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Entenda como os cinco pilares do Marketing Digital podem alavancar as empresas no momento pós-covid

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Entenda como os cinco pilares do Marketing Digital podem alavancar as empresas no momento pós-covid
Desde que a tecnologia começou a fazer parte do cotidiano das pessoas, principalmente em atividades que antes eram realizadas apenas em formato presencial, o marketing digital passou a ser essencial para o desenvolvimento das marcas. Hoje, para atingir de forma positiva o cliente final, é preciso apostar nos cinco pilares fundamentais do marketing, que consistem em um conjunto de ações realizadas no ambiente online para garantir visibilidade e aumentar as vendas.

Porém, é importante comentar que muito mais do que implementá-las, é preciso saber trabalhar as estratégias nos espaços virtuais para que elas sejam bem elaboradas e realmente tragam o resultado esperado. Principalmente no momento da pandemia, onde segundo uma pesquisa do Instituto Delete – que faz parte da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – 52,6% dos entrevistados instalaram novos aplicativos para aumentar suas atividades digitais. Então, o que não falta no campo visual deles é informação.

A primeira dica que dou para se destacar é entender seu público. Construa a persona do seu negócio, veja quais são seus hábitos de consumo e também quais os aspectos que refletem as preferências e escolhas de cada um, como hobbies, idade, classe social, renda, entre outros. Só assim será possível ser assertivo em suas comunicações. Defina, principalmente, quais os canais específicos que, na grande maioria, eles utilizam, pois dessa forma será possível ampliar as ações de marketing e inteligência do negócio.

Em seguida, é necessário definir quais são os KPIs – mais conhecidos como indicadores chave de desempenho – que atingirão esse público e que são fundamentais para as estratégias de gestão de seu negócio. Como por exemplo: os indicadores de produtividade, que são ferramentas que avaliam o rendimento e a eficiência dos processos, agindo para mensurar a quantidade de recursos utilizados para gerar um determinado produto; os indicadores de qualidade, que auxiliam na análise de imprevistos ou erros ao longo do processo produtivo; e os indicadores de capacidade, que analisam a resposta de um processo por meio da relação entre todas as saídas produzidas por unidade de tempo, sendo essencial para definir o quão competitiva sua empresa é no mercado.

Vale comentar também que é de extrema importância que sua empresa saiba produzir um bom conteúdo, e não apenas elaborar um site e publicar seus produtos e informações. Estude e entregue qualidade no que produz. Essa será a primeira etapa para alcançar um bom engajamento. Lembre-se, é muito melhor ter um tráfego eficiente do que um tráfego em volume. Nem sempre todas as pessoas que interagem com sua marca são seus clientes, então é imprescindível que seu público seja assertivo para que você garanta a venda.

Após seguir esses passos, é necessário estimular o interesse deles no que você oferece. Isso significa fazer a conversão de um leitor da sua rede para o seu e-commerce. Para que isso aconteça, entregue a solução, monitore seus concorrentes e invista no seu negócio. Fique sempre atento ao custo de aquisição do cliente, como anúncios e e-mail marketing. Além disso, não esqueça de acompanhar sempre as visitas em seu site/rede social para entender toda a sua jornada de compra, desde o tempo que ele permanece na loja até a desistência na mesma. Essa será a principal maneira de lançar campanhas com focos específicos. Então mantenha tudo bem organizado, entenda suas métricas e ajuste sempre os pontos mais fracos.

Nunca se esqueça de manter o relacionamento com seu cliente, seja criando uma newsletter para manter a frequência de visitas ou até mesmo uma live no Instagram, pois lembre-se, são eles que farão a sua empresa decolar e continuar funcionando. E com essa roda girando, seu negócio com certeza se destacará perante a concorrência, principalmente hoje, em que os nossos olhos vêem diferentes produtos e marcas a todo momento. Por fim, é fundamental que as empresas que desejam se destacar sigam esses cinco pilares do marketing digital para alavancar suas vendas, principalmente nesse momento de crise econômica que estamos vivendo.

*Sérgio Lima – Publicitário e conselheiro da NOVA/SB
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Não falta criatividade, falta execução

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Não falta criatividade, falta execução

A relação dos consumidores com as marcas vem mudando completamente. Como consumidores, buscamos identificar, em marcas, produtos e serviços, os mesmos valores e aspectos que representam nossa forma de pensar e nos comportarmos em sociedade. Cada vez mais, as marcas que se preocupam com questões ambientais e sociais ganharão mais espaço no coração das pessoas.

Na verdade, marcas e produtos incríveis, sustentáveis, inovadores, alinhados com crenças e valores das pessoas não faltam por aí. O que ainda falta – e muito – é acontecer o desejado encontro dessas marcas e consumidores.

Sorte, acaso ou destino sempre atuarão nesses encontros. Mas marcas são negócios e precisam de previsibilidade e crescimento nos seus negócios. E algo está faltando para grandes marcas chegarem em seus consumidores ideais.

O Brasil é reconhecido globalmente como um berço criativo. Nossos criativos dão show em qualquer lugar do mundo. O problema não é a falta de criatividade e ideias. O que está faltando é execução. O jogo de como atingir as audiências certas (o seu “público-alvo”) mudou, e a maioria das marcas não está acompanhando essa mudança.

Pense nas experiências que você tem como usuário e consumidor. Não sei você, mas geralmente me sinto um usuário aleatório sendo exposto a marcas e produtos que não fazem sentido para mim. Mas, quando nos acertam em cheio, vem aquele “uau!” por encontrar um produto bacana.

Todos os canais e formatos tradicionais, como TV, rádio, revistas, jornais, mídia exterior, certamente ainda fazem diferença na memória das pessoas. Entretanto, os canais digitais não só invadiram e atingiram um tempo superior de nossa atenção, mas também estão presentes em momentos de maior foco e intenção de compra.

Diante da mudança dos comportamentos de consumo e do nosso tempo de exposição às telas e canais digitais, a migração das verbas publicitárias para o digital vem trazendo enormes desafios para todo tipo de empresa.

A execução de campanhas passou a ser a responsável maior pelo sucesso ou fracasso de vendas de uma campanha publicitária que tem no digital sua estratégia central de alcance, frequência, conversão e outros.

Para quem está se aventurando há pouco tempo, é relativamente rápido (e quase indolor) colocar no ar campanhas no Google, Instagram, portais, marketplaces e em tantos outros canais digitais. Mas reunir e organizar dados internos, conhecer profundamente o perfil comportamental, sociodemográfico, entre outros, de cada uma das audiências certas, de cada produto ou serviço de uma marca, é um trabalho árduo, complexo e eterno.

Bloqueadores de anúncios existem principalmente porque o mercado ainda está fazendo mal o seu papel de levar produtos relevantes para as pessoas certas.

Marketing se tornou engenharia e vendas se tornaram relacionamentos. Tecnologia, comunicação e dados precisam entrar em um relacionamento sério e definitivo para trabalharem em harmonia, em prol dos interesses dos usuários e consumidores.

Isso só será possível se as empresas colocarem o consumidor no centro, no foco de seus negócios, ao invés de olharem apenas para seus próprios produtos e serviços. Faça isso e o resultado virá.

*Thiago Bacchin – CEO da Cadastra

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5 mentiras sobre o marketing digital que você provavelmente já ouviu

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5 mentiras sobre o marketing digital que você provavelmente já ouviu

É complicado trabalhar em uma área cercada de mitos e desconhecimento. Apesar do avanço do marketing digital, não é incomum presenciar os mesmos enganos, muitas vezes corroborados por pessoas que se dizem especialistas, mas não são. 

Contudo, o progresso existe e impulsiona a mim e todos os demais profissionais verdadeiros. Trazer conhecimento para diferentes lugares é um propósito que nunca vou deixar de lado, mesmo que signifique falar mais de uma vez sobre assuntos que ainda geram dúvidas.

É por isso que resolvi listar algumas das mentiras mais comuns sobre marketing digital que ouvi em mais de uma década de atuação. É um ramo de muitas possibilidades e enorme potencial — como ficou claro para o mercado ao longo dos anos.  Mas nem tudo que se fala por aí é verdade, mesmo nas melhores das intenções.

 

  1. Fórmulas de sucesso

É uma tristeza que existam “gurus” e empresas fazendo promessas que não podem cumprir. As mais frequentes falam sobre fórmulas e segredos que, supostamente, só aquela pessoa ou agência possui. Quem não entende muito sobre o tema pode cair na conversa e investir, em troca de algo que não há nenhuma garantia de acontecer.

O ponto é que não existem fórmulas. Cada negócio precisa ser analisado para criar estratégias únicas. Claro, certas ferramentas são comuns na maioria dos casos, mas o modo como são operadas, a produção de conteúdo e uma série de outros fatores vão mudar de caso para caso. E as coisas ainda podem dar errado, o que vai causar alterações de curso e testes até que tudo funcione bem. Se alguém te promete um resultado a partir de uma tal fórmula secreta, eu garanto que isso não é marketing digital.

 

  1. É só implementar e esperar

Atualmente, temos diversas ferramentas importantes de automação que fazem parte de grande parte das estratégias. Por conta do conceito de “automático”, surge atrelada a ideia de que o único trabalho de fato está na hora da aplicação.

Não é só planejar, programar e esperar pelos resultados? Com certeza não. O acompanhamento, as alterações, os feedbacks, são todos trabalhos constantes e necessários. Sem as etapas posteriores à implementação da estratégia, ela dificilmente funcionará. Além do mais, é preciso atualizar as técnicas e conteúdos o tempo todo — o mundo muda rápido, principalmente no âmbito digital.Portanto, sim, times bem preparados e que realmente atuam na conta continuam essenciais.

 

  1. Se o negócio não é online, marketing digital não é tão importante

Se você tem lojas físicas, faz sentido que pense em aumentar as visitas presenciais (considerando cenários seguros por causa da pandemia, é claro). Isso pode ser um dos resultados do marketing digital, se a estratégia tiver esse objetivo.

O acesso à internet já é realidade para mais de 70% dos brasileiros. Portanto, o público que vai visitar sua loja, muito provavelmente, está conectado. Atingi-la através do digital é tão ou mais eficaz do que com métodos tradicionais de marketing. Além disso, a presença digital é complementar ao presencial, não excludente.

 

  1. A regra é falar sempre sobre a empresa e os produtos

Esse é um engano corriqueiro que atinge, principalmente, a área de inbound marketing. Quando falamos em atrair consumidores, como a tática propõe, não podemos nos restringir a falar em um tom publicitário. Precisamos oferecer conteúdo que interesse ao público, mesmo que isso signifique não mencionar os produtos ou nome da empresa em todo lugar.

Textos em blogs, vídeos, posts em redes sociais, são todas possibilidades de criação de conteúdo relevante, que tenham a ver com a área de atuação e com as necessidades do cliente. Assim, o usuário vai conhecer seu negócio a partir de um posicionamento positivo.

 

  1. É apenas para alguns negócios

Por que seria? A estratégia pode ser estruturada de inúmeras formas. Para empresas pequenas, as metas são mais singelas e o investimento também. Para as grandes, é possível planejar ações para cada objetivo, da captação de leads até o posicionamento de marca.

Muitos empreendedores têm ideias fechadas sobre o que o marketing digital é capaz. Ao se prenderem em suas concepções, deixam de conhecer um mundo de possibilidades que se adequam aos seus casos específicos. As limitações de porte, custos e conhecimento normalmente podem ser contornadas com ajuda de bons profissionais.

 

Essa é a maneira ao qual estou acostumada, mas nunca me canso: a de sempre traçar caminhos novos. Uma parceria entre agência e empresa nunca é exatamente como a outra.


Daniela Gebara – Sócia fundadora e diretora comercial da agência full digital ROCKY, empresa da S4 Capital

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