e isso, desde já, está agregado ao olhar criativo da Akm Performma. Temos uma ambição de crescimento forte, e estamos mais confiantes nisso após termos atravessado de maneira saudável a pandemia e mantido nossa força criativa e operacional”, afirma Celio Ashcar Jr, sócio da Akm Performma.

Segundo Celio, a projeção é que a agência tenha um crescimento de 30% em 2022, na comparação com 2019. “É uma integração inédita em nosso mercado, com os dados estando no centro do live marketing, que está sendo ressignificado e se digitalizando. Sempre acreditamos na experiência e, partindo disso, temos agora o apoio de novas ferramentas e tecnologias. Acreditamos muito na alta capacidade criativa e operacional de nosso time para oferecer soluções que somam experiência, performance e engajamento”, finaliza.

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