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Empresas adotam nova estratégia para impulsionar o negócio, atingir metas e fortalecer a Cultura Organizacional durante a pandemia

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Em meio à crise causada pela pandemia da Covid-19, as empresas se viram diante de enormes desafios. Além de se reinventarem na forma de trabalhar, precisaram colocar em prática uma nova estratégia capaz de alinhar equipes, motivar funcionários e, sobretudo, de trazer soluções efetivas para atingir metas e resultados para o negócio. Neste cenário, têm sido bem-sucedidas as Jornadas de Aprendizagem desenvolvidas pela agência Nuts. Estes programas virtuais combinam educação corporativa e o desenvolvimento de competências com atividades em equipes que, por sua vez, conseguem trazer soluções reais para os problemas que as companhias já enfrentam ou vislumbram no horizonte.

Em 2020, a Nuts viabilizou projetos totalmente customizados para Renner, Kroton e Itaúsa, que alcançaram um total de 18.310 pessoas e exigiram 194 horas de live streaming, ao longo de 24 dias de execução, sem contar o período de desenvolvimento e planejamento estratégico.

“Diferentemente de eventos – virtuais ou presenciais – que acontecem em apenas um dia, as Jornadas de Aprendizagem da Nuts têm maior duração e abrem muitas oportunidades. São modulares, com formato e conteúdos customizados, e colocam em prática iniciativas que trazem resultados concretos para todas as áreas da empresa e ainda fortalecem a Cultura Organizacional”, explica Rodrigo Martins, sócio-diretor da agência. Para realizar projetos com esse formato, a Nuts combinou a experiência de 10 anos de atividades com sua expertise em consultoria estratégica de comunicação, design e produção de conteúdo; além de uma gestão que sempre priorizou investimentos em tecnologia de ponta. “Criamos uma plataforma multifuncional exclusiva e um estúdio especial para interações virtuais”, destaca Martins.

Os clientes têm ganhos de curto, médio e longo prazos. No curto prazo, as empresas conseguem entregas imediatas de projetos-piloto, protótipos e soluções, criados pelos funcionários no decorrer do programa. A médio e longo prazos, a capacitação dos colaboradores resulta em performances melhoradas e no desenvolvimento de competências, tanto individuais como corporativas, que geram valor para a empresa.

“Realizamos atividades que promovem o trabalho colaborativo e inclusivo, fomentando sinergias e fazendo com que os times fiquem mais alinhados. Temos uma equipe de facilitadores de aprendizagem, com mentores e tutores experientes que conduzem os processos”, complementa Leandro Duarte, também sócio-diretor da Nuts.

Um outro diferencial das Jornadas de Aprendizagem é a aplicação de uma metodologia de aprendizagem autônoma e autodirigida, em que os próprios participantes escolhem, entre os assuntos programados, que querem aprender e quando. Os conteúdos customizados podem ter foco em Upskilling, por exemplo, que é o aprimoramento dentro do campo de atuação do profissional que, assim, desenvolve suas qualificações atuais. Pode, também, ser voltado ao Reskilling, que é uma requalificação, ou seja, o aprendizado de novas habilidades para tornar o profissional apto a realizar um trabalho diferente.

Investimentos em tecnologia ajudam a criar uma nova experiência.

Para chegar a um formato eficaz para as Jornadas de Aprendizagem, a Nuts venceu o desafio de trazer para o ambiente virtual elementos capazes de atrair e engajar os participantes. “Com cerca de R$ 700 mil em investimentos, criamos a Hazel, uma plataforma multifuncional exclusiva e customizada de alta performanceque opera como um hub de conteúdo e engajamento. Além disso, montamos o Fábula Nuts, estúdio próprio e único, em São Paulo, pensado especialmente para plateias e interações virtuais”, diz Rodrigo Martins.

Segundo o executivo, storytelling; curadoria e cocriação de conteúdos atrelados aos objetivos do clientes; utilização de games, que trazem elementos lúdicos e atraentes; e até palestrantes internacionais, convidados com custos menores do que em eventos presenciais, são recursos que tornam as Jornadas de Aprendizagem programas que favorecem a geração de conhecimento e a retenção do aprendizado.

“Criamos uma experiência nova quando transformamos o formato presencial em uma ação digital completa. Conseguimos entregar uma solução inteligente para o mercado, ajudando as empresas a pensarem em novas formas de alcançar os melhores resultados”, diz Leandro Duarte acrescentando que, com as inovações na oferta de serviços, a Nuts terminou 2020 com resultados positivos, apesar das dificuldades da conjuntura econômica.

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RH: Gerações X e Y têm dificuldade de trabalhar a marca pessoal nas redes sociais

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As redes sociais ganham cada vez mais espaço dentro e fora das organizações, e um lugar que antes era visto apenas para entretenimento e lazer, passou a ser um local para a construção da marca pessoal. Embora, essa tendência pareça óbvia, para algumas gerações a tarefa de se expor com foco na carreira, pode não ser uma tarefa fácil, especialmente para as gerações X (pessoas nascidas entre 1965 e 1980) e Y (indivíduos que nasceram de 1981 a 1996).

A exposição nas redes sociais de forma profissional não é indicada apenas para quem está se candidatando a uma vaga, mas também para os profissionais que buscam uma ascensão na carreira ou queiram “poder de barganha”, para estabelecer o que desejam das organizações nas quais trabalham. E crescer na carreira ou até mesmo encontrar uma nova oportunidade é o desejo de muitos brasileiros, pois uma pesquisa realizada pela 7waves, revelou que 26,70% de 16.119 pessoas entrevistadas querem crescer na carreira neste ano, enquanto 10,58% pretendem ser promovidos e 8,13% querem encontrar um emprego.

“A construção do personal branding por meio das redes sociais é uma etapa essencial para qualquer pessoa que esteja no mercado de trabalho, isso porque além de indicar inovação e adaptação às novas tecnologias, esse é um espaço em que a pessoa consegue evidenciar os seus atributos, construindo uma autoridade no segmento no qual atua”, explica Liris Gonçalves, mentora de executivos que já esteve na liderança de grandes empresas como C&A e Avon.

Se para a geração Z, pessoas que nasceram de 1997 a 2010, a tarefa de exposição nas redes sociais seja natural – não necessariamente da forma mais indicada para a vida profissional, essa atividade pode ser árdua para as pessoas acima de 30 anos, segundo Gonçalves. “Na maioria das vezes, esses profissionais vêem essa exposição com certa desconfiança e como algo sem relevância”. A especialista explica que além disso, existem outros pontos como o medo da crítica e o perfeccionismo que podem atrapalhar quem quer começar a divulgar a imagem profissional nas redes sociais.

Mas para construir essa imagem nas redes sociais, é preciso uma estratégia que esteja alinhada com os objetivos e o propósito de carreira do profissional. “O colaborador esteja ele em uma posição de liderança ou não, precisa definir quais são as suas metas, para traçar um plano de comunicação alinhado ao seu objetivo, além disso, é necessário que ele defina a linha editorial, ou seja, os temas que pretende abordar, relacionados ao seu segmento, e sempre ficar atento às novidades para trazer conteúdo sobre o assunto”, comenta a mentora.

Além de investir na busca por conexões através das redes sociais com empresas e pessoas, segundo a especialista, Liris Gonçalves, outra forma de intensificar essa relação é dedicar um tempo para interação, comentando em publicações dessas empresas e grupos. “Essa é uma maneira do profissional começar a ser conhecido, tanto pelo setor, quanto por possíveis empregadores”. A mentora de executivos também afirma que é essencial a criação de um perfil profissional exclusivo para a realização dessa divulgação.

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Alok é estrela de nova campanha da Flexform

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Com a recente entrada em novos nichos, anunciada ano passado com o lançamento da linha gamer, os investimentos da Flexform também passaram por reformulação. A quintenária marca de cadeiras giratórias e, recentemente, de mobiliário, mergulha de cabeça no marketing de influência e aposta na tecnologia aliada a grandes nomes para cativar novos públicos.

Depois de reunir um time de influenciadores de peso para o lançamento da campanha Feel Only The Game, em que apresentou em novembro passado dois modelos premium de cadeira gamer, a marca elegeu o DJ Alok e sua originalidade para reforçar a divulgação dos produtos da linha.

O DJ, que faz sua estreia em publicidade no ramo de mobiliário, traz para a ação uma de suas características mais admiradas, a criatividade na produção de conteúdo e tecnologia, apostando na animação 3D com integração live-action para apresentar os detalhes da cadeira Alpha Pro.

A sequência de dois vídeos desenvolvida em parceria com o estúdio criativo Miagui traz Alok interagindo com um pet bastante inusitado, um dinossauro, em meio ao seu setup gamer que tem a cadeira como peça central. A campanha voltada para o digital será veiculada nas principais redes sociais como Instagram, Facebook, YouTube e TikTok e busca atingir um novo público para a marca.

A Campanha 

A colaboração entre a Miagui e a Flexform ganhou um novo capítulo. Depois de desenvolver o conceito e os vídeos de lançamento da primeira linha de cadeiras gamers, o estúdio é responsável pela criação e produção da nova campanha com o artista e influenciador, Alok e seu pet, Dino.

O dinossauro de estimação do DJ surgiu despretensiosamente nas redes sociais do artista como uma de suas aventuras no mundo do CGI, mas gerou uma super repercussão e engajamento com sua audiência. “Os personagens 3D ganharam espaço como parte importante do diálogo e da aproximação com o público, como é o caso do Dino, que provocou um alto engajamento no público quando foi apresentado nas redes sociais do artista. Nosso processo de trabalho para os filmes foi de olhar criativamente para desenvolver as ideias e roteiros, onde o enredo trata a convivência com o pet em uma relação de diversão com os principais atributos de mobilidade e conforto da cadeira”, explica Cássio Braga, diretor da Miagui.

Os conteúdos foram produzidos em formato híbrido, misturando live action e CGI. Primeiramente, foram captadas todas as cenas com o Alok num estúdio e, posteriormente, o Dino foi inserido de forma digital. O objetivo foi apresentar o produto, cadeira gamer, num contexto inusitado, endossado pelo artista, de forma lúdica e divertida, com uma linguagem totalmente adequada aos canais digitais. A ideia foi não parecer uma peça de propaganda, e sim, mais um conteúdo divertido e catchy como os que o Alok posta nas suas redes sociais.

Ficha Técnica

Cliente: Flexform

Agência / produtora: Miagui

Atendimento: Daniela Sostisso e Fabrício Soares

Gerenciamento: Renata Souto e Alana Camboim

Direção: Cássio Braga, Greg Kickow e Carlos Kulpa

Criação: Cássio Braga, Greg Kickow, João Francisco Hein, Marco Sesterhenn e Ricardo Amaral

Storyboard e Storyreel:    Ricardo Amaral

Roteiro: João Francisco Hein

Animação 3D: João Schuler, Anne Pagno, Marcos Elias, Leonardo Sindlinger

Supervisor de animação: Abner Cirelli

3D: Matheus Abraham Alves e Andre Kikumoto, Rodrigo M Lock

Rigging: Wesley Schneider

Supervisor de 3D: Ismael Ramos, Fagner Nogueira

Supervisor técnico: Pedro Fortes

Pós-produção: Carlos Kulpa, Bruno Wotroba e Pauline Oliveira

Captação: Panamera Produtora

Diretor de Cena: Cássio Braga, Greg Kickow

Direção de Fotografia: Russo Loyola

Áudio: Vox Haus

Aprovação cliente: Ennrico Iannoni, Lygia Teles e Leonardo Carlos.

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