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Elon Musk dá uma guinada forte no Bitcoin
Virada brusca de Tesla em Bitcoin
Elon Musk tem sido um grande impulsionador da criptomoeda recentemente, até mesmo direcionando a Tesla a comprar US $ 1,5 bilhão em Bitcoin para seu tesouro corporativo no início deste ano. Ontem, ele mudou abruptamente de curso, tweetando que a Tesla pararia de aceitar Bitcoin como pagamento por carros, citando razões ambientais. “Estamos preocupados com o rápido uso crescente de combustíveis fósseis para mineração e transações Bitcoin, especialmente carvão, que tem as piores emissões de qualquer combustível”, disse ele.
O preço do Bitcoin despencou imediatamente em mais de 10 por cento. A Tesla disse que começaria a aceitar a criptomoeda alguns meses atrás, quando também revelou uma compra de Bitcoins de bilhões de dólares, elevando o preço em mais de 10 por cento. O bitcoin parece extremamente sensível aos tweets do bilionário e “se uma pessoa pode alterar drasticamente o poder de compra, o critério de ‘reserva de valor estável’ de uma moeda não é atendido”, escreveu Paul Donovan, do UBS, em uma nota aos clientes hoje.
A mineração de Bitcoin consome muita energia e, quanto mais vale a pena, mais potência é necessária para uma rede de computadores criar os tokens, por design. O problema climático do Bitcoin dificilmente é um segredo. Então, o que dá?
Porque agora? A Tesla só começou a aceitar Bitcoin para compras de carros nos EUA em março. Há pouco mais de duas semanas, Zach Kirkhorn, C.F.O. da Tesla, disse aos investidores que “é nossa intenção manter o que temos a longo prazo e continuar a acumular Bitcoin de transações de nossos clientes conforme eles compram veículos”. Ele descreveu a justificativa para comprar e aceitar Bitcoin como, simplesmente, “Elon e eu estávamos procurando um lugar para armazenar dinheiro que não estava sendo usado imediatamente, tentando obter algum nível de retorno.”
O que mudou na compreensão de Tesla sobre as questões de energia? Um Tesla básico vale cerca de 1 Bitcoin, então a compra de Bitcoin de $ 1,5 bilhão da empresa em fevereiro ultrapassa em muito a quantidade de criptografia que coletaria das vendas de carros por um longo tempo. Isso levanta questões sobre o processo de verificação e aprovação desse investimento, o que pode preocupar a E.S.G. investidores, que de outra forma vêem com bons olhos uma empresa de veículos elétricos. Musk não sabia sobre o impacto ambiental do Bitcoin até agora? Quem o aconselhou sobre isso? O clima influenciou o processo de aprovação do conselho?
Como Musk justifica o impacto ambiental de suas outras empresas? Os foguetes da SpaceX são grandes emissores de carbono. The Boring Company, seu empreendimento de perfuração de túneis, também enfrentou críticas sobre seu impacto ambiental.
Tesla ou Musk venderam Bitcoin antes do anúncio? A declaração de Musk disse que “a Tesla não venderá nenhum Bitcoin e pretendemos usá-lo para transações assim que a mineração fizer a transição para uma energia mais sustentável”. Veremos se fez alguma negociação recente quando relatar os resultados do segundo trimestre em julho. Dado o impacto do tweet de Musk no preço do Bitcoin, qualquer ação imediatamente anterior ou posterior será examinada.
A regulamentação desempenhou um papel na reversão? A política de devolução para carros comprados com Bitcoin funcionou a favor de Tesla, estipulando que os compradores recebam Bitcoin se valer menos do que o valor em dólar equivalente na compra, mas recebam dólares de volta se Bitcoin valer mais Isso levanta muitas questões, incluindo riscos contábeis e preocupações sobre garantias e outras leis de proteção ao consumidor.
Musk pode ser um narrador não confiável. Na terça-feira, ele perguntou a seus seguidores no Twitter se Tesla deveria aceitar Dogecoin, a criptomoeda jokey. (A maioria disse que sim.) No domingo, ele anunciou que a SpaceX havia aceitado o Dogecoin como pagamento pelo transporte de um satélite para a lua. E como apresentador do “Saturday Night Live”, ele disse que a criptomoeda era “o futuro da moeda” e “uma confusão”.
Em outras notícias criptográficas, Vitalik Buterin, o criador do Ethereum, doou US $ 1,5 bilhão em criptomoedas para várias instituições de caridade ontem, incluindo cerca de US $ 1 bilhão nas chamadas moedas meme para um fundo de ajuda da Covid na Índia.
Matéria traduzida por Nicole Siniscalchi do New York Times e escrita por: Andrew Ross Sorkin, Jason Karaian, Sarah Kessler, Michael J. de la Merced, Lauren Hirsch and Ephrat Livni
Matéria publicada no portal de notícias AdNews. Se quiser mais informações sobre o mundo da publicidade e do marketing acesse: https://adnews.com.br/
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Caravana de Natal Coca-Cola exige seis meses de preparação
A Caravana de Natal da Coca-Cola FEMSA Brasil rodará o país até o dia 23 de dezembro. O show itinerário encanta o público por onde passa. Ao todo, a Caravana de Natal percorrerá 19 mil quilômetros, visitando 85 municípios, distribuídos por 7 Estados, e impactará mais de 62 milhões de pessoas. A empresa paranaense de marketing PromoPlus Live Marketing, responsável pela ação há mais de 10 anos, faz a magia acontecer através de muito trabalho e dedicação. Para que tudo isso seja possível, a empresa conta com profissionais de vários estados contratados temporariamente. “São seis meses de preparação todos os anos para fazer a caravana em várias cidades do Brasil, geramos mais de 150 empregos diretos e indiretos na execução desta campanha que é uma de referência mundial na Coca-Cola”, explica a sócia fundadora da PromoPlus, Ana Paula Barbosa.
Nos bastidores da Caravana de Natal da Coca-Cola FEMSA Brasil, a equipe de produção trabalha com 3.200 metros de mangueiras luminosas e 1.000 pontos de fibra óptica para compor o cenário visual. Um dos elementos principais é a instalação de 40 metros de painéis de LED em formato de lata de Coca-Cola, que exigem programação detalhada para apresentar vídeos com ícones da marca, simulações do líquido da bebida e elementos desenvolvidos com inteligência artificial. A montagem e sincronização dessas estruturas são realizadas por equipes especializadas, garantindo a execução de cada detalhe técnico. “Essa caravana representa o resultado de meses de planejamento e trabalho em equipe, com profissionais de diversas áreas alinhados para criar uma experiência que vai além do visual. Nosso foco está em unir tecnologia e criatividade para transmitir a mensagem da marca de forma impactante e memorável, sempre considerando os desafios de logística e produção que um projeto dessa magnitude exige. É um orgulho ver o conceito ganhar vida e se transformar em um espetáculo que envolve e emociona o público”, comenta Ana Paula.
Todo ano há uma novidade, mas neste ano a Caravana traz uma simbologia duplamente especial. Com o tema “Desperte o Papai Noel que há em você”, a caravana terá ações e atrações especiais quando passar pelo Rio Grande do Sul. Um caminhão extra no comboio traz a mensagem “Unidos Pelo Rio Grande do Sul” e um jingle gaúcho foi criado para celebrar a região. A ação também irá envolver doações de 900 cestas básicas, que serão entregues para 18 ONGs de diversas cidades, além de visitar clientes da Coca-Cola FEMSA Brasil. “A iniciativa é uma das mais aguardadas em todo o território da Coca-Cola FEMSA Brasil, e este ano ela ganha um significado ainda mais especial. Após os desafios enfrentados pelas comunidades do Rio Grande do Sul, devido às recentes enchentes, decidimos expandir nossa Caravana de Natal e criar uma ação pensada especialmente para o Estado, com o objetivo de levar mais esperança e alegria às localidades afetadas. Além disso, vamos atender duas rotas simultaneamente, ampliando o número de cidades contempladas e levando a magia do Natal a ainda mais pessoas, especialmente àquelas que enfrentaram momentos de dificuldade”, afirma Luciano Sá, gerente de Experience & Prestige Accounts da Coca-Cola FEMSA Brasil.