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Economia de experiências: Avantgarde Brasil investe em novos negócios e fecha 2019 com crescimento de 100%

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A agência brasileira se consolidou como a segunda maior operação do grupo que conta com 11 escritórios em sete países

Crise? Não para a Avantgarde Brasil. Em 2019, a agência internacional full experience especialista em criar conexões emocionais entre marcas e consumidores mudou de casa, reestruturou sua organização interna e ampliou o seu portfólio de serviços oferecidos. O resultado? Um crescimento de 100% do negócio. “Continuamos entregando o nosso core-business, que é a experiência, mas com todas as ferramentas necessárias para gerar mais valor em outros meios”, explica Luiz Arruda, presidente da operação brasileira. “Tudo isso dentro da nossa própria casa”.

No novo endereço da sede, localizado no bairro do Brooklin, em São Paulo, a agência desenvolve muito mais do que consultorias, branding, eventos, ações de engajamento, ativações, marketing digital, redes sociais e análises de mercado. “Investimos em novas áreas como estratégia de inovação e experiência, digital e mídia on e off porque acreditamos que, na economia de experiência que vivemos, o storytelling tem que se transformar num storyliving”, conta Arruda.

A Avantgarde Brasil conta hoje com um time de mais de 80 profissionais divididos em núcleos, chamados de squads. “É como se fossem várias mini-agências aqui dentro e os times trabalham juntos 100% do tempo focados em conhecer profundamente o negócio dos nossos clientes”, explica Arruda. Dessa forma, cada colaborador se torna um especialista no cliente e dá a percepção de continuidade para as empresas. “Esse movimento transformou jobs pontuais em contratos de longo-prazo, como aconteceu com Stone e Riocard Mais”, conta Luiz.

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Agência Ecco completa 16 anos e mira em crescimento de 20% em 2022

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A Ecco, agência de publicidade com foco em estratégia de vendas, completa 16 anos de atuação no próximo mês de maio. A empresa, conhecida por elaborar estratégias 360º no online e offline, projeta um crescimento de aproximadamente 20%, tanto em faturamento como em número de clientes durante o ano de 2022. Além disso, a organização planeja ampliar a quantidade de colaboradores no período.

Referência nos segmentos de papelaria, imobiliário e automotivo, a agência se destaca no mercado pela elaboração de estratégias digitais, especialmente nas mídias sociais, e com a criação de press-kit inovadores e exclusivos. “O principal propósito da Ecco é empoderar marcas com criatividade, tecnologia e planejamento. Para aperfeiçoar ainda mais a qualidade de entrega, nos próximos meses vamos incrementar o time e aperfeiçoar alguns detalhes em relação ao planejamento estratégico idealizado para nossos clientes”, afirma Ísis Vasques, diretora executiva da empresa.

Atualmente com 25 clientes ativos na carteira, a agência precisou se adaptar às mudanças tecnológicas e no ambiente do setor ao longo de sua trajetória. “Os conceitos de comunicação permanecem semelhantes, mas os canais e a estratégia mudaram drasticamente de 16 anos para cá. Os clientes migraram os seus investimentos para o meio online e colocaram em segundo plano formatos antigos, como outdoors e revistas”, relata Gláucio Amaral, outro dos sócios.

A modificação deste cenário se revela nos dados do Sebrae de que 150 mil donos de PMEs buscaram ajuda para desenvolver ações de inovação, comunicação e marketing no ano de 2021. De acordo com Vasques, essa procura das empresas exige uma atuação muito mais estratégica. “É fundamental se manter próximo ao cliente com a mensuração de resultados e o acompanhamento da performance das campanhas, a fim de que se possa entender a essência e a necessidade de cada um. Dessa forma, os objetivos das marcas tendem a ser alcançados de maneira mais rápida”, analisa.

Vasques ainda explica que trabalhar com a comunicação de modo eficiente e pensado é um processo complexo, pois envolve demandas específicas. “Uma estratégia de mídias sociais, por exemplo, envolve muito mais do que fazer posts. Quando os clientes percebem isso, nos procuram em busca de uma solução qualificada. Por isso, é essencial que cada campanha seja estruturada com um viés personalizado”, reforça.

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W3haus convida todos a provar a cerveja BELLAVISTA

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W3haus, agência do Grupo Stefanini, acaba de fazer o reposicionamento da Cerveja BELLAVISTA. Uma cerveja regional da marca Bebidas Fruki, que tem a sua comunicação voltada para a região sul do país. A campanha de rebranding propõe, a partir do novo conceito criado, uma nova experiência: provar a BELLAVISTA. O slogan “Todo mundo tem que provar” reforça a necessidade de todos experimentarem o produto.

A W3haus se envolveu desde a concepção e execução da campanha, ao planejamento, estratégia, idealização criativa, gestão de produção, estratégia e execução de mídia on e offline, como, por exemplo, parcerias com chefs, eventos, colaborações com influenciadores, redes sociais, mídia exterior, rádio, jornal, aplicativos de mobilidade, entre outros.

Para combinar com o sabor inconfundível, originário do puro malte e o lúpulo alemão, influencers receberam os produtos para saborearem no Dia do Churrasco. As ações seguirão em outras datas comemorativas durante o ano.

“A experiência vai além da degustação do produto, que é uma delícia, e se mistura com eventos do dia a dia, como churrasco e almoço em família. Todo mundo tem que provar”, afirma Mateus Braga, diretor de Criação da W3haus.

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